Leslie caseira... Testes e impressões.

Autor Mensagem
sarpa
Veterano
# abr/05


Boa tarde galera das teclas, tudo legal?

Estou aqui pra colocar minhas impressões sobre o projeto de um amigo aqui do fórum que pude conferir de perto.
O nosso companheiro de fórum Adão Chagas à algum tempo veio trabalhando e estudando uma forma de construir uma leslie que fosse de um custo acessível e com uma certa qualidade sonora para uso de nós, mortais tecladistas...

Fomos testá-la juntamente com o "hammond'ista" Flávio Naves.

Um Hammond XK-3 simplesmente plugado à Leslie de fabricação caseira do nosso amigo Adão.

Primeiro se tratando de visual, essa Leslie não deixa nada à desejar. Visual incrível, caprichado e de muito bom gosto. Excelente!
Ela é um pouco menor que as famosas Leslies 122 e a da Meteoro, porém é bem pesada, por causa das madeiras (que devem ser bem firmes e pesadas para que a caixa não "trepide") e mecânica interna.

E o transporte? Ela se encaixou perfeitamente no porta malas de um Golf (dos novos), parece até que foi fabricada sob medida. Ou seja, a questão portabilidade dela também é muito interessante.

Agora vem a parte mais importante... O SOM.
Não sei se era por causa do Hammond XK-3 ou por causa da própria Leslie... só sei que a união dos dois ficou exorbitantemente bom!

O efeito "rotary" da Leslie também de muita qualidade. Com um acionamento rápido e preciso. Tudo em seu devido lugar.

A princípio, senti um pouco de "perda" nos agudos, mas isso foi resolvido na equalização do amplificador da caixa. Outro detalhe que eu atentei bastante, foi o fato da amplificação daquele protótipo não ser valvulada, mas, mesmo assim não deixou nada à desejar na questão "qualidade timbrística".
Fiquei imaginando o som que ela ficará quando for implantado uma amplificação valvulada... show de bola!

O Adão estava me explicando também um pouco sobre a perda dos agudos.
Existe um aparelho usado em equipamentos de P.A. e também utilizado na Leslie chamado "crossover".

Mas o que o crossover faz?
Ele divide a frequência do sinal de entrada em duas vias, uma para as frequências mais altas (agudos) e a outra para as frequências mais baixas (graves). Isso faz com que, por exemplo, não vá graves para o driver das cornetas, o que, se acontecesse, iria queimá-lo.
Isso faz com que haja um pouco de perda nos agudos, por ser um "crossover" transistorizado, muito diferente dos utilizados antigamente.
Mas isso é facilmente solucionado na equalização do amplificador interno.

Concluindo,
a união do Hammond XK-3 e a Leslie fabricada pelo Adão ficou excelente.
Gostaria de parabenizá-lo pelo projeto que, com certeza terá futuro. Mesmo por que, o custo é relativamente muito baixo comparando com as outras existentes no mercado.

Agora, meu próximo passo será testar meu VK-1000 com esta maravilha e ver o resultado... Depois, quem sabe ter uma Leslie portátil.

Tenho fotos desse "encontro", que quiser conferir, entre em contato comigo ou até mesmo com nosso amigo Adão Chagas. Áh, peçam à ele uma amostra do som da Leslie fabricada por ele. Vocês notarão uma grande fidelidade à Leslie original.

Um grande abraço,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br

Zara
Veterano
# abr/05 · Editado por: Zara
· votar


sarpa
Meu Deus! Ele já patenteou o projeto?
Quem dera ter um simulador de Hammond pra ligar numa Leslie caseira...
Quero ver as fotos!!

Que tipo de motor ele usou pra fazer a rotação e o controle da velocidade (fast rotary, slow rotary...)? E as cornetas?

Aquele abraço, e parabéns ae pro Adão.

sarpa
Veterano
# abr/05
· votar


Zara, o motor eu não sei qual o usado. Mas foram dois motores, um para as cornetas e outro para o woofer.

O acionamento era feito através de um footswitch com 2 botões. Um deles alternava a velocidade em slow/fast e o outro, colocava a caixa em "stop".

Um abraço,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br

CIRO
Veterano
# abr/05
· votar


sarpa
Muito legal...
O Flávio Naves estudou com a minha irmã na Unesp...Ele fazia o curso de odontologia com ela. Parece ser um cara gente fina, apesar de só ter visto ele uma vez.

Paul Miander
Veterano
# abr/05
· votar


Quem dera ter um simulador de Hammond pra ligar numa Leslie caseira...

já ouvi falar que qualquer orgãozinho mais ou menos ligado em uma Leslie de verdade dá um puta som!
uma vez uma cara tocou com um casio daqueles com mini teclas numa leslie e falaram que o som estava mto foda!
agora naum sei, eu não estava lá eheh entaum não sei!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/05
· votar


Ah, CIRO, isso não eh nada. Ele namorou a minha prima e levava o meu cachorro pra passear.. hauehuhehu... Zuera.

Ô Sarpa, sabe se ele modificou o prototipo desde aqueles mp3 que ele mandou pra mim q eu te mostrei?? Aqueles de Child In Time sendo tocadas com um Hammond M3, um Hammond XB2 e um Alesis QS6, todos através da leslie, q eu coloquei on line faz um tempo aqui no forum...

Mas então, será q nao rolam mp3 do XK3 com e sem leslie pra gente ouvir a diferença?? Se bem que eu sei q a principal diferença de uma leslie pra um simulador de leslie eh quando vc esta presente fisicamente no lugar. Os falantes ali girando sao fodas....

CIRO
Veterano
# abr/05
· votar


Mr_Mojo_Rising
Nossa...Que mundo pequeno.ahahuahua

sarpa
Veterano
# abr/05
· votar


Mr_Mojo_Rising, nada gravado por enquanto.
Só as gravações com o XB-2 mesmo...

Um abraço,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br

adao chagas
Veterano
# abr/05
· votar


Olá pessoal,

Primeiramente gostaria de agradecer ao Sarpa pela força. O meu principal objetivo é popularizar o uso desse maravilhoso equipamento entre os tecladistas brasileiros e por isso desenvolvi um projeto onde o ponto alto é a simplificação, sem a perda das características originais, visando a facilidade de manutenção, que é crítica no modelo original. Não há, portanto, necessidade de um técnico especializado para efetuar eventuais consertos. A caixa que o Sarpa viu já é a terceira desde o protótipo e tem várias melhorias, principalmente nas variações de velocidade e soa melhor do que qualquer simulador eletrônico. Entre hoje e amanhã espero colocar no ML uma unidade à venda, com o amplificador bi-amp de 200W.

Um abraço

ROTTA
Veterano
# abr/05
· votar


Só tenho um comentário: Hammond é do caralho! :-D

Bico
Veterano
# abr/05 · Editado por: Bico
· votar


Free the MP3s!

* Já ia me esquecendo:
Zara
Não vai se pronunciar sobre seus projetos, não?
Heeha!

Zara
Veterano
# abr/05
· votar


Bico
Eles ainda não foram patenteados... haeiaha
Vai que alguém rouba minha idéia e fica rico às minhas custas?!?!!
iuHAiuhaihaihIHAIHaiHHO

Zara
Veterano
# abr/05
· votar


Paul Miander
Oba. Eu já tenho o Casio com mini teclas. Agora só falta a Leslie. =P

Theo22
Veterano
# abr/05
· votar


adao chagas - o inventor escreve:
O meu principal objetivo é popularizar o uso desse maravilhoso equipamento entre os tecladistas brasileiros.

É... concordo, pois não sei o que é nada disso, estou pesando em um robô que cospe fogo, certo?...rsds

Abraço e parabéns seja o que for que estiver criando!

Bico
Veterano
# abr/05
· votar


Zara
É!
Leslie Nielsen já roubou o nome.

Zara
Veterano
# abr/05
· votar


Bico
Leslie Nielsen... rouba ate nome de especificação pra rotação de LP player
33 e 1/3...

Ouuuuuchh
Bem no olho.

Bico
Veterano
# abr/05
· votar


Zara
O Will Smith defendeu o Leslie nesse caso.
Ele disse: "Não foi ele quem robou. Eu robô."
X_X

Perdi. =(
Vou durmir, eheh.

Paul Miander
Veterano
# abr/05
· votar


alguém confirma o boato que eu disse acima?
eu e Zara estamos esperando heehe quem sabe é só comprar a leslie :P

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/05
· votar


Paul Miander,

Quando usava o PSR 630 ainda, liguei o bicho num Korg G4 (simulador de leslie) de um camarada guitarrista... Sem palavras pro som que saiu cara... Imagine uma leslie de verdade... Arrisco dizer que boa parte do "som hammond" é a leslie... Então acho que é verdadeira a sua afirmação...

Paul Miander
Veterano
# abr/05
· votar


Mr_Mojo_Rising

/empolgado mode on

Qto vale esse G4?

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/05
· votar


1) Ele tá fora de produção. Ou seja só se acham usados.
2) Quem tem não vende.

hehehehe... foi malz... Então... Mas se vc tiver sorte, vale de 400 a 700 reais mais ou menos...

adao chagas
Veterano
# abr/05
· votar


"Arrisco dizer que boa parte do "som hammond" é a leslie..."

Concordo plenamente. Já liguei vários teclados na minha caixa e o resultado é excelente. Acho mais empolgante usar um teclado com um bom som de Hammond ligado numa Leslie do que o próprio sem ela.

Já coloquei a caixa à venda no ML.

V. Augusto
Veterano
# abr/05
· votar


sarpa
Aew!

Há muito tempo atrás, neste mesmo fórum você postou algo dizendo que você e seu irmão estavam tentando montar uma, lembra?

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/05
· votar


Adão, a caixa que está à venda no ML funciona com aquele sistema de 11 pinos só ou com o bom e velho P10 também? É o modelo "não-valvulado" conforme o Sarpa falou?? Tem algum controle sobre a saturação ou overdrive??

Tô aqui torcendo pra dar certo o seu projeto, e que logo eu possa levar uma pra casa também... :)

[ ]´s.

adao chagas
Veterano
# abr/05
· votar


Olá Mr_Mojo,

A caixa só possui o P10. O amplificador que será colocado é um bi-amp, com um módulo para os graves e outro para os médios e divisor ativo de 800Hz. Esse modelo que está à venda é uma "mini- Leslie" e só comportaria um amp valvulado externo. No modelo maior, com o tamanho da 122, é possível colocar um amp valvulado. Eu utilizei essa caixa com o XB-2 e timbre ficou fantástico. Vou tentar fazer um teste usando um pedal de overdrive para ver o resultado.

Um abraço

adao chagas
Veterano
# abr/05 · Editado por: adao chagas
· votar


Ontem fiz um teste usando um pedal Blues Breaker 2 da Marshall e gostei bastante do resultado. Apesar do efeito de overdrive não ser igual ao valvulado o efeito Leslie real ajuda um pouco.

Max Neisser2001
Veterano
# abr/05
· votar


Olá galera ! Que legal essa história da Leslie Nacional ! Parabéns ao fabricante ! Estava lendo e vi que segundo Sarpa disse o Flavio Naves deve ter uma dessa , espero que quando ele volte a tocar aqui no Rio ele venha com ela para eu ver , diga-se de passagem ele toca muito , um dos melhores que já vi ! Quando ele esteve aqui no mistura fina tinha uma Caixa Leslie enorme , parecia uma geladeira , era animal ... (rs) .

Theo22
Veterano
# abr/05 · Editado por: Theo22
· votar


Puxa, parabéns aos músicos que tiveram garra para finalizar o projeto, já vou logo avisando, nunca vi uma caixa dessa, e tão pouco sei sobre isso, mas após muitas perguntas, pesquisadas, estou finalmente por dentro dos hammonds e caixa leslie, porém precisava ver e conversar ao vivo pra entender como funciona, assim saberia dizer se tal efeito rotary de um teclado é bom ou não.

Verifiquei no M.L uma no valor de R$ 3200.00, deve ser essa; nossa, tenho duas caixas da D.A.S $1000 cada, sabia que boas caixas de som eram caras, mas essa LESLIE... Como será que fica o som de orgão de teclado saindo por essas caixas?

adao chagas
Veterano
# abr/05
· votar


Obrigado Max e Theo22,

Na realidade o Flávio fez um teste rápido durante a passagem do som, mas existe a possibilidade de que ele a utilize num show futuro. A Leslie não é uma caixa de alta fidelidade, pois modifica um pouco o timbre, o que é ótimo para sons de órgãos, mas não recomendado para piano acústico, por exemplo. Infelizmente só seria possível reduzir o preço se ele fosse fabricada em série, o que o mercado não permite. Vale a pena experimentar uma para ter idéa do efeito ao vivo.


Um abraço

sarpa
Veterano
# abr/05
· votar


adao chagas, que tal combinarmos um teste para esse sábado aí em sua cidade?

Um abraço,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Leslie caseira... Testes e impressões.