Autor |
Mensagem |
Jonathas Lacerda Veterano |
# fev/05 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar
hAUHAUAHUAHUAHUAHUAHA
|
MusiRio Veterano |
# fev/05
· votar
dBrgs
Cara!
Eu que toco de ouvido, e sei algumas coisinhas ( acordes naturais ) sua explicacao esta sendo da MAIOR utilidade,, enfim estou entendendo,,,começando,, heheh
valeu mesmo!
|
dBrgs Veterano |
# fev/05
· votar
Valeu cara
Ainda bem que alguem entendeu.
Depois de aprender como se harmoniza em terças, pode fazer o campo harmônico de qualquer escala de 7 notas.
Alguma coisa que eu souber, eu vou tentar postar aqui no fórum para que todos os tecladistas possam aprender um pouco mais da música e seu instrumento, assim como eu também estou aprendendo com todas esses tópicos.
|
SmdCarvalho Veterano |
# fev/05
· votar
MISERICORDIA !!! Que confusão infernal vcs. conseguiram fazer!!!, depois disso estou achando que ACORDE DIMINUTO é apenas ACORDAR UM ANÃO QUE ESTÁ DORMINDO.
|
SmdCarvalho Veterano |
# fev/05
· votar
Gente, vamos simplificar as coisas, CAMPO HARMONICO, é um conjunto de acordes, compostos pelo agrupamento de notas de uma escala, seguindo determinadas regras chamadas de intervalos.
|
SmdCarvalho Veterano |
# fev/05
· votar
Bem, e o que é escala? será a parada do avião que vai para Recife e faz escala em Salvador? Nada disso ! é apenas o nome dado a uma sequencia de notas .
|
SmdCarvalho Veterano |
# fev/05
· votar
Bem e que sequencia será essa? é o seguinte, vamos comecar com a boa e velha nota DÓ que chamaremos aqui de TONICA ou FUNDAMENTAL, ao cantarmos a sequencia de notas seguidas DO RE MI FA SOL LA SI , estaremos cantando (ou tocando) as notas do CAMPO HARMONICO MAIOR DE DÓ, e estas notas são a ESCALA de DÓ MAIOR . bom, e daí? daí e que estas notinhas ( todas as brancas nos teclados ) são a base de tudo que vem por aí. ( Espero que essa explicação de maneira simples possa contribuir para quem está iniciando em musica)
|
SmdCarvalho Veterano |
# fev/05
· votar
Bom agora que sabemos (presumo) o que é CAMPO HARMONICO MAIOR, e ESCALAS, vamos lá; Temos as notas DO RE MI FA SOL LA SI, ( Lembre-se que estamos falando do CAMPO HARMONICO DE DÓ) Considerando a tonica (DÒ), como ponto de partida, vamos chamar cada nota de grau, sendo assim teremos DO (1º grau), RE (2ºgrau), MI (3º grau), FA (4º grau), SOL (5º grau), LA (6º grau - tambem chamado de relativo), SI (7º grau), DO (8º grau - uma oitava acima do primeiro DO)
|
SmdCarvalho Veterano |
# fev/05
· votar
Temos agora uma regra, no CAMPO HARMONICO MAIOR seja de DO, que estamos vendo agora, ou de qualquer outra tonalidade (nota), observamos que do 1º para o 2º grau ( DO e RE ), existe uma distancia chamada de intervalo, que no caso é de UM TOM, entre o 2º e o 3º (RE e MI) UM TOM , entre o 3º e 4º (MI e FA) 1/2 TOM, entre 4º e 5º (FA E SOL) UM TOM, entre o 5º e 6º (SOL e LA) UM TOM, entre o 6º e 7º (LA E SI) mais UM TOM, entre 7º e 8º (SI e DO) 1/2 TOM.
|
dBrgs Veterano |
# fev/05
· votar
SmdCarvalho
Muito boa essa tua iniciativa de explicar com textos sobre o campo harmônico. Eu tentei passar uma explicação mais prática e gráfica, porém menos esclarecedora. Espero que com a minha e a sua explicação, todos possam entender.
Valeu cara!
|
SmdCarvalho Veterano |
# fev/05
· votar
Obrigado dBrgs, continuando vemos que temos um padrão para formarmos escalas do CAMPO HARM. MAIOR, em intervalos temos: TOM - TOM - SEMITOM-TOM-TOM-TOM-SEMITOM, Pode conferir: DO-RE-MI-FA-SOL-LA-SI. lembre-se que intervalo, é o espaço ENTRE as notas. Ocorre que este padrão de intervalo, serve para acharmos todas as escalas do CAMPO HARM.MAIOR, em QUALQUER TONALIDADE. Experimente: p.ex. a tonalidade de MI MAIOR, aplicando a regra de intervalo vamos encontrar, MI - FA# - SOL# - LA - SI - DO# - RE# - Que são as notas da escala de MI MAIOR , E assim qdo vc precisar criar alguma coisa sobre uma tonalidade, aplique a regra dos intervalos sobre a tonalidade e vc encontrará as notas da escala desse tom. Faça uma tabela com todas as tonalidades e suas escalas, é fácil e vai ajudar muito.
|
SmdCarvalho Veterano |
# fev/05
· votar
Lembro ainda que o padrão de intervalos pode ser lido tbem. como valores dos graus, e aplicado tbem para todas as tonalidades, EX , escala para DO MAIOR, em graus temos,T - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7+ , Tbem pode ser aplicada em qualquer tonalidade , o resultado é o mesmo que os intervalos, aplicando a formula em MI MAIOR, encontraremos as mesmas notas que achamos com os intervalos, MI - FA# - SOL# - LA - SI - DO# - RE # ,
|
alexafavilla Veterano |
# fev/05
· votar
dBrgs
Mandou mto bem na explicação! :)
|
abararil Veterano |
# fev/05
· votar
SmdCarvalho
Essa forma de explicação minuciosa que vc está dando, vai esclarecer muita coisa. Continue assim!
|
Zeferino Leonardo Veterano |
# mai/05
· votar
Oi Galera sou novo membro aki e é a 1ª vez q venho escrever + a melhor maneira de desenvolver a parte harmônica é pela armadura das claves na partitura e contando seus intervalos.
Tem um modo + simples que tbm pode ser aplicado:
1º gostaria de explicar sobre relativas: P/ fik + simples relativa é o sexto grau da nota, vc tbm pode contar 1 tom e 1/2 para trás tabém chegará nela. Ex.: C-AM ; D-Bm ; E-C#m; F-Dm; G-Em; A-F#m; B-G#m.
OBS: A Relativa dos acorde maiores sempre será menores.
Então vcs devem pegar o grau tônico (1º Grau- Fundamental ) + (4º Grau Sub-dominante) + ( 5º Grau dominante ) e acrescentar suas relativas que são os seus 6º graus d cada nota..
Ex.:
1º 4º 5º ( Graus )
C F G
Am Dm Em ( Relativas ). São os sextos graus das notas acimas.
Mais ainda não acabou o Campo Harmônico é formado por 7 Graus.
Ex.: C Dm Em F G ( esta faltando um ) o Sétimo grau q é Bm(-5).
Por que essa nota Bm(-5)?
R: É simples o nome do 7º Grau é B ; na escala diatônica de dó não tem ( acidentes ou alterações*) então o acorde será formado em B-D-F ( formando assim o acorde).
* = as alterações ou acidentes são + conhecidas como # ( Sustenido ) e b ( bemol ). Elas servem para completar as escalas.
# elava um semitom = 1/2
b diminui um semitom = 1/2
Semi-tom = menor intervalo de uma nota para a outra.
tom é formado por 2 semitons
é a forma + fácil d explicar pra vc entender
|
Zeferino Leonardo Veterano |
# mai/05
· votar
gostaria que alguém me passa-se algumas técnicas de condução...
Por favor me mandem e-mail sobre perguntas e explicações tbm.. zefeleonardo@ig.com.br
|
ROBERTO CARLOS Veterano |
# ago/05 · Editado por: ROBERTO CARLOS
· votar
Ai pessoal uma dica fácil para aprender.
ESTES SÃO OS INTERVALOS DAS ESCALAS. TODA A BASE. ENCIMA DISTO SE SABE A SEQUENCIA DE ACORDES DE UMA ESCALA.
I - TÔNICA
ii - segunda menor
II - SEGUNDA MAIOR
iii - terça menor
III - TERÇA MAIOR
IV - QUARTA JUSTA
IV+ - QUARTA AUMENTADA (Vº - QUINTA DIMINUTA)
V - QUINTA JUSTA
V+ - QUINTA AUMENTADA (vi - Sexta menor )
VI - SEXTA MAIO
VII - SÉTIMA MAIOR (viiº - sétima diminuta)
vii - SÉTIMA MENOR
VII - SÉTIMA MAIOR
Gente eu tô precisando conseguir um método de piano ou teclado que tenha escalas para eu exercitar. Se alguém souber de um site que desponiblize eu agradeceria. O importante para se aprender um instrumento é ter o bastante prática do instrumento atráves do exercicio de escalas (é chato fazer escalas, repetir notas, mas é aonde se desenvolve) e ter a teoria para poder se montar um acorde, identificar uma escala e ter condições de poder escrever a música que se cria.
E-mail para contatos: acheotom@terra.com.br
|
sagat Veterano |
# ago/05
· votar
Roberto Carlos
Gente eu tô precisando conseguir um método de piano ou teclado que tenha escalas para eu exercitar.
procure por metodos americanos, eles tem metodos que vão ajudar a se desenvolver de forma que se vc treinar bastante vc vai consequir solar em qualquer escala, com mesma velocidade e precisao(tanto em Dó maior quanto em Sol#,por exemplo) , inclusive a maioria das musicas principalmente em Jazz são de tonalidades #,
|
PedroGtr Veterano |
# ago/05
· votar
pessoal, se liga , vcs sabem q musica eh universal certo? entao, se vcs nao tao sacando mt de harmonia, procurem pelo topico ´´Campo Harmonico e Harmonizaçao´´ do forum de guitarra
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/
la vcs vao entender harmonia, e encontrar um monte de coisa legal
(lembrem-se ,eh teoria musical ,pode ser usado tanto na guitarra, quanto no teclado , etc)
espero ter ajudado
|
GIANCARLO TARDELLI Veterano |
# ago/05
· votar
PedroGtr
Estou com você,É isso aí,Abraços.
|
PedroGtr Veterano |
# ago/05
· votar
;)
|
Manassés Almeida Veterano |
# ago/05
· votar
valéu eu entendi! vc é um tecladista 10! parabens!
|
grand deep pianos Veterano |
# ago/05
· votar
qual eh o melhor livro p/ harmonia /????????????????????????????????????????????????????????????????????? ??????????????????????????????????????????????????????????///
|
adnz Veterano |
# ago/05
· votar
T_____T
|
GIANCARLO TARDELLI Veterano |
# ago/05
· votar
grand deep
pianos
Antes de estudar um livro ou apostilas sobre HARMONIZAÇÃO,o bom seria você estudar muito,mas muito mesmo:ESCALAS==ACORDES==ARPEJOS==MODOS GREGORIANOS,aí sim você procura o melhor livro de harmonização na minha opinião,é o livro:HARMONIA & IMPROVIZAÇÃO do Almir Chediak,eu tenho esse livro,é bom mesmo,quem conhece vai concordar comigo,Abraços.
|
grand deep pianos Veterano |
# ago/05
· votar
GIANCARLO TARDELLI
bom ,pelo menos ja estou no caminho certo ,eu estudo bastante escalas.Eu tambem ouvi falar deste livro mais nao tinha certeza c era bom
valeu
|
Dennis_Tecladista_Doido Veterano |
# ago/05
· votar
oieeeeeeeeee
|
mari dos teclados Veterano |
# out/05
· votar
alguém pode me falar sobre técnica de dueto no teclado
|
GIANCARLO TARDELLI Veterano |
# out/05
· votar
mari dos teclados
Antes de você partir para a técnica de dueto no teclado,você precisa saber primeiro:campo harmonico,escalas,acordes,exercícos p/agilização das mãos e muita improvisação,sabendo tudo isso,você já pode pensar em partir para a técnica de dueto,tem vários tipos de dueto,um é você executar 2 teclados ao mesmo tempo,outro é você acompanhar outro tecladista,outro exemplo pode ser você num teclado e outra pessoa em um violão,existem várias técnicas de dueto,ok.
|