Harmonia

Autor Mensagem
Motoko
Veterano
# jan/05
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adnz

eu tbm naum entendia nada... simplesmente tinha o campo harmonico decorado e nuam sabia o q isso queria dizer... ai um dia eu peguei papel e caneta e fiquei horas montando escalas e acordes e contando intervalos pra entender bm e fixar...

hj eu naum uso o resumo do campo harmonico como antes (simplesmente por naum saber monta-lo)... uso o resumo como atalho... mas sabendo o q estou fazendo

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05
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Vou tentar postar o campo harmônico de Dó explicando tudo...

A escala de Dó é formada pelas notas C,D,E,F,G,A,B , correto?

Então o Campo Harmônico de Dó é o seguinte:

- a 1ª é Dó(C)= C,E,G
- a 2ª é Fá(F) = F,A,C
- a 3ª é Sol(G) = G,B,D

Agora os tons menores e a dissonância:

- Lá menor(Am)=A,C,E é a relativa da 1ª - Dó(C)
- Ré menor(Dm)=D,F,A é a relativa da 2ª - Fá(F)
- Mi menor(Em)=E,G,B é a relativa da 3ª - Sol(G)

- Si menor com 5-(Bm/5-)= B,D,F, é a dissonância do campo hamônico de Dó


Obs.:reparem que apenas uma nota diferencia os relativos de seus tons originais, em que a diferença é que subindo 1 tom na quinta dos tons maiores você terá o tom menor que lhe corresponde... Se não tiverem entendido essa Obs. a esqueçam e decorem os campos harmônicos...

Espero tê-los ajudado, qualquer coisa é só dar um toque...

André Henrique Gontijo Matos - professor da ART MUSIC, compositor e músico Freelancer...

valeu...

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/05
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André Henrique Gontijo Matos
essa dissonancia até hoje não sei pra que serve...

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05
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A dissonância no campo harmônico será usada para dar um destaque, uma quebrada, uma emoção em um determinado momento da melodia.

Faça a seguinte comparação:
vá tocando a sequência: C, Am, Em, F soa tudo muito bem, né??? Muito harmonioso...

agora faça o seguinte: C, Am, E7, F note que ao tocar o E7, a harmonia será quebrada, pois o E7 conté a nota G# que não está no campo harmônico de Dó.
Entendeu?

Valeu...

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/05
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André Henrique Gontijo Matos
a dissonância que eu falo é aquela do outro post seu ali, mas ela seria usada no mesmo sentido? se puder dar um exemplo...

*putz, como eu to teórico hoje!

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05
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Essa nota dissonante no campo harmônico de Dó, no caso Bm/5-, não poderia muito bem ser chamada de dissonante, não pra esse campo harmônico, visto que ela não possui nenhuma nota em sua tríade fora da escala de Dó, entendeu? O termo usado, dissonante, seria apenas para caracterizá-la, já que ela não será vista com grande frequência no campo harmônico à qual pertence, e sim com um pouco mais de frequência em outros campos harmônicos, onde funcionará como dissonante...

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/05
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André Henrique Gontijo Matos
acho q entendi, é o irmão malvado, melhor fica longe dele quando quiser fazer uma progressão! hehe

valew ae mano !

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05
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Não é bem o irmão malvado, vc ainda verá que notas "dissonantes" de outros campos harmônicos ainda aparecer em muitas músicas de sua vida... hehe

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/05
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André Henrique Gontijo Matos
os dissonantes realmente são bem interessantes, o unico que não me dou bem é esse sétimo grau ae...

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05
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Fica tranquilo que com o tempo e muita prática e persistência vc verá que ficarão cada vez mais fáceis...

Valeu...

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/05
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André Henrique Gontijo Matos
eu é que devo agradece! valewzão! pó fica tranquilo que vc vai pro céu !!! hehe

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05
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Abração, cara!!!!

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05
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Só pra voltar com esse tópico, que pode ser útil a mta gente...

mano_a_mano
Veterano
# jan/05
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... e poderia também estar no topo da lista...

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05
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Concordo plenamente...

Esse tópico ajudaria mta gente...

LeandroP
Moderador
# jan/05
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A rapaziada tá muito confusa aqui em relação a campo harmônico.

Dêem uma lida neste tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/?action=vthread&topic=72393&forum= 3&page=-1

Quem sabe não clareias as idéias.....

adnz
Veterano
# jan/05
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LeandroPanucci
da na mesma, é q aqui as pessoas tem jeitos diferentes de montar ou usar a harmonia daí complica :)

LeandroP
Moderador
# jan/05
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adnz

campo harmônico é tudo igual... pra guitarra, violão, teclado, baixo... menos pra bateria (he he he).

adnz
Veterano
# jan/05
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LeandroPanucci
sim, mas é q tem jeitos diferentes das pessoa entenderem o campo harmonico, como montar e saber pelas escalas e etc

LeandroP
Moderador
# jan/05
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adnz

ah sim, é verdade!

onipotente
Veterano
# jan/05
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André Henrique Gontijo Matos

Vou tentar postar o campo harmônico de Dó explicando tudo...

A escala de Dó é formada pelas notas C,D,E,F,G,A,B , correto?

Então o Campo Harmônico de Dó é o seguinte:

- a 1ª é Dó(C)= C,E,G
- a 2ª é Fá(F) = F,A,C
- a 3ª é Sol(G) = G,B,D

Agora os tons menores e a dissonância:

- Lá menor(Am)=A,C,E é a relativa da 1ª - Dó(C)
- Ré menor(Dm)=D,F,A é a relativa da 2ª - Fá(F)
- Mi menor(Em)=E,G,B é a relativa da 3ª - Sol(G)

- Si menor com 5-(Bm/5-)= B,D,F, é a dissonância do campo hamônico de Dó



TIpo assim.... tem como vc falar quai acordes e quais nostas podem ser usadas no campo harmonico de dó?

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05
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onipotente

Bem, a escala diatônica de Dó não tem nenhum acidente!!! Portanto as notas são essas mesmo. Repare q postei o nome do acorde, a sua simbologia entre parenteses, as notas q o formam e a sua função no campo harmônico...

Valeu...

André Henrique Gontijo Matos - professor da ART MUSIC, compositor e músico freelancer...

dBrgs
Veterano
# jan/05
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Olá para todos!

Sou novo aqui no fórum e já venho acompanhando os tópicos.

Gostaria de postar umas explicação de como se formam os acordes do campo harmônico. Posso?

abararil
Veterano
# jan/05
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dBrgs

Vá em frente e seja bem vindo!

dBrgs
Veterano
# jan/05
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Valeu, abararil

PART I

Para falar de campo harmônico, é bom saber antes sobre os INTERVALOS:

Intervalo é a distância entre uma nota e outra, onde é contada pelos semi-tons.
Por exemplo, entre C1 e E1 (o nº1 significa que é na mesma oitava) o intervalo é crescente, porque vai da nota mais grave para a nota mais aguda, e é um intervalo de TERÇA MAIOR.

Ai vcs perguntam: os intervalos tem nome?

Tem! Cada intervalo entre uma nota e outra tem um nome específico, de acordo com o número de semitons ou tons que os separa.

Ex:
(1 semitom = meio tom = da tecla branca Dó à tecla preta Dó#)
(1 tom = 2 semitons = da tecla branca Dó à tecla branca Ré)

Darei os nomes dos intervalos crescentes:

C1 - C1 : É um intervalo uníssono, pois do C até o C são 0 semitons.
C1 - C#1 (ou Db1) : É um intervalo de Segunda Menor, pois entre o C e o C# há 1 semitom de diferença.
C1 - D1 : Segunda Maior, do C ao D passa-se 1 tom.
C1 - D#1 (ou Eb1) : Terça Menor ou Segunda Aumentada, do C ao D# passa-se 1 tom e meio (3 semitons).
C1 - E1 (ou Fb1) : Terça Maior ou Quarta Diminuta, de C ao E tem 2 tons.
C1 - F1 (ou E#1) : Quarta Justa ou Terça Aumentada, de C ao F tem 2 tons e meio.
C1 - F#1 (ou Gb1) : Quarta Aumentada ou Quinta Justa, ou ainda Trítono, do C ao F# tem 3 tons.
C1 - G1 : Quinta Justa, do C ao G tem 3 tons e meio
C1 - G#1 (ou Ab1) : Quinta Aumentada ou Sexta Menor, do C ao G# tem 4 tons.
C1 - A1 (ou Bbb1) : Sexta Maior ou Sétima Diminuta, do C ao A tem 4 tons e meio de diferença.
C1 - A#1 (ou bb1) : Sétima Menor ou Sexta Aumentada, do C ao A# tem 5 tons.
C1 - B1 : Sétima Maior, do C ao B tem 5 tons e meio.
C1 - C2 : Oitava, tendo 6 tons de diferença entre um e outro.

-- fim da PART I --

Daqui a pouco já vou passar a parte realmente sobre os campos harmônicos, espero que alguém tenha entendido o que quiz dizer.

Valeu!

dBrgs
Veterano
# jan/05
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PART II

O Campo Harmônico é formado a partir da harmonização em terças de cada grau de uma escala. A escala que eu vou dar exemplo é aquela básica "Escala de Dó Maior".

( C - D - E - F - G - A - B - C )

Cada nota da escala é chamada de Grau. Então temos 7 graus diferentes e mais o 8º grau que é a repetição do 1º. Os graus são representados por números romanos e tem até nome:

C - I grau --> Tônica
D - II grau --> Supertônica
E - III grau --> Mediante
F - IV grau --> Subdominante
G - V grau --> Dominante
A - VI grau --> Superdominante
B - VII grau --> Sensível (essa eu não tenho certeza)
C - VIII grau --> Tônica novamente

Para achar o campo harmônico, vamos achar as tríades primeiro (acordes com 3 notas), colocando os intervalos de Terça em cada grau, respeitando a escala. (Por exemplo: Tem o C: a Terça dele na escala é o E)

Então temos:
I - C - E / V - G - B
II - D - F / VI - A - C
III - E - G / VII - B - D
IV - F - A

Falta ainda uma nota para completar a tríade. Então colocamos mais uma Terça em cima da última nota achada:

I - C - E - G --> Tríade Maior --> C
II - D - F - A --> Tríade Menor --> Dm
III - E - G - B --> Tríade Menor --> Em
IV - F - A - C --> Tríade Maior --> F
V - G - B - D --> Tríade Maior --> G
VI - A - C - E --> Tríade Menor --> Am
VII - B - D - F --> Tríade Diminuta --> Bdim

Formaram-se as tríades.

Já temos as tríades que formam o campo harmônico de C Maior:
C - Dm - Em - F - G - Am - Bdim

Note que os intervalos das tríades maiores tem uma mesma fórmula: Tônica (Primeira nota) + Terça Maior (2 tons pra frente + Terça Menor (1 tom e meio pra frente da segunda nota). Esta última nota (G), no caso da tríade C (C-E-G) é o intervalo de Quinta Justa a partir da tônica.
As tríades menores seguem outra fórmula: Tônica + Terça Menor = Terça Maior.
As tríades diminutas seguem esta fórmula: Tônica + Terça Menor + Terça Menor.

Resumo das Tríades:
Maior : Tônica - Terça Maior - Quinta Justa
Menor : Tônica - Terça Menor - Quinta Justa
Diminuta : Tônica - Terça Menor - Quinta Diminuta

Mas ainda faltam as sétimas...
Para colocar as sétimas nas tríades, formando tétrades (acordes com 4 notas), basta harmonizar mais uma terça em cima das últimas notas das tríades.

I - C - E - G - B --> Tétrade Maior com Sétima Maior --> C7M (ou Cmaj7)
II - D - F - A - C --> Tétrade Menor com Sétima Menor --> Dm7
III - E - G - B - D --> Tétrade Menor com Sétima Menor --> Em7
IV - F - A - C - E --> Tétrade Maior com Sétima Maior --> F7M (ou Fmaj7)
V - G - B - D - F --> Tétrade Maior com Sétima Menor (ou Tétrade Dominante) --> G7
VI - A - C - E - G --> Tétrade Menor com Sétima Menor --> Am7
VII - B - D - F - A --> Tétrade Diminuta com Sétima Menor (ou Tétrade Meio Diminuta) --> Bm7(b5)

(Obs.: Alguns escrevem o acorde C7M ou Cmaj7 como C7+. Esse C7+ refere-se à tétrade Aumentada com Sétima Menor e não a outra.)

Agora sim!!
Temos as 7 tétrades que formam o campo harmônico de C Maior:
C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7(b5)

Aqueles acordes com 9, 11 e 13 são tétrades em que foram adicionadas estas notas de tensão, por isso são chamadas notas adicionadas; geralmente (não sempre) vão estar numa tétrade e não numa tríade. (Por isso que vc quer fazer um acorde no teclado C(#11), por exemplo, e não funciona, é porque precisa da sétima também --> C7M(#11))


É isso aí pessoal!!!
Esse é meu jeito de explicar. Se alguém não entendeu pode postar que eu tento responder.

Mais tarde, eu tento postar sobre o campo harmônico da escala menor harmônica e melódica.

Flws!

Leonardo fiaux
Veterano
# jan/05
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zara

do# é a segunda menor ou segunda bemol entendeu

dBrgs
Veterano
# jan/05
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Olá para todos do fórum!!

Hoje eu vou postar sobre o campo harmônico da Escala Menor Melódica.

A escala usada será a de Dó Menor Melódica:
( C - D - Eb - F - G - A - B - C )

Para achar o campo harmônico com as tétrades, temos que harmonizar cada grau em terças até formar as 4 notas de cada acorde.

--> Adicionando 1 terça:
I - C - Eb
II - D - F
III - Eb - G
IV - F - A
V - G - B
VI - A - C
VII - B - D

--> Adicionando mais uma terça: (Acha-se a tríade)
I - C - Eb - G --> Tríade Menor --> Cm
II - D - F - A --> Tríade Menor --> Dm
III - Eb - G - B --> Tríade Aumentada --> Eb+
IV - F - A - C --> Tríade Maior --> F
V - G - B - D --> Tríade Maior --> G
VI - A - C - Eb --> Tríade Diminuta --> Adim
VII - B - D - F --> Tríade Diminuta --> Bdim

(Veja que no III grau formou-se uma tríade Aumentada:
Tônica + Terça Maior + Quinta Aumentada)

--> Adicionando mais uma terça: (Acha-se a tétrade)
I - C - Eb - G - B --> Tétrade Menor com Sétima Maior --> Cm7M
II - D - F - A - C --> Tétrade Menor com Sétima Menor --> Dm7
III - Eb - G - B - D --> Tétrade Aumentada com Sétima Maior --> Eb7M+
IV - F - A - C - Eb --> Tétrade Maior com Sétima Menor --> F7
V - G - B - D - F --> Tétrade Maior com Sétima Menor --> G7
VI - A - C - Eb - G --> Tétrade Diminuta com Sétima Menor --> Am7(b5)
VII - B - D - F - A --> Tétrade Diminuta com Sétima Menor --> Bm7(b5)

Tá formado!

Essa escala (e também seus modos) tem uma tensão que vai do grau III ao VII porque entre eles as notas têm 1 tom de diferença cada.
O estudo desta escala ajuda o músico a enriquecer a melodia e a harmonia de uma música, além de que o estudo das escalas e campos harmônicos ajuda muito no reconhecimento dos acordes e notas de uma música, facilitando bastante na hora de tirar uma música de ouvido.

Esse sistema de harmonização para achar o campo harmônico pode ser usado em qualuqer escala de sete notas, e são muitas as escalas que existem...

É isso ai galera!! Espero ter ajudado a entender essa escala, mas não basta só aprender como se constrói, tem que se familiarizar com ela.

Mais tarde postarei sobre a Menor Harmônica, que é um pouco mais complexa.

Falows!!

Pianist
Veterano
# jan/05
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Zara
Aiai Zarinha so vc mesmo em?
Huhauhau tipo faz uma aulinha q é bom!
Te adoro...

Bjão,
Caio César.
OPOST

Ps: Grau é tipo:

C D E F G A B C
1g 2g 3g 4g 5g 6g 7g 8g

G=grau!
Saco?Tipo foi um jeito meio futil mas é mais ou menos isso:)

Bjao!

dBrgs
Veterano
# fev/05
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Olá pessoal do fórum

Estou aqui denovo e vou postar sobre o
Campo Harmônico da Escala Menor Harmônica.

A escala em evidência será a de Dó Menor Harmônica.
( C - D - Eb - F - G - Ab - B - C )

(É como a Escala Menor Natural, mas tem seu 7º grau elevado em 1 semitom)

Então, vamos achar o campo harmônico, com as tríades e depois as tétrades:

--> Adicionando 1 terça e mais 1 terça:
I --> C - Eb - G --> Tríade Menor --> Cm
II --> D - F - Ab --> Tríade Diminuta --> Ddim
III --> Eb - G - B --> Tríade Aumentada --> Eb+
IV --> F - Ab - C --> Tríade Menor --> Fm
V --> G - B - D --> Tríade Maior --> G
VI --> Ab - C - Eb --> Tríade Maior --> Ab
VII --> B - D - F --> Tríade Diminuta --> Bdim

--> Adicionando mais 1 terça:
I --> C - Eb - G - B --> Tétrade Menor com Sétima Maior--> Cm7M
II --> D - F - Ab - C --> Tríade Diminuta com Sétima Menor --> Dm7(b5)
III --> Eb - G - B --> Tríade Aumentada com Sétima Maior --> Eb7M+
IV --> F - Ab - C --> Tríade Menor com Sétima Menor --> Fm7
V --> G - B - D --> Tríade Maior com Sétima Menor --> G7
VI --> Ab - C - Eb --> Tríade Maior com Sétima Maior --> Ab7M
VII --> B - D - F --> Tríade Diminuta com Sétima Diminuta --> Bº7

Note que todas as tétrades na harmonização natural são diferentes:
Surgiram novos acordes: Cm7M e Bº7 (ou apenas Bº)

Campo Harmônico:
Cm7M - Dm7(b5) - Eb7M+ - Fm7 - G7 - Ab7M - Bº

Mas não é só isso...
Aquele B da escala (7º grau elevado 1 semitom) pode ser uma nota que substitui o C em alguns acordes, formando diferentes opções de acordes, sendo o B também representado como Cb.

Dm7(b5) : D - F - Ab - C -------> Dº : D - F - Ab - Cb
Fm7 : F - Ab - C - Eb -------> Fm7(b5) : F - Ab - Cb - Eb
Ab7M : Ab - C - Eb - G -------> Abm7M : Ab - Cb - Eb - G

Tendo assim um campo harmônico mais abrangente:
Cm7M - - Eb7M+ - Fm7(b5) - G7 - Abm7M - Bº

----------------------------------------------->>
Então é isso.
Qualquer escala de 7 notas pode ser harmonizada, e com isso temos uma infinidade de acordes para usar numa música, não se prendendo só na harmonia de uma escala, mas podendo misturar algumas escalas e seus acordes.

Agora tá um pouco mais complicado, mas é só ter um pouco de paciência e dedicação para estudar e treinar, porque esta escala é bem legal e é bastante utilizada também.

Falowsss!

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