Confusão com VST

    Autor Mensagem
    Ordep Luca
    Veterano
    # nov/14


    Olá!

    Venho lhes perguntar como vocês trabalham com os arquivos de VST, as dll's....

    Poxa. Tenho um PC 64 bits... A maioria dos VST vem com ambas as versões? Porque disso?
    Ocorre que todos funcionam =s

    Comecei com essa de VST faz pouco tempo... A medida que vou baixando a coisa vai ficando cada vez mais complicada de gerenciar...

    Existe umas 12 pastas de VST no pc!! Todas foram sendo criadas automaticamente. Tem pasta de vst dentro das DAW, dentro de Common files. nos arquivos de programas 64 e 86x vish... É uma bagunça só.

    Quando preciso abrir algum vst na DAW, acabo colocando a dll em todas as pastas.

    Alguma dica de como os senhores gerenciam isso?
    Obrigado

    makumbator
    Moderador
    # nov/14
    · votar


    Ordep Luca
    A maioria dos VST vem com ambas as versões? Porque disso?

    Porque há pessoas que ainda usam sistemas em 32 bits, e neles obviamente um de 64 bits não funciona. Por isso alguns fabricantes ainda fornecem os dois (mas cada vez mais os de 32 bits são abandonados).

    Observe que o fato de ter um sistema de 64 bits por si só não é suficiente, a DAW (o programa de gravação multipista ou outro hospedeiro para os VSTs que você use) precisam ser 64 bits também, para assim tirar o máximo de proveito do maior acesso à RAM. Obviamente pode-se ter um programa de gravação em 32 bits rodando em um sistema de 64 bits (mas o contrário não é possível).

    Se possível, instale apenas a versão de 64 bits (uma vez que seu sistema E sua DAW sejam em 64 bits). Não coloque as de 32 (será perda de espaço em disco).


    Existe umas 12 pastas de VST no pc!!

    Não precisa disso tudo. Quanto mais pior fica. O ideal é ter uma (ou duas, sendo uma delas apenas para VST e VSTi em 64 bits e outras para os que ainda rodam apenas em 32 bits). Na hora de instalar basta apontar o instalador para a pasta certa (muitos instaladores sugerem pastas diferentes, em geral a maioria permite mudar para uma que você queira).

    Mas os efeitos e instrumentos em padrão VST3 possuem peculiaridades, nesses casos ele pode mesmo colocar rastros na pasta app data ou na common files. Mas isso depende do fabricante em questão. E aqui vale a mesma regra de antes, se seu programa de gravação NÃO carrega VST 3, não instale essa versão! Fique apenas com os VST 2. Os programas que usam VST3 são: Cubase, Nuendo e Studio one.

    Aqui a pastas em que plugins VST 3 criam pastas:

    
Windows 64Bit:C:\Program Files\Common Files\VST3
    
Windows 32 Bit: C:\Program Files (x86)\Common Files\VST3
    Mac OS X: Library/Audio/Plug-ins/VST3

    freitas_silva
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: freitas_silva
    · votar


    Todos os VSTs que uso (e acho que qualquer outro funciona da mesma forma) permitem no momento da instalação escolher a pasta onde quer salvar a dll. Se você deixar isso passar, o programa vai instalar a DLL onde ele quiser (pasta defult) e você vai ter que procurar depois.

    Não tem mistério, nem fórmula mágica. Crie uma pasta onde quiser (eu criei no C:) e no momento da instalação escolha a pasta que você criou para salvar a dll e pronto.

    Se quiser pode até renomear as DLLs para a identificação ficar mais fácil.

    freitas_silva
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Quanto a resolução de bits, é simples: se seu sistema é 64bits, use programas 64bits para obter o melhor desempenho. Se seu sistema é 32bits, use programas 32bits.

    Ordep Luca
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    makumbator
    freitas_silva

    Obrigado pelas dicas!

    Ocorre que se não me falha a memória, no início eu já tentei fazer dessa forma... Procurei colocar todas as dll's numa única pasta. O problema surgiu quando alguns VST não abriam pela minha DAW (Cubase 5). Lembro que o problema ocorreu com o AD Drums e com outros 2 VST freeware que baixei. Não ficavam listados de jeito nenhum... Foi quando eu copiei a dll deles e colei em todo lugar possível. Aí habilitei o Cubase pra buscar os arquivos em todos os diretórios em que eu havia colocado. Aí ele achou.

    Quanto ao 32 bits, realmente eu instalava tudo, ausdhau.
    Cheguei a pensar que o problema fosse com o Cubae 5 (que é meio antigo já).

    Penso em refazer o processo inverso, um por um, pra poder identificar onde enfim a DAW conseguiu ler aquele conteúdo e passar a usar somente alí.

    Obrigado pela dica. No fundo no fundo eu imaginava que ninguém gerenciava uma enorme quantidade de pastas pra isso...

    Falando em Cubase 5, eu pretendo tirar algumas dúvidas sobre comprar DAW e VST. Mas acho que pra isso vou criar outro tópico pois o assunto vai mudar bastante. Convido os senhores pra me ajudar lá também!

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Ordep Luca

    Este é um problema que nos últimos tempos até piorou.
    Cada fabricante instala de um jeito.
    E não é só a pasta onde a dll fica locada, tem também as pastas dos presets, dos instrumentos uma bagunça geral, e os arquivos ficam espalhados, e nas pastas de usuários que deveriam facilitar fica um labirinto, com muitos arquivos duplicados.
    E tem o problema das atualizações e upgrades muitas vezes o programa mantém a versão antiga.
    A forma de gerenciamento dos arquivos do windows é horrível., e a cada nova versão piora.

    Eu tento minimizar o problema e quando é possível deixo tudo dentro de uma pasta principal, por exemplo:
    C:\producao musical\
    Vst32
    Vstt64
    Instrumentos
    Efeitos
    Vsts a testar

    Depois se você usa mais de um computador copia para a mesma pasta.
    Dê tempos em tempos tem que dar uma organizada geral., pois tem VST, que teima em não funcionar em outra pasta diferente.
    Se tem um grupo de pastas que eu detesto é a dos "meus documentos" e as de usuário do windows, uma verdadeira "porcaria", que só atrapalha.
    A microsoft tentou copiar os sistemas de segurança do Linux e do OS, e o resultado é só confusão de um sistema operacional muito mal feito e cheio de bugs.
    Não é brincadeira não, são milhões de bugs.
    É muita incompetência a microsoft simplesmente não consegue organizar os arquivos.
    A segurança atrapalha e em vez de ajudar o usuário o resultado é que de repente você não consegue abrir um arquivo, que você comprou e esta tudo legalizado.
    Fora os problemas com antivírus em arquivos de falsa detecção.
    E de tempos em tempos tem que formatar e reinstalar tudo de novo.
    E agora tem vírus que ataca os arquivos de áudio.
    Por isto é bom e prático ter uma pasta geral.
    No desktop para facilitar o acesso tenho uma pasta com os manuais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Confusão com VST