Sintetizadores Virtuais, Plug-ins e afins - Topico Central

Autor Mensagem
guismarquesrj
Veterano
# set/05 · Editado por: guismarquesrj


Boa tarde,

Alguns aqui já devem me conhecer pelos debates sobre sintetizadores virtuais, interfaces de áudio e tudo que se relaciona a processamento de áudio via digital (computador).

Tenho reparado que a quantidade de perguntas semelhantes que aparecem aqui é gigante. Principalmente sobre a questão de configurações de computadores para rodar os plug-ins de sintetizadores virtuais.

Para nos livrarmos desse monte de tópicos repetitivos, resolvi criar o tópico central sobre isso. Se algum moderador puder fazer o favor, que coloque sticky depois que for para segunda página (se colocar antes, os usuários nem reparam).
____________________

Configurações de computador:

Configuração para rodar sintetizadores virtuais é muito relativa. Existem algumas centenas de programas, plug-ins e modos de operação e síntese do som, o que requer mais ou menos do processamento.

Sendo assim, vou resumir uns aspectos para definir a configuração ideal para o que cada um usa:

Plug-ins Stand-Alone:

Plug-ins stand-alone são aqueles que não necessitam de um programa de áudio (como por exemplo o Sonar, Nuendo, Cubase, entre outros) para rodar. São aqueles plug-ins que abrem como um programa e possuem suas próprias configurações de áudio internamente. Para dar bom exemplo, podemos utilizar os plug-ins da Native Instruments, que são muito reconhecidos e considerados entre muitos, os melhores.

Para tais plug-ins stand-alone, não é necessário uma máquina extremamente possante. Uma configuração legal seria:

Qualquer processador acima de 1.5Ghz
256mb de memória ram (DDR266 ou superior)
HD de 5400rpm já basta (os "normais", ATA133)
Interface de áudio razoável com driver ASIO (uma Live! 5.1 basta)

Plug-ins Host-Based:

Plug-ins host-based são aqueles que, ao contrário dos stand-alone, necessitam de um programa para "hostear". Esses são os plug-ins chamados VSTi (existem os RTAS, AU, entre outros, mas os mais comuns são os VSTi's). Os plug-ins da Native Instruments, em sua maioria, são vendidos com as duas versões dentro do cd, stand-alone e vsti. Para os plug-ins especificamente da Native Instruments, não é necessário uma configuração diferente de quando usados stand-alone.

Por alguns serem mais pesados e por necessitarem de um programa de áudio (como o Sonar, Nuendo, Cubase, como citei acima), uma boa configuração seria:

Qualquer processador acima de 2.0Ghz
512mb de memória ram (DDR333 ou superior)
HD de 7200rpm (80gb é o mínimo fabricado hoje em dia, e o espaço seria mais utilizado pelo peso dos programas, samples e etc)
Interface de áudio de boa qualidade, algo já com separações profissionais de canais, por exemplo a EMU 1212M, M-Audio Audiophile entre outras.

Timbres Sampleados:

São os timbres que provém de gravações do instrumento utilizado. Por exemplo, um Piano sampleado é um piano o qual alguma empresa gravou nota por nota em diversas camadas e variações (como por exemplo execução forte, execução media, execução piano, pianíssimo; ou então gravados com o pedal de sustain pressionado). Existem os plug-ins de instrumentos sampleados, que são os que pesam mais. Isso deve-se ao fato de que ao pressionar uma tecla do seu controlador midi, o seu sistema terá de carregar a gravação da nota pressionada e reproduzí-la. Os sintetizadores virtuais geram o som. Os samplers reproduzem os sons previamente gravados.

Para utilização desses plug-ins massivamente (quem usa, não usa pouco (risos)) é necessária uma configuração um pouco mais pesada:

Processador Apple G4 ou então Pentium IV com alto clock (3.0ghz)
512mb (ideal seria 1024mb) de memória ram (DDR400)
HD de 80gb no mínimo (pois samples pesam muito, muitos gigabytes) com 7200rpm, de marca confiável, como Seagate ou Western Digital
Interface de áudio semi-profissional, exemplo: M-Audio Firewire 410, M-Audio Delta 44 ou Delta 1010, EMU 1616M, MOTU, entre outras.
____________________

Para localizar melhor a galera, vou citar alguns exemplos de plug-ins, sintetizadores virtuais, sample players e afins:

Sintetizadores virtuais:

Native Instruments Pro53 (baseado no Prophet 5)
Native Instruments FM7 (baseado no Yamaha DX7)
Native Instruments B4 (baseado no Hammond B3)
Arturia Minimoog V (baseado no Minimoog)
Arturia Modular Moog (baseado no Moog Modular)

Sample Players abertos:
(aqueles que usam samples de um tipo próprio, mas há variedade)

HALion
GigaStudio
Reason (módulo NN-XT)
Sample Tank
Sonic Synth

Plug-ins baseados em Sample:

Steinberg The Grand
Native Instruments Eletrik Piano (baseado nos Wurlitzer, Rhodes e Pianet)
Mellotron V4.5
____________________

Para não ficar massivo de mais o tópico, perguntem e dêem sugestões de coisas a se adicionar que eu edito o tópico e adiciono com as dúvidas e pedidos de esclarecimentos.

Abraços,

GuiS

última edição: 19 de Setembro as 20:43

wernegher
Veterano
# set/05
· votar


Boa...

Eder Muchiutti
Veterano
# set/05
· votar


guismarquesrj
Gostei das suas colocações e concordo com elas. Acho que seria interessante você citar alguns nomes pra localizar a galera. Os nomes mais comuns de synths e sample players. Até posso ajudar mas meu conhecimento ainda é pequeno nessa área, então posso falar besteira.

Valeu ae! Abraços!

wernegher
Veterano
# set/05
· votar


Acho até que esse tópico merecia ser fixo, em razão da importância do assunto.

Eder Muchiutti
Veterano
# set/05
· votar


wernegher
concordo plenamente. Os sintetizadores virtuais e afins, atualmente, têm uma importância quase tão grande quanto os teclados em geral.

guismarquesrj
Veterano
# set/05
· votar


Eaí pessoal!

Estou esperando dúvidas para responder por aqui! Se alguém quiser complementar algo, basta postar que eu completo no tópico!

Abraços,

GuiS

xpaulinhox
Veterano
# set/05
· votar


Qual o custo para montar um NoteBook, com uma configuração legal e apto pra qualquer situação?????? seja em casa, estudio, ou ao vivo??


Abraços...

zl3d
Veterano
# set/05
· votar


boa esse topico eh importante! eu tava mexendo com o reason e como vc disse, deu pra perceber que os timbres dele nao sao os melhores, baixei os plugins sonic retro keys, mas nao curti mto os sons de orgon e tals..
vou tentar os plugins stand alone da native q vc citou !
vlwZZ !

SaintFerio
Veterano
# set/05
· votar


To pensando em comprar um Notebook e talz, não sei quanto eu gastaria pra deixá-lo com a configuração que eu quero...

guismarquesrj
Outro dia fomos conversar no MSN hehe dei uma saidinha quando voltei, vc já tinha se ido LoL! Quero perguntar pra vc sobre seu novo controlador... Mas enfim, quando te achar agente conversa...

guismarquesrj
Veterano
# set/05
· votar


xpaulinhox
Qual o custo para montar um NoteBook, com uma configuração legal e apto pra qualquer situação?????? seja em casa, estudio, ou ao vivo??


Abraços...


Tipo que cara, provavelmente não se montaria um notebook PC, pois para processamento de áudio, MAC é muito mais estável e ágil. Um ibook G4 já dá pra brincar legal. Tanto para usar num Home Studio quanto para shows!

Abraços,

GuiS

guismarquesrj
Veterano
# set/05
· votar


boa esse topico eh importante! eu tava mexendo com o reason e como vc disse, deu pra perceber que os timbres dele nao sao os melhores, baixei os plugins sonic retro keys, mas nao curti mto os sons de orgon e tals..
vou tentar os plugins stand alone da native q vc citou !
vlwZZ !


Beleza cara! Tipo que você só vai reparar um perrengue. Só dá para usar um plug-in de cada vez. Tipo que não dá para tocar com dois teclados controladores e dois plug-ins stand-alone. Se não ele não processa dois sinais de áudio. Para isso que o Reason é interessante, o problema é que não é muito instintivo os locais de configuração dele. Nada que uns 2 dias fuçando não resolva!

Baxei também o Retro Keys... Os sons de organ realmente não são muito bons, até porque são totalmente pré-moldados. Tenta baixar otros refills, eu baxei um outro dia de piano, que é até o que eu usei no último show. Bem legal até o som. Não tanto quanto o The Grand (stand-alone), mas quebrou um belo galho!

Abraços,

GuiS

xpaulinhox
Veterano
# set/05 · Editado por: xpaulinhox
· votar


pois para processamento de áudio, MAC é muito mais estável e ágil. Um ibook G4 já dá pra brincar legal. Tanto para usar num Home Studio quanto para shows!

mas quantos GHz de processador, ram e HD, preciso instalar placas externas, gasto mais ou menos quanto????

por favor.

Eder Muchiutti
Veterano
# set/05
· votar


guismarquesrj
eu tenho alguns Refills bem legais pra sons acústicos e até de orgãos (infelizmente são pré-moldados, mas praticamente todos os sons no Reason são né?!). Se interessar eu mando minha lista de Refills pra vcs. Pianos eu não achei coisas que realmente me chamassem atenção. Tenho alguns Soundfonts até legais pra isso, mas ainda prefiro o Holy Grail Piano Platinum em formato GIGA, que apesar da ótima qualidade não é tão monstruoso (500mb + ou -).

Abraços a todos!

Eder Muchiutti
Veterano
# set/05
· votar


xpaulinhox
a configuração pra um notebook segue mais ou menos a de pc convencional, como as que já foram colocadas no início do tópico e uma interface externa USB ou Fireware. Uma M-Audio Audiophile USB já resolveria o problema. Se der prat er uma Fireware 410 como o amigo guismarquesrj , melhor.
Abraços.

xpaulinhox
Veterano
# set/05
· votar


Eder Muchiutti
Valeu, abraços

cristianomarques
Veterano
# set/05
· votar


guismarquesrj

ola parceiro tudo beleza

bom gostaria de saber se essa confuguraçao do meu pc é boa pra trabalhar com giga sampler e esses varios programas que se tem no mercado por ai a configuraçao é:

pentium 4 2.6
placa mae asus p5s80mx s v r
80 g maxtor 7200rpm
512 mb kingston
gravador de dvd
placa de som audigy 2 zs

dá pra mim trabalhar com esses tipos de programas como steinberg reason e principalmente giga sampler infelismente eu nao pude comprar uma placa de som melhor porque estou comprando pela financiadora e a fornecedora só tinha essa placa se eu comprasse outra placa fora desse plano ficaria dificil para mim comprar esse pc

entao vc pode me dizer se dá pra trabalha com esses programas

agradeco a sua compreensao meu amigo

valeu

cristiano marques

guismarquesrj
Veterano
# set/05
· votar


Eder Muchiutti
eu tenho alguns Refills bem legais pra sons acústicos e até de orgãos (infelizmente são pré-moldados, mas praticamente todos os sons no Reason são né?!). Se interessar eu mando minha lista de Refills pra vcs. Pianos eu não achei coisas que realmente me chamassem atenção. Tenho alguns Soundfonts até legais pra isso, mas ainda prefiro o Holy Grail Piano Platinum em formato GIGA, que apesar da ótima qualidade não é tão monstruoso (500mb + ou -).

Abraços a todos!


Cara, até queria falar ctgo do Holy Grail... Tipo que eu abri no Giga aqui e po, achei meio ruim uma parada: ele não sustenta mais de 2 segundos a nota! Eu não sei que que é isso... aí contigo também está assim?!

O timbre dele é excelente, mas a sustentação tá um lixo aqui!

Abraços,

GuiS

guismarquesrj
Veterano
# set/05
· votar


cristianomarques
ola parceiro tudo beleza

bom gostaria de saber se essa confuguraçao do meu pc é boa pra trabalhar com giga sampler e esses varios programas que se tem no mercado por ai a configuraçao é:

pentium 4 2.6
placa mae asus p5s80mx s v r
80 g maxtor 7200rpm
512 mb kingston
gravador de dvd
placa de som audigy 2 zs

dá pra mim trabalhar com esses tipos de programas como steinberg reason e principalmente giga sampler infelismente eu nao pude comprar uma placa de som melhor porque estou comprando pela financiadora e a fornecedora só tinha essa placa se eu comprasse outra placa fora desse plano ficaria dificil para mim comprar esse pc

entao vc pode me dizer se dá pra trabalha com esses programas

agradeco a sua compreensao meu amigo

valeu

cristiano marques


Cara, dá sim. Ele deve segurar legal sim. A única parada é que para você, trabalhar com gravação não daria. Mas para geração de timbre tocando num controlador MIDI ele dá e sobra.

Abraços,

GuiS

Eder Muchiutti
Veterano
# set/05
· votar


guismarquesrj
cara, eu não experimentei esse problema com o Holy Grail. Eu tive algo semelhante com um sondfont (Roland SRX 3-Layer Grand). Vc usa que programa como sample player? Eu uso o VSampler 3.04

guismarquesrj
Veterano
# set/05
· votar


Eder Muchiutti
cara, eu não experimentei esse problema com o Holy Grail. Eu tive algo semelhante com um sondfont (Roland SRX 3-Layer Grand). Vc usa que programa como sample player? Eu uso o VSampler 3.04

Ah sim! Agora que fui me tocar. Ele é formato GIGA mas não necessariamente para o GigaStudio, certo?! Estava usando-o com o GigaStudio 3.0 Orchestra. Mas pelo que parece não foi muito legal. Ainda mais pois eu baixei outro sample (mais pesado ainda) e ele se negava a abrir. Não gostei do GigaStudio, vou baixar esse Vsampler!

Abraços,

GuiS

guismarquesrj
Veterano
# set/05
· votar


Dando um up para a galera não ficar postando os mesmos tópicos sobre soft synths de novo!

Abraços,

GuiS

wernegher
Veterano
# set/05
· votar


guismarquesrj


to precisando usar algum vst legal que tenha sons de guitarra... Tá lembrado de algum que seja bom e fácil de usar ? E que trabalhe com o NUENDO ?

guismarquesrj
Veterano
# set/05
· votar


Rapaz, sinceramente eu nunca nem mexi com vsti's de timbres de guitarras. Até porque é extremamente difícil realizar uma execução semelhante a de uma guitarra em um instrumento de teclas, não é mesmo?!

O que eu te recomendo é pedir uma base para algum bom guitarrista! (risos)!

Qualquer outra ajuda necessária é só dar um toque cara!

Abraços,

GuiS

wernegher
Veterano
# set/05
· votar


guismarquesrj
O que eu te recomendo é pedir uma base para algum bom guitarrista! (risos)!

Eu geralmente uso guitarristas " a vera ", mas as vezes pintam umas produções mais baratas onde infelizmente não posso lançar mão do profissional "real".
Eu já ouvi falar muito bem de um tal de Guitar Rig, e Virtual Guitarrist mas gostaria de saber se são legais.

De qq. manera, valeu ae....

Abraço...

guismarquesrj
Veterano
# set/05
· votar


wernegher
Eu geralmente uso guitarristas " a vera ", mas as vezes pintam umas produções mais baratas onde infelizmente não posso lançar mão do profissional "real".
Eu já ouvi falar muito bem de um tal de Guitar Rig, e Virtual Guitarrist mas gostaria de saber se são legais.


O guitarig é bom, eu tenho aqui. Mas sei lá cara, vou te falar que qualquer um que manje sabe falar que uma base de guitarra foi feita eletronicamente. Até porque a simetria e a dinâmica ficam um pouco "plásticas". Mas se for uma base pra ficar bem no fundo, sem muita importância, dá pra usar legal.

Abraços,

GuiS

wernegher
Veterano
# set/05
· votar


guismarquesrj

Qq. instrumento acústico que venha porventura ser "imitado" no teclado fica meio esquisito mesmo. Mas eu digo assim, se pelo menos o timbre ajudar, já dá pra fazer um trabalho legal quando não se pode contar com um músico verdadeiro, independente do motivo entendeu ?!
Isso acontece direto. As vezes pinta uma produção pra fazer e o cara não tem grana pra pagar músicos.... é aí q entram esses synths virtuais.

Mas tá manero

Eder Muchiutti
Veterano
# set/05
· votar


wernegher
Acho q entendi o que vc quer. Na real vc quer o timbre de guitarra propriamente dito? Tipo as cordas sendo tocadas? Pra isso vc precisa baixar algum Soundfont ou qualquer tipo de sample com timbres de guitarra (limpa, distorcida, overdrive, etc) e usar um programa como o VSampler associado ao Nuendo, Cubase, Sonar. Aí se vc quiser adicionar efeitos ao timbre (distorção, chorus, flanger, delay, reverb, etc) vc usa um programa como o GuitaRig ou Amplitube (da IK Multimedia). Esses dois funcionam como pedaleiras virtuais, sacou?
O Virtual Guitarrist é outra história. Pelo que entendi ele auxilia na produção musical, criando frases de guitarra dentro de vários estilos musicais. Ele tmb trabalha com MIDI se não me engano.
Quanto ao timbre, com certeza uma pessoa com um pouco de experiência consegue diferenciar uma pedaleira virtual de um amplificador microfonado, mas mesmo assim a qualidade é superior à mtos pedais e pedaleiras do mercado. Sem contar que se vc tiver uma boa placa de som (sem ruído) e colocar a guitarra no meio de uma mix fica mto difícil perceber a diferença entre o real e o virtual.

Espero ter ajudado. Abraços!

wernegher
Veterano
# set/05
· votar


Eder Muchiutti

Na verdade eu queria um programa similar ao B4, Super Quartet, ou hyper sonic, só que de guitarra entendeu ?! É pra trabalhar com MIDI mesmo...

Valeu !!!

P.S.: Alías, bem que esse tópico poderia ser fixo né...!?

guismarquesrj
Veterano
# set/05
· votar


Agora acho que já ta na hora de fixar!

Marco Alan, quando puder, por favor fixe o tópico para não ficarmos procurando por ele na primeira página!

Abraços,

GuiS

wernegher
Veterano
# set/05
· votar


guismarquesrj

Acho o assunto interessantíssmo. Tipo de tema que não vai se desgastar pois sempre existem lançamentos de VSTs... e esse é o futuro dos estúdios !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sintetizadores Virtuais, Plug-ins e afins - Topico Central