dicas=como conserta pequenos defeitos em teclados

Autor Mensagem
emanuel macedo
Veterano
# abr/05
· votar


IVAN MORINI

desculpe não poder ajudah. mais não conheço este teclado
tente resetar pra ver se não e erro de setup....................
quando se passa do limite de memoria a erros de dados

YANNY
uma vez peguei um teclado que tinha uns pesos embaixo das tecla
era uma cola que escorre e cai na guia das tecla fazendo que prenda as tal.
o jeito foi tirah a cola e limpar as guias depois engrachar novamente...

_Big_Alambic_
Veterano
# abr/05
· votar


pessoal que tem korg m1, 01w, i3, i2 e outros q não lembro

o defeito na iluminação do lcd desses teclados normalmente não é no próprio display ou lcd como alegam as autorizadas,mas sim na fonte de alimentação

a lâmpada fluorescente do display é igual um cartão de crédito, fica entre o cristal e a placa, é de difícil acesso, e quase nunca dá problemas. o que acontece é no micro-trafo q tem na fonte que eleva a tensão de 15 pra 600 volts, esse trafo alimenta somente a lâmpada e, devido a bitola extremamente fina do fio do enrolamento do secundário desse trafo, o fio interrompe com uma variação da tensão, logo imagina-se que a lâmpada queimou.

a solução é bem simples:

o tal micro-trafo não tem reposição, então procure um técnico de eletrônica que enrole transformadores, e peça pra fazer um com as especificações: Primário 115 Volts
Secundário 600 Volts
Corrente no secundário 100 miliamperes ou 0,10 A
com o transformador pronto é só ligar o primário logo após o fusível da fonte do teclado - onde entra alimentação de 110V - e o secundário que é a alta tensão que alimenta a lâmpada no cabo que vai pro display - é bem fácil de identificar

acomodar o trafo novo dentro do teclado é fácil, ele é pequeno 1,0 x 2,5 x 3 cm

mas não faça isso se vc não tiver algum conhecimento de eletrônica, é muito perigoso por causa da alta tensão no secundário do trafo, e um serviço mal feito também pode afetar outros circuitos da placa, por isso procure alguém que sabe fazer.

o meu korg i3 tá funcionando muito bem, eu mesmo fiz o trafo, já q trabalho com eletrônica.

depois posto mais detalhes sobre esse conserto

emanuel macedo
Veterano
# abr/05
· votar


BIG ALANBIC

perfeito, mas quero lenbrar que e possivel testar a flourescente atraves de
um trafo de lampadas destas de 12v pra carro .. lembrando que a voltagem
e de 600 v mas sem amperagem. e que 70% o de feito e a lampada

emanuel macedo
Veterano
# abr/05
· votar


TECLADOS EM GERAL

muitas vezes a um grande problemas em peças de reposição para as marcas
de teclados .......
mais são poucas que realmente fabricão peças.
vamos a ex:
KORG / toda linha de componentes e usado em outro teclados menos a BIOS
TECLAS/ DRIVE/ antigo da yamaha/ atual mesmo dos PCs
as teclas são fabricada pela yamaha
ALESIS QS6/CPU o mesmo do PSR 510
TECLAS /as mesmas que usa os teclados /SOLTON/GEM/ROLAND com apenas a diferença no pequeno peso en alguns teclados
SAIDA DE SOM [IC CIRCUITO INTEGRADO] muitos toca fitas usam este tipo de componente em suas saidas de audio
SENSOR /muito comum em lojas de eletrônicas . basta levar o original
portanto e comum ficar preoculpado quando não se encontra tal componente ,mais primeiro verifique quem realmente e o fabricante para correr atrás..........até a proxima........................................................

yanni540
Veterano
# abr/05
· votar


_Big_Alambic_
Mas não acha esse transformador já pronto em lojas de eletrônica não?
Abraços.

Victor_Shinji
Veterano
# mai/05
· votar


tenho um roland e-66 que tá com as notas Dó1 Mi2 e Sol#2 sem fazer som algum...

e algumas teclas tocam dois sons quando pressionadas ( mas as vezes volta ao normal) como corrijo isso?

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/05
· votar


Emanuel Macedo

Tou com um problemão: tenho um SP76, e caiu uma gota de cerveja no último mi, que parou de tocar. OBS: não fui eu quem derrubei. Não uso muito essa tecla, e não tenho dinheiro para a assistência técnica. O que quero saber é se isso pode afetar as outras teclas, ou danifica-la eternamente. Se tiver uma dica, por favor, estou desesperado com meu teclado...
Valeu
Mauro

_Big_Alambic_
Veterano
# mai/05
· votar


yanni540

com as especificações necessárias... talvez, tem q procurar muito

encontra-se fácil é um trafo - na verdade um circuito completo - que serve para alimentar lâmpadas fluorescentes de iluminação de emergência, para veículos e embarcações. o problema é que essa fonte trabalha com entrada de 12 VDC, até dá pra tirar essa tensão na fonte do teclado... mas é preferível fazer a alimentação direto no AC, pra não sobrecarregar o circuito.

de qualquer forma quem quiser se aventurar na procura:

Primário: 115 VAC
Secundário: 600 VAC
Corrente: 0,15 A

Leonardo Melo
Veterano
# mai/05
· votar


Gostaria de saber como faço para reprogramar o teclado após o reparo, tipo reprogramar as funções do teclado, no meu caso estou com um yamaha psr 510.

emanuel macedo
Veterano
# mai/05
· votar


mauro

Tou com um problemão: tenho um SP76, e caiu uma gota de cerveja no último mi, [vc deve retirar o mais rapido possivel o liquido para não danificar
outros contactos]

tenho um roland e-66 que tá com as notas Dó1 Mi2 e Sol#2 sem fazer som algum[pareçe mal contato no cabo flat que conectar a placa do digito]

Gostaria de saber como faço para reprogramar o teclado após o reparo, tipo reprogramar as funções do teclado, no meu caso estou com um yamaha psr 510.[ se vc não salvou via sysex , não tem como reculperah
pois pra manter a memoria e preciso pilhas]

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/05
· votar


Já tem umas duas semanas que aconteceu esse desastre, mas meu medo é de não ter conserto, e também de afetar outras teclas....

yanni540
Veterano
# mai/05
· votar


Vamos atualizar isso aqui gente! Eheheheh!!!
Um dos melhores tópicos do fórum.

zero 1
Veterano
# mai/05
· votar


olá sou novo por aqui

meu teclado 01/w fd está com a lampada fraquissima , alguem pode me ajudar.
Ah, alguem sabe onde comprar as borrachas para as teclas psr 520

_Big_Alambic_
Veterano
# mai/05
· votar


atualizando

yanni540
Veterano
# mai/05
· votar


zero 1
Tinha um cara vendendo borrachas para yamaha PSR no Mercado Livre. Vc procura em > instrumentos musicais>teclados>acessórios.
Abraços.

yanni540
Veterano
# mai/05 · Editado por: yanni540
· votar


emanuel macedo
Big_Alambic
Amigos, estou com um probleminha num roland D50. Tem uma tecla (SI3) que dispara quando eu aciono ela juntamente com outras. Eu já havia desmontado o conjunto de teclas para limpeza, pois tinha duas teclas com o som mais alto que as demais. Observei que as borrachas das duas ultimas oitavas não estavam inteiras, isto é, estavam montadas em pedaços e suas pontas soltas. Será que estas pontas é que estão ocasionando este problema?
Abraços.

emanuel macedo
Veterano
# mai/05
· votar


yanny vc fala de umas pontas na propria borracha?
e uma pequena saliencia que atravessa o circuito impresso?
onde fica impresso os contacto das notas?

yanni540
Veterano
# mai/05
· votar


emanuel macedo
Isso mesmo. Como vc sabe, uma borracha de uma oitava normal tem em suas pontas essas saliencias (pininhos) onde são encaixadas na placa do CI, para que não fique levantada.
Será que deve ser esse o problema?
Um grande abraço amigão.

emanuel macedo
Veterano
# mai/05
· votar


este tipo de borracha que e as mesma dos teclados ,solton,roland, alesis,gem
tem que ter bastante atenção na hora de montar. com eu falei ,elas entram em qualquer posição. porque tem 2 pontas na borracha? res=a maior e a nota a menor e a expreção ou seja quando se toca na teclas primeiro se faz contato com a nota depois depois a (CPU) mede o tempo que levou para a segunda borracha entrar em contato dando a resposta em expreção certo.
espero ter explicado ....lembrado que e muito facil enverter estas borrachas

yanni540
Veterano
# mai/05
· votar


emanuel macedo
Mas será que o problema da tecla SI3 disparar quando aperto outra tecla simultaneamente é da borracha? Elas estão montadas na posição correta, pois existe uma rebaixo numa das extremidades, que fica voltado para o lado de quem está tocando. E estão todas nessa posição. Se colar as pontas com araldite ou silicone resolve?
Valeu amigo.

emanuel macedo
Veterano
# mai/05
· votar


vc diz qualquer nota nas teclas , ou e perto deste (si) tente colocar um papel
na nota (si) para isolar o contato desta tecla e veja se continua o problema
se continuar veja os diodos que compõem as notas ,vc sabe testar um diodo?
tem uma seta indicando seu positivo.ou o proprio ic que digita a nota (B)...
Não cole a burracha....................

denio
Veterano
# mai/05
· votar


galera alguem pode me vender o display do alesis quadra synth plus, ou sabe alguem autorizado pra mexer? e só entra em contato:
deniofonseca@bol.com.br

emanuel macedo
Veterano
# mai/05
· votar


DENIO
tenha um pouco de paciencia ,postando deste jeito ...
espere que alquem vai lhe responder........

yanni540
Veterano
# mai/05
· votar


emanuel macedo
vc diz qualquer nota nas teclas , ou e perto deste (si)
Qualquer nota...
tente colocar um papel
na nota (si) para isolar o contato desta tecla e veja se continua o problema
se continuar veja os diodos que compõem as notas

Ok! Vou fazer isso..
vc sabe testar um diodo?
Eu sei amigo!

tem uma seta indicando seu positivo.ou o proprio ic que digita a nota (B)...
Não cole a burracha....................

Certo, amigo! Muito obrigado pelas dicas e principalmente pela atenção.
Um grande abraço.

emanuel macedo
Veterano
# mai/05
· votar


yanni
que vicio o nosso, já estou das 7:00 aqui

emanuel macedo
Veterano
# mai/05
· votar


YANNI
vc manja sobre reason? cara não consigo fazer o meu funcionar
toda vez que eu abro o reason ele pede um tal de fatore 3 e não carrega
alguma dica

yanni540
Veterano
# mai/05
· votar


emanuel macedo
Infelizmente não manjo amigo. O único programa que eu entendo um pouco é o encore 4.2 eheheheh!!! Eu tenho no meu PC o Sonar XL 2.2 mas nunca me interessei em abri-lo, acredita? Mas é por falta de tempo. Quando tenho um tempinho é só prá pegar no teclado e pronto. Andei pegando umas aulas de baixo tem uns dois meses, comprei o baixo, mas nem sequer peguei ainda no instrumento, pois como falei, quando sobra um tempinho é só pro teclado.
Pergunta outra amigo, pq essa eu deixo prá galera..
Um grande abraço.

cristianomarques
Veterano
# mai/05
· votar


emanuel macedo


olha mano eu gostaria de saber se dá problema no teclado se eu colocar o cabo p10
na saida de fone pra passar na mesa do som como eu toco com banda gostaria de saber se dá problema no teclado ou nao.
se o som fica melhor ou nao.

voççe poderia ME RESPONDER ISSO????
OBRIGADO
CRISTIANO

emanuel macedo
Veterano
# mai/05
· votar


OK...

olha mano eu gostaria de saber se dá problema no teclado se eu colocar o cabo p10= RES: alguns teclados foram projetado para tal finalidade, aqueles que não tem saidas aux: para os que tem e de preferencia usar as saidas/out
pois tal teclados dar distorção pelos hedphone e geralmente tem alta potencias nos autos falantes....................................................

zero 1
Veterano
# mai/05
· votar


yanni540

obrigado pela dica, vou procurar no mercado livre. valeu
ah. não estou conseguindo acessar o email acordeletronica@globo.com
será que mudou o email

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a dicas=como conserta pequenos defeitos em teclados