Fonte de 12v 2a ligar num teclado de 9v 1a?

    Autor Mensagem
    Swro
    Membro Novato
    # jun/20


    Meu teclado é um Casio CTK-230, tem problema eu fazer o que está relatado no titulo? será que queima?

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Meu teclado é um Casio CTK-230, tem problema eu fazer o que está relatado no titulo? será que queima?

    Você até pode usar uma fonte com amperagem maior, mas nunca de voltagem diferente. Além disso, terá que verificar os polos do conector da fonte. Dependendo da marca, o centro pode ser positivo ou negativo (caso seja uma fonte DC).

    LeandroP
    Moderador
    # jun/20
    · votar


    Swro

    Se a corrente (amperagem) for menor, a fonte vai aquecer até se queimar. Sendo maior, não tem problema.

    Se a tensão (voltagem) for menor, não vai alimentar o suficiente pro seu teclado funcionar, e se for maior, é bem provável que algum componente do teclado não suporte a tensão e queime. Por isso a tensão deve ser nominal, deve ser a indicada no teclado. E a corrente deve ter no mínimo o valor indicado no teclado.

    Por ser corrente contínua (dC), verifique também a polaridade da fonte (+ e -). Se ligar com a polaridade invertida, também pode ocorrer a queima de algum componente do circuito. O fio da fonte pode ser invertido se for necessário.

    Uma fonte 9v 1A não é tão cara, sendo bem fácil de encontrar também.

    Ningen
    Veterano
    # jun/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    LeandroP

    Se a tensão (voltagem) for menor, não vai alimentar o suficiente pro seu teclado funcionar

    Depende do projeto... Meu FCB-1010 funcionava originalmente com um transformador 110/220 > 12 volts no interior mas você pode alimentar eles com uma fonte 9v no lugar do trafo, que é como eu uso. Por causa de reguladores de voltagem e retificações em seu circuito que antes transformavam 12 em 5 e agora transformam 9 em 5v sem problemas. A margem dos reguladores é boa.

    Mas sobre alimentar esse Casio com voltagem maior, sem uma análise a fundo, eu não ligaria nem a pau.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/20
    · votar


    Ningen

    Pode funcionar. Pedais de distorção também são utilizados com fontes que variam de 9v a 18v (dobrando a voltagem). Pergunte-me se eu faço isso rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fonte de 12v 2a ligar num teclado de 9v 1a?