Vamos falar sobre postura?

    Autor Mensagem
    Estudante eterno
    Membro Novato
    # jun/15


    Bom dia pessoal!
    Como vocês sabem, sou iniciante no piano.
    Gostaria de conversar com vocês, pianistas mais experientes, sobre os pontos que consideram relevantes na "postura pianística"
    Dei uma garimpada aqui no fórum e achei esses sites excelentes postados pelo usuário SoulFree:

    http://www.wellbalancedpianist.com/bpseatingguide.htm

    http://www.jazclass.aust.com/piano/default.htm#03

    Os sites tratam respectivamente, de como se posicionar no banco e dos mecanismos de acionamento dos dedos.

    Gostaria de evoluir com o mínimo de vícios possíveis, mas se eu for pensar em todos os pontos a serem trabalhados, levando em consideração:

    *A posição de cada dedo
    *Os músculos que acionam os mesmos (para pressionar e para levantar)
    *Relaxamento dos pulsos
    *Extinção de movimentos involuntários (não levantar os demais dedos quando pressiona a(s) tecla(s)

    Com certeza ficarei paranoico a ponto de não conseguir evoluir satisfatoriamente.

    Fica a dúvida:

    Quais pontos consideram importantes (Fundamentais, cruciais, relevantes, etc...) na postura ao se tocar piano?


    Abraços

    Artref
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Tudo é importante, e teoria nesse nível é sempre boa. Mas o mais importante é ter um professor vendo você tocar na prática. E uma frase boa desse link que você postou: "However, do not become obsessive about it while practising".

    E o segundo link que você postou dedica uma sessão inteira ao dedo, músculos dos dedos e etc. Mas também tem o braço...tão importante quanto.

    A posição de cada dedo deve ser a mais relaxada possível: quanto mais próximo ficar da posição que fica sua mão normalmente quando você está caminhando, por exemplo, melhor. Mas também não pode deixar o dedo MOLE, rs. Dedo mole é causa de muito problema, haha.