Ajuda com teclado pra fazer solos

Autor Mensagem
guilhermemuu
Veterano
# fev/12


Eu usei a busca e não achei nada que "me explicasse" bem isso
bem.. eu tenho um p-95 e um psr-e413, mas só uso o p-95 porque só toco musicas com um som de piano mesmo
eu estou querendo começar a tocar aqueles solinhos marotos de teclado que eu escuto nas musicas do Symphony-x, Dream Theater, Sonata Arctica, etc
eu queria saber qual o melhor tipo de teclado pra usar (workstation, sintetizador, essas coisas) e um modelo barato, porque o p-95 me custou 2.000 reais e agora nao posso gastar muito s:
e oque é um controlador midi? eu posso usar ele pra tocar ligado com algum teclado ou só funciona se estiver ligado em um computador? e oque ele faz? eu posso usar ele pra fazer solos?
eu posso usar um pra fazer os solinhos marotos?
vlw desde já

Mr Madruga
Veterano
# fev/12 · Editado por: Mr Madruga
· votar


eu estou querendo começar a tocar aqueles solinhos marotos de teclado que eu escuto nas musicas do Symphony-x, Dream Theater, Sonata Arctica, etc
Tem duas opções ou você baixa um leitor de mid, e tira música com sufoco, ou treine muito hanon e depois os solos vão se tornar mais facéis.

eu queria saber qual o melhor tipo de teclado pra usar (workstation, sintetizador, essas coisas) e um modelo barato, porque o p-95 me custou 2.000 reais e agora nao posso gastar muito s:
Pode começar com um Sintetizador como PS60, com 2000, pode pegar um usado como Korg X5D, N364, etc

e oque é um controlador midi?
eu posso usar ele pra tocar ligado com algum teclado ou só funciona se estiver ligado em um computador?
e oque ele faz?
eu posso usar um pra fazer os solinhos marotos?

Controlador Midi é um teclado sem timbres,
Alguns são alimentados só por USB, geralmente são os menores que 61 teclas
Ele reproduz os timbres que você tiver em seu gerenciador de VST's no computador, módulo ou outro teclado.
Pode sim usar para fazer solos marotos.

OBS: Qualquer teclado hoje em dia pode virar controlador midi, mas só os controladores midis específicos vão ter mais controles em tempo real para configurar os timbres externos.

guilhermemuu
Veterano
# fev/12
· votar


obrigado!
hmm entao se eu comprar um roland a-800 pro
é um controlador midi que eu encontrei barato
eu posso usar ele pra fazer os solos ligando ele no meu p-95?

Mr Madruga
Veterano
# fev/12
· votar


guilhermemuu
O P-95 só tem 10 timbres então não vai adiantar muita coisa ligar o controlador midi nele, o mais aconselhável é o uso de VST's, no caso de controlador midi.

J.Dionatan
Veterano
# fev/12
· votar


eu posso usar um pra fazer os solinhos marotos?
Sugiro o Korg Microstation, com suas teclas pequenas e poderosa síntese ele é excelente para solos. Acrescenta ele ao P95 para ver que legal fica. E os Leads são excelentes.

guilhermemuu
Veterano
# fev/12
· votar


oque eu poderia fazer com o p-95 se ligasse um controlador midi nele?
o controlador midi nao tem timbres? D:
desculpa as perguntas bestas, é q a coisa q eu menos entendo é sobre midi e essas parada ai
e se eu comprar um korg microstation eu posso fazer o solo no p-95 (pq o korg tem poucas teclas e tal) ?
e da pra fazer o pitch bend ainda?D:

J.Dionatan
Veterano
# fev/12
· votar


Se comprar o microstation voce pode usar os timbres do Micro pelas teclas do P-95 ok, e deixar o micro com um outro timbre. Na verdade o Korguinho tem 61 teclas, elas só são pequenas, por isto para solos é bem legal, e são leves né.

Se ligar um controlador midi só poderá usar um dos poucos timbres do P95 a partir do controlador, não vejo vantagem nisto.

fernando tecladista
Veterano
# fev/12
· votar


e oque é um controlador midi? eu posso usar ele pra tocar ligado com algum teclado ou só funciona se estiver ligado em um computador? e oque ele faz? eu posso usar ele pra fazer solos?

deve ter alguns tópicos por aqui explicando sobre isso
mas se você já ligou se p-95 ou seu psr no PC é a mesma coisa

eu posso usar ele pra tocar ligado com algum teclado pode, você vai ter 2 timbres do mesmo equipamento dividido em dois teclados (teclas) é interessante se você tem um teclado muito bom e compra um controlador baratinho mas fica com o poder sonoro de dois teclado bons

obrigado!
hmm entao se eu comprar um roland a-800 pro
é um controlador midi que eu encontrei barato
eu posso usar ele pra fazer os solos ligando ele no meu p-95?

O P-95 só tem 10 timbres então não vai adiantar muita coisa ligar o controlador midi nele

é isso ai

o controlador midi nao tem timbres? D:
não por esse motivo se chama controlador

encare um controlador como um teclado qwert de pc, não vai mudar o win, a internet o word.... só porque você está com um qwert melhor que o anterior

----------------------------------------------------


desculpa as perguntas bestas, é q a coisa q eu menos entendo é sobre midi e essas parada ai
então é bom dar uma lida antes em algo sobre
http://www.midi.org/aboutmidi/intromidi.pdf

ftp://ftp.roland.co.uk/helpdocuments/Midi_Guide_Manual_Roland.pdf

pra depois ver direito o que você quer e precisa

sobre algum teclado pra solos
tenha como base teu PSR ou o novo 423 qualquer equipamento novo próximo ao preço dele e com outras firulas de ritmo e tal....vai ter a qualidade dele

então algum juno D, GW8, MM6 e coisas assim não mudam tua vida

chuto que tem que começar a pensar em algo do estilo korg X-50 ou roland Gaia

----------------------------

outra coisa
teu PSR não é a coisa mais linda do mundo, mas se você pesquisar os timbres de lead testar o dual voice e mexer naqueles dois potenciometros e seus varios parametros da pra tirar coisas boas

Gus79
Veterano
# fev/12
· votar


guilhermemuu

O fernando tecladista falou uma coisa muito importante.
teu PSR não é a coisa mais linda do mundo, mas se você pesquisar os timbres de lead testar o dual voice e mexer naqueles dois potenciometros e seus varios parametros da pra tirar coisas boas

Cara, a maioria dos timbres que você vai encontrar naqueles "solinhos marotos" têm similares mais ou menos parecidos no teu PSR 413.

Se eu fosse você, ficava com o teu PSR e o teu P-95 e treinava mais técnica.

TECLADO NOVO NÃO FAZ VOCÊ TOCAR MELHOR.

fernando tecladista
Veterano
# fev/12
· votar


guilhermemuu
Gus79

a G.A.S. deve ter batido nele, é sempre gostoso ter teclado novo, ou teclado antigo que já foi bom que passa a ser teu novo, as vezes ideias novas surgem porque você estava mexendo em alguma coisa e pintou um improviso que ficou lindo

mas como o guilhermemuu disse que está com pouca grana, acho que deve dar um aguenta pra ter um teclado bom pra ficar um bom tempo com ele
o problema de piano já foi resolvido, falta para outros timbres
eu comentei do Gaia que resolve a questão dos Leads e Pads, mas você continua com o problema de não ter timbres de Hammonds que se hoje não faz falta, daqui 6 meses você vai sentir

outros da minha lista de sugestões de cada marca
-korg X-50 ou KS-60
-yamaha mox6
-roland não me comove muito os novos mais em conta, mas testaria o Juno Gi ou o VR 700, mas eu seria mais feliz com um Fantom XA
até aguardaria pra ver o que é o Casio WX-P1

Greenwood
Veterano
# fev/12
· votar


guilhermemuu

Cara, aqui a turma não gosta muito de Roland, então nem sempre vc vai ler opiniões imparciais. Se vc quer fazer solos, além de estudar escalas (sugiro procurar algo do Almir Chediak), vc vai precisar de um sintetizador. Um excelente começo seria o Roland Juno Di.
Eu tenho o Juno Gi, e toda vez q ligo, fico impressionado com algo novo que descubro!
E pode perguntar à vondade q vc achou o lugar certo!!!
Boa sorte!

guilhermemuu
Veterano
# abr/12
· votar


já faz algum tempo que estou treinando hanon e tal hehe
eu procurei sobre o microstation, o juno di, m-50, x-50, alguns da yamaha e da roland
eu vou esperar mais uns 3~4 meses pra sair em busca de algum teclado em lojas, mas nao sei qual buscar...
o microstation me impressionou, na primeira vez que vi ele pensei: esse teclado nao deve fazer nada; mas quando vi alguns videos dele...
enquanto ao x-50, eu tambem gostei muito dele, o microstation e o x-50 sao os teclados que mais me chamaram a atençao
eu li bastante sobre eles, mas a cada 10 sites que eu leio 6 estao falando mal do teclado. eu queria saber se alguem ai ja teve oportunidade de testa-lo, e oque achou
outra coisa que me agradou nesses teclados foi o tamanho. eu ja ando com um teclado de quase 20kg no ombro, eu gostaria de alguma coisa menor pra poder levar pra ensaios e coisa do tipo
estou pensando sériamente em comprar um microstation

fernando tecladista
Veterano
# abr/12
· votar


eu li bastante sobre eles, mas a cada 10 sites que eu leio 6 estao falando mal do teclado. eu queria saber se alguem ai ja teve oportunidade de testa-lo, e oque achou

é o que diz o velho deitado:
faça algo mal feito para uma pessoa e essa conta para 10
faça algo correto para 10 pessoas e somente uma passa isso a frente

--------------------------------------------------------
teclado tem o seguinte fato:
ele tem um preço e virá com recursos para isso
então se eu comparar um teclado do 10.000 com esses de 3.000/ 4.000 sem levar questão o preço é claro que vou dizer que esses da tua lista são ruins, que não tem isso, que faltou aquilo....
e sempre será assim, senão você nunca compra o de 10.000

da tua lista acaba finalizando em gostos pessoais o que pra mim é bom para outro não
por exemplo
vejo o microstation mais como um notebook comprido, usar o sequenciador e alguns timbres pra pads, efeitos, não me vejo tocando uma noite inteira só com ele devido suas teclas pequenas, mas tem gente que gosta

J.Dionatan
Veterano
# abr/12
· votar


vejo o microstation mais como um notebook comprido, usar o sequenciador e alguns timbres pra pads, efeitos, não me vejo tocando uma noite inteira só com ele

Então amigo guilhermemuu , eu possuo um microSTATION e sinceramente ainda não li críticas sobre ele de quem COMPROU mais também não procurei muito. Então vou passar minha opinião... O tecladinho serve para mim que toco em Missas, e recomendo para quem toca em celebrações, cultos, ou eventos curtos. Porém como disse a cima o Fernando, ele não serve como UNICO teclado para apresentações maiores. Então como TECLADO COMPLEMENTAR ele é otimo, solos e efeitos e tal, mas não substitui o teclado principal, ou um bom teclado controlador, afinal podemos considerar ele como um módulo excelente com teclas.

guilhermemuu
Veterano
# abr/12
· votar


Eu sei, com guitarra eh som comprar pedais q vc consegue algo q te agrade, teclado nao D:
Eu quero algum teclado pra fazer solos
Eu queria um synth legal e tal em algum teclado
E o resto meu p-95 ta dando conta ultimamente o q eu mais toco mesmo eh piano, eu to feliz com meu tecladinho por enquanto, eu soh queria um teclado bom (nao necessariamente de 10.000 reais) para fazer solos, eu vi q o microstation tem uns 500 timbres, eu curti dmais os leads dele, ele tem a rodinha de modulation e pich bend e teclas pequenas
Eu odeio carregar o p95 entao eu axei ele perfeito pra minha situaçao
Mas eu nao sei se compro ele
Alguem tem alguma sujestao? D:

Edson Caetano
Veterano
# abr/12
· votar


Juno Di, Ps60, X50 tudo por voltados 2400,00

guilhermemuu
Veterano
# mai/12
· votar


estou entre comprar o microstation/X50 mês que vem ou esperar um tempo juntando dinheiro até ter uns 5.000 para poder comprar um korg M-50.
eu posso usar o microstation pra tocar sem ele estar conectado via MIDI com outro teclado qualquer, ou ele só funciona se estiver ligado com outro teclado? eu também estou pensando em comprar o nanoKEY (axo que é esse o nome) pois estou com muito pouco tempo pra treinar, passo o dia mexendo no pc pra estudar e fazer coisas minhas e tal, eu queria um nanokey pra deixar aqui na frente do pc mesmo.
por favor ajudem com sugestoes, comentarios, eu to querendo um teclado com um bom custo/beneficio pra fazer solos synth

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


guilhermemuu
O nome diz microstation, é um micro workstation, funciona sozinho, não é um controlador... Veja em korg.com.br no mínimo

Nanokey, é um "brinquedo"... comparado com o microstation

Simplesmente teclas para disparar eventos curtos e nada mais

guilhermemuu
Veterano
# mai/12
· votar


eu ja li bastante sobre o microstation, mas eu tava inseguro sobre ele e tal, vlw

Gus79
Veterano
# mai/12
· votar


Cara, é só pra fazer solos de synth mesmo?

Então, você quer uma coisa bem específica. Não entre em X-50, M-50, nada disso, que eles são "faz-tudo", não são específicos para solos de synth.

Uma primeira opção, se eu quisesse um teclado só para solar, seria um Voltix. (Google it). Novo, tá na faixa de 1.500. Usado, uns 1.000. É quase um "minimoog" genérico, básico, brasuca.

Outro bom é o Roland Gaia. Tem muito mais recursos que o Voltix, mas é digital.

Usados, tenta um Roland SH-201, ou um Korg Z-1, ou qualquer nesse estilo. Se é o que você quer, melhor pegar um específico logo.

guilhermemuu
Veterano
# mai/12
· votar


é um só pra solos synth mesmo,
cara, na hora que eu vi uma imagem do voltix no google eu lembrei na hora de um monte de teclados desse jeito: com 1 ou 2 oitavas, e um painel cheeeio de knobs e luzinhas.
eu queria saber bem o que é isso, se é um tipo de teclado diferente, etc
o roland gaia me seduziu, achei ele muito estiloso, vi alguns videos e tal, gostei muito do som. nao entendi bem a parte sobre ele ser digital D:

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


guilhermemuu
O Voltix é um synth analógico, um teclado com sons feitos através da síntese de ondas, mas com componentes analógicos...

O Gaia faz o mesmo mas com componentes digitais, um VA, virtual analog, ou analógico virtual

Eu ficaria com o Gaia, mais tranquilo de desenvolver seu som e a sua síntese

guilhermemuu
Veterano
# mai/12
· votar


vlw, vou procurar alguem que tenha um gaia pra ver como é
eu nao vou em loja testar porque nao sei o que tocar nele, nao entendo nada dos knobs e tal
acho melhor encontrar algum amigo que ja tenha testado, conheça ou tenha um, porque vao me explicar o que cada coisa faz
se alguem no forum tiver avisa =/

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


guilhermemuu
Pesquisa no fórum o colega SilvG8 fez um belo review do Gaia...

guilhermemuu
Veterano
# mai/12
· votar


ook, vlw ^^
vou ver se eu consigo entrar em contato com ele tambem e tal

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


guilhermemuu
Pode conferir algo já por aqui
http://synthway.wordpress.com/

guilhermemuu
Veterano
# mai/12
· votar


achei o review dele,
obrigado pelo tempo que você gastou me ajudando, tem muita gente que só sabe mandar tomar no c*

guilhermemuu
Veterano
# mai/12
· votar


O que é key follow?
é aquele negócio q faz as notas ligarem como se fosse uns slides marotos?

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


guilhermemuu
A partir dos 5 minutos, o vídeo mostra o efeito direitinho


guilhermemuu
Veterano
# mai/12
· votar


Não entendi direito =/
eu sou iniciante sobre sintetizadores e tal, não sei o que é LFO, oscilador, arpejador, essas coisas
eu só sei tocar pianooo D:
eu agradeceria se você pudesse me dar uma informação o mais informal possível, de algum jeito que eu consiga entender um pouco

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda com teclado pra fazer solos