Bandas sem tecladistas, está virando moda

Autor Mensagem
trovao1
Veterano
# jun/05
· votar


Ja fui convidade muitas vezes paara tocar em bandas mas recusei todas. Porque:

1- Nao pagam bem, isso se pagarem (o que é raro)
2-Sempre possuimos o melhor instrumento, o mais caro, dificil de carregar, risco de assaltos e nao somos valorizados.
3-O guitarista sempre é o que quer mandar e se acha o melhor da banda.
4-Tecladista tem a facilidade de "compor uma banda" no seu teclado e nem sempre lhe é interessante participar duma
5-É o unico instrumento em que se pode tocar realmente sozinho(nem que seja em MIDI) e ganhar sua propria grana sem precisar repartir com ninguem (alem do vocal se houver)
6-Somos uma raça em exstinçao no mercado (pelo menos somos poucos) e MUITO PROCURADOS, nos sites de musica so se ve" PROCURASE TECLADISTAS" e nunca se ve procurando guitarristas ou baixistas que ese acha em qualquer esquina aos montes.
7- Somos raros pois todos querem ser ou vocal (ate a xuxa foi) e niguem (desde criança) quis ficar "no fundo" como um tecladista ou baaterista. Entao todos queriam aparecer na frente (qdo vem um show na tv) ou como o cantor ou pelo menos como os das "cordas".

Portanto temos que nos valorizar. Hoje os tecladistas (os bons)só aceitam convites se realmente ROLAR GRANA ou for uma banda famosa, do contrario, ficamos em casa mesmo ou tocando por ai sozinhos.

Convites "fajutos"?, deixemos essas bandas sem tecladistas.

REX CARROLL
Veterano
# jun/05
· votar


Sou roqueiro e além de tecladista tb sou guitarrista e sei o que está acontecendo. O problema não é o teclado e sim o tecladista, vão falar mal de mim por isso, mas é verdade que muita banda boa é estragada por teclado, por que tem tecladista que se acha mais importante que o guitarrista(uma banda de rock semguitarra não é banda de rock, digam o que quiserem) e quer aparecer o tempo todo com mil timbres e o maior erro que vivem fazendo, querem fazer solos num estilo mais new metal ou progressivo em bandas de hard rock e heavy metal sendo que roqueiros e metaleiros de verdade tem pavor de NM e Progressivo.
Veja tecladistas como o do destra, ninguém ousa reclamar do trabalho delé, pois ele sabe se colocar, toca o estilo da banda, não fica tentando aparecer mais que os outros, mesmonos solos e usa o timbre certo tocado na hora certa

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


trovao1

Nossa, isso que vc escreveu serve pra realmente agente acorda!

Realmente o nosso produto de trabalho, a média de custo é de R$4.000 a R$8.000 digamos, ou seja, o teclado compra a banda inteira, aí vc fica transportando pra um ensaio a distância, com aquela dificuldade... vc tem toda razão.

Realmente temos que nos valorizar, tanto pelo trabalho, quando pelo instumento que tocamos.

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


REX CARROLL
Blz, tivemos uma opinião de um guitarrista, o meu, tranqüilo, vc pode até está certo no que falou, o problema está no tecladista, e mais, a galerá mesmo que ver solo nessas bandas é de guitarra, não tem jeito. O bom é chegar a um ponto agradável, e saber aproveitar o teclado, que é um instumento muito bom, que pode dixar o hard-rock, heavy metal ainda melhor. Vai depender muito do tecladista, e vcs poderiam ajudar!

trovao1
Veterano
# jun/05
· votar


REX CARROLL

".. fica tentando aparecer mais que os outros..

Taí:

Se toca bem, quer aparecer + que os outros.
Se nao aparece, toca mal.
Se da mais realce e brilho a banda, ta querendo ser melhor que os outros.
Se nao faz nada de diferente é porque é muito ruim!

É por essa e por outras que temos que ser respeitados e realmente fazemos diferença.

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


REX CARROLL
E aí, o que vc tem a dizer da opinião do trovao1, que também tem lógica?

Eu estou assistindo, e vejo que há também esse problema.

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


max_music
Realmente pra falar tudo isso tem que ter experiência.

Mas contudo, banda, sempre será banda, orquestra sempre será uma orquestra, sabe por quê?

Por causa da presença, da formação, dos integrantes, da dinâmica, da realidade, da emoção, nada substitui isso.

Então é bom sim, pra nós, pegar um bom instumento e tocar na noite, ganhar um cache e dividir só com o cantor que já toca guitarra. Pois banda não entra em bar, restaurantes, pizzarias, e se entrar, cada um sai com R$20,00 no bolso. Esse problema não existe em bandas de sucesso né pessoal.

Eu apesar de ser músico solo, curto mais banda que só teclado, mas aprecio um bom tecladista solo tocando, coisa que eu não vejo no dia a dia.

E claro, isso não há dúvidas, o show tem que ser completo, banda com bons integrantes = Jota Quest ao vivo, nada se compara.

O fato do teclado ficar melhor com o passar do tempo, acho que vai ajudar o pessoal de estúdio, que poderá está usando só teclado, e se bem que hoje, há muito lance de sample, veja que os músicos estão reclamando disso.

trovao1
Veterano
# jun/05
· votar


Theo22
"teclado ficar melhor com o passar do tempo, acho que vai ajudar o pessoal de estúdio, "

Voce nao apreciaria se encontrasse num bar ou restaurante ou ate num salao um bom (ou excelente) tecladista tocando num teclado, mas nao um qualquer, um TECLADO TOP, o melhor do mercado e o mais novo, a melhor marca (qual voce prefere?) e as melhores musicas do seu gosto. Nao valeria mais que uma banda qualquer? Nao "curtiria " mais cada minuto?

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


trovao1

Claro que curtia, acontece que esse lance de Banda vs Teclado é algo superficial em relação ao som, por isso podemos também no teclado fazer um som da hora, e nem precisamos de banda pra isso.

Mas banda, é a união de todos os sons reais tocado ao vivo, com uma dinâmica única, particularidades de cada músico, é sentir a música na sua melhor forma, melhor tocada.

REX CARROLL
Veterano
# jun/05
· votar


trovao1

Olha o oficina g3 no cd indiferença. A guitarra continua sendo o principal, mas de vez em quando dá um lugar pro teclado mostrar o que sabe fazer.
É isso aí mesmo, não é que teclado não sirva pra rock, só precisa ser bem colocado.

REX CARROLL
Veterano
# jun/05
· votar


Theo22
Quando o tecladista é bom ele sempre encontra o seu espaço, eu sei disso por que ia tocar teclado na banda de uns amigos meus, e eles iam até deixar um espaço pra eu fazer uns solos de vez em quando, só que eu acabei não indo.

fernando tecladista
Veterano
# jun/05
· votar


tudo é uma questão de estilo
não da para ter

banda metaleira ou de punk rock sem guitarra ( duas pra ficar legal)
banda de forró sem safoneiro
bossa sem violão
jazz sem trumpet, sax ou baixo e piano acustico
have sem dj

não esquecendo de estilos onde guitarra e opcional
e certos grupos é só teclado

pet shop boys
erasure
information society
depheche mode
rpm (era muito mais teclado que guitarra)


e certos musicos que a banda de apoio tb não tem (ou se tem não vaz muita coisa)

jean michael jarre
vangelis
enya

xdeadpoetx
Veterano
# jun/05
· votar


o problema é achar tecladista disposto a entrar numa banda :/

André Lima
Veterano
# jun/05
· votar


Eu concordo que num estúdio, teclados podem substituir bandas inteiras, e nisso, nós tecladistas podemos dar o troco á essas bandas que não nos valorizam, mas ao vivo a coisa é diferente. No show é obrigatório a presença de uma banda real, pois no show existe o improviso que se opõe a programação MIDI.

MTI_Player
Veterano
# jun/05
· votar


Theo22
Também acredito q não se trata de moda, assim como o REX CARROLL, faço tbm guitarra e toco teclado e guitarra na banda. Concordo com o fato de q o problema não é o teclado mas sim o tecladista e é por isso q notei algumas bandas usarem sons de teclado sem ter tecladista. Eles gravam as partes de teclado em MD em um canal e no outro canal eles gravam o clock pro baterista...ou seja, o som do teclado está lá, mesmo ao vivo, porém não tem teclado nem tecladista no palco...algumas bandas me disseram q muita gente vem fazendo isso pois "é difícil achar tecladista q não dê problema"...

Anselmo Delfino
Veterano
# jun/05
· votar


Bom pessoal deixa eu expor um detalhe.

Meu irmão é professor de Musica (guitarra, cavaco, etc...) e possui mais de 50 alunos, tudo classe A (grana). Eu sou musico profissional a 20 anos com experiência em todas as formações possiveis (Big Band, Banda de Baile, Trio, Quarteto, Dupla, etc, etc...)

Um dia desses uma banda de Garotos (média de 18anos) alunos do meu irmão me ligam, querendo pagar um cache para eu fazer free com eles. O resultado disso.

Modestia a parte, modei o conceito de um monte de banda da cidade.
Porque ?
Conforme foi citado nesse tópico, graças a minha experiência e bagagem musical (escutar todos os estilos) sei me colocar como tecladista, escolha de timbre, etc....
A mulecada pirou, e o som foi massa. Sabe o que aconteceu ?
Acabei fazendo cache com umas 5 bandas da cidade, quase morri, e quase que minha mulher largou de mim, de tanto eu trabalhar.
Agora dei um tempo.

Mas, sabe porque eu trabalhava que nem, louco por que não tinha tecladisda disponivel. os que tinha, tava naquela de ficar tocando com ritmo eletrônico, e na hora de rolar som com banda, afe....., uma porcaria.


O resultado, hoje as banda estão sem teclado, e das 5 duas contrataram sopro (trompete e trombone).

O que eu acho disso ?

Tem que se aprimorar os tecladista.
Escutar os grandes mestres, no estilo que vc quer tocar.
Não ter preconceito, sobre musica (não quero dizer pra voce ficar ouvindo a musica pra curtir em casa, mas ouça para aprender sobre o estilo.)


Valeu ATE +

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


MTI_Player

Nem fazia idéia que um tecladista em uma banda poderia ser problemático, já li coisas aqui que o pessoal reclamava que o som do teclado estava muito alto, entre outras coisas.

Anselmo Delfino
Concordo que o teclado é complicado de se tocar em se tratando de tocar bem, casar ele com a banda, realmente isso depende muito do músico que vai tirar o seu som.

É certeza que um bom tecladista, faz muita e muita diferença em uma banda que necessite de teclados.

Guitarrante
Veterano
# jun/05
· votar


Eu adoraria ter um tecladista como o John Lord em minha banda, ou o Jean Carlos.

MTI_Player
Veterano
# jun/05
· votar


Theo22
Nem fazia idéia que um tecladista em uma banda poderia ser problemático, já li coisas aqui que o pessoal reclamava que o som do teclado estava muito alto, entre outras coisas.

O que eu tenho percebido é que existem dois extremos na atitude/habilidade musical dos tecladistas que os demais membros da banda definem com problemático:
- Um extremo refere-se àqueles que não tem "feeling" de um bom tecladista. Não sabem escolher o timbre e arranjos adequados, fraco conhecimento musical (teoria, técnica...), não contribui com idéias e criatividade para o desenvolvimento da banda como um todo, etc.
- O outro extremo refere-se àqueles cujo conhecimento musical é imenso. Possuem excelente teoria e técnica, feeling, porém, falta-lhes humildade para se encaixar no objetivo da banda como um todo querendo sempre se sobressair sobre os demais muitas vezes criando conflito com o guitarrista...principalmente, se for banda de rock...

Pelo menos é isso q eu tenho escutado por aí...convenhamos, acho q o fato de saber que pode representar uma banda inteira, entre outras coisas, às vezes acaba "subindo à cabeça" do tecladista fazendo-o agir de forma egocêntrica...para esse tipo, o ideal seria tocar mesmo sozinho...

Anselmo Delfino
Veterano
# jun/05
· votar


Tocar sozinho, é legal, mas o gostoso, e passar e receber a energia da banda, ou seja CONJUNTO.

temos sempre que amadurecer, os conflitos surgem, por n fatores, mas nada se compara ao baterista orgânico, com suas levadas quebradas, suas dinamicas. O baixista, levando a cozinha, fazendo um acompanhamento básico quando nescessário, e quebrando tudo na hora do pau.

Um guitarrista, que saiba swingar......

Apesar de ser tecladista a muito tempo, ainda não vi, e acho que vai demorar muito, para que teclados substituam, musicos de verdade.

A tecnologia é uma Auxiliar da arte e da musicalidade, não o principio dela.

Abraços. :-)

conte
Veterano
# jun/05 · Editado por: conte
· votar


eu acho q tem mto preconceito contra tecladista..principalmente as pessoas "leigas" em musica..ja ouvi o seguinte comentario: "teclado eh facil, vc poe qualquer efeitinho lah e ja sai tocando tudo"

gosto mto de teclado, admiro caras cmo Tony Banks, Jordan Rudess, V. Moore, Derik e os tecladistas do Yes. Mas nunca tive a oportunidade de aprende teclado

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


conte
Nem se fala, tenho certeza que tem comentários piores que esse.

A todos,
Esse tópico pode mudar para: Tecladistas são problemáticos?

Pois o que eu já li de gente falando que tecladista dão dor de cabeça, que querem serem superiores, que querem colocar o teclado muito alto, que querem isso, mas será mesmo?

E o guitarrista? Toquei com um guitarrista pra nunca mais querer tocar com ele, o cara colocou a guitarra tão alta, que cobriu todo o som do teclado, isso pq era só teclado e guitarra.

Ouvindo boas e conhecidas músicas, percibi uma função do teclado em uma música que é bem diferente da guitarra, violão, baixo.

Esses instrumentos citados acima, tocam a música inteira, enquanto o teclado faz digamos, participações especiais, de leve, e como complemento do arranjo em certos trechos da música.

Então o cara não fica com a mão no piano a música inteira, as vezes tocam notas que quase não se percebe, e isso se ouvirmos com calma, veremos que deixa o arranjo muito rico.

Exemplo: O pianista que toca pro Dj-Van, na música Nem mais um dia, ele entra em alguns trechos, e toca de leve.

MTI_Player
conflito com o guitarrista
Guitarra tem que ser tocada como o guitarrista do Jota Quest Toca, bons arranjos e no volume certo, negocio de colocar no ultimo volume não dá.

Veja que na maioria das músicas, o teclado sempre está de igual para a guitarra.

Ken Himura
Veterano
# jun/05
· votar


mas é verdade que muita banda boa é estragada por teclado, por que tem tecladista que se acha mais importante que o guitarrista(uma banda de rock semguitarra não é banda de rock, digam o que quiserem) e quer aparecer o tempo todo com mil timbres e o maior erro que vivem fazendo, querem fazer solos num estilo mais new metal ou progressivo em bandas de hard rock e heavy metal sendo que roqueiros e metaleiros de verdade tem pavor de NM e Progressivo.
Qual o bagulho que estás fumando??

Pavor de prog? Solos de prog em hard rock???

Ê...essa é da boa!! ;)

Não tem essa de mais importante. Todo mundo dentro da banda têm o mesmo valor, o mais importante é a música, não a guitarra ou o teclado ou o vocal...

Por isso que bandas acabam e começam todos os dias...

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


Ken Himura
Verdade amigo, é isso mesmo, eu quem derá, estou prestes a entrar em uma banda de Hard Rock, e os caras estão pedindo pra mim entrar, isso porque eles não viram eu tocar, pq depois que ouvir, vão me botar pra fora...hehehauhauhauha

É, eu nunca toquei em banda, então vou provar um pouco esse lado, e veja que vou pegar um estilo meu complicado, porém completamente tocavel pelo teclado.

até

Leslie_Overdrive
Veterano
# jun/05
· votar


Hard Rock?? Sons proprios ou covers?? Qual o repertorio dos caras?? Se quiser algumas referencias, a gente bate uma bola.

Abs.

Bico
Veterano
# jun/05
· votar


E esse papo de bandas sem tecladistas estarem virando moda... Eu tenho reparado é o contrário por aqui também.

Mas pra ter tecladista tem q combinar com as músicas, o estilo. E o cara tem q ter bom senso e bom gosto pros arranjos. Pq realmente é muito fácil "embarangar" músicas fazendo uso de teclados.

É tipo.. sei lá... Sax!
Sax quando empregado com bom gosto, em músicas q têm a ver, fica muito foda! Mas não é nada difícil colocar um sax "fora do contexto" e fazer soar barango (já devem até ter comentado sobre isso q falei, mas é q hj eu tô com muita preguiça de ficar lendo tudo).

Leslie_Overdrive
Gostei do novo visual! Heha!

Leslie_Overdrive
Veterano
# jun/05
· votar


Bico

Sou novo aqui. De onde tcs?? hsuhiuheuheh

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


Leslie_Overdrive
Pois é, Hard Rock.

A banda está começando, é até melhor pra mim que também estou começando a tocar em banda.

Agente tem ensaio domingo agora, vamos pegar:
Bon Jovi
Born To Be My Baby

Whitesnake
Love Ain't No Stranger
Is This Love
Fool For Your Loving

Nem sei se essas bandas são de Hard Rock.

Blz, o que vc acha que posso mandar no teclado pra combinar, tá certo que vou me basear pelo arranjo da música, porém vc deve ter idéia do que combine.

Falo amigo!

Leslie_Overdrive
Veterano
# jun/05 · Editado por: Leslie_Overdrive
· votar


Vixxi... É que eu tenho uma idéia diferente de Hard Rock... Deep Purple, Grand Funk Railroad, Uriah Heep, Steppenwolf, Led Zeppelin.... hehehe...

Pra mim isso aí é farofa dos anos 80. Mas bêbado é até divertido tocar algumas coisas dessa fase poser do Whitesnake... Bon Jovi é q não me desce...

Nessas músicas aí, sinto muito, mas o seu lance vai ser fazer pads de strings breguinhas lá no fundo do mix pro guitarrista solar todo serelepe, nada além disso... Mas enfim, é um começo. Puxe essas bandas aí q eu te falei no primeiro parágrafo e mostre pros caras. Quem sabe não rola. Ali o teclado é pau a pau com a guitarra, e vc vai poder usar timbres mais bacanas (pianos envenenados, hammonds cheios de overdrive, synths analógicos...).

Pra Bon Jovi e Whitesnake fase oitentista, não tem muito o que fazer além do original. Vc pode tentar, mas é mui difirci... :)

Abs.

REX CARROLL
Veterano
# jun/05
· votar


Ken Himura
Theo22
Eu ainda acho q guitarra é mais importante no hard rock, por que é da essencia desse tipo de musica. Alguns intrumentos estão mais ligados a alguns estilos do que outros. Não que o teclado não tenha importancia, mas tem que ser tocado no seu estilo, 80% dos amantes do hard rock odeiam prog. então se vc fizer solos neste estilo é claro que não vão gostar, tem umas bandas nos anos 80 que usaram teclado e fizeram um som bem da hora, e o teclado bem no estilo mesmo nos solos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bandas sem tecladistas, está virando moda