Controladores E-MU e fontes de alimentação

    Autor Mensagem
    mano_a_mano
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: mano_a_mano


    Ontem eu comprei um controlador E-MU XBoard 49 para ligar no meu módulo e fazer solos de synth na minha banda, com controles em tempo real. Até aí tudo bem. Agora vamos ao assunto propriamente dito:
    Lendo o manual do controlador, descobri que ele pode ser alimentado por 3 pilhas AA (de preferência alcalinas ou de lítio), fonte de alimentação (6V DC) e via USB. Hoje fui comprar uma dessas fontes para usar com o controlador, segundo a configuração dita pelo fabricante. Aí fui ligar na tomada, e o teclado não ligava. Por um momento, pensei que o teclado estivesse com defeito; até que resolvi então ligar a fonte do meu Yamaha, que é 12V 2A DC, no controlador, e ele ligou. Porém, parece que não funciona legal: algumas notas travam, o display não responde como se deve (às vezes um dos caracteres LED apaga), certos knobs não mandam as mensagens MIDI, enfim, várias "cositas" acontecem.
    Resultado: eu rapidamente desliguei o teclado e a fonte, pois não queria estragar o recém-comprado equipamento.
    No entanto, quando uso pilhas ou ligo via USB, tudo funciona perfeitamente.
    A minha pergunta: será que o E-MU XBoard 49 funciona com uma fonte específica, recomendada pelo fabricante?

    P.S.: Apesar desse pequeno probleminha da fonte, eu posso dizer que esse é um ótimo controlador. Pude facilmente configurar os knobs do jeito que eu queria, tocar os timbres do módulo (ainda não experimentei com VSTi's, mas vou fazê-lo assim que puder), mudar o canal de transmissão MIDI, usar os PB/Modulation, editar os timbres em tempo real, enfim, muita coisa mesmo...

    gustavorino
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    mano_a_mano

    você verificou se a fonte possui o positivo ou o negativo no centro? e se o teclado está igual? eu não sei se a sigla DC significa qual polo vai no centro.. mas não custa verificar

    mano_a_mano
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    gustavorino
    Sim, tanto o teclado quanto a fonte têm o positivo no centro.

    mano_a_mano
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Hoje eu vou baixar e instalar o novo firmware do controlador, de repente pode ser essa a solução. Senão, aí o jeito é usar pilhas mesmo...

    mano_a_mano
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    É... Nada feito. Passarei a usar pilhas alcalinas, de lítio ou dessas recarregáveis, já que com elas o controlador funciona que é uma maravilha...

    mano_a_mano
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Mais alguém sabe qual o tipo de fonte que devo usar?

    kevinmoore
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: kevinmoore
    · votar


    mano_a_mano

    vja corretamente as especificações da fonte... tem microamperagem, corrente, e uma porrada de coisa que eu não sei o nome...

    olha só a que eu estou na mão:

    120VAC = 120 volts ac (corrente alternada)
    60Hz
    0.15A
    isso de input

    output:
    9VAC e 600mA

    o que vc tem que ver mais é o output da fonte...

    vja o manual com cuidado e compre a fonte com exatamente as mesmas especificações... (de V e mA)

    EDIT: NUNCA mais faça isso! 12V em 6V é porrada... vc pode ferrar o emu assim... aliás, era pra ter ferrado...

    mano_a_mano
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    kevinmoore
    Eu já enviei um e-mail para a Equipo para ver se eles conseguem me passar as especificações, porque no manual só diz "DC 6V" e mais nada.

    kevinmoore
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    mano_a_mano

    cara, olhe nas últimas páginas do manual... lá TEM que ter a microamperagem no mínimo...

    vja com cuidado...

    procurei rapidim no google e não achei nada...

    olha esse edirol http://www.dolphinmusic.co.uk/page/shop/flypage/product_id/5478

    é 300mA

    kevinmoore
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    puxei o manual, mas realmente o fdp só fala que é 6dc e que é o part number 70EM779006000...

    mas isso não diz nada... fdps

    mano_a_mano
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    kevinmoore
    Pois é...

    TRANSDUTOR
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    é 6Dc positivo!

    mano_a_mano
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    TRANSDUTOR
    Isso eu sei, mas qual é a amperagem? Não diz nem no manual...

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Cara...

    Existem 3 coisas que devem estar adequadas na fonte para o funcionamento correto do seu controlador:

    - Tensão (Output): Repare se a tensão fornecida é a mesma exigida pelo seu controlador, e se ela é realmente fornecida em corrente contínua, ou seja, VCC ou DC. (Consequência: Mal funcionamento ou não funcionamento).
    - Polarizãção: Existe um simbolo na especificação de fonte do seu controlador, provavelmente próximo da entrada. Verifique se o centro é negativo ou positivo. (Consequência: Não funcionamento)
    - Corrente: Verifique se a corrente consumida pelo seu controlador se enquadra na corrente fornecida pela fonte. Essa notação é feita através do símbolo A (Ampéres), no caso de um controlador verifique o valor que precede o símbolo mA, ex: 750mA. (Consequência: Mal funcionamento ou Não funcionamento).

    Se tudo isso estiver adequado, seu controlador tem que funcionar, caso contrário ele está com algum problema.

    Obs.: Se seu controlado necessita de 750mA para funcionar, uma fonte que fornece 500mA irá ligá-lo mas irá ocasionar falhas de funcionamento, enquanto se a corrente da fonte for maior, ex 900mA, pode ligar sem problema algum.

    mano_a_mano
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    Jeferson Fernandes
    Está tudo certo: 6V, DC, o + no centro. Por que não funciona?

    mano_a_mano
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Bom, falei com o Carlos Rosário da Equipo, e ele me especificou que é 6V DC 300mA, com o positivo no centro. Vamos ver no que dá...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Controladores E-MU e fontes de alimentação