Postura perente ao instrumento

Autor Mensagem
Murilo Andreo
Veterano
# fev/04


Gostaria de saber se alguem tem algum livro que fala sobre posturas perante o instrumento. Melhor jeito de colocar a mão nas reclas, postura no braço e etc...

falou

Minnie
Veterano
# fev/04
· votar


è se alguem souber, me passe tbm, pois estou precisando muito disso!!!
Boa idéia Murilo!!!

SaintFerio
Veterano
# fev/04
· votar


Meu professor andou dando uma dura em mim por causa da minha postura perante o teclado... Mas nao sei sobre livros...

ggenevro
Veterano
# fev/04
· votar


Minnie
Primeiro, tentei te mandar a Cifra de Final Countdown e teu e-mail deu problema.

A postura correra é a seguinte:
As mãos devem ficas à altura do cotovelo, com o punho reto, pois se dobrar o punho causa ler.
Deve sentar-se com as pernas e abdomen formando um ângulo de 90 graus.
As mãos devem ficar a aproximadamente 3 centimetros acima do teclado, arcando-se os dedos naturalmente para que a ponta toque as teclas.

Minnie
Veterano
# fev/04
· votar


é eu preciso de postura. vou tentar ficar assim. Valeu pelas dicas. Ah, obrigada por tentar passar as cifras p/ mim. Eu já achei . O Saint Ferio me indicou um site e eu peguei lá!!
Mas obrigada pela intenção!!!!

SaintFerio
Veterano
# fev/04
· votar


Me chame só de Fério que tá bom ^__^

Minnie
Veterano
# fev/04
· votar


blz!!!

Murilo Andreo
Veterano
# fev/04
· votar


Eu ouvi falar em muitas coisas já....

Mas quando eu vi a Video Aula do JORDAN RUDESS, eu fiquei meio confuso. Pois na video aula dela, ele usa as mãos bem abaixadas, e não naquele formato de "bolinha" tradicional.
Agora eu não sei, se é o "jeito" dele, ou tocando daquela maneira, você tem mais agilidade e tal.

SaintFerio

O que o seu professor disse a você????

O pianista
Veterano
# fev/04
· votar


Poxa, eu disse que iria voltar a postar e olha só, tava muito sem tempo essa semana... começo de ano já to me matando de estuda, vida de músico é complicada.
Mas e aí pessoal, tudo blz?

Só dando uns toques: quem tocar piano e não teclado, deve ter uma postura diferente. A questão dos punhos é igual como foi dito, na altura dos cotovelos. Arrume o banco de acordo com sua altura (no meu caso fica no máximo, tenho 1,87...), a bunda deve ficar na ponta do banco e deve-se inclinar o corpo levemente para a frente, sem dobrar a coluna.

Essa é a postura correta de um pianista, lógico, existem pessoas que parecem estar jantando no piano de tão colacadas nessse mas é melhor para aumentar a agiilidade e não causar problemas de coluna, manter essa distância.

O apoio do corpo deve estar nos pés e não no abdomem ou na bunda. Mas é bom lembrar, isso é postura para piano e não teclado.

Tarara_Leo
Veterano
# fev/04
· votar


Para tocar teclado, eu toco de varios estilos,, as musicas calmas, eu toco sentado, com a banda, igual piano, nas rocks eu toco em pé, com o teclaod virado para frente, meio deitado, assim seu punho nao fica preso, tenho mais agilidade para os solos rápidos, e lógico,, sempre toco pirando

Minnie
Veterano
# fev/04
· votar


Tarara_Leo
Concordo com vc!!! Mas, odeio tocar sentada!!
Só toco em pé. Sei lá, fico de mal jeito!! Acho que é por que não tenho a postura correta!!

Minnie
Veterano
# fev/04
· votar


aliás, qual é a postura certa p/ teclado?

ggenevro
Veterano
# fev/04
· votar


Minnie
As colocadas acima são para quem toca sentado.
Para quem toca em pé, a postura é a mesma que a pessoa utiliza quando está andando normalmente, ou seja, ereta.
A posição das mãos é a mesma. Como vc toca em pé, deve regular o suporte do teclado de acordo com tua altura, para que as mãos fiquem na altura do cotovelo.
Para todos
Tocar com os punhos dobrados causa LER/DORT (doença de digitador)

Minnie
Veterano
# fev/04
· votar


ggenevro
Blz!!! isso é verdade!!! quando eu começei a tocar, tive um começo de LER. Mas agora, já acostumei!!! Não sinto mais dor nenhuma!!!!

ggenevro
Veterano
# fev/04
· votar


Minnie
Ler é barra pesada.
Fui bancário por 11 anos, saí do banco a 3 anos e continuo com problema de Ler.

Minnie
Veterano
# fev/04
· votar


ggenevro
nossa!!! Eu sei uns exercícios para evitar a ler, que consiste em alongar os tendões. eu faço antes e depois de tocar. Mas é para EVITAR. Quem já tem não pode fazer, pois acaba piorando!!!

ggenevro
Veterano
# fev/04
· votar


Minnie
Esquenta nao. Meu problema ja ta minimizado, com massagem terapeutica.

Minnie
Veterano
# fev/04
· votar


ggenevro
Que bom!! Meu amigo me disse que comer banana melhora, pois tem potássio!! Ele tinha Ler e é guitarrista. quando ficou sabendo que eu tinha, mandava eu comer banana. Mas não sei se funciona

Minnie
Veterano
# fev/04
· votar


Bom, acho que vou dormir!!!
estou morrendo de sono!!!
Boa noite p/ vcs.
Fiquem com Deus.
Até amanhã!!!
Beijinhos!!

Minnie
Veterano
# fev/04
· votar


fui...

MMM
Veterano
# fev/04
· votar


bom, eu acho q teclado eh para tocar em pé, e a postura tem q animar o publico heheh, o tecladista sempre eh tido com o mais "sério" da banda

Minnie
Veterano
# fev/04
· votar


MMM
É verdade!!! Eu sempre toco em pé!!! è mais legal!!!

dan_nsh
Veterano
# fev/04
· votar


Na hora de se apresentar e ensaiar com a banda eu também toco em pé, mas na hora de treinar em casa não tem porque tocar em pé, então toco sentado.

É mais confortável, ainda mais quando se passa horas e horas no teclado.

Minnie
Veterano
# fev/04
· votar


dan_nsh
meu, eu nem estudo sentada. ensaio, estudo toco, tudo em pé. mesmo se fico muito tempo no teclado.não gosto de ficar sentada!!

zl3d
Veterano
# fev/04
· votar


ae murilo andreo
akela video aula do jordan eh boa msemo ?
tava pensando em compra ...

Ken Himura
Veterano
# fev/04
· votar


LER/DORT (doença de digitador)
bem....na verdade num é doença exclusiva de digitador não U.u'....minha mãe trabalha com isso...a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) não tem cura...e se dá quando os tendões se desgastam ao máximo...e não conseguem cicatrizar...
bem...um amigo meu ficou com ler jogando videogame u.u'
bem..mas é necessário distingüir LER de Tendinite...Tendinite tem cura...LER não...

ggenevro
Veterano
# fev/04
· votar


Ken Himura
No meu caso foi desgaste muscular. A Ler não tem cura, isto eu sei. Mas podem ser minimizados seus sintomas, com terapia alternativa (massagem, no meu caso) e reeducação funcional (fazer as coisas de maneira diferente). Diz pra tua mãe procurar um "Japa" daqueles que fazem massagem, que muitas vezes eles conseguem resolver.

sagat
Veterano
# mai/04
· votar


o segredo é manter os braços e os punhos bem relaxados com a coluna reta, o resto é só esculachar.

Ken Himura
Veterano
# mai/04
· votar


o segredo é manter os braços e os punhos bem relaxados com a coluna reta, o resto é só esculachar.
isso aê!

cacamilarosa
Veterano
# nov/05
· votar


O primeiro passo ao sentar-se para tocar é verificar se a altura do banco está correta. A altura certa do banco do piano é aquela que permite que o antebraço do músico fique alinhado com o teclado. O braço deve formar um ângulo de noventa graus em relação ao piano e o cotovelo na altura das teclas brancas e um pouco à frente do tronco. O antebraço fica em ângulo de pouco mais de 90° em relação ao braço. Deve-se sentar na beirada da banqueta, entre a metade e três quartos à frente, em uma distância em que o final do joelho fique na direção da beirada do piano.

Agora, já sentado na banqueta, deve-se posicionar a mão no teclado usando a menor contração muscular possível. Com o braço relaxado ao longo do corpo, flexione suavemente o bíceps. Mantenha o pulso completamente relaxado, até seu antebraço atingir a posição de pouco mais de 90° em relação ao braço.


A força realmente necessária para manter o antebraço nessa posição é mínima. Flexione, então, os músculos extensores do carpo (fisiologia explicada na coluna publicada na edição N.° 76) até que seu pulso fique alinhado com o antebraço.

As contrações musculares necessárias para manter essa posição com os dedos relaxados são somente essas. O conjunto braço, antebraço e mão ficam pendurados pelo ombro (figura 1).

Quando sentado ao piano, o músico deve poder balançar perfeitamente seus braços e mãos sem tocar as teclas nem sentir absolutamente nenhuma tensão.


Os dedos devem naturalmente ser curvados, pois a posição correta da mão é a mais natural possível. Quando você relaxa o braço ao longo do corpo, sua mão fica quase na posição perfeita para tocar piano. Essa é a mesma posição que se usa no movimento de pinçar, como quando se segura um CD entre o polegar e os outros dedos. A parte dos dedos que entra em contato com as teclas é carnuda, mais dura, onde o osso termina, aquela junto às unhas dos dedos dois à cinco.

Para que isso ocorra é necessário também manter sempre as unhas aparadas. O pulso não deve estar alto ou baixo demais. Quando ele é flexionado, os dedos se esticam involuntariamente. Quando ele é estendido, os dedos se contraem. Com o pulso flexionado, não é possível tocar a palma da mão com a ponta dos dedos, pois seus flexores atingem sua capacidade máxima de contração. A força dos flexores longos dos dedos é um quarto mais fraca com o pulso flexionado do que é com o pulso estendido.


Os músculos extensores do pulso, então, são sinérgicos dos flexores dos dedos, e vice-versa.
A altura correta do pulso, portanto, é aquela que permite que o polegar fique paralelo à tecla, quando esta está abaixada.

O cotovelo só deve ser forçado a distanciar-se do corpo quando é necessário tocar nas regiões extremas do piano. Fora isso ele permanece relaxado.

As contrações musculares para manter a posição básica da mão ao piano, portanto, são uma ligeira contração ativa dos extensores do pulso, bem como dos flexores e pronadores do antebraço

e ainda dos músculos que mantém o úmero em ligeira flexão e abdução.
Uma posição de mão erroneamente usada é a de manter as juntas metacarpo-falangeais (os ossos do começo do dedo) baixas (figura 2).

A mão também deve ficar reta lateralmente com
o braço (figura 3).

Gostaria de recomendar a leitura do excelente livro “A Técnica Pianística – Uma Abordagem Científica” de Claudio Richerme.
Nele você encontrará informações muito completas a respeito da fisiologia, movimentos e muito mais sobre técnica.

Matéria da edição 85 da Revista Teclado & Áudio.
Para ver as figuras procure a matéria no google..... agora não lembro a página de onde tirei....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Postura perente ao instrumento