Tirar música de ouvido. Vocês fazem isso?

Autor Mensagem
V. Augusto
Veterano
# jun/05


Olá, pessoas! (essa foi horrível, hehe!)

Bom, eu gostaria de saber se vocês tiram músicas de ouvdo. Existe técnica para isso? Quem faz isso tem um ouvido mais aguçado? Verdade que quem tira música de ouvida começa a ter ouvido absoluto, como saber exatamente que nota representa cada som que produzimos?

*Verdade também que quem tira música de ouvido se torna um músico preguiçoso para teoria e que não liga pra partitura? (li isso em algum lugar, se eu encontrar eu posto aqui)

Bom, eu sou péssimo pra tirar música de ouvido. O que eu tiro fica muito imcompleto.



Abraços;
Vinícius Augusto Castello

Computer Phantom
Veterano
# jun/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
Cara, com o tempo que vc vai tocando vc vai gravando as notas, então fica fácil tirar a música, um negócio que é legal é vc pegar o instrumento e ir chutando a notar até dar certo, depois que vc descobre a primeira fica fácil.

gustavorino
Veterano
# jun/05
· votar


Eu acho que o musico tem que se balancear, saber tocar partitura e saber tirar de ouvido também. Por que se nao no dia que ele precisar tocar uma musica q ele não tem a partitura ele tah f*****. Eu prefiro tocar com partitura por que não escapa nada.. mas tirar alguns solos de ouvido é legal também, desenvolve outras habilidades do musico que com partitura ele demora mto mais pra desenvolver.

V. Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


Computer Phantom
Eu tento.. só que eu fico muito impaciente...

gustavorino
desenvolve outras habilidades do musico que com partitura ele demora mto mais pra desenvolver.

Quais?

gustavorino
Veterano
# jun/05
· votar


POr exemplo... o cara esta tocando uma musica e ele adivinha o proximo acorde sem mesmo conhecer a musica.. ou entao escuta um acorde e adivinha qual é

V. Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


gustavorino
ou entao escuta um acorde e adivinha qual é

Mágica!
É bem interessante saber os poderes do nosso cérebro...

Leandro Barbosa
Veterano
# jun/05
· votar


Pra tirar uma música há vários fatores de peso que fazem a maior diferença, dentre eles:

O ouvido relativo e o ouvido absoluto.

Vcs sabem a diferença???

V. Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


Leandro Barbosa
Não. Explica aí!

Joao_Carraro
Veterano
# jun/05
· votar


Bom pessoal para quem quer começar a tocar de ouvido o primeiro passo é conhecer o campo armônico e conhecer a escala em graus...

Ex: 1º, 2°-, 3°-, 4°, 5°, 6°- e 7meio diminuto...

Para se aprofundar neste campo é preciso estudar harmônia e improvização.

Espero ter ajudado.

Alessandro Lemes
Veterano
# jun/05
· votar


Faço minha as palavras do amigo Joao_Carraro. No fundo, tirar música de ouvido é um bom exercício teórico.

Faço isso sempre que não consigo a partitura de detarminadas músicas. Como trabalho com corais, além da harmonia preciso tirar de ouvido a composição dos acordes vocais também.

Quanto à ficar "preguiçoso" acho que isso vai de cada um, mas saber explorar os campos harmônicos é uma ferramenta à mais que um bom músico pode utilizar.

Abraço à todos

mclkey
Veterano
# jun/05
· votar


Vinícius Augusto Castello

Olha, eu tiro música e solos de teclados de ouvido. Acho que com o tempo seu ouvido vai guardando todos os sons. Quando vou num show por exemplo, e ouço uma nota diferente que fizeram, já consigo imaginar que nota fizeram. Mais num acho que tenha uma técnica específicapra isso, só acho que é legal sempre tentar...ouvir bem..sentir o som...Quando faço algum esquema de freelancer isso me ajuda muito.
Mais num concordo que músico assim é preguiçoso como falou nosso amigogustavorino, tem que saber balancear, pois eu tb sei ler partitura e gosto muito de tocar assim tb!

Se precisar de alguma ajuda amigo, posta ae!

Espero ter ajudado!

mclkey
Veterano
# jun/05
· votar


Só pra concertar...

O gustavorino disse que temos que balancear...e não que somos preguçosos...foi o que tentei dizer acima, só faltou uma vírgula...rsrsrs

Fui!!!

V. Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


Joao_Carraro
preciso estudar harmônia e improvização.
Vou dar uma pesquisada no assunto...

dutcl
Veterano
# jun/05 · Editado por: dutcl
· votar


primeiro vc tem que saber todas as escalas...se nao nao dá...
olha se tem tecnica eu nao sei...mais eu aprendi assim..eu sa bia tocar TAL musica em so um tom...que eu fazia...treinava a mesma musica um tom acima e outro a baixo...e fui me aperfeicoando...

quando alguem canta um musica ...eu pego o tom assim...vo dedilhando...vou solando a musica junto com a voz do cara que ta cantando...EX...se eu passar o dedo..em fa sustenido,la sutenido,mi ...dependendo que parrte sta a muisca...o tom vai estar em si maior.mais as vezes pode atrapalhar...por que essas notas acima..tb tem na escala de fa sustenido...entendeu??ae vc pode achar que o tom que o cara ta cantando é fa sustenido..mais ae vc vai em fá# e ve que nao é..dae eu va pra SI....entenderam??

vc tem que saber tocar a musica que vc conhece em qualquer tom..sem uzar o trnspose...pela melodia da musica vc sabe aonde, que parte, que acorde vc tem fazer...EX..esta tocando a musica na radio..e essa musica esta no tomn de DO...mais eu nao sei se esta em DO mesmo..entendeu??dae eu imagino um tom como exemplo e vou pela melodia imaginado a nota que ele esta fazendo...depois eu so confiro se o tom é bom pra minha voz se nnao for eu mudo o tom.....mais eu so da pra fazer isso com musica que vc ja conhece ou ja ouviu..por que dae vc sabe como é a melodia. ou se eu nao conheço..eu ouço a musica e tiro ...mais sem tiver ouvido a musica..fica dificil.... mais da.

o ouvido absloluto.. é quando uma pessoa ouvi tal musica..e nem precisa procurar o tom...ele ja seabe...so de ouvir...acho isso imprecionante...

eu so assim...EX...auqula musica do tim maia..EU PRECISO TE FALAR...TE ENCONTRAR.DE QUALQUER JEITO..o tom bom pra essaa musica pra um homem ..pode ser G...se um cara esta cantando forçando a voz.ele esta alugns tom acima do que seria bom pra voz dele...eu imagino que ele esta..em LA maior...ou em LA sustenido..vai tar por ali..dae eu procuro dedilhando...
se for uma mulher cantando...eu ja vou um uns 4 ou 5 tom acima...é logico!!rs..

FOI MAL..O TEXTO COMPRIDO...MAIS ESSE ASSUNTO É DIFICIL...SEM DAR NENHUM EXEMPLO..hehehe

falow ae galera!!

dutcl
Veterano
# jun/05 · Editado por: dutcl
· votar


tava esquecendo...eu nao gosto de teoria...pois eu acho que nao preciso..aprender nunca é de mias....mais um erro meu isso...nao aconselho isso pra ninguem...como eu toco de ouvido..relamnte fico preguisozo...em aprender teoria!!

marcossampler
Veterano
# jun/05
· votar


tocar por partiura e importante profisionalmente mas ter o talento musical no sangue e mais importante ainda já conheci pessoas que estudaram 6 anos em conservatorio e so tocam o que ta na partitura
não tem criatividade porque não improvisam desemvolvendo a parte da percepção musical eo que o cara diz tirar musica de ouvido é um treinamento muito importante os melhores musicos estudaram conservatorio mas partiram para isso tambem desenvolvendo a tecnica com a percepção

marcossampler
Veterano
# jun/05
· votar


vinicius augusto tera muita difilculdade de tocar numa banda em que tera de tirar uma musica por exemplo do djavan de ouvido e escrevala depois pra partitura por isso não vai servir pra tocar com nimguem tá muito pobre tem que se esforça mais mano

Leslie_Overdrive
Veterano
# jun/05
· votar


Já ouviu falar de ponto?? E vírgula?? Acento também não??

:-)

emanuel macedo
Veterano
# jun/05
· votar


bom. a minha ideia e se o cara não toca de ouvido não pode tocar na noite que mal dar tempo para olhar o repertorio, não vejo erro algum em tocar de ouvido . desde que o cara tenha noção músical ..

Mario Umetsu
Veterano
# jun/05
· votar


É comum,uma pessoa que toca ha tempo,tirar musicas de ouvido.
Eu tiro uma pa de ouvido,praticamente a maioria delas,claro que no tom que eu ouvi :P
N aminha opiniao,a pessoa fika preguiçosa mesmo,eu mesmo ja to meio vagabundo no teclado por causa de tocar de ouvido,mais é normal cara,com o tempo vc se acostuma com os sons e do nada vc tira ela.

Bom natal a todos

Mario Umetsu
Veterano
# jun/05
· votar


gustavorino
Adivinha o proximo acorde isso agente fais automaticamente.
Se agente ta tocnado no acorde A por exemplo,Na maioria das vezes vem o E (em,e7,em7),ou um eventual b (bm,b7) isso ja eh costume.
Mas pra quem ja ta acustumado com os sons,não sendo esses acordes,vc ve se o tom vai pra cima e vai pra baixo e ai ja fika mais facil.
Ou entao acha a nota e começa do acorde C,Cm c7,D,dm d7..e assim por diante..se o som sair meio desafinado procure pelos diminutos,sustenidos e bemois.
hehehe e isso ai

:P

Mario Umetsu
Veterano
# jun/05
· votar


marcossampler
tocar bastante a musica,depois nao precisa fazer partitura.
Bom,pelo menos comigo eh assim

wernegher
Veterano
# jun/05 · Editado por: wernegher
· votar


marcossampler
vinicius augusto tera muita difilculdade de tocar numa banda em que tera de tirar uma musica por exemplo do djavan de ouvido e escrevala depois pra partitura por isso não vai servir pra tocar com nimguem tá muito pobre tem que se esforça mais mano

Pelo que sei, nem a banda do próprio Djavan toca com partitura, cifras ou coisas do tipo... É ensaio, ensaio e ensaio, conta 3 e já foi.

V. Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


Ae!

Bom, eu li tudo aqui e vou tentar melhorar o meu ouvido. Eu tentei ontem tirar uma música e deu certo. Só a melodia.. os acordes eu acho que acertei
o primeiro, que era Am.



Mario Umetsu
fika preguiçosa mesmo
Foi o que eu imaginei, mas não são todas as pessoas. Eu fico perdido sem a partitura... hehe

V. Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


marcossampler
Eu acho que vou ter um pouco de dificuldade mesmo. Eu já tentei montar uma banda. Tocávamos com partitura. Saia uma música muito bonita...
Quanto tentamos tocar um música sem a partitura, chegava em um ponto em que só o guitarrista tocava. Eu só conseguia tirar o começo.. depois eu começava a embralhar tudo...

V. Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


dutcl
primeiro vc tem que saber todas as escalas...se nao nao dá...
Não sei nada de escala. Também não sei muita coisa sobre tom, quando preciso usar o transpose lembro que não é uma coisa muito legal e paro na hora. Já dei uma lida no assunto mas não entendi nada, achei muito complicado. Vou tentar praticar mais desse jeito. Obrigado =)


o ouvido absloluto.. é quando uma pessoa ouvi tal musica..e nem precisa procurar o tom...ele ja seabe...so de ouvir...acho isso imprecionante...

A Zara me falou sobre isso uma vez. Demorou para eu acreditar. Só acreditei quando ela falou todos os acordes de uma música que eu enviei para ela. Ela falou na ordem.

Resumindo, eu vou ter que estudar e praticar mesmo. ;)

ROTTA
Veterano
# jun/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
Não sei nada de escala. [...] Já dei uma lida no assunto mas não entendi nada, achei muito complicado.

Não é tão complicado, "Mini Vini". Tem um material bom no tópico fixo sobre teoria.
Abraços.

mclkey
Veterano
# jun/05
· votar


Vinícius Augusto Castello

Tô quase lá..meu ouvido tá "quase" absoluto..rsrsrs...enrosco um pouco nas dissonantes..mais tá valendo!

Precisamos sempre melhorar...e é muito bom estudar juntos, um ajudando o outro!!!
Um abraço!

V. Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


mclkey
"quase" absoluto.


Eeee! Vai demorar um pouco pra eu chegar no quase.. hehe

adnz
Veterano
# jun/05
· votar


Tirar música de ouvido. Vocês fazem isso?
Eu não, sou um garoto certinho, não faço essas coisas.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tirar música de ouvido. Vocês fazem isso?