Quem já fez uma Leslie caseira?

    Autor Mensagem
    Pajé
    Veterano
    # dez/08


    Quantos já se empenharam num projeto alternativo para construção de uma caixa Leslie?...Quais foram os resultados?...Quais foram as dificuldades?...
    Quem for simpatizante desse fenômeno físico chamado Leslie que consagrou os timbres da Hammond, queiram compartilhar suas experiências e conhecimentos.


    agradeço, desde já, as colaborações!

    ROTTA
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Ele fez: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/85275/

    Abraços.

    Pajé
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Pajé
    · votar


    Andei pesquisando sobre isso aqui no fórum e já havia percebido a utilidade do nosso colega Adão Chagas. O que eu não gostaria, era de me limitar só nele, quero ver novas participações também- considerando que os arquivos datam de um bom tempo, e o Adão não aparece mais por aqui.
    Apenas quero reciclar os conhecimentos e promover uma confraternização de idéias entre os aficcionados ou simpatizantes desses equipamentos.

    provavelmente alguma referência nova sobre esse tipo de empreendimento surgiu no curso desses anos, e talvez até o próprio Adão tenha aperfeiçoado seu projeto.

    Portanto, sem a intenção de desafiar as indicações do Moderador, desejo que participem.



    com respeito, Pajé.

    ROTTA
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Pajé

    O ideal seria retomar o tópico antigo, mas vamos ver se a discussão rende neste...

    O que eu sinto é que o pessoal que curtia Hammond era muito mais participativo há alguns anos, e ultimamente restaram dois públicos: os PSRzeiros e os que querem discutir top-ninja-workstations.

    Pessoalmente, só não faço uma leslie caseira por falta de (1) habilidade e (2) tempo. =)

    Abraços.

    pedro_tecla
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    até que e legal esse negocio de caixa leslie,queria saber como encontrar?

    Marcos Bruxo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    uma gde dificuldade em fazer uma leslie esta em fazer com o processo de " girar" ocorra sem q o motor transmita o ruido!!!!
    uma vez tentei fazer uma com motor de centrifuga de frutas!!!!
    o motor em si poko fazia barulho , porem dava interferencia!!!
    então passei a pensar mais ainda em uma Tokai Tx-5 rsrsrs ;-)

    é mais facil porem meio salgado !!!!

    Pajé
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Pajé
    · votar


    Legal as afinidades que encontramos por aqui no fórum, acredito que o interessante é sempre exercitar o "paladar", de modo que resgatar um tópico como este talvez seja a única maneira de reunir novamente a galera de tempos atrás que trocavam idéias com maior disposição, sem intrigas...
    As correspondências tomavam um caminho mais útil para a proposta do cifraclub. Mas acredito que a geração "malhação" e "orkut" tenham distorcido um pouco isso.
    Como afirmou nosso amigo ROTTA, os PSRzeiros e os Top ninjas workstations dominaram geral...; nada contra, mas os caras querem tirar o tempo todo "leite de pedra", como diz meu avô.

    Pajé
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Pajé
    · votar


    Marcos Bruxo


    Imagine cara que tabém fiz uma experiência semelhante, com o intuito de apenas confirmar o efeito Doppler, o fenômeno físico que a Leslie gera com sua corneta e rotor:

    era bem simples, uma estrutura de isopor, como plataforma para segurar um pote de manteiga com um twterzinho passivo embutido (dessas caixinhas de som) - isso era pra aprisionar ao máximo o som e conduzí-lo depois com um cano PVC de menor diâmetro na vertical a outro de maior na horizontal, que girava suspenso sob uma plataforma superior impulsionado por um motorzinho de Tape-Deck; pronto aí estava minha corneta improvizada, que atingiu uma velocidade bacana, por obra do acaso, próxima ao fast da Leslie. Eu vibrei com o resultado daquele brinquedo cara! Foi incrível tirar um rendimento daquele de uma merda de material reciclável num impulso que tomei de zueira.

    .....só meu coroa que não ficou muito satisfeito, porque destruí o rádio dele, hehe....

    abraços!

    tecladoprofusao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Pajé
    Leslie "ecologicamente correta"! :)

    Pajé
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    tecladoprofusao

    pois é cara, foi uma brincadeira sem compromisso, mas o efeito me surpreendeu.

    Pajé
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    ...se o Adão Chagas ainda for usuário desse fórum e ainda for admirador de Hammonds e Leslies, por favor, se manifeste e troque idéia conosco. Gostaria que compartilhasse alguns dos conteúdos que adquiriu ao longo do tempo referentes a esse tema, se evoluiu seu projeto, fez alguma alteração, trabalhou sua transistoração ou valvulação.

    com respeito, Pajé.

    Pajé
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Vamos pessoal, participem!

    Vamos agitar isso aqui!

    adao chagas
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: adao chagas
    · votar


    Pajé

    Ainda faço parte do fórum e o acesso quase diariamente. Vi a sua iniciativa e a acho muito interessante, colocando-me à disposição para esclarecer algumas dúvidas.

    Um abraço

    tecladoprofusao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Desculpa se a pergunta é idiota, mas... Leslie tem que obrigatoriamente ser valvulada? Tem um amplificador automotivo Tojo encostado aqui em casa... desde 1985...
    Dá pra conseguir um efeito legal com amp transistorizado?

    Pajé
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Legal Adão, você aparecer por aqui.
    Tenho acompanhado, via fórum e you tube, seu peojeto Leslie e a erudição que demonstra a respeito. Admiro tua iniciativa e reconheço a importância disso para nós aficcionados do "3º mundo".


    Uma pergunta:

    você desenvolveu ou trabalhou no projeto algum circuito valvulado ou trnsistorizado?

    até mais...

    johnny_floripa
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: johnny_floripa
    · votar


    Pajé

    Já olhou este aqui?

    http://www.mantor.info/Hobbyhjornet/DIY_leslie_speaker/DIY Leslie Speaker.htm

    Pajé
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    johnny_floripa

    não tá abrindo esse link aqui cidadão.

    Pajé
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Pajé
    · votar


    vamos falar sobre valvulas e transistors para Leslies galera !!!!!!!!!!!

    johnny_floripa
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Pajé

    Copia o link e cola no navegador

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Da porra... era bom um esquema e desenhos técnicos disso... ajudava bastante... a marcenaria não é tão complicada...

    Se me arrumarem detalhes, fotos sei lá... eu passo pro CAD e deixo aqui pra vocês os PDF da parte de Marcenaria... e alguém podia destrinchar a parte eletro-mecânica!!!

    adao chagas
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Olá pessoal,

    O primeiro conceito importante a respeito da Leslie é o fato de ela não reproduzir com fidelidade as frequências da entrada, ou seja o som sai alterado pelo formato da caixa e pelo uso dos falantes, especialmente do driver fenólico. É isso que produz o famoso timbre e não o fato de ser valvulada. A minha caixa é transistorizada, mas já experimentei um amplificador valvulado dos anos 70 ligado nela e houve, sem dúvida, um som mais encorpado e aveludado. Estive na Expomusic e pude experimentar o TX-5 ligado na Leslie da Meteoro, que é valvulada e, exceto
    pelo drive, não senti muita diferença em relação à minha caixa. Portanto, não vejo problema no uso de amplifcadores
    transistorizados e já recebi visita de pessoas que possuem a Leslie original e aprovaram o meu projeto.
    Abaixo coloco alguns links interessantes:


    http://www.theatreorgans.com/hammond/faq/mystery/mystery.html
    http://www.users.bigpond.com/johnacollins/hammond.htm
    http://ozvalveamps.elands.com/playma...leslie6803.zip
    http://www.theatreorgans.com/hammond/faq/all_leslies.html
    http://www.cyrguitars.com/Leslie_Project.html
    http://www.captain-foldback.com/Leslie_sub/leslie_manuals.htm


    Um abraço

    Pajé
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    johnny_floripa

    cara isso parece coisa de espião, muito interessante!

    Pajé
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Pajé
    · votar


    ThyagoAmaral

    ...realmente, a construção de uma Leslie parece não desafiar tanto assim; acredito que a maior barreira seja o preconceito que existe por parte de pessoas que não depositam crédito em equipamentos não originados dos EUA.

    reconheço o "sabor" que uma Leslie clássica estimula na gente, mas aí estaríamos falando só de grife, e pelos depoimentos do Adão vemos que é bem possível obtermos um resultado satisfatório com nossas próprias mãos.

    ...imagine que tenho um móvel de madeira resistente na sala que foi feito pra virar Leslie. É um gabinete perfeito; tô de olho nele...

    Pajé
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Pajé
    · votar


    adao chagas

    além da transistorização vc utilizou algum circuito avulso de amplificador ou potência e embutiu na caixa, ou formulou algum próprio, compondo todo o percurso eletrônico?

    ...como foi a organização da sua Leslie?, com peças avulsas do mercado ou vc projetou alguns componentes(motor, freio, corneta, rotor, circuito, etc.)?

    ...porque, pelas minhas pesquisas, vejo que alguns se aventuram fazendo o que chamam de "Frankstein", misturando peças de outros equipamentos.

    adao chagas
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Pajé

    O amplificador foi fornecido por um amigo que fabrica caixas acústicas. Ele é o item que preciso trocar na minha caixa, pois não tem muita potência. A maioria das peças foi projetada por mim (sou projetista de máquinas) e usei componentes comerciais , como motores Bosch. Considero o meu projeto mecanicamente melhor do que a original, pois é muito mais simples, mais robusto e não requer manutenção especializada. Estou com ela já há 4 anos e o funcionamento mecânico é perfeito, sendo que nesse período só troquei as correias um vez por precaução e aumentei a potência de uma fonte. Da caixa original eu só queria o amplificador valvulado, o resto não me interessa.

    Um abraço

    adao chagas
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Mais um vídeo da minha caixa Leslie:

    http://br.youtube.com/watch?v=fk2t_bk8vjc&feature=channel_page

    Pajé
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    adao chagas


    Bacana Adão, percebo bem o efeito da caixa.

    Essa música do Procul Harum permite abusar da Leslie, é bem legal.

    Gostei, ....o que vc usa, o TX5?

    Pajé
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    valeu pessoal....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quem já fez uma Leslie caseira?