10v ou 12v? Confusão entre fontes.

    Autor Mensagem
    Buffalo_Soldier1312
    Membro Novato
    # jun/21


    Olá, pessoal!

    Então, possuo um KeyBlack 224. A fonte de alimentação quebrou e tinha as seguintes especificações:

    INPUT: 110/220V-60/50Hz
    OUTPUT: 10VDC 500mA

    Como essa fonte é antiga (modelo LHD-411000500S) e possui chave seletora, é quase impossível achá-la na internet pra comprar...

    Procurei outras fontes 10v 500mA, mas me surgiu uma dúvida depois que vi as especificações no instrumento. No plug onde liga fonte tá escrito DC 12V e tem um adesivo no teclado que contém as informações:

    OPERATING POWER
    AC 110V-220V, 50-60Hz
    DC 12V ~ 500mA

    A pergunta é:

    Se eu comprar um fonte nas especificações de 12v - 500mA, existe algum risco de queimar o teclado ou semelhante? Pois a fonte anterior era de 10v - 500mA e o teclado indica voltagem superior...

    Se puderem me ajudar nessa, kkkk, o teclado é do meu sogro, ele me emprestou e não pretendo devolver ele estragado :x

    Obrigado!!

    macaco veio
    Veterano
    # jun/21
    · votar


    Vai queimar se o plug tiver as conexões ao contrario, geralmente tem desenhado se o positivo + do plug é no centro ou na parte metalica exterior do plug. 10V ou 12V (ou ate um pouquinho mais) não afeta não, e a corrente de 500mA tambem não afeta se for de 700mA, 1000mA (= 1A), Se for de 400mA tambem não afeta (só talvez não acenda o painel), mas se as conexões do plug forem ao contrário corre risco de queimar.

    TrebleH
    Veterano
    # jun/21
    · votar


    Exatamente o que o Macaco veio disse.

    Essas informações sobre polaridade são, em primeiro lugar, o principal

    É algo tipo ( + )--(o--( - )
    Esse símbolo significa que a parte externa do seu conector tem polaridade + e a parte interna, polaridade -.
    Se vc ligar uma fonte com essa configuração: ( - )--(o--( + ), vai queimar o equipamento.

    Sobre as tensões, claro que não é bom ligar uma fonte incompatível, em termos de tensão e corrente, mas, se não for muito diferente, não vai afetar em nada, uma vez que seu teclado vai consumir o que foi projetado para consumir e as tensões serão corrigidas com os reguladores internos dele.

    Resumindo.. não importa se é 10 ou 12v, vai funcionar. Por outro lado, não dá pra ligar 50v em 10v. Olhe primeiramente a polaridade. E a corrente, se a tensão correta estiver sendo fornecida, o instrumento é que vai consumir. É bom não colocar uma fonte que forneça menos corrente que o teclado exige.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/21
    · votar


    Se eu comprar um fonte nas especificações de 12v - 500mA, existe algum risco de queimar o teclado ou semelhante?

    a voltagem não pode passar, não pode passar desse 12V
    a amperagem 500mA pode passar, sem problema se comprar de 600, 800....
    eu evito passar muito, as vezes o teclado apresenta ronco

    e como comentaram acima, atenção na voltagem
    tire fotos da etiqueta que recomenta
    OPERATING POWER
    AC 110V-220V, 50-60Hz
    DC 12V ~ 500mA


    talvez acima do local do plug tenha a polaridade com algum símbolo parecido com: + © -
    faça uma foto dele também

    geralmente plug de fonte desse teclados é um plug P4
    na dúvida eu levaria a fonte queimada ou o plug dessa fonte para mostrar na eletrônica

    Hudson-
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar


    Fonte de teclado é corrente continua então não pode inverter polaridades positivo + e negativo - .

    Voltagem é bom respeitar, normalmente existe tolerância. se for 10v é bom usar 10v! Se usar uma de 12v,18v,24v pode correr risco de queimar! se usar uma fonte de 5v,9v pode acontecer de não ligar.

    A corrente 100ma, 300ma, 500ma é a carga máxima que essa forte pode suprir!
    Se o aparelho consome 100ma você pode usar outras maiores sem problema ex: 1A , 2A, 3A etc... desde que a voltagem de saída respeite as especificações

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 10v ou 12v? Confusão entre fontes.