Lafayette - Hammond - Roberto Carlos

Autor Mensagem
Siul
Veterano
# abr/05


Quem sabe dar mais informações sobre esse organista brasileiro.
A única coisa que sei é que ele foi organista do Roberto Carlos na Jovem Guarda e tenho um cd dele interpretando as músicas do Roberto.

Por favor onde anda esse cara! sera que ele é vivo. Devo adiantar que ele tem um bom feeling, e li numa revista que foi ele que introduziu o Hammond no Brasil.

Theo22
Veterano
# abr/05
· votar


Siul

Deve ser um grande músico, porém não conheço, assim como muitos outros.

Mas o pessoal aqui com certeza saberá dizer algo sobre o Lafayette.

Tocando Hammond, hoje me parece que Roberto Carlos não usa mais Hammond nos shows finais de ano que faz na Rede Globo.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/05
· votar


Tem uma curiosidade bacana sobre ele: o Lafayette tocou com o Robertão nos anos 60, quando a "onda" no Brasil era imitar as bandas e cantores gringos (em especial os italianos, que tinham um movimento semelhante à jovem guarda). E o que as bandas gringas usavam em sua maioria? Aquele timbrezinho safado transistorizado de órgão Farfisa, não por acaso italianos (hoje são cultuados, mas na época eram usados por serem mais portáteis e baratos, uma imitação bem precária de um hammond). E o Lafayette, ao tocar nas suas primeiras sessões, foi lá com o seu Hammond e tirou até o sangue do monstrão, com aquela timbragem que a gente conhece muuuuuiito bem de outros carnavais. Mas o bicho pegou: não sei ao certo se o foi o produtor ou o próprio RC, que ao ouvir as primeiras gravações já com o Hammond, soltou a piriquita e "obrigou" o coitado a achar o timbre das bandas que eles estavam tentando clonar. Ele acabou criando registros de drawbars e vibrato próprios, colocando nos discos o mesmo som que se ouvia nos LPs que eram a "referência estrangeira" da época.

Ou seja, o Lafayette foi um dos "introdutores" do hammond no Brasil, mas tinha que usar o instrumento de forma limitadíssima (leslie? nem pensar), para emular o timbre de teclados que na época tentavam (sem sucesso) simular um B3. É mole?

ROTTA
Veterano
# abr/05
· votar


Mr_Mojo_Rising
Tem uma curiosidade bacana sobre ele

Ótimas informações, cara! Não sabia disso, e adorei ler. :-)
É realmente uma ironia do destino isto.
Abraços.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/05
· votar


hehehehe...

O legal é que ele referência pra gringaiada tbem.... Neguin de música eletrônica e hip hop vive sampelando ele... pensar q td começou meio pro acaso...

abs.

Bico
Veterano
# abr/05
· votar


Resumindo:

O Hammond do Lafayette era tipo uma Betty a Feia. É isso?


Mas na novela fizeram mesmo a Betty ficar bonita depois?.. Se não ficou, então... É...
Ah! Vcs entenderam.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/05
· votar


Vc precisa sair mais de casa amiguinho. Tomar um sol, um picolé de graviola, essas coisas...

:P

Bico
Veterano
# abr/05
· votar


Mr_Mojo_Rising

Zoa não, ou. Num já te falei sobre o problema com a calça centro-peito?..

Eehaa

OKAWA
Veterano
# abr/05
· votar


Pois bem,ninguem respondeu a pergunta,afinal o lafayette está vivo?e se tiver,o que ele faz hoje.

Ric
Veterano
# abr/05
· votar


Vivo ele esta. Mas musicalmente já morreu faz tempo....

Rosalvo
Veterano
# abr/05
· votar


Pois bem,ninguem respondeu a pergunta,afinal o lafayette está vivo?e se tiver,o que ele faz hoje.

Lafayette está vivo, aqui pelas bandas do Rio.
Toca em Niterói e São Gonçalo.
Quem quiser procure no "Caneco 90" . . .

Se quiserem manda até um recado p/ ele. É provável que fique muito feliz em saber que existe gente nova que fala, sabe e tem curiosidades sobre ele.

Abraços
Bons sons
Rosalvo
www.sousoul.com
rosalvo@brflash.com.br

Rosalvo
Veterano
# abr/05
· votar


Boas informações Sir Mr Mojo.

Gostei da sugestão do picolé de graviola . . .

Abraços
Bons sons
Rosalvo
www.sousoul.com
rosalvo@brflash.com.br

Siul
Veterano
# abr/05
· votar


Rosalvo. Obrigado pela resposta. Nós precisamos valorizar também os músicos brasileiros. A época inicial do Roberto Carlos, são minhas músicas preferidas, tanto é que tem gente regravando até hoje.

Precisamos resgatar mais essa sonoridade e trazer os teclados para frente do palco.

Sem dúvida que Lafayette deveria estar fazendo sussesso hoje tbém.
e ser o nosso mestre do Hammond.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mai/05
· votar


Ei galera, pra quem quiser conhecer, econtrei uma coisa que pode ser interessante:

http://www.mercadolivre.com.br/jm/search?as_word=hammond&as_pr_categ_i d=&as_search_both=Y&as_categ_id=4415

Abraços.

Dimi Pop
Veterano
# mai/05
· votar


Eu particularmente acho ele muito brega, mas isso não significa que o cara toque mal...
Ele toca toda semana na praça de alimentação em um Shopping quase falido aqui na minha cidade(Niterói-RJ), baile de coroas sacou?!?!?!?!?!

ymen
Veterano
# mai/05
· votar


volta e meia recebo uns flyers pela internet do "lafayette e os tremendões" eles tocam em alguns lugares e deve ser rock a parada.
Só não sei se ele ainda leva os hammond para os shows.

Peterson Faria
Veterano
# set/05
· votar


kem tiver máteiral do Roberto a música nova etc e keira trocar tb blz.

maadonismy
Veterano
# out/05
· votar


O problema do Lafayette é o mesmo de todo artista brasileiro, ou seja, tem que ser estrangeiro para ser reverenciado ou ter bundão e peitão (de silicone, claro!) para fazer sucesso. Sabendo-se que com 5 anos o Lafayette já tocava (o dom veio do útero de Cornélia, sua bela mãe) e vive exclusivamente de música até hoje, aos 62 anos, não entendo como esse povo pode duvidar de sua capacidade musical. É uma pena que o silicone tremulando faça mais sucesso que esse gênio.

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# out/05
· votar


maadonismy

O Lafayette fez muito sucesso sim,mesmo sendo BRASILEIRO,vendeu milhares de Lps,na década de 60/70,Ele fez muito sucesso na sua época,hoje ele tem que dar lugar aos outros musicos.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# out/05
· votar


hoje ele tem que dar lugar aos outros musicos.

Mesmo hoje só tendo 99% de merda por aí?? Discordo, acho que tem que ter espaço pra tudo o que é bom. Como NA MINHA OPINIÃO a maioria das coisas feitas hj em dia é de qualidade duvidosa ao extremo, prefiro continuar ouvindo Deep Purple, Allman Brothers, Uriah Heep, Casa das Máquinas, Mutantes, Steppenwolf, Raul Seixas, o próprio Lafayette e tantas outras coisas que faziam antigamente e que tinham qualidade. Antes que venham me xingar de velho parado no tempo no tempo, tenho só 27 anos, apenas o que aconteceu é que pouquissima coisa feita dos anos 80 pra cá mexeu comigo. Portanto, o quanto mais de espaço essas velharias como o Lafayette continuarem tomando das merdas que rolam por aí, pra mim é melhor.

Theo22
Veterano
# out/05 · Editado por: Theo22
· votar


Hammond, onde estão os organistas no Rock atual???
O Rock internacional mais atual só tem guitarra como instrumento principal.

Cadê os Hammonds nos dias atuais, salvo o atual D.T que modernizou o Dream Theater com um gama de timbres novos e interessantes.

Vemos que hoje a grande maioria das bandas de Rock internacional do momento, aboliram a idéia de usar um hammond como o Deep usava.

O guitarrista ama isso, temos a batera + baixo, o guitarra que comanda, vai fazer todo o caminho da música, ele nem sente falta de tecladista. Salvo pra fazer uns pads legais, mais pra tocar a altura dele, com hammond drive..hehe acho que a grande maioria, não quer.

Queria ver uma banda de rock trazer de volta o Hammond com muito drive na parada. Mas acho difícil.

Isso não é um texto contra os guitars, apenas falo que é um prato cheio para o quita, tocar em uma banda onde o som dele sempre será o principal.

maadonismy
Veterano
# out/05
· votar


GIANCARLO TARDELLI

Meu Rei.
Concordo que outros artistas devam ter chance. Só não concordo que para isso devamos esquecer os talentos verdadeiros simplesmente porque o tempo (que é um cupim) passou. Pense em Pixinguinha, Noel, Cartola, Elis, Raul Seixas e perceba que são reverenciados porque morreram pois se estivessem vivos estariam quase no anonimato como é o caso do Lafayette. Será que o Lafayette vai precisar morrer para ser reconhecido??? Não importa quanto tempo passou, o que importa é que as gravadoras não gravam Lafayette (quem sempre gravou Lafayette foi a CBS) porque as pessoas se iludem com imagem e não com música. Abrços. maadonismy

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# out/05
· votar


maadonismy

Estariam no anonimato como é o caso do Lafayette(2)

Assino em baixo em tudo que você escreveu,é que ninguem me entendeu no post anterior,abraços.

yanni540
Veterano
# out/05
· votar


E aí galera, descobri uma musica antiga da banda brasileira The Fivers, com timbres de orgãos. Ouçam um pedacinho de "Eu e o Sol" (Nº9)só que tem que clicar na musica nº 8 eheheheh!!! Não sei explicar o porquê.
http://www.submarino.com.br/cds_productdetails.asp?Query=ProductPage&P rodTypeId=2&ProdId=207522&franq=102414

CorreiaBass
Veterano
# out/05
· votar


Caras, quem quiser saber mais sobre o Lafayette, veja uma entrevista imensa dele no site www.jovemguarda.com.br . Lá, ele fala coisas impressionantes sobre o B3 e sobre os artistas que acompanhou na Jovem Guarda. PS.: tenho só 23 anos, e, concordadando inteiramente com o Mr_Mojo_Rising, só ouço coisa antiga. O moderno não me atrai. Inclusive, coleciono lp's e tenho vários do Lafayette. O cara é bom!

maadonismy
Veterano
# out/05
· votar


CorreiaBass
O cara é duplamente bom. Além de ser um músico de primeira é uma pessoa super simples e do bem. Se quizer coinferir, vá a uma apresentação dele e tente um diálogo ... você vai se surpreender com sua simplicidade e simpatia.

claudinho Dedos Mágicos
Veterano
# out/05
· votar


Seria bom que nós, primeiramente os músicos, não esqueçamos dos nossos mestres, os caras que tiravam leite de pedra na sua época, tocando com instrumentos que exigiam muita técnica e criatividade (muitas vezes e salvas as excessões) e, tb, absurdamente rídiculos para alguns de nós hoje, com sonoridade pouco interessante às vezes. Eis os verdadeiros feras!
Esse cara deve ser um puto dum gênio, daquele tipo `gente como a gente`, um Zeca Pagodinho, que não liga pro estrelato e faz música por amor antes de tudo.
Foi bom saber algo sobre ele e vou até ouvir uns discos do Roberto para acompanhar algo desse músico.
Abraço.

claudinho Dedos Mágicos
Veterano
# out/05
· votar


Cara, será que o arranjo de AMADA AMANTE foi executado pelo Lafayete no disco do Roberto Carlos, no original?

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# out/05
· votar


Lembrando que até onde eu sei, o Lafayette acompanhou o RC só na fase jovem guarda mesmo, na fase romantica não sei se ainda é o cara.

maadonismy
Veterano
# out/05
· votar


claudinho Dedos Mágicos

Meu Rei,
O Lafayette tem a música na alma e não no bolso. Esse é o veirdadeiro artista não esses fabricados que passam como um cometa. Infelizmente esses conseguem fama, projeção na mídia e... muito dinheiro. Enquanto isso, músicos como o Lafayette ficam renegados. Uma pena mesmo.
Não deixe de ouvi-lo tocar, será um bálsamo para seus ouvidos.
Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Lafayette - Hammond - Roberto Carlos