Como fazer solos de Guitarra no Teclado?

Autor Mensagem
emanuel macedo
Veterano
# jun/05
· votar


VINICIUS AUGUSTO.

o solo que me deixou em dúvida foi o blues....

_Vinícius Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


Durval Dellê
se existe a guitarra, pra que usar o teclado?

Desculpa, ams este comentário seria a mesma coisa de dizer...

Se existe órgão, pra q teclado?????
Se existe bateria, pra q teclado?????
Se existe piano, pra q teclado????
Se existem os simuladores de pads, pra q teclado?
Se existem os sopros, pra q teclado????
Se existem etc etc etc????

Sacou???? Eu concordo com vc em parte, mas tudo é questão de praticidade e custo.

O tecaldo foi inventando para diminuir o tempo e o custo de uma montagem musical, tanto para bandas como para grupos ou solos.

Espero q vc tenha entendido o q eu disse numa boa!!!!

Abraços amigo!!!!
Vinícius Augusto

_Vinícius Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


emanuel macedo
VINICIUS AUGUSTO.

o solo que me deixou em dúvida foi o blues....


Sua participação no tópico está muito construtiva!!!!
Parabéns e sucesso!!!!
Boa Sorte!!!!!
Vinícius Augusto

Leslie_Overdrive
Veterano
# jun/05
· votar


Desculpa meu filho, mas substituir uma orquestra de 60 pessoas por um arranjo de teclado em último caso é até justificavel por questões de logística. Mas uma guitarra, que é infinitamente mais portátil, em música de verdade, não tem desculpa. Sem contar que são instrumentos 100% diferentes, começando pela forma de tocar e como se dá a expressividade. Como eu disse no tópico do "sei lá o que com ritmo...", se nem piano e órgão se simula com 100% de perfeição, imagine cordas e sopros. Não me desce esse lance de "imitar". Ou se assume que aquilo é sintetizado (exemplo: solo de sintetizador de "All My Love", do Led Zeppelin, que se baseia num trumpete, mas não tenta "enganar" ninguém , torna-se um instrumento novo) ou substitui-se por algo em que vc vai poder dar a expressividade que o teclado permite (guitarra por clavinet, metais por hammond, e por aí vai) e dê a sua própria dinâmica à música. Fica muito mais verdadeiro, no sentido de se tornar a música um pouco sua também.

Durval Dellê
Veterano
# jun/05 · Editado por: Durval Dellê
· votar


_Vinicius_Aurgusto

Na verdade tudo é questão de gosto....... se você acha que fica bom, bom para você, respeito sua opinião.

Mas a minha é que não fica legal mesmo, do mesmo modo que não gosto de usar instrumentos de sopro, pois ao meu ver fica artificial, e tudo que fica artificial na minha opinião não fica legal, não cai bem no meu ouvido.

Como o Leslie_Overdrive disse, se os sons de pianos e orgãos já não são perfeitos, que são instrumentos de teclas, imagine um de sopro ou de corda como a guitarra.

Quero ver você conseguir imitar no teclado um solo de guitarra do Santana, do Guns, do Led Zepplin, do Hendrix, faça um duplo harmonico no meio do solo (sabe aquele som que faz a guitarra gritar?) abafe e deixe as notas soarem ao mesmo tempo, dependendo de como as toca, é completamente diferente.

Por esses motivos não acho legal, como também não acho legal para baixo (exceção para o The Doors), para bateria, para instrumentos de sopro.

E digo isso se tratando de banda. Pois quando se toca sozinho é outra coisa na verdade é outro instrumento..... teclado em banda é uma coisa, teclado com ritmos é outra, tudo muda. São mundos completamente distintos.

_Vinícius Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


Durval Dellê
Como o Leslie_Overdrive disse, se os sons de pianos e orgãos já não são perfeitos, que são instrumentos de teclas, imagine um de sopro ou de corda como a guitarra.

Por isso q eu disse... Se for pra levar em conta o seu comentário: se existe a guitarra, pra que usar o teclado?

Deveria levar em conta tbm q...
Se existe órgão, pra q teclado?????
Se existe bateria, pra q teclado?????
Se existe piano, pra q teclado????
Se existem os simuladores de pads, pra q teclado?
Se existem os sopros, pra q teclado????
Se existem etc etc etc????


Então no caso, seria melhr nem existir teclados e nem tecladistas... Deveria apenas existir os instrumentos verdadeiros e pronto!!!!!

Existem uma porrada de gravação no mercado hj q foram feitos milhares de instrumentos em teclados-via sampler ou não, e ninguém percebe!!!!!

E não percebe mesmo!!!!!!

Tudo isso tem q ser levado em conta!!!!
Claro q nada substitui uma banda, mas o teclado, para mim, venho para facilitar e muito... E olha q muitos já são enganados por eles e nem adianta dizer q não, pq é sim!!!!

Abraços e sucesso!
Vinícius Augusto

_Vinícius Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


Durval Dellê
Quero ver você conseguir imitar no teclado um solo de guitarra do Santana, do Guns, do Led Zepplin, do Hendrix, faça um duplo harmonico no meio do solo (sabe aquele som que faz a guitarra gritar?) abafe e deixe as notas soarem ao mesmo tempo, dependendo de como as toca, é completamente diferente.

Com certeza, seria muito dificil, mas não 100% impossivel!!!! Com uams amostras de cada detalhe, daria um trabalho filho da puta, mas daria pra montar no pc, só q este tipo de trabalho seria mais complicado do que executar na propria guitarra!!!!

Aprovetando o tópico... Participe Deste tópico, pois ele está sendo bem construtivo e possui ligação com esse daqui!!!!

Abraços!!!!
Vinícius Augusto

Bico
Veterano
# jun/05
· votar


não acho legal para baixo (exceção para o The Doors)

Mas nesse caso, ainda é tipo oq o Leslie_Overdrive falou.. de All My Love do Led. A intenção não é nem "imitar" um baixo...


Mesmo q se consiga imitar todas as nuances de uma guitarra, pegada do guitarrista e tudo mais (oq acho MUITO difícil), não me agrada a idéia nem um pouco.
Se a idéia é solar no teclado, acho muito mais legal quando feito com timbres de instrumentos de teclado.

_Vinícius Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


Bico
Mesmo q se consiga imitar todas as nuances de uma guitarra, pegada do guitarrista e tudo mais (oq acho MUITO difícil), não me agrada a idéia nem um pouco.
Se a idéia é solar no teclado, acho muito mais legal quando feito com timbres de instrumentos de teclado.


Tudo isso é relativo, mas o q ta se definindo aqui é mais a opnião pessoal de cada um, ninguém vai chegar a um comum aqui. Acho q nem vale mais a pena discutir, as opniões, por mais q parecam iguais ou diferentes, nao ta dando pra saber quem ta concordando com quem desde o incio!!!!! hehehehehehehe Coisa de louco!!!!!

Mas pra im, o tópico já valeu!!!!!
Abraço a todos!!!!!

Bico
Veterano
# jun/05
· votar


_Vinícius Augusto
Tudo isso é relativo, mas o q ta se definindo aqui é mais a opnião pessoal de cada um, ninguém vai chegar a um comum aqui. Acho q nem vale mais a pena discutir, as opniões, por mais q parecam iguais ou diferentes, nao ta dando pra saber quem ta concordando com quem desde o incio!!!!! hehehehehehehe Coisa de louco!!!!!

Mas nunca vai se chegar a uma conclusão, não. É só discussão mesmo. Como qualquer outro tópico.
São mesmo opniões pessoais, pontos de vista...
E ainda assim, ninguém precisa escolher entre "preto" ou "branco".


Chegando em casa eu vou escutar aquelas mp3 q vc colocou no outro tópico, lá.

_Vinícius Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


Bico
Chegando em casa eu vou escutar aquelas mp3 q vc colocou no outro tópico, lá.

Blz!!!!
Amanhã eu darei resultado de todas elas, talvez com mais um pergunta!!!!
Qual das guitarras são sampleadas? qual é teclado? e qualé guitarra mesmo?

Abraços!!!!!

Eder Muchiutti
Veterano
# jun/05
· votar


Voltando ao tópico eu gostaria de recomendar um solo de teclado lindo da música Slightly Out of Reach do CD solo do James Labrie, chamado Elements of Persuasion. É um solo usando timbre lead mesmo que tem uma pegada bastante "guitarrística", inclusive encaixando-se muito bem com o solo de guitarra que vem a seguir. O tecladista toca(va) numa banda de Metal Progressivo chamada Dali's Dilemma, que só lançou um CD chamado Manifesto for Futurism, que por sinal é ótimo.

Abraços!

Durval Dellê
Veterano
# jun/05 · Editado por: Durval Dellê
· votar


Eder Muchiutti

O exemplo que você citou é perfeito para o que eu quis dizer também.

Isso eu acho muito legal. Pois o tecladista fez um solo que não é de guitarra, mas tá no mesmo conceito, com um timbre de teclado. E depois já entra a guitarra acompanhando o solo, isso é a "pergunta e resposta" que eu quis dizer acima. Pois a um interação dos solos do guitarrista com o tecladista.

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


Boa idéia solar com instumentos do teclado em vez de solar com guitarras sintetizadas.

Mas o problema é que vai descaracterizar a música.

Cara, eu parei mais de solar usando guitarras, uso hammond, E.pianos, uso synths, o único que não consegui encaixar na música foi o tal da clavi, como se toca isso hein?

Mas tem música que não tem geito, tenho que usar o timbre de guitarra do teclado, e isso é bacana, chama atenção do povo, pois é raro ouvir um solo de guitarra em nossas apresentações.

_Vinícius Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


A resposta do tópico Guitarra ou teclado, já está feita, e o tópico já foi concluido.

Houve um empate técnico!!!!!
Parabéns a todos q participaram de forma construtiva no tópico!!!!

No próximo tópico q eu criar nesse estilo, farei uam comparação de músicas feitas com banda ou com sampler!!!!

Abraços a todos e sucesso!!!
Vinícius Augusto

Jaum_Paulo
Veterano
# jul/05 · Editado por: Jaum_Paulo
· votar


o que eu pude perceber naquele tópico é que a maioria dos tecladistas erraram... ou seja, a maioria faz e ainda acha bonito! mas tb tem os tecladistas que conhecem o som de uma guitarra... erraram tb os menos experientes com música... mas quem tem um mínimo de noção de instrumentais e não toca teclado acertou... podem olhar lá... as excessões existem, mas são poucas.

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


Era muito visível que era teclado...............

Não tem como dar vida a uma guitarra no teclado. Por mais que exista os melhores Samplers da face da terra..... da mesma maneira que nunca vai dar vida a um Sax.

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê
Jaum_Paulo

Tudo bem... Mas alí não era sampler, era apenas um pobre PSR3000.

Abraços!!!!!

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


eh hardware tentando fazer som de algo que tem vida :D

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê
Abraços e sucesso pra vc!!!
Mas o legal do teste é q da pra sentir q nem todo mundo percebe a diferença entre teclado e guitarra hj. Olha q tem comentários lá, tanto de profissionais, amadores, basicos, etc... E teve muita gente q nem acertou, apenas pongou no comentários de outros.

Abraços!!!!!

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


eu escutei os 3 sons e não tem como ter dúvida..

Acho que até tem exceções, solos que você vai conseguir fazer no teclado, sampler, etc.

Mas num caso que não se usa tudo o que se pode fazer com uma guitarra.

Starway To Heaven do Led Zepplin (o começo pelo menos), Nothing Else Matters do Metallica (tb o começo) são coisas que se consegue reproduzir no teclado, pq não exigem muito da guitarra.

Mas se o guitarrista uso tudo o que pode da guitarra, você nunca vai reproduzir isso no teclado, sampler ou qualquer outra coisa que você tentar reproduzir isso que não seja a guitarra.

Até com um violão elétrico, mesmo usando pedais, não sai a mesma coisa.

Jaum_Paulo
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê
isso ae... tb penso assim

Bico
Veterano
# jul/05
· votar


É!
Cada macaco no seu galho. =)

Jonathas Lacerda
Veterano
# jul/05
· votar


cara... esse tópico foi um dos melhores dos ultimos tempos... tow gostando de ver

edutoejam
Veterano
# jul/05
· votar


nao acho legal querer imitar guitarra no teclado
acho que já que é um instrumento diferente da guitarra se pode inovar, fazendo coisas que um guitarrista nao poderia fazer, é um caminho que o Derek Sherinian segue, ex tecladista do Dream Theater.

Theo22
Veterano
# jul/05
· votar


Não precisa ser super experiente pra saber o que é guitarra real ou não, basta a pessoa ter um bom ouvido.

Eu de cara como vcs podem ler lá, percebi que todos são teclados, a guitarra que está melhor tocada em termos de realidade sejá a última, blues, tem mais expressão, o resto tá simples.

Mostrei a meu irmão, ele pensou que a segunda fosse guitarra, e perceba que apesar do timbre não ter usado um bom efeito de distotion, ter ficado muito sujo, ainda sim o pessoal pensou que era guitarra.

Hoje temos bons timbres de guitarras no teclado, e cabe a nós compará-las com outros teclados, e claro, guitarristas reais, eu sou a favor do solo que vcs fazem no vosso instrumento, nada igual.

Fazer um solo de guitarra vez enquanto no teclado é legal, quebra o gelo.
Mas claro pô, se aqui só tem tecladista de banda, pq fazer solo de guitarra?

_Vinícius Augusto
Tudo bem... Mas alí não era sampler, era apenas um pobre PSR3000.

Cara, como vc mudou, continua assim!

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Theo22
Cara, como vc mudou, continua assim!

É mesmo?????? =)
Eu não acho!!!!!! hehehehehehe
Valeu!!!!!

Vem cá, o q acha agora de eu pegar umas demos de playbacks feitas com bandas e outros playbacks feitos com Sampler pelo PC, pra galera tentar descobrir qual foi feito com banda e qual foi feito com sampler????

É uma boa dica ou não?????
Se a galera curtir eu monto um tópico assim, mas agora seria sampler e banda mesmo, nada de teclado!!!!!

Abraços!!!!
Vinícius Augusto
www.viniciusaugusto.k6.com.br

fernando tecladista
Veterano
# jul/05 · Editado por: fernando tecladista
· votar


embora metade do pessoal daqui não tinha nascido quando surgiu a serie miami-vice procurem ouvir o tecladista que fez a trilha sonora
JAN HAMMER, o cara na epoca usava um teclado LYNC (estilo ax1)
e tinha gente que não conhecia o cara e jurava que era guitarra jogue isso uns 15, 20 anos atras e não tinhamos otimos timbres de guitarra em teclados, o lance é ue o cara conhecia muito sobre tecnica de guitarra e passava isso pro teclado

http://www.stoffelshome.de/alt_controller/european_technology_the_lync _jan_hammer.jpg

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


fernando tecladista
Vc fala da música tema ou de outra trilha?????
Pq a música tema é toda eletrônica!!!!!
Se for a tema, eu posso dispor ela aqui!!!!!

Abraços!!!!

fernando tecladista
Veterano
# jul/05
· votar


não são em outros trabalhos, em discos solos, - citei miami-vice, pq aqui no brasilsó da pra associar o cara com a trilha da serie
no show ao vivo o cara usava este teclado direto, mas não era no estilo virtuose(mil notas por minuto) eram musicas com tema (melodia), mas que tinham frases e efeitos tipicos de guitarra

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como fazer solos de Guitarra no Teclado?