Tirar música de ouvido. Vocês fazem isso?

Autor Mensagem
adnz
Veterano
# jun/05
· votar


Falando sério, eu só consigo achar certo quantos tons sobe ou desce em uma parte da música. Nunca acho o tom certo, mas sim algo parecido só que com o tom diferente. Não sei se vocês me entendem. ;o

marcossampler
Veterano
# jun/05
· votar


sera que da pra tirar uma sinfonia do betovem de ouvido?

wernegher
Veterano
# jun/05
· votar


marcossampler
sera que da pra tirar uma sinfonia do betovem de ouvido?

A questão é, tanto o ouvido quando a teoria tem a sua importância. Não adianta ficar aqui tentando valorizar um mais do que o outro. A partitura\cifra tem o seu valor assim como a percepção e a sensibilidade também tem.

Noutro post vc falou sobre tirar as músicas do Djavan e ter que partiturá-las... Ora, saiba que o próprio Djavan nem lê partitura, é ele quem bola a maioria dos arranjos e a banda (tanto a nova quanto a antiga) não tocam com partitura, embora - acredito eu - saibam ler. Estudar sempre é bom, agora a aplicação do seu estudo vai depender e muito do meio onde você trabalha. Ou será que para tocar "Parabéns pra você" eu tb. teria que estudar partitura ?

Leandro Sant Duarte
Veterano
# jun/05
· votar


A melodia é uma transcodificação de pensamento. Para transmitir ao instrumento a sua idéia, antes, é necessário conhece-lo. Esse conhecimento pode ser adquirido através de exercícios de experimentação.
Quanto às escalas, tenho a dizer, que são elementos estéticos importantes para efetuar frases dentro de padrões pré-estabelecidos. Com isso, se conheceres as escalas, conhecerás também os padrões em que as frases estão situadas.
Quanto a harmonia, é recomendável um estudo quanto aos diversos níveis de consonância (Maior, Menor, 7a diminuta e 5a aumentada).

V. Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


Leandro Sant Duarte
Quanto a harmonia, é recomendável um estudo quanto aos diversos níveis de consonância (Maior, Menor, 7a diminuta e 5a aumentada).

Eu estou procurando sobre isso.

Você tem ouvido absoluto?

Leandro Barbosa
Veterano
# jun/05 · Editado por: Leandro Barbosa
· votar


Bom, não quero aqui chegar com a pretensão de dizer q sou 'grande coisa' como músico. Mas do pouco que tenho de experiencia já deu pra perceber que tenho ouvido relativo. Tanto é que, como toco na igreja, sou acostumado a improvisar quase sempre, ouvir na hora e sair tocando...e não sai feio!!
Já até notei que quanto ao achar o 'tom' da música (precisa ter ouvido absoluto) eu demoro um pouco, algo de segundos, mas ao me localizar no campo harmonico que a música pede...aí eu saio tocando e me deixando levar por cada tensão de cada acorde seguinte. É prazeroso isso.

Ken Himura
Veterano
# jun/05
· votar


sera que da pra tirar uma sinfonia do betovem de ouvido?
Mozart fez algo parecido...transcreveu uma obra de 9 vozes de ouvido...


Pra tocar de ouvido não precisa ter ouvido absoluto...quanto mais você treinar o ouvido, melhor será seu ouvido relativo...

Ouvido absoluto é mais um tormento do que uma ajuda (ouvi isso de pessoas que têm).

Mario Umetsu
Veterano
# jun/05
· votar


dissonante eh foda

Leandro Sant Duarte
Veterano
# jun/05
· votar


VINÍCIUS:
Não tenho ouvido absoluto. Aceito sugestões de como adquiri-lo, pois, acredito ser ele um fator de suma importância, principalmente para mim que toco em igreja evangélica, onde a improvisação é usada de forma direta e temos que "pegar a altura" na maioria das músicas.

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# jun/05
· votar


MARIO UMETSU

Se a gente ta tocando no acorde A por exemplo,Na maioria das vezes vem o E

Tá tudo errado!Onde você aprendeu isso Cara.Se você está tocando num

determinado acorde o próximo acorde pode ser qualquer um,Ok.

doidim
Veterano
# jun/05
· votar


nossa, vcs sao loucos de falarem isso pro minino.... ouvido relativo, ouvido absoluto......até hj eu soh fiquei sabendo de 2 caras q tinham ouvido absoluto, um deles eh o Mozart, e o outro eh o Hermeto Paschoal, mas se souberem de mais alguem falem ae! valew!

eu tenho ouvido relativo, semi absoluto (uns 46,8%_hehe)

teh mais

mano_a_mano
Veterano
# jun/05
· votar


doidim
Eu tenho ouvido relativo, com 80% de precisão

V. Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


mano_a_mano
O meu é na base do chute mesmo.. eu sempre começo do lá.. é incrível.. e vou até acertar.

Digamos que 50% de precisão.

V. Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


Leandro Sant Duarte
Aceito sugestões de como adquiri-lo
Acho que só convivendo muito com a música. Se acostumar. Questão de prático.. eu estou tentando...

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# jun/05 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
· votar


*Verdade também que quem tira música de ouvido se torna um músico preguiçoso para teoria e que não liga pra partitura?
hauhau, isso se encaixa perfeitamente comigo!

eu tiro musica de ouvido, e tenho muita preguiça com teorias!
hehe

e quanto a ter um otimo ouvido, eu ainda naum cheguei nisso...
se bem q achu q naum estou longe..
faz um tempo que estou tentando busca-lo, o que eu faço eh o seguinte..

eu gravo uma musica na cabeça...( a musica que eu mais tenho em mente, uma facil...) que eh a 9 sinfonia de bethoven, ( foi uma das primeiras musicas que toquei )

entaum eu jah meio que tenho a musica (a tonalidade) na cabeça..ai fica facil!

o que eu kero dizer, eh que mais pra frente...( com um poquinho mais de treino ) eu vou conseguir ouvir tal nota, e sem instrumento, demorando um poko, eu vou saber qual nota eh!

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# jun/05
· votar


mas galera, me explique essa coisa de ouvido relativo...
e como se ''mede'' essa porcentagem?

emanuel macedo
Veterano
# jun/05
· votar


Qualquer música provavelmente soa diferente aos ouvidos de cada um. Se você sentar ao piano e tocar para dez mil pessoas uma canção comum como Parabéns pra você, umas oito mil devem ser capazes de detectar notas desafinadas na melodia. Se você anunciar qual foi a primeira nota da melodia, boa parte das pessoas que tiverem estudado música deverá ser capaz de dizer os nomes das notas seguintes. Mas provavelmente apenas uma pessoa daquelas dez mil será capaz de identificar todas as notas no piano sem que você dê a dica de qual foi a primeira.

"Ouvido absoluto" é o nome da capacidade que tem essa única pessoa em dez mil de identificar notas musicais sem precisar ouvir primeiro outra nota conhecida como comparação. De onde vem essa capacidade? Do cérebro, e não dos ouvidos, como o nome sugere. A região na superfície do cérebro que processa os sons da música é maior em músicos do que em outras pessoas, e especialmente grande em músicos com ouvido absoluto. Isso sugere que a capacidade de identificar notas musicais depende da "quantidade" de cérebro disponível para "ouvir" a música que entra pelos ouvidos.

Mas por que só algumas pessoas têm ouvido absoluto? Há, ao menos, três possibilidades -- e talvez a explicação, no final, seja uma mistura das três. Primeiro, a genética parece ajudar: pessoas com ouvido absoluto costumam ter parentes com a mesma habilidade (do mesmo modo, a "surdez musical", ou incapacidade de detectar uma nota desafinada, também parece ser genética!).

A segunda possibilidade é que ouvido absoluto se adquire com a prática. Seria uma questão de treino, mesmo: você ouve e identifica notas musicais tantas e tantas vezes que seu cérebro acaba guardando uma "memória" permanente do som de cada nota associada ao seu nome. Com essa memória guardada lá dentro da cabeça, deixa de ser necessário comparar uma nota a outra que você sabe que é o lá, por exemplo, para identificá-la.

Quanto à terceira possibilidade… pasme: é possível que todo mundo nasça com ouvido absoluto e acabe perdendo essa habilidade, se ela não for mantida ou desenvolvida com a música ou pelo aprendizado de línguas, como o chinês, onde o significado das palavras depende do seu "som musical" preciso. Quem sabe, então, você já teve ouvido absoluto e nem sabia?

Ciência Hoje das Crianças 138, agosto 2003
Suzana Herculano-Houzel,
Departamento de Anatomia,
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mario Umetsu
Veterano
# jul/05
· votar


GIANCARLO TARDELLI
eu não aprendi isso em lugar algum.
Simplesmente NA MAIORIA DAS VEZES,NAO DISSE SEMPRE,é essa sequência..acho que vc entendeu mal,meu amigo....

Mario Umetsu
Veterano
# jul/05
· votar


Claro qu epode ser qlqr outro..tenta ler com mais atençao,ok?

V. Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


CurTu MeTaL e NaO o DemOn
eu tiro musica de ouvido, e tenho muita preguiça com teorias!
hehe

Eu também não ligo pra teoria, mas sou péssimo em tirar música de ouvido!

mas galera, me explique essa coisa de ouvido relativo...
e como se ''mede'' essa porcentagem?

Eu não sei, cara. Eu só chutei. É a precisão!

V. Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


emanuel macedo
Cara, muito interessante o texto.
Eu acho que todos nascam com isso mesmo, só que vamos perdendo essa habilidade. Ou não...
Eu agora estou ouvindo muita música e tento acompanhar... eu to ficando um pouco melhor em tirar música de ouvido...

roggerss
Veterano
# jul/05
· votar


eu tive uma experiencia meio quue ruim no ínicio à 13 anos atrás tentava ouvir e nada nem a primeira nota conseguia encontrar, mas com o passar do tempo, um amigo me passava umas músicas conhecidas e isso fez com que eu me familiarizasse com as diversas sequencias, passado algum tempo estudei um pouco de harmonia, apenas para conhecer as possibilidades do campo harmonico, em depois de dois anos já conseguia ouvir acorde com 7sétima, passado mais um ano já conseguia definir se o acorde era com 7+ sétima maior e 9 nona hoje consigo perceber 7/9+, diminutos meio diminutos m7/5-, m4/7, m7/9, tudo isso devido ao trabalho de tentar tirar músicas, de tanto vc tocar elas, com o tempo vc vai se acostumando...

V. Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


roggerss
Cara, eu tenho 13 anos =)

Quem sabe, com o tempo, eu não fique um as em tirar música de ouvido.. hehe

Mario Umetsu
Veterano
# jul/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
Quem sabe...hehe..
cara to cumas partitura me casa(emprestada) que se vc visse ai fika doido!

V. Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Mario Umetsu
Como assim?

roggerss
Veterano
# jul/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
Vc está na idade certa hein cara!!!!! eu com 13 anos só queria saber de jogar bola e video game hehehehe!!! Musica??? nem pensar tinha raiva de quem tocava e violão para mim era coisa de velhos...hehehehe!!!! mas perdi 2 anos
e com 15 pra 16 anos ganhei meu primeiro violão foi aí que eu me ingressei na música...mas que bom que tão novo goste de música... mas o melhor objetivo é tentar tirar tudo o que vc achar interessante, principalmente musica popular...a melhor forma pra tal é tentar tirar algo e depois levar a alguém que realmente saiba tocar para tirar as dúvidas, foi assim que eu fazia, tenho um amigo que tira só de ouvir, eu ainda tenho que procurar as notas, e eu tentava tirar a música e depois ele me pssava o correto, com isso vai se acostumando com os acordes, se quiser posso te ajudar...meu email roggerss@ig.com.br
att.
Rogerio

Leandro S Canavezi
Veterano
# jul/05
· votar


Caro Vinícius, vá com calma. Eu vou te dizer o que aconteceu comigo. Quando eu tinha uns 6 ou 7 anos ganhei um pianinho de brinquedo, e que só tinha as notas da escala de dó, sem os acidentes (C#, D#, etc.). E eu comecei a desenvolver minha percepção musical assim. Conseguia tocar a maioria das músicas que ouvisse, e tocava em dó po causa do pianinho, mesmo se fosse em outro tom. Mas eu percebia que faltavam determinadas notas. Daí eu ganhei uma flauta doce, por volta dos 9 ou 10 anos. Adorava tirar a melodia das músicas de ouvido, porque conseguia reproduzir as notas que não haviam no pianinho. Isso desenvolveu muito minha percepção musical.
Comecei com o teclado recentemente, com uns 18 anos e hoje tenho 22. Era um Casio CA-110. Agora eu busco desenvolver minha percepção musical na harmonia. Consigo tocar a melodia de uma música na primeira ou segunda vez que ouço, e a harmonia demora um pouco mais, mas está melhorando. E preciso desenvolver a leitura de partituras. Tenho um tio que tem uma percepção muito grande, e que toca diversos instrumentos, sabe ler partitura. E ele vai me ensinar a ler partituras.
No meu caso, estou muito preguiçoso com as partituras, porque eu poderia ter aprendido a muito tempo, e mesmo agora com a vontade de aprender eu acabo deixando para depois!
Bom, resumindo, o que eu queria dizer é que comigo o desenvolvimento foi por partes. Você deve buscar um meio de desenvolver naquilo que está mais falho, sempre procurando ser um músico completo. Procure ouvir bem a música que vai tirar de ouvido, perceber os detalhes e o que o músico está tentando passar. Vá com calma, e não desanime!

Leandro S Canavezi
Veterano
# jul/05
· votar


Só para completar, espero não ter enchido lingüiça!

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# jul/05
· votar


Mario Umetsu

Para acordes não existem sequências,Não confunda ACORDES com TOM

Abraços.

V. Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


GIANCARLO TARDELLI
Ah, desculpa me meter aí...

Tipo, eu já vi músicas que têm a mesma sequência de acordes cara. Um exemplo muito idiota é C - Am - Dm - G7.
Claro que depois elas variam um pouco, mas a música se baseia nisso. ´

=)

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tirar música de ouvido. Vocês fazem isso?