Vamos falar sobre postura?

    Autor Mensagem
    Estudante eterno
    Membro Novato
    # jun/15


    Bom dia pessoal!
    Como vocês sabem, sou iniciante no piano.
    Gostaria de conversar com vocês, pianistas mais experientes, sobre os pontos que consideram relevantes na "postura pianística"
    Dei uma garimpada aqui no fórum e achei esses sites excelentes postados pelo usuário SoulFree:

    http://www.wellbalancedpianist.com/bpseatingguide.htm

    http://www.jazclass.aust.com/piano/default.htm#03

    Os sites tratam respectivamente, de como se posicionar no banco e dos mecanismos de acionamento dos dedos.

    Gostaria de evoluir com o mínimo de vícios possíveis, mas se eu for pensar em todos os pontos a serem trabalhados, levando em consideração:

    *A posição de cada dedo
    *Os músculos que acionam os mesmos (para pressionar e para levantar)
    *Relaxamento dos pulsos
    *Extinção de movimentos involuntários (não levantar os demais dedos quando pressiona a(s) tecla(s)

    Com certeza ficarei paranoico a ponto de não conseguir evoluir satisfatoriamente.

    Fica a dúvida:

    Quais pontos consideram importantes (Fundamentais, cruciais, relevantes, etc...) na postura ao se tocar piano?


    Abraços

    Artref
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Tudo é importante, e teoria nesse nível é sempre boa. Mas o mais importante é ter um professor vendo você tocar na prática. E uma frase boa desse link que você postou: "However, do not become obsessive about it while practising".

    E o segundo link que você postou dedica uma sessão inteira ao dedo, músculos dos dedos e etc. Mas também tem o braço...tão importante quanto.

    A posição de cada dedo deve ser a mais relaxada possível: quanto mais próximo ficar da posição que fica sua mão normalmente quando você está caminhando, por exemplo, melhor. Mas também não pode deixar o dedo MOLE, rs. Dedo mole é causa de muito problema, haha.

    Basicamente é tudo nesse sentido: relaxado, mas não "mole".

    Não sei se você está fazendo aula com alguém, se não estiver, precisa, e de um professor que tenha uma bagagem técnica sólida.

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Opa, bom dia Artref!

    Estou fazendo aula com um pianista excepcional (curso de piano popular) ele tem muita fluência, e musicalidade, ele inclusive está fazendo a produção de algumas canções minhas. Mas nós não costumamos a conversar sobre postura, aparentemente ele não se importa muito com está área...

    Por isto estou buscando ver vídeos dos bons pianistas e também procurar por material (que é bem escasso)...

    Gostaria muito de achar um lugar onde explicasse tudo sobre a postura de "Fran Liszt", que pelo que pesquisei, é o fundador da postura/técnica de piano moderna. Mas até agora não achei nada concreto... nem mesmo livros pra comprar. Sendo um assunto dessa importância eu não me importaria em investir.

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Vou tentar também contribuir um pouco, pra não ficar muito feio pra mim. Afinal, já recebi muita ajuda por aqui!
    Segue link que achei com 10 fundamentos da postura no piano, da "Academia Hoffman".

    https://www.hoffmanacademy.com/blog/top-ten-tips-for-good-piano-postur e/

    Artref
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Estudante eterno, essas 10 dicas são MUITO BOAS. Assino embaixo. Coisas que já falei aqui explicadas de uma maneira muito melhor e complementadas por outras.

    Artref
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Estou fazendo aula com um pianista excepcional (curso de piano popular)

    É exatamente esse o ponto, na minha opinião...Pianistas populares não costumam trabalhar muito essa parte.

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Estudante eterno, essas 10 dicas são MUITO BOAS. Assino embaixo. Coisas que já falei aqui explicadas de uma maneira muito melhor e complementadas por outras.


    Obrigado, é sempre bom ter uma voz experiente confirmando a veracidade das informações que encontramos na internet. Vou segui-las!

    É exatamente esse o ponto, na minha opinião...Pianistas populares não costumam trabalhar muito essa parte.

    Em contrapartida eu sou bastante preocupado com isto.
    Você me deu bastante dicas no tópico "Teclas soando separadamente nos acordes", e me ajudaram muito! Acredito que a postura melhorou consideravelmente ao segui-las.
    Mais uma vez obrigado!

    Artref
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Em contrapartida eu sou bastante preocupado com isto.

    Cara, seu perfil é de pianista erudito. Eu migraria o quanto antes.

    E não sou tão experiente assim, não, rs. Só ajudo o quanto posso.

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Cara, seu perfil é de pianista erudito. Eu migraria o quanto antes.

    Considero um elogio, valeu!

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Encomendei o livro "TÉCNICA PIANÍSTICA - Eudóxia de Barros" e estou procurando o livro "Técnica pianística - uma abordagem cientifica"
    Para entender melhor sobre a postura no piano.
    Logo que eu ler e entender trarei alguma informação útil para vocês sobre o tema.

    Mas enquanto isso... alguém conhece a "Técnica Taubman" para se tocar piano?
    Pelo que pesquisei, entendi que é buscar o melhor posicionamento das mãos/pulsos/antebraços/braços/etc... de acordo com o que precisa executar no instrumento. Mas entendi muito pouco... se alguém conhecer e puder ajudar agradeço.

    Abraços!

    Artref
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Artref
    · votar


    Meu professor se baseia bastante na Taubman. Não inteiramente, mas usa muito. O "abordagem científica" eu tenho aqui, achei profundo até demais. Ainda não tive disposição pra ver tudo. Esse da Eudóxia eu não conheço.

    Sobre a Taubman, não tem muito material escrito por aí, mas tem muita gente que segue e ensina em masterclasses, workshops e etc. Muito útil, me ajudou no controle, sonoridade, prevenção de dores...tudo. Você precisa fazer contato com a galera, estar no meio dos pianistas, fazer um conservatório ou uma faculdade..porque tem coisa que não tem em livro, só dá pra aprender de um cara bom, e meio na prática tb.

    E não pode esquecer de todo o resto por onde o pianista precisa passar: conhecer e fazer repertório, descobrir sozinho muita coisa, estudar pacas...enfim.

    EDIT: E precisa, principalmente, aplicar a técnica. Senão vira igual um povo que tem por aí, que sabe tudo quanto é teoria e abordagem técnica, discute tudo no papel e tem uma ou mais solução teórica pra todo e qualquer problema de técnica...mas que na hora de tocar, toca mal.. haushaushuashu.

    Menos técnica, mas aplicada direitinho, pode valer mais que um enorme repertório de conhecimento não aplicado, pense nisso.

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Artref

    Mais uma vez obrigado pela ajuda!


    E não pode esquecer de todo o resto por onde o pianista precisa passar: conhecer e fazer repertório, descobrir sozinho muita coisa, estudar pacas...enfim.

    EDIT: E precisa, principalmente, aplicar a técnica. Senão vira igual um povo que tem por aí, que sabe tudo quanto é teoria e abordagem técnica, discute tudo no papel e tem uma ou mais solução teórica pra todo e qualquer problema de técnica...mas que na hora de tocar, toca mal.. haushaushuashu.

    Menos técnica, mas aplicada direitinho, pode valer mais que um enorme repertório de conhecimento não aplicado, pense nisso.



    Dicas de ouro, Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vamos falar sobre postura?