Alguem que curte Sonata e toca musicas deles

Autor Mensagem
Frankz
Veterano
# set/04


seguinte, eu tenho uns clipes deles tocando ao vivo, e no solo, eu vejo o tecladista usar teclas diferentes da partitura... na partitura digamos que 50% pra cima das notas são sustenido, e no video, ele raramente usa uma tecla preta... como isso é possível? é algum recurso que os teclados decentes tem e o meu não? (meu teclado é um psr-190, eu sei, é nojento).

alguem me ajuda ae ;)

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# set/04
· votar


Transpose... O teclado um semi tom abaixo geralmente, pra seguir a afinação das guitarras, que usam esse artificio pra soarem mais pesadas ao vivo...

Não sei, não conheço muito bem a banda, minha praia é mais rock anos 70, mas provavelmente é isso...

Valeu??

Frankz
Veterano
# set/04
· votar


ueh mas se ele tocar do jeito q tá na partitura o som nao vai sair o mesmo? eu imagino que seja mais agradável tocar com menos teclas pretas... mais fácil... sei lá...
pq todas as musicas q eu ja tentei tirar deles é sempre em tons assim... re# ... ou la# e por ai vai, mas nos shows ele toca como se fosse escala de dó maior sabe

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# set/04
· votar


O som sai em ré#. Mas como ele tá tocando transposto para meio tom abaixo, ele usa as notas da escala de mi, por isso aparecem tantas teclas brancas. Provavelmente o guitarrsiat e o baixista tão fazendo a mesma coisa por terem afinado seus instrumentos meio tom abaixo também, pra soar mais pesado, como te disse.

CIRO
Veterano
# set/04
· votar


É isso mesmo...O tecladista usa o transpose.

Tarara_Leo
Veterano
# set/04
· votar


Eu toco a music BLACK SHEEP deles ! Na partitura tem um monte de notas preta, e no Video ele não usa nenhuma ! E mesmo transpondo a partitura meio tom abaixo ainda nao bate com o que ele toca !! Acho que as partituras tem bastante coisas erradas claro ! mas acho acho que ele toca nas notas brancas e transpoe o teclado meio tom acima, para o som sair como se fosse em RE#, mas tocando meio tom abaixo ou acima intnde ? Eu fico pausando o clipe quando da um close no tecladista para ver que nota ele esta apertando !
E alguem sabe tocar SAN SEBASTIAN ? Na partitura ja aumentei e abaixei todos os semitons possiveis e nao bate com ele tocando ! Até desanima de toca !!

Carlos Eduardo Santinato
Veterano
# set/04
· votar


Tarara_Leo vc tem partitura do Sonata? Tipo eu curto pra caramba sonata, acho muito loko mas ñ tenho o menor saco pra tentar tirar as musicas. Vc tem como me mandar essas partituras por e-mail?
cade_cadu@hotmail.com

Valew

Frankz
Veterano
# set/04
· votar


Tarara_Leo eh exatamente essa música! Black Sheep! a base ele faz uns trecos estranhos.. mas da pra aceitar... mas no solo!!! putaquepariu!!! eh totalmente diferente... será que além de transpor ele usa o pitch para evitar teclas pretas? pq nao é possivel...
san sebastian eu ja desisti... hehehe a que eu to tentando tirar agora é Kingdom For A Heart... só que aquela introdução é bizarra... cheio das notas pretas... acredito que se meu teclado tivesse o recurso de transpor seria muito mais fácil/agradável de tocar... mas faz oq... =/

fathertime
Veterano
# set/04
· votar


Frankz

Seguinte, como já foi dito, as escalas utilizadas nos solos de teclado do sonata arctica são cheias de notas pretas (teoricamente mais difíceis de serem tocadas).

Ele transpõe o teclado para um semitom acima, se eu não me engano, fazendo com que, por exemplo, a tecla Lá (branca) fique com o som de um Sol# (preta). Isso facilita sim na hora do solo. Faz com que ele possa fazer aqueles arpeggios rápidos com uma mão só (o que seria muito mais difícil de ser feito nas pretas).

Todavia mesmo transpondo o teclado não há como escapar de um ou outra tecla preta...

Eu prefiro tocar no tom original mesmo. Mas para quem prefere tocar igual ao Mikko Harkin é só tranpor o midi para um semitom acima também!

Tarara_Leo
Veterano
# set/04
· votar


AE pessoal ! intão, as partituras eu pego no MYSONGBOOK ! Vem tudu em notas pretas dai eu vo transpondo até ficar com o minimo de notas pretas possiveis ! No video da Black sheep quando ele cai nas ultimas notas do arpegio e da um BEND eu sempre do um pause pra tenta ve q nota ele cai e comparar com a partitura ! Mas eu acho que as partituras tbm estao um pouco erradas, em todo o caso,, na black sheep eu coloquei meio tom acime e só ficou com o SIB de nota preta ! o resto e tudu branco, mas nem assim consigo tocau hasoiuahsiu !!
SAN SEBASTIAN ja desisti !! nem transpondo bate com o Henrik tocando, e olha que no clipe da um close muito bom no teclado e da pra ve certinho, !! apesar que aquelte teclado dele é mais facil usar as notas pretas !
Até desanimo de tirar muscias por causa disso, outras musicas como BLACK DIAMOND do stratovarius é a mesma coisa ! o jenas jonhasson começa no MI, e o tom original da musica começa com DO# ! Só que depois ele muda o transpose ! é um caso.. !!

fathertime
Veterano
# set/04
· votar


nem transpondo bate com o Henrik tocando

mas também deve-se lembrar que eles não estão tocando a san sebastian no tom original nesse video clipe

fathertime
Veterano
# set/04
· votar


Ah, eu sei que todos esses tecladistas de metal melódico tocam muito, mas ficar transpondo o teclado porque fica melhor é um pouco de malandragem!!!

Frankz
Veterano
# set/04
· votar


ei falando no Jens Johansson... cara na minha opnião ele é o melhor tecladista que eu já vi!!!
Tarara_Leo cara Black Sheep é bizarro... aquela parte que é só teclado e guitarra ele usa transpose de meio tom abaixo... daí ele toca usando lá como a primeira nota... mas depois q começa a parte do solo q é só teclado fica muito bizarro... tem horas q vai da ultima oitava pra segunda em uns 2 segundos... ele é muito ninja pra fazer aquilo.
San Sebastian é dificil d+ pra mim eu ja desisti hehehe
eu ja desisti de tocar igual os caras... to tentando tocar fazendo o som sair igual mesmo heheheh
Quanto à Black Diamond... fazer aquela introdução em DO# é MUITO ESCROTO!!!!!!! fala sério bizarro d+... quando eu aprendi a toca-la eu aprendi em RE... depois q eu vi q o tom original da musica era em REB... e outra coisa... vc já tentou tocar aquele solo de Black Diamond??? hahahahaha é uma das minhas metas como tecladista =)
ei tarara_leo pq o teclado do kenrik é mais facil de usar as teclas pretas???
uma coisa que eu nao consigo entender... eh pq eles sempre tocam em um tom assim cheio dessas notas pretas... será que é um tom que fica melhor pro vocalista? acredito que seja isso ;)
abraços

Ken Himura
Veterano
# set/04
· votar


uma coisa que eu nao consigo entender... eh pq eles sempre tocam em um tom assim cheio dessas notas pretas... será que é um tom que fica melhor pro vocalista?
Pode ser que sim, mas pode ser por causa da escala que eles usaram na música ou pra seguir o campo harmônico do tom da música...

Tarara_Leo
Veterano
# set/04
· votar


Ae cara !! intão,.,. vcs ja ouviram a musica WEBBALERGY do SONATA ? O solo de teclado é 2x mais foda q o da black sheep ! ele sobe 3 oitavas e desce sem parar !! ele abre mto a mao !! ele é mto ninja ! e nos solos que fica repetindo a nota como na VICTORIAS SECRET ? Ou otros solos por ae !! o unico que eu sei tocar é o da FULL MOON !! ah..sobre o teclado do HENRIK, deve ser mais facil pois o teclado é de pendurar no pescoço, intao vc pode deixar o pulso mais solto, sem aquelas viadagens de posicionamento da mao ! se toca como quise !! vira o teclado etc... deve ser mais facil !! e eu peguei a partitura da musica da SAN SEBASTIAN que eles tocam no clipe REVISITED não é ? E mesmo assim nao bate com o que ele toca eheheh... um dia eu vo consegui faze uns solos iguais esses !! meu sonho !!

fathertime
Veterano
# set/04
· votar


Frankz

Tem razão..ele toca meio tom abaixo (e não acima, como eu postei). Não deu para editar!!!)

fathertime
Veterano
# set/04
· votar


Tarara_Leo
Frankz

Pessoal, os solos do sonata arctica não são tão complicados assim. Entendendo o tecladista e a escala fica bem mais fácil tocar os solos!

Olha só: Nas primeiras músicas da banda (Fullmoon, 8th commandment, Destruction Preventer) quem fazia os solos de teclado era o vocalista. Então ele sempre usava basicamente a mesma escala (aquela do solo do fullmoon) na maioria das músicas, subindo e descendo, com uma ou outra variação.

Então depois, com a entrada do tecladista Mikko Harkin, os solos começaram a ficar um pouco mais difíeis, na minha opinião. Ele geralmente começa com umas notas rápidas, faz uns arpeggios, dá um "bend" no sol# e sobe e desce algumas oitavas.

fathertime
Veterano
# set/04
· votar


O segredo é se dedicar a algum estilo. Eu por exemplo já estou craque em tocar os solos compostos pelo vocalista (fullmoon, 8th commandment, etc...). Já os solos do MikkoHarkin (Black Sheep, Weballergy e Power of one) eu já não toco tão bem assim, mas tudo é uma questão de treino.

Frankz
Veterano
# set/04
· votar


fathertime é isso mesmo... os solos do mikko vieram mais complicados... o de fullmoon eu ja to axando facil até... só tem uma partezinha q eu nao tenho certeza se eu faço corretamente a posição dos dedos...
O solo de weballergy ele começa subindo da segunda oitava com as duas mãos né? daí qd chega la na ultima ou penultima a mao esquerda dele vai pro bend, daí a mao dele vira uma aranha e vai descendo e de vez em quando voltando um pokin e descendo novamente...
e agora tem um terceiro tecladista... o henrik! espero q ele nao toque muito diferente que o mikko ehehehehe... tipo Tarara_Leo é a revisited sim q eles tocam no clipe... nao tem mta diferença da original, oq eu notei foi q a introdução da original era na guitarra e agora é no teclado... com a guitarra fazendo uma base.
Outra coisa... vcs conhecem a música Wolf And Raven deles? qual a opnião de vcs quanto à tocar aquela introdução?

Dave Murray
Veterano
# set/04
· votar


se alguem tiver, poderia me mandar a partitura da False News Travel Fast ? vlws ae.. abraços..

fathertime
Veterano
# set/04
· votar


Dave Murray

Ih...é praticamente impossível achar uma boa partitura assim de metal melódico.

A velha solução é abrir o midi no encore ou guitar pro 4.

Dave Murray
Veterano
# set/04
· votar


fathertime ai q tah.. n consegui midi dessa musica...

Dave Murray
Veterano
# set/04
· votar


fathertime chegou a ouvir minha Full Moon ? postei no topic do "Guitar Pro Pode Ajudar Tecladistas"

fathertime
Veterano
# set/04
· votar


Dave Murray

Ae cara...ouvi sim a fullmoon!! Gostei bastante da guitarra, toca bem hein!

Só quero te perguntar mais alguns detalhes antes de começar a gravar!

Por favor, manda um email para lucasgiacomel@yahoo.com.br para combinarmos melhor!

Frankz
Veterano
# set/04
· votar


fathertime cara vc sabe tocar alguma dessas:
Victoria Secret
The Power Of One
Respect The Wilderness

pra mim são as músicas com os solos mais difíceis do Sonata...
e o de The Power Oh One tem um feeling mto fudido! eu me emociono ouvindo auehuaehauehau
cara o solo de fullmoon q vc tocou ficou muito blz, queria que meu teclado tivesse efeitos como aquele... :(
me diz uma coisa... tem uma parte no solo de fullmoon que tem uma sequência assim... "E - D# - C# - B - A# - G# - G - E - D# - C# - B - A# - G# ... (considere negrito como uma oitava abaixo) eu não sei se to usando a ordem correta dos dedos, pq fica meio escroto passar do G pro E do jeito q eu faço (dedo 1 - dedo 4)... eu já pensei em uma outra forma que fica melhor, axo dificil explicar essas coisas aqui pelo forum, mas se vc tiver entendido, vc pode me dizer se vc faz essa passagem do mesmo modo? (dedo1 - dedo4) ou se vc faz de outra forma?
valeu

fathertime
Veterano
# set/04
· votar


Frankz
Do Sonata eu sei tocar completas essas:
-Letter to Dana
-Fullmoon
-Replica
-Revontulet

Fora essas completas sei vários solos e acordes separados de músicas variadas deles, porém não sei tocar nenhum solo dessas três que tu me disse.

Dave Murray
Veterano
# set/04
· votar


fathertime ae vei.. desculpa a demora.. n tinha visto tua resposta aqui.. vo te mandar um mail... =]

fathertime
Veterano
# set/04
· votar


Na parte do solo que tu escreveu:

"E - D# - C# - B - A# - G# - G - E - D# - C# - B - A# - G# .

eu uso os seguintes dedos:

4 - 3 - 2 - 1 - 3 - 2 - 1 4 - 3 - 2 - 1 - 3 - 2

Espero que eu tenha sido claro...acho que é da mesma maneira que tu toca.

fathertime
Veterano
# set/04
· votar


Dave Murray

Por favor, me envie um email para que combinemos os detalhes da gravação!!!

lucasgiacomel@yahoo.com.br

fathertime
Veterano
# set/04
· votar


Frankz
The Power Oh One tem um feeling mto fudido! eu me emociono ouvindo auehuaehauehau

Com certeza! É uma das minhas preferidas do Sonata!!!

E os solos, tanto o de teclado quanto o de guitarra, são os melhores!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguem que curte Sonata e toca musicas deles