Lafayette...

    Autor Mensagem
    Manohai
    Veterano
    # out/04


    Vocês sabem onde eu encontro a coleção: "Lafayette apresenta os sucessos"

    Manohai
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Bom... Eu acho que muitos aqui não devem conhecer o Lafayette, conhecido com o "co-inventor da Jovem Guarda" e um dos grandes mestres do orgão Hammond.
    Vou colocar aqui um texto, que eu copiei da internet, pra que vocês possam se familiarizar com ele.

    :-)
    -------------------------

    "A série de discos 'Lafayette Apresenta seus Sucessos', atingiu dezenas de edições, fazendo a fama de seu autor, o tecladista batizado Lafayette Coelho Vargas Limp. Lançados desde meados dos sessenta, com até duas edições anuais (sem contar a mesma quantidade lançada no exterior), seus álbuns - atualmente caçados nos sebos - adentraram os anos oitenta, pelo menos, com grande repercussão popular. O segredo do sucesso: versões instrumentais, magistralmente arranjadas, para hits e clássicos do momento, especialmente da Jovem Guarda e do iê-iê-iê internacional.
    Mas, o que era popular no passado recente, tornou-se cult nos tempos modernos, audição obrigatória para ouvintes mais ligados e jovens e antenados instrumentistas. O culto ao tecladista já contabiliza um clássico no mercado informal de CDr, uma coletânea dupla com seus sucessos dos anos setenta. Apesar disso, o tecladista não conta com o devido reconhecimento, diante da extensão, da qualidade e da influência de sua obra, especialmente no período da Jovem Guarda.
    Assim como a guitarra de Lanny Gordin faz parte da estética musical tropicalista, os teclados de Lafayette, ao lado da 'fuzz-guitar' de Renato Barros (do Renato e Seus Blue Caps), contribuiu decisivamente para construir a identidade sonora da Jovem Guarda. A sua presença é inconfundível em várias e clássicas canções dos principais ídolos do movimento, desde sua estréia na música 'Terror dos Namorados', do primeiro álbum de Erasmo Carlos, lançado em maio de 1965. É dele também o órgão de 'Quero Que Vá Tudo Pro Inferno', de Roberto Carlos, que marcou o gênero para sempre. Uma espécie de 'marca registrada' da Jovem Guarda que, inacreditavelmente, nasceu do acaso (veja entrevista nesta edição).
    A trajetória artística do tecladista e arranjador Lafayette, nascido em março de 1943, iniciou aos cinco anos no Conservatório Nacional de Música, no Rio de Janeiro. Com o surgimento do rock and roll, passa a integrar o The Blue Jeans Rockers, não por acaso responsável pelo primeiro rock instrumental gravado no país. Junto com ele na música 'Here Is The Blue Jeans Rockers' estão os futuros Luizinho e Seus Dinamites, Luizinho (violão elétrico) e Euclides (guitarra). A música é inédita em CD, podendo ser ouvida no volume 2 da série 'Brazilian Instrumental Rarities', lançada em cdr pelo e-zine 'Instrumental NewsLetter.
    Os discos permanecem inéditos, em sua maioria, com apenas algumas poucas e tímidas coletâneas oficiais relançadas em cd - uma delas somente com hits e clássicos de Roberto Carlos. Ele também pode ser ouvido na série 'Os Anos da Beatlemania', que traz suas versões instrumentais para os clássicos de Lennon & McCartney, com destaque para a sensacional 'Day Tripper'. Antes de gravar com a Jovem Guarda, e de forma o Lafayette e seu Conjunto, o músico teve outros dois grupos, o Sambrasa e Lafeyette Seu Piano e Ritmo, no início dos anos sessenta."

    (Texto de Fernando Rosa)

    Manohai
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Égua meu!!! Ninguém saca porra nenhum deste músico brasileiro!? Nem tu Dill Maestro?

    CorreiaBass
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Ô, brother! Sou frequentador do fórum de contra-baixo, e entrei aqui querendo saber curiosidades sobre órgãos elétricos. Conheço muita coisa sobre o Lafayette, embora tenha apenas 23 anos. O cara foi quem colocou o B3 na Jovem Guarda. Coleciono LP's, mas só tenho 4 volumes da série "Lafayette apresenta os sucessos". Em CD, infelizmente não saiu muita coisa. Só compilações. Quando eou tiver alguma novidade, eu lhe aviso. Flw!!

    CorreiaBass
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Cadê você, brother? Manda mais informações pra gente ficar sabendo das novidades. Visite o site www.jovemguarda.com.br qie tem uma entrevista dele lá. Tá massa!!! Abraço!

    maadonismy
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Manohai

    Vale à pena você perguntar ao próprio (lafayettelimp@ig.com.br). Acho que você vai ter oportunidade de saber isso e muito mais.
    Abraços
    maadonismy

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Lafayette...