Façam-me gostar de Jordan Rudess!

Autor Mensagem
Zara
Veterano
# mar/05


Aê galera, todo mundo fala que o cara é isso, aquilo...
Até hj não descobri algo que me fizesse ir com a cara dele, mas como sei que o cara tem técnica e toca pra caramba, sugiram pra mim algumas mp3 ou sei lá... de preferência fora do Dream Theater (que particularmente não é dos meus estilos preferidos) que não envolva só cromatismos e fritadelas nas teclinhas.
Veleu moçada.

P.S.: NÃO estou falando mal do J.R. ;-)

sarpa
Veterano
# mar/05
· votar


Zara, estou contigo... penso da mesma forma.

Um abraço,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
· votar


P.S.: NÃO estou falando mal do J.R. ;-)

Discordo. Você me disse uma vez que a Sandy manda muito melhor que o JR.

Hhehehehe... quem conseguir convencer a minerinha dessas paradas ae, pagando mais 1500 reaus ganha o meu PSR630.

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
· votar


Realmente o Rudess tem uma fama do caramba, mas eu gosto do careca...


Tem algumas do cd novo dele q eu acho bem legais...

"Insectsamongus" que é bem progressiva e da até um clima de comédia, mas tem algumas fritações... hehe

"Bar Hopping With Mister Picky" que tem umas idéias legais, mas tb tem algumas fritações...

"Beyond tomorrow" que começa lenta no piano e depois tem uns solos dele... mas essa não é instrumental... tem um cara cantando lá, que não é ele hehe...


E tem umas do cd "An evening with Jordan Rudess and John Petrucci" que ele toca piano junto com o Petrucci na guitarra dele... desse eu recomendo:

"Hang 11" que é bem interessante...
e
"Truth" que eu tb adoro... essas duas ele só toca piano...


E outra que ele fez junto com o Petrucci só que dessa vez no Liquid Tension...

"State of grace" que ele toca piano com alguns pads... essa não tem muito virtuosismo e é bem melosa... mas sei lá... eu gosto...


Zara
dae c escolhe as que mais te chama a atenção e eu te passo no msn se quiser... mas sei não se vc vai gosta hein hehe

adnz
Veterano
# mar/05
· votar


Sou vício em DT, posso te recomenda o último álbum Train of Thought, que é bem pesado, mas tem umas coisinhas muito bem boladas no teclado, hm, uma música Instrumedley do show do DT Live at Budokan o teclado arrebenta, ih, tem mta, se vc kiseh me passa seu msn q eu t passo umas mp3's q eu tenho aqui.

Sem fala que ele foi pra Juliard com 7 anos e acabou com 19, tocou com MUITOS, muitos músicos e agora ta no DT com 39 anos eu acho, ele ja conhecia os caras do DT pelo LTE daí depois que o antigo tecladista saiu o Moore eu acho ele entro.

Ele toca pra caralho, só viaja em algumas coisas, como ja falaram aqui o Solo dele no Live at Budokan eh uma merda, distorcao wahwah sobe desce com velocidade e deu :P, nem uma notinha de piano, mas o cara se puxa toca bagarai T_T

adnz
Veterano
# mar/05
· votar


puts, eu li de preferencia do DT, nao fora do DT, argh O_o

adnz
Veterano
# mar/05
· votar


ja q eh fora, o album dele q o jaum paulo comento eh mto bom, MTO progressivo e tem umas músicas muito legais, eu n posso fala mto pq eu n ouco ele faz um tempo :p

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
· votar


adnz
quem saiu pa ele entra foi o Derek Sherinian, que foi pro Planet X, outra banda q eu curto... =]

adnz
Veterano
# mar/05
· votar


aqui vai um link com um video dele tocando um continuum, eh uma marca de um instrumento inventado faz alguns meses por algum nerd

pelo q eu entendi do tutorial do video do instrumento q eu vi mes passado ele eh controlado totalmente por midi, n tem teclas, eh soh um "pano" vermelho por cima do controlador, ai vc pode faze wahwah, subi, desce, sem precisa do pitch de bend, soh com o dedo, o video ta nesse link:

http://www.jordanrudess.com/wizlog/vids/jr-continuum-high.mpg

adnz
Veterano
# mar/05
· votar


Jaum_Paulo
planet x ruleia O_o

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05 · Editado por: Mr_Mojo_Rising
· votar


Eu não sei, não sou o maior conhecedor do cara no mundo nem pretendo ser. Mas me parece que rola esse culto exagerado ao Rudess pq ele virou uma espécie de referência pra galera dos teclados hoje em dia.

Está certo que ele tem suas qualidades , mas acho que falta originalidade pro cara, soa tudo muito estéril e gratuito pra mim. O maior mérito dele pra mim é saber extrair ao máximo os recursos dos teclados modernos e tocar com uma técnica absurda. Coisas que acabam se voltando contra ele pra mim por exemplo (e acho que pra Zara também). Quando eu ouço o cara, cada vez mais tenho certeza de que menos é mais e de que simplicidade é uma das melhores maneiras de ser entendido na música. Talvez isso aconteça por eu ser autodidata e não ter técnicas formais, mas por exemplo, as linhas toscas e sujas de teclados de "Born to Be Wild" (pra ser óbvio num exemplo que todos conhecem) mexem mais comigo do que tudo que eu ouvi do Rudess. Talvez realmente feeling seja tão ou mais importante que técnica e velocidade?

Voltando à "area de atuação" dele, se olharmos um pouco pra trás dá pra ver que nem tudo que ele faz é aquilo que parece. Algumas coisas que o tornam o cara na visão de muita gente já eram feitas há muito tempo, e não consigo "cultuar" alguém que faça isso.

Por exemplo. Agressividade nos timbres e na maneira de tocar? Jon Lord e Ken Hensley já faziam isso há quase 40 anos atrás.

Rapidez e virtuosismo? Rick Wakeman.

"Mala" e presença de palco? Keith Emerson girando com o piano no ar é um bom exemplo disso até hoje.

Isso só pra ficar nos chavões e nos caras prog-hard-metal que começaram toda essa bagaça. Ou seja, não vejo nada de novo e de "evoluído" nele, a não ser os já citados recursos de teclados modernos e técnicas de academias de música. Pefiro ouvir os caras aí que "criaram" as coisas pelas quais, ironicamente o Jordan Rudess é famoso. Por essas e por outras que eu não entendo o cara também.

Me desculpem se falei alguma besteira ou se soei datado com referências "antiquadas". Mas sei lá, acho que a melhor maneira de se conhecer algo é sabendo de onde veio. Não é pretensão de ensinar nada a ninguém, longe de mim, na boa. Mas, já que esse é um lugar pra aprender (onde já aprendi e troquei muitas experiências), quero aproveitar também para tentar entender de onde vem todo o bafafá em torno do "mito".

Só meu ponto de vista, não quero ofender o gosto de ninguém.

[ ]'s.

sarpa
Veterano
# mar/05
· votar


... faço minha as palavras do Mr_Mojo_Rising.

Paul Miander
Veterano
# mar/05
· votar


ele é mto sem graça! só sobe e desce escalas no solo, tem um péssimo gosto para timbres...
no piano ele manda mto bem, isso é verdade, mas tb é meio enjoativo... mas eu curto MTO mais ele no piano!
sem contar os solos extremamente mecânicos q ele faz com hammond... mto sem graça...
mecânico... sem "feeling" nos leads tb...
só escala pra cima e pra baixo ae arpeggios e dives...

sou mto mais o Kevin Moore, q faz arranjos simples porém cheios de coisas boas, solos simples mas com puta feeling...
mesmo pro Sherinian... q destaca nos timbres!

sem contar o Rudess tornou o DT numa banda "olha o q eu consigo fazer"
estragou o petrucci... e sem contar q ele é nerd pacas... naum tem presença de palco...
aquele solo dele no live at budokan?
é ridículo aquilo.... mto ruim mesmo! enjoativo, sem criatividade... enfim... mto ruim

velocidade? qualquer macaco treinado consegue ter
fazer melodias boas? o macaco tem q treinar bemmmmmmmmmmm mais!

eu acho q ele naum passa de um nerd qrendo ser rockeiro!

Jon Lord lá, veião pega o hammond dele e destrói, faz solos improvisados com um puta bom gosto e swing, bem melhor q os q o JR produz no estúdio dele pensando...

Mas gosto é gosto!
Mesmo coisa para Vitalij Kuprij... Jenns Johansson... e outros "só sei correr escalas nos meus solos! olhem como sou rápido"

se vc quer solo rápido de bom gosto ouça Matt Guillory!
se quer solos com um swing bom e improvisos doidos: Jon Lord!
solos cheio de gosto e tempero: Kevin Moore e Derek Sherinian!
timbres ótimos e solos ótimos: Tony Banks e o tecladista antigo do Camel
enfim...
tem mtos caras melhores, mais criativos...

Paul Miander
Veterano
# mar/05
· votar


eu consigo tocar mtas coisas q o JR faz de velocidade, compor tb... mto facilmente faço os dois!

agora compor melodias boas como o Matt Guillory, Jon Lord e os outros q eu citei... acho MTO difícil... tocar eu toco até mais facilmente q as do JR... mas o difícil é compor!

Pra quem curte DT:
Ouça a intro de 6:00... qdo algo do JR chega perto daquilo?
O solo de Take The Time? Intro de Lifting Shadow Of A Dream? Aqueles strings maravilhosos, simples e bonitos...
Intro de Erotomania? Solo na intro de Another Hand - The Killing Hand? Aquilo é lindo dmais...
Intro de Lines In The Sand? Solo da Trial Of Tears? Wait For Sleep? Space-Dye Vest?

coisas clássicas, isso marcou história... qdo o JR fez algo assim?
a única coisa dele q acho q marcou um pouco foi a Intro de One Last Time... q por sinal é no piano!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
· votar


Pra galera que curte virtuosismo e coisas progressivas, procurem escutar Spock's Beard. Banda relativamente nova (como o DT) mas que usa a tecnica a serviço da musica. E nao o contrario. E com timbres de teclado animais.

_ViníciusAugusto_
Veterano
# mar/05 · Editado por: _ViníciusAugusto_
· votar


Talvez isso aconteça por eu ser autodidata e não ter técnicas formais
Sem comentários!!!! Ridiculo!!!!

Bico
Veterano
# mar/05
· votar


Sou mais um q não foi muito com a cara dele.

Tá certo q escutei pouca coisa, mas foi o suficiente pra eu associá-lo ao famoso "Afffff..."! =p

Talvez seje pq escutei mais coisas dele no Dream Theater, banda q não chamou muito minha atenção.

E concordo com um amigo meu q diz: "Nem grado de DT. Escutar aquilio me dá a sensação de q acabei de zerar um jogo de nave." Hehae... Acho q esse é ponto! Soa meio robotizado, mez..

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
· votar


_ViníciusAugusto_
Membro

Enviado: 29/mar/05 22:26 · Editado por: _ViníciusAugusto_


Talvez isso aconteça por eu ser autodidata e não ter técnicas formais
Sem comentários!!!! Ridiculo!!!!


Cara, qualé a tua?? Tá com a bunda formigando de novo?? Tô sussegado na minha e não falei com vc, se quiser começar aquela putaria de novo, fique a vontade, eu tô fora. Ridículo do caralho.

Zara
Veterano
# mar/05
· votar


Nuh, postou muito mais gente q concorda comigo que fãs ou apreciadores do J.R.! HAihIHAUAIUhaiHA tomara que esse tópico não vire rebelião...

Jaum_Paulo
Amigo, depois eu gostaria q vc me passasse uns lances mais "feelings" do Jordan pelo MSN mesmo. Não sei mesmo se vou agradar dessa vez haiha

Mr_Mojo_Rising
Whoa! Falou tudo que eu ainda não falei.

adnz
HahiAoh, eu vi esse videozinho (um pedaço)... vou tentar ouvir algumas coisas do cara fora do DT.

Paul Miander
Concordo cocê em td q cê disse ali.

sarpa
Somos muitos....

Bico
"Nem grado de DT. Escutar aquilio me dá a sensação de q acabei de zerar um jogo de nave."
Exatamente, é algo meio "gelado".

pitteri
Veterano
# mar/05 · Editado por: pitteri
· votar


Ouçam o Scenes from a Memory do Dream Theater...

Se alguem quiser eu tenho esse album em mp3, me adionem no msn quem quiser:
tiago.pit@terra.com.br

Zara
Veterano
# mar/05
· votar


Achei que eu fosse uma em um milhão de pessoas que não gosta de DT e quiçá a única aqui do fórum que não gosta do estilo Jordan Rudess. Mas achei mó legal uma renca se manifestar ae que não curte o estilo do cara, pq na verdade é muita firula e pouco feeling. Muita velocidade e pouco punch. Talvez porque o Dream Theater tenha aberto margem a isso, mas pelo jeito não era assim com o Derek Sherinian... que tb é outro que acho sem sal. Será por causa do estilo? Ou pelos timbres que eles usam? Alguém tem alguma coisa do Jordan num Hammond ou num Rhodes pra eu dar um update?

Baleu moçada!

_ViníciusAugusto_
Veterano
# mar/05 · Editado por: _ViníciusAugusto_
· votar


Tô sussegado na minha e não falei com vc, se quiser começar aquela putaria de novo, fique a vontade, eu tô fora. Ridículo do caralho.

O fórum, como vc mesmo já disse é publico então eu comento no lugar que eu quiser comentar, ou será q qd vc comentava em tópicos que eu criava é pq a sua bunda formigava? Quer dizer, pelos seus argumentos podres acho q não era só a bunda que formigava não, como tbm o seu terminal do tubo digestivo devia sempre estar pegando fogo, como agora!!!!! Faço suas palavras as minhas, pois elas se adequaram a vc!!!!! Ridículo!!!!!

pitteri
Veterano
# mar/05
· votar


Zara
Eles nao tocam hammond pelo q eu sei....é pelo estilo, e acho q vc nao curte eles por causa do estilo...gosto é gosto nao é..
Vc devia ouvir Kevin Moore na epoca do Dream theater, ele sim tinha "feeling"..hehe

Zara
Veterano
# mar/05
· votar


pitteri
HiuaHIa qdo o negócio eh estilo o bicho pega... então o Jordan nunca saiu do prog/metal/melodico?
E o Kevin, fora do Dream Theater, rola algo mais punch dele??

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
· votar


Zara,

Ouvi o ultimo do Sherinian, tem trechos no site dele. É bacana, principalmente as faixas com o homem-harmônicos Zakk Wylde... hehe... Tá de greve de emeesseene muié?? :-)

Fabianus
Veterano
# mar/05
· votar


bah.. detestei o projeto solo dele! horrivel! Ele consegue fazer mais barulho do que o Steve Vai! huaehuae
Bom.. se bem q nao ouvi todas as musicas ainda hehe

Mas pow... prefiro Rick Wakeman... as musicas dele sao bem massa :P

[]'s

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
· votar


po, sei lá pessoal, eu vejo tanto feeling em Liquid Tension (com o rudess), no cd Scenes From a Memory (que é com o rudess) do Dream Theater...

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
· votar


e olha q não precisa ter velocidade pra mim gostar, odeio stratovarius, Edguy e aqueles velocistas... mas sei lá, as melodias q o Tio rudess faz são complexas, curto muito isso, faz coisas sem sentido terem sentido, me emociono com as paradas q ele fazia principalmente no Liquid Tension...

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
· votar


Eu tbem prefiro o Wakeman... Se bem que pra mim o Billy Preston dá um coro em todos... ahuehuieheh... Mas enfim, só citei pq acho o melhorzinho dento do estilo "óia mãe, o que eu faço co teclado..."

hehehe... O legal é isso mesmo, vários gostos e pontos de vistas diferentes defendidos de forma BACANA.

Abraço ae.

PS.: Fabianus, e o QS?? hehehe

Zara
Veterano
# mar/05
· votar


Mr_Mojo_Rising e Fabianus
Ahauhau, e eu prefiro o Chick Corea... oh, q novidade.

Mojo, meu MSN tá dano pau! Amanhã eu arrumo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Façam-me gostar de Jordan Rudess!