Fonte 9V em teclado 10-12V

    Autor Mensagem
    Eduardo 336
    Veterano
    # dez/06


    Uma dúvida mais do que urgente: pode ligar um teclado que requer uma alimentação de 10-12V com uma fonte 9V por pouco tempo???

    emanuel macedo
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eduardo 336
    vc pode ligar desde que obedeça à polaridade do teclado
    preste bem atenção no plug da entrada da fonte do teclado
    lá tem os símbulos + /- que tem que está de acordo com a fonte.

    se vc tem dúvida é melhor não ligar.
    que marcaé o teclado?

    DarthJedi
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Pode sim , mas se vc aumentar demais o som do teclado ele vai desligar ou ficar com pouca energia, e pode queimar.
    Acho melhor nao arriscar.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Olha, você tem um teclado caro (qualquer que seja é caro), vai arriscar ele por uma fonte de trinta reais? Não vale o risco, meu amigo. Na dúvida, não faça. Eu não faria.

    Abraço.
    Mauro.

    Eduardo 336
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eu liguei o teclado numa boa, é que era dia de show e eu queria repassar as músicas, e minha fonte tinha queimado no dia, e só tinha essa de 9V. Eu liguei, funcionou numa boa, só que a fonte esquentava rápido demais, aí eu desligava de 10 em 10min.
    Abraços

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Ae galera! Vou reutilizar este topico. Sou guitarrista na verdade, mas tem um teclado parado aki em casa, e eu queria pegar ele pra dar uma brincada. Ele tem uma entrada de fonte 7.5 V. Eu tenho uma de 9V, liguei nele, e funcionou. Agora, é perigoso?? Nao pode queimar?? Se sim, quanto custa uma 7.5 V?

    obrigado pela ajuda, até mais.

    Danborn
    Veterano
    # set/08
    · votar


    A amperagem tem que ser compatível com a original, se ela pede 2amperes, não adianta colocar uma fonte de menor voltagem e menor amperagem. Vai acontecer isso aí, esquentar e até danificar o equipamento.

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Ele tem uma entrada de fonte 7.5 V.
    Eu tenho uma de 9V, liguei nele, e funcionou. Agora, é perigoso??

    pode ser, eu tinha um aparelho aqui que funcionava em 10 e liguei uma de 12 e começava a esquentar a area proxima da conexão do plug, nesse teu caso é facil apresentar algum ruido no audio e se utilizar por muito tem ir pro saco

    ve o que o Danborn comentou vê a amperagem que pede as vezes o proprio teclado já marca na propria area onde conecta o plug ou na area onde contem o numero de série

    tem teclado ai que pede uma fonte de 800mA, 1A.... as que vi guitarrista usando em pedaleira geralmente são metade disso, então pela logica vai ser no maximo o dobro de quanto você paga por uma fonte de pedal

    tecladoprofusao
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF
    Eu faço isso tb, tenho um Casio de brinquedo de 7,5 V e ligo com uma fonte de 9V, só que de apenas 200mA, então não sobrecarrega tanto o teclado (mas a fonte ferve rsrs...)

    Isso geralmente funciona por um período, mas lembre-se que a vida útil do teclado pode diminuir. Vale a pena comprar uma fonte de 7,5 V, uma boa deve estar uns R$25, ou até menos.

    Mas se quiser usar essa fonte de 9 V sem forçar a barra, coloque um diodo 1N4001 ou 1N4007 na saída, polarizado corretamente (se inverter, não liga mas tb não queima nada, pode ficar tranqüilo), se a fonte tiver até 1000 mA. A tensão cai para 7,9 V. :)

    Saullito Batera
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Respondendo sim !
    Tem uma faixa de tolerancia para isso.
    MAs não recomendo.

    Cuidado com fontes sem ser proprias.

    Já tive uma fonte de 12V para teclado que que medi a voltagem e ser carga deva 19V.
    Incrivel
    Se quiserem posto fotos.
    Sorte que descobri e tirei do meu teclado a tempo.

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # set/08
    · votar


    É, a fonte que eu ia colocar é dakelas pra pedais de guitar mesmo. Bom, amanha vou dar uma andada e arranjar uma de 7,5 mesmo, axo q é o mais facil e seguro a se fazer!
    é um teclado "de brinquedo" da casio tb o meu! Tem mais de decada eu axo! hehe

    agradeço a ajuda pessoal, valeu!

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Cuidado com fontes sem ser proprias.

    Já tive uma fonte de 12V para teclado que que medi a voltagem e ser carga deva 19V.


    Isso parece mas não é problema, é comum vc medir nas fontes(sem carga conectada) e ela dar uma tensão elevada... se vc pegar e medir ela com carga, verá que a tensão cai... já tive fontes assim e nunca ocorreu nada de anormal.

    dtplayer
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Aleciano Fuckin Roses

    Mas isso em fonte vagabunda. Fonte boa da 12V com carga ou sem.

    Mas quanto ao assunto do tópico, pode ligar, tem que se ligar na polaridade.

    Saullito Batera
    Veterano
    # set/08
    · votar


    dtplayer

    São fontes lineares.
    Claro que sofrem.
    Não é 12V sempre não...

    tecladoprofusao
    Veterano
    # set/08
    · votar


    dtplayer
    Fonte boa da 12V com carga ou sem.
    Não. Sem carga, o capacitor do filtro vai se carregando até quase atingir sua tensão máxima de trabalho (que geralmente é de 16 V, às vezes 25 V, para uma fonte de 12 V), independente da tensão no secundário do transformador. O ideal é testar a fonte com a carga que ela foi projetada para suportar. Dá pra testar com uma carga menor, mas a leitura pode ser um pouco mais alta, e isso não quer dizer que a fonte é vagabunda. O mesmo acontece com pilhas e baterias.

    Motoboy From Hell-SDMF
    é um teclado "de brinquedo" da casio tb o meu! Tem mais de decada eu axo! hehe
    Não seria o PT-88, seria? :)

    Saullito Batera
    Veterano
    # set/08
    · votar


    dtplayer
    Fonte boa da 12V com carga ou sem.
    Não. Sem carga, o capacitor do filtro vai se carregando até quase atingir sua tensão máxima de trabalho (que geralmente é de 16 V, às vezes 25 V, para uma fonte de 12 V), independente da tensão no secundário do transformador. O ideal é testar a fonte com a carga que ela foi projetada para suportar. Dá pra testar com uma carga menor, mas a leitura pode ser um pouco mais alta, e isso não quer dizer que a fonte é vagabunda. O mesmo acontece com pilhas e baterias.


    Isso é para fontes chaveadas...
    As de teclados comuns são lineares e trabalham apenas com a conversão de tensão feita por transformados e retificadores em básico.

    Angus Young 666
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Pessoal to ressuscitando o tópico para tirar uma dúvida minha.
    Eu tenho uma fonte de guitarra de 9v e ela tem 1700mA, e tenho um teclado Wolf wrk - 2173 de 12v, teria problema eu usar minha fonte no teclado?

    Alex guitar man
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Alex guitar man
    · votar


    Cuidado, fontes nao estabilizadas podem chegar ate 15v mesmo sendo de 9, o certo é fonte estabilizada.
    Outra coisa que se deve levar em conta é polaridade e corrente maxima que a fonte suporta, ja pensou o teclado puxa 2a e a fonte e de 1a ou 600ma?

    Eu fiz isso ano passado mas é bem util

    http://img16.imageshack.us/img16/5116/fontei.jpg


    Olha a polaridade e a corrente que o teclado puxa

    Angus Young 666
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Alex guitar man
    Muito obrigado pela ajuda.

    top_sunday
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Ressuscitando o tópico...

    Eu comprei a pouco tempo um teclado CASIO CTK 7200, porém, ele veio sem fonte de alimentação.
    Gostaria de possuir a fonte original dele que é a AD-A12150LW, ja procurei em todos os cantos, o máximo que achei foi no mercado livre, ao que me parece pirata...
    Alguém sabe me dizer algum lugar que posso comprar o original, se não, qual fonte eu poderia comprar?
    As especificações técnicas necessários acho eu para descobrir a fonte ideal seriam essas:
    terminais de entrada/saída: Potência externa (12 V CC)
    Amperagem de Saída: 7W + 7W

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Continuando este tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/329074/

    SILVANOFDS
    fernando tecladista


    Teclado Casio Brasileiro CTK 350EB

    Presta atenção na carcaça do teclado perto do conector da fonte pra vc ver a voltagem

    Olhei, são 9v.

    Qual eu compro? De quantos amperes?

    Ismah
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    De quantos amperes?

    Consulte o manual.

    Qual eu compro?

    Eu confio mais nas chaveadas nessas horas.

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Ismah

    De quantos amperes?

    Consulte o manual.


    Eu falei no outro tópico, o teclado é velho, não tem manual.

    Ismah
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Ele aceita pilhas?

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Ismah

    Sim, aquelas redondas bem grandes.

    Ismah
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Quantas e como são ligadas?

    SILVANOFDS
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Pega de 4 amperes , aquelas formato fonte de notebook bivolt.
    9v 4a
    Amperagem alta não é perigosa.

    DuduXP
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: DuduXP
    · votar


    Samá Samutte
    Importante saber a amperagem, a voltagem e a posição dos pinos que seria a polaridade (qual é negativo? Qual é positovo?)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fonte 9V em teclado 10-12V