Dúvida (Harmonia)

    Autor Mensagem
    Sandrini
    Veterano
    # fev/04


    Bem, minha dúvida pode ser meio boba, mas se algumém puder me ajudar, agradeço muito.
    É o seguinte: Estava lendo um arquivo em que mostrava como tirar uma música de ouvido e lá aparecia uma dica, mais ou menos assim:
    -Se você parte de Dó maior e vai para Fá Maior, espera-se que ou volte para Dó maior ou vá para Sol maior.
    -Se você parte de Dó maior e vai para Sol maior, espera-se que vá para Lá menor, vá para Fá maior (ou Mi menor) ou ainda continua em Dó, vá para Fá, vá para Sol e volte para Dó.
    Não sei se está bem claro a explicação acima, mas eu queria saber como são feitas tais afirmações, ou seja:
    saindo de Dó para Sol, como sei que tenho que ir para Am e aí por diante?

    Ficaria muito grato se alguém pudesse me ajudar.

    Murilo Andreo
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Olá.

    Isto dái, são acordes pertencentes a uma regra de Harmonia. É óbvio que isso não é uma regra, ou seja, todas as musicas em X tonalidade teram que ser assim. Mas são uma regra de harmonia.

    O legal seria se aprofundar mais no assunto para intender certinho.

    Abraço!

    Sharlander
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    HEHEHEHE...NENHUMA PERGUNTA AQUI TRATADA NESSA TAMANHA IMPORTÂNCIA É BOBA...BOBO SÃO AQUELES QUE A IGNORAM...

    Cara, isso que vc quer não se consegue da noite para o dia.

    Primeiro eis a pergunta matadora !!!
    Tu tá afim de estudar pouco de harmonia?
    Se tiver pode começar educando o seu ouvidinho ae com vários programinhas, como por exemplo o Ear Master. Ou até mesmo vc brincando com o seu teclado(...mas O ÚLTIMO depende um pouquinho mais de conhecimento...)

    Sabe pq comecei te indicando assim ? Pq o maior lance da música não está na teoria, mas sim como que VOCÊ se sente localizado nela...
    Conheço músicos que manjam muito de teoria e são umas pedras sem sentimento tocando...
    Conheço outros que naum manjam porra nenhuma de teoria e destroem aqueles que sabem teoria e tocam sem sentimento.....hehehe

    O verdadeiro lance é vc primeiro educar o seu ouvido. Quando eu falo em educar é educar mesmo...
    Pq, quando for-mos tratar de assuntos mais complicadinhos como por exemplo, o "tritono" dos acordes dominantes vc irá entender melhor e MUITO MAIS RÁPIDO.

    Sandrini
    me passa o seu e-mail...

    VALEU...

    Sniperage
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Sandrini

    amigo, está certo esta sua regra, a maioria das músicas tem esta caída básica.




    Sharlander
    Vá com calma nos seus conselhos, pois teoria é muito importante.

    E sentimento não é inversamente proporcional a conhecimento de música!

    sarpa
    Veterano
    # fev/04 · Editado por: sarpa
    · votar


    Sandrini, eu entedi perfeitamente qual foi sua dúvida.
    É o seguinte, isso está diretamente relacionado com "inversão de acordes" e "cadência harmônica". Como o amigo Sharlander disse, você tem que educar seu ouvido, e isso você só consegue praticando, muito. Sou músico à 10 anos, aliás, músico entre "aspas". Toco teclado, violão, guitarra, baixo, bateria... mas se você colocar uma partitura na minha frente, pronto... num sai nada! Ou seja, toda a minha vida musical foi dirando as músicas de ouvido e improvisando.

    Posso de indicar um excelente livro que eu lí e gostei demais. Um livro muito fácil de compreender e muito prático.
    "Harmonia & Improvisação" de Almir Chediak. O livro que li é o número I, estou já procurando a versão II. Com certeza, praticando bastante, e dando uma acrescentada com esse livro, você já estará bem mais preparado para "tirar" as músicas de ouvido e compor mais facilmente.

    Um grande abraço,
    Juninho Sarpa.
    ICQ: 320437805
    MSN: juninhosarpa@bol.com.br (este e-mail utilizo só para o msn, não recebo mensagens por ele)
    http://www.juninhosarpa.com.br

    yanni540
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Sandrini
    a maioria das musicas é feita seguindo uma sequência de acor
    des. Não sei se vc já viu, em programas ou shows, quando um
    artista vai cantar, fala o tom da música para os músicos.
    Através desta indicação os músicos vão acompanhando o artis
    ta, seguindo a sequência. Exemplo da sequência de acordes de DÓ MAIOR: C G7 C F C Dm G7 C
    RE MAIOR: D A7 D G D Em A7 D
    MI MAIOR: E B7 E A E F#m B7 E
    FA MAIOR: F C7 F Bb F Gm C7 F
    SOL MAIOR:G D7 G C G Am D7 G
    LA MAIOR: A E7 A Dm A Bm E7 A
    SI MAIOR: B F#7 B Em B C#m F#7 B

    Sandrini
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Muito obrigado pelas preciosas dicas, valeu mesmo...

    Sharlander
    Então, pretendo sim estudar harmonia, eu faço aula de teclado há um ano e até agora só leio partituras, ou seja faço os acordes na mão esquerda e melodia na direita.
    Pretendo sim sair disso. Tenho uma noção de música, já toco violão e contra-baixo há algum tempo, mas só agora estou sentindo essa necessidade sobre harmonia.
    Meu e-mail é carlos_sandrini@yahoo.com.br, valeu!

    Sarpa
    Anotei o nome do livro e vou dar uma procurada, valeu!

    yanni540
    Valeu também pelas dicas!

    Valeu a todos!

    sarpa
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Sandrini, com certeza você não se arrependerá deste livo. Peço também, que se você encontrar ne internet o vol. II, me indique para que eu possa estar adquirindo o livro.
    Eu me intitulo (se é que essa palavra existe) de "músico vagabundo", pois dos instrumentos que eu toco, eu nunca fiz aula alguma... Fui apredendo "brincando" de tocar, e hoje, graças à ajuda de muitos amigos (eles foram minhas escolas, tirando dúvidas e etc) e minha insistência, sou bastante requisitado por bandas da região...

    Um grande Abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.juninhosarpa.com.br

    Luis_SC
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Bem, essa "regra" é basiada no campo harmônico; I, IIm, IIIm, IV, V, VIm, VIIm. Neste caso I seria Dó maior, seu campo harmônico seria C, Dm, Em, F, G, Am, Bm.
    Geralmente as sequências mais utilizadas são I, IV, V ou então I, IIm, V. O V é chamado de dominante e o IV de subdominante, sendo a dominante o acorde que atrai a tônica (I), seria uma questão de "relaxamente e tensões".
    Então estando em C o esperado seria sua dominante, subdominante, ou então as tônicas relativas e anti-relativas, Am e Em que são os acordes que estão 2 tons a frente do C, anti-relativos e 1 tom e 1 semiton a trás da tônica, relativo. É uma questão de análise, eu aconcelho ler livos do Almir Chediack sobre Harmonia Funcional, te ajudará muito.
    falow

    yanni540
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    sarpa
    http://www.musi-center.com.br/lista_liv_teoria.htm

    Sandrini
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    sarpa e yanni540

    Faltou uma letrinha no link do site acima:

    http://www.music-center.com.br/lista_liv_teoria.htm

    Lela
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Scharlander,
    como funciona este programa: "Ear Master"? Onde posso encontrá-lo?

    yanni540
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Sandrini
    valeu!

    Sharlander
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Lela
    http://www.earmaster.com/pro/index.htm
    ou vai no kazaa na seção softwares, digite Ear Master Pro full...ou puxe um que lhe forneça o serial dele...mas caso naum tenha eu te passo...

    é o jeito mais prático pois, na maioria dos lugares vc encontra ele em versão demo...

    sarpa
    o harmonia e improvisação volume II é muito bom...estuda lá...

    VALEU...

    sarpa
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Sandrini, muito obrigado!!!


    Sharlander, é.. acho que vou comprá-lo e dar uma estudadinha... hehehe, pq e nunca estudei música cara... meu único estudo teórico foram os livros do Almir Chediak... hehe...

    Obrigado!
    Um grande abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.juninhosarpa.com.br

    Lela
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Sharlander,
    passa pra mim então.
    lelinhas@hotmail.com

    Obrigada.

    Nosborsaid
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Bem as duvidas são referentes a harmonia - da uma chegadinha do site www.aprendamusica.com - lá tem um monte de cursos sobre teoria musical etc... incluso harmonia

    vale a pena

    o site é bacaninha

    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida (Harmonia)