Como começar a tirar musicas de ouvido?

    Autor Mensagem
    leonel pereira
    Veterano
    # ago/09


    boas....gostava de aprender a tocar musicas de ouvido, toco teclado mas só com partituras , ando numa escola de musica e nao consigo tirar nenhuma musica de ouvido...nem sei o que fazer para conseguir tirar as musicas... o que tenho que fazer para começar???

    ...obrigado....

    lucianafn
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Olá,

    Bom, na verdade, tocar música de ouvido é um talento que poucas pessoas têm. Parece que a pessoa já "nasceu sabendo" fazer isso...o problema é que, geralmente, essas pessoas não sabem ler partitura...ao reconhecer a música, tudo começa a sair de ouvido, rs...enfim..

    Mas algumas dicas posso dar a você:
    -ao ouvir uma canção, tente imaginar qual acorde estaria sendo tocado...dá para saber se é um tom "alegre" (C7, por exemplo) ou mais "triste" (Am, por exemplo)...os acordes menores são mais "tristes", os acordes com 7 são mais "alegres"...dá uma ajuda;

    -as "famílias" de acordes geralmente se repetem...ou seja, com o acorde C geralmente estão G e F...Am, Dm e Em, no caso de tons menores...A7, D e E7...comece com uma canção fácil...tipo "Oh, Susanna" ou a "Do-Re-Mi" de "A Noviça Rebelde"..tente colocar a "família" de acordes e verá como sai a canção de ouvido;

    -quanto à mão direita, é pura prática. Sente-se ao teclado e imagine a canção em sua cabeça. Acompanhe a voz do cantor, vendo se o tom "sobe" ou "desce". Se você está na nota sol e a voz do cantor "sobe", tente lá, si ou do. Se a voz "desce", tente fa, mi, re;

    -não se esqueça do ritmo. É fundamental para juntar as notas que tirou de ouvido da mão direita e os acordes da esquerda...

    Enfim, é prática. O segredo é prestar atenção e imaginar quais acordes e notas estão sendo tocadas numa música...mas, como eu disse, é talento inato...

    leonel pereira
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    ....... obrigado pela ajuda luciana ......

    Artref
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Bom, na verdade, tocar música de ouvido é um talento que poucas pessoas têm. Parece que a pessoa já "nasceu sabendo" fazer isso...o problema é que, geralmente, essas pessoas não sabem ler partitura...ao reconhecer a música, tudo começa a sair de ouvido, rs...enfim..


    Nada, qualquer um pode treinar e chegar a um nível satisfatório. E tem muitas pessoas que tocam tanto por partitura quanto por ouvido.

    Cara, o jeito é começar com coisas BEM simples e ir evoluindo. Treino constante e diário, sem desistir. Logo você tá show de bola.

    NillMaker
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Entao cara, uma coisa muito importante é você ouvir bastante e tocar.. não tem segredo.. tem que prestar bastante atenção no tipo de musica que você quer tocar..... por exemplo:

    Eu toca musica cristã... então.. muuuuuuuuitas musicas se enquadram no famoso I - V - VI - IV ( tipo... G - D/F# - Em - C, ou C - G - Am - F)...

    Comece tentando pegar o esquema das músicas, e ai seu ouvido automaticamente vai mandar você para X acordes.. e por ai vai..
    Com o tempo, voc~e ja pega melhor o esquema..
    É muito legal poque voce acaba sabendo distinguir o esquema que a lucianafn citou... Vai conseguir saber quando a nota é um C9, ou C7, ou C7M, ou C/E e por ai vai!

    Abraçao!

    new-dawn
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    ...qualquer um pode treinar e chegar a um nível satisfatório. E tem muitas pessoas que tocam tanto por partitura quanto por ouvido.

    é o q penso tbm !!!

    teclado_mania
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Nada, qualquer um pode treinar e chegar a um nível satisfatório. E tem muitas pessoas que tocam tanto por partitura quanto por ouvido.

    É o que penso ,eu aprendi toda teoria depois toda pratica e teoria de teclado,mas vi que faltava uma coisa para eu tocar em banda ,tocar também no improviso e de ouvido.

    Os acordes principais na musica gospel são os de sol ,do ,si,mi.

    lucianafn
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Artref, com treinamento, realmente, tudo é possível...mas me referi ao caso de criancinhas sem nenhum treinamento que chegam ao piano/teclado e tocam uma canção inteira, sem o menor conhecimento de partitura (era o meu caso)....depois aprendi os acordes e tal, mas o "tocar de ouvido" realmente nasceu comigo...
    Isso é diferente de algo que com o tempo e prática possa ser adquirido. O segredo, como mencionei e foi reafirmado por vocês é prestar atenção às canções e ir se familiarizando...aí você adquire a habilidade...

    leonel pereira
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    podiam-me dizer como sabem como começa a musica??? tom alto ou baixo??? obrigado...

    teclado_mania
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Olha acho que dependendo comerce com tons mais altos, se você sabe improvisar sabe tira musica de ouvido,outra também que eu aprendi no curso era tirar a nota de ouvido, escute bem a musica veja onde tem um lugar que aparece mais um piano.

    Mas uma duvida,qual é a musica você ouve quando vai treinar.

    assacinodeemos
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    lucianafn
    Bom, na verdade, tocar música de ouvido é um talento que poucas pessoas têm. Parece que a pessoa já "nasceu sabendo" fazer isso...
    Na verdade isso é ouvido absoluto,mas qualquer pessoa pode aprender a tirar musicas de ouvido,basta treinar (seria ouvido relativo).
    Mas no ouvido relativo não quer dizer que a pessoa nasceu sabendo ,mas sim que ela tem uma precisão maior no acerto das notas,ouvido absoluto tambem é associado a algumas sindromes...
    bom pesquisem mais sobre isso...kkk

    expedifer
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    lucianafn
    me referi ao caso de criancinhas sem nenhum treinamento que chegam ao piano/teclado e tocam uma canção inteira, sem o menor conhecimento de partitura (era o meu caso)....

    Concordo plenamente com vc. Que o diga o Beethoven que tocava com apenas um (ou nenhum) ouvido. É questão de nascença e aptidão. É claro que os que não tem esses "previlégios", chegam lá sim, mas a custo de muito "sacrifício", trabalho e esforço. Tal qual subir uma escada de 100 andares: todo mundo sobe, mas alguns poucos vão de elevador....rsrsrsr.

    É essa a diferença. Vc deve ser uma das felizardas. Sorte sua (talvez a única daqui).

    leonel pereira
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    ....obrigado pexoal....

    tiago scott
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    lucianafn

    Algumas pessoas realmente nascem com uma aptidão mais agussada para a música, questão de Dom e talento que cada indivíduo possue para uma atividade. Porém música de ouvido trata-se de simples e puro treinamento, como alguns do fórum disseram se esforçando chega a um nível de exelência. O que acontece muito é que as pessoas tem uma visão muuuuuuito equivocada sobre tirar música de ouvido, pois até para isso existem fundamentos. Por exemplo o príncipio básico para tirar uma música de ouvido é conhecer o 1,2 e 5, e isso só com treino você consegue identificar na música corretamente. Depois disso você consilia o 6, 2 e 7m/5-. Com treino isso começa a ficar muito óbvio em qualquer música seja erudito ou popular.

    Ou seja, se qualqueer um entender esses princípios não precisa nascer super dotado de talentos para ter um nivel ótimo em tirar música de ouvido. Depois desses princípios básicos você se aprofunda mais em alteração de tons, formação de acordes, encadeamentos, cadências, sobre posição etc. As pessoas acham que tocar música de ouvido é só tirar os acordes tocados em determinada música, mas vai um pouco mais além se contando que uma pessoa que entenda de tons e harmonia aprende a re-harmonizar uma música, alterar acordes Ex C por Am, F por Dm, G7 por Bm7/5- etc etc. E a usar notas de outras escalas gerando tensões que se resolvam vide: C Bm7/5- E 7/9- Am.


    expedifer
    Apenas para ressaltar que a surdez de Beethoven se deu quando ele já era um virtuose consagrado e já havia composto suas principais obras. Quando ele ficou surdo por completo ele começou a finalizar sua carreira como sua vida.

    Packo
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Algumas coisas podem te ajudar como uma pequena noção de campo harmonico... Como ja foi dito anteriormente sobre as notas mais tristes (menores) ou alegres (maiores). Pois então, a combinação de 2 ou mais acordes ja vai lhe dar noção dos possiveis acordes que serão utilizados, é claro que muitas musicas possuem variações.

    Olha eu concordo plenamente que o dom faz muita diferença, querendo ou não cada um nasceu com um dom... é simples !
    Aqueles que nos influenciam musicalmente só estão nesse status por serem escravos do dom que receberão! Pra gente eles são icones mais eles se consideram escravos da musica, e claro que eu queria viver o dia inteiro pirando uns sons (R$ =/).. mais uma hora chego lá ^^

    Marcos Martini
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Hoje no dia de "Finados" Em homenagem á todo o tópico já enterrado.
    Estou desenterrando este tópico para falar de um assunto bem interessante para todos aqueles que estão começando o aprendizado de teclado.

    Marcos Martini
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Marcos Martini
    · votar


    # Enviado: 2/nov/10 15:39 por Marcos Martini

    CaMiLaH
    O mais engraçado é q certa vez tirei a música My Heart Will Go On da Celine Dion, de ouvido, quando fui ao youtube conferir se as notas estavam certas, estavam praticamente todas certas. Porém eu só consegui tirar de ouvido a mão direita.

    Todos no começo da historia são assim.

    Penso aquilo q te falei !!!

    # Enviado: 2/nov/10 15:59 por CaMiLaH


    Marcos Martini
    Penso aquilo q te falei !!!
    Tbm penso! Porém como faço o q vc me falou?


    # Enviado: 2/nov/10 17:09 por Marcos Martini

    CaMiLaH
    Tbm penso! Porém como faço o q vc me falou?

    Gostaria de convida-la para continuarmos falando sobre este assunto neste tópico:

    Como começar a tirar musicas de ouvido?

    ---------------------------------------------------------------------------------

    Continuação da conversa do tópico:Sala de Bate-Papo ( Oficial )

    Marcos Martini
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Como tirar de ouvido a música.

    É aconselhável escolher uma musica que você goste de ouvir e também que já tenha ouvido elas muitas vezes.

    E é claro uma musica fácil, o mais simples possível.

    1º Passo é conhecer bem a musica, para isso você deve ouvir varias vesses a música até que consiga ter a musica perfeitamente em sua memoria, ou seja, do começo ao fim.

    2º Fazendo uma escala cromática procure perceber em que tom e ou escala a musica está.

    3º Agora que sabe em qual escala está à música, procure dentre as notas da escala identifica a ordem em que elas (notas da escala) aparecem na musica.

    Marcos Martini
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    O que fundamental?

    Conhecer os acordes (Dó maior, Ré menor e etc...)

    Conhecer as escala de cada acorde.

    Persistência e paciência para aprender.

    Também esta valendo os programas da AudioWare para treinar o ouvido.

    CaMiLaH
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Obrigada pela atenção Marcos Martini, Vou testar suas dicas.
    Quanto aos programas vou tentar baixar algum. Eu até edito algumas músicas no FL Studio, mas para aprender mesmo talvez este q vc indicou seja melhor.
    PS: Vc acha q dá pra usar suas dicas com esta música: http://www.cifraclub.com.br/green-day/boulevard-of-broken-dreams/
    Se der seria bom, pois eu sei tocar essa música (vi um tutorial em vídeo). Acredito q seria mais fácil aprender cifras escalas e etc, a partir de uma música q eu já toco.
    O q vc acha?
    Obrigada.

    Marcos Martini
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    CaMiLaH
    PS: Vc acha q dá pra usar suas dicas com esta música: http://www.cifraclub.com.br/green-day/boulevard-of-broken-dreams/
    Se der seria bom, pois eu sei tocar essa música (vi um tutorial em vídeo). Acredito q seria mais fácil aprender cifras escalas e etc, a partir de uma música q eu já toco.
    O q vc acha?
    Obrigada.


    Isso, Dá para seguir o q falei por esta musica !!!!

    Hum
    uma pergunta insdiscreta:

    Vc faz ou vai fazer parte de algum minsterio catolico ou gospel?

    Geralmente mulher com instrumento quase sempre é isso

    expedifer
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Como começar a tirar musicas de ouvido?

    Eu já tentei várias vezes, mas nunca consegui tirar algum som (muito menos música) do meu ouvido!!!! .....rsrsrsrrsrsrs........

    Marcos Martini
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    expedifer

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    CaMiLaH
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Hum
    uma pergunta insdiscreta:

    Vc faz ou vai fazer parte de algum minsterio catolico ou gospel?

    Geralmente mulher com instrumento quase sempre é isso

    Marcos Martini
    Respondendo sua questão: Não faço parte de nenhum ministério católico ou gospel nem nada parecido. É q eu gosto muito de música e como não tenho banda, pedi aos meus pais no ano passado um teclado de presente (pois dá pra eu editar uma música com todos os instrumentos necessários com ajuda de um teclado e um editor musical), assim eu poderia aprender mais sobre a música q eu tanto aprecio e tbm poderia compor . Porém não faço aulas, tudo q aprendi até hj foi pela internet, por isso ainda tenho dúvidas com várias coisas.

    Jube
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Palavra chave: Intervalos

    Marcos Martini
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    CaMiLaH
    Não faço parte de nenhum ministério católico ou gospel nem nada parecido.

    Hum !!!
    Vc é uma entre dez !!!

    Piano ON GRACE
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Piano ON GRACE
    · votar


    É preferível tocar usando o método do que de ouvido. Francamente isso de "ouvido" ou "ouvido absoluto" então, não existe! 'como alguem pode tocar uma musica de ouvido aonde existem 100 combinações de cifras embaralhadas só no talento'

    gustavocp
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Tocar "de ouvido" é algo que tem que ter cuidado.
    Tem estilos que o cara consegue tocar tranquilo só de ouvido, geralmente estilos que dependem basicamente de improviso, harmonia e fundamentos de acordes (jazz, blues, funk...). Bastante coisa da música negra pré-1990 se baseia nisso.

    Agora, tem outros estilos que não dá pra se prender muito nisso.
    Peças clássicas, de orquestra, até muitos dos rocks progressivos tu precisa de uma base de leitura.

    Eu escolhi seguir a primeira vertente, porque é o que mais gosto de tocar, mas são todas escolhas... tu tem que saber que tipo de estilo e que foco tu vai seguir.

    gustavocp
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Francamente isso de "ouvido" ou "ouvido absoluto" então, não existe! 'como alguem pode tocar uma musica de ouvido aonde existem 100 combinações de cifras embaralhadas só no talento'

    Cara, existe sim...
    Ainda mais na música popular, ouvir algo e saber o acorde correto não é tão difícil.
    Claro, não é de começo que tu vai cair no acorde correto, mas tu ouve o acorde e tu vai procurando o que fecha.
    Quanto mais tu ouve, quanto mais tu aprende, quanto mais experiência tu tem com música... mais fácil vai se tornando essa procura.

    gustavocp
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Uma coisa que eu acho muito engraçada é ver a galera colocando na partitura solos de caras como John Coltrane.
    A galera se quebra pra tocar nota a nota da música GiantSteps, por exemplo, sendo que tudo aquilo que ele fez ele fez improvisando, em tempo real.

    Não consigo entender o porque dessa paranóia.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como começar a tirar musicas de ouvido?