Autor |
Mensagem |
Buffalo_Soldier1312 Membro Novato |
# jun/21
Olá, pessoal!
Então, possuo um KeyBlack 224. A fonte de alimentação quebrou e tinha as seguintes especificações:
INPUT: 110/220V-60/50Hz OUTPUT: 10VDC 500mA
Como essa fonte é antiga (modelo LHD-411000500S) e possui chave seletora, é quase impossível achá-la na internet pra comprar...
Procurei outras fontes 10v 500mA, mas me surgiu uma dúvida depois que vi as especificações no instrumento. No plug onde liga fonte tá escrito DC 12V e tem um adesivo no teclado que contém as informações:
OPERATING POWER AC 110V-220V, 50-60Hz DC 12V ~ 500mA
A pergunta é:
Se eu comprar um fonte nas especificações de 12v - 500mA, existe algum risco de queimar o teclado ou semelhante? Pois a fonte anterior era de 10v - 500mA e o teclado indica voltagem superior...
Se puderem me ajudar nessa, kkkk, o teclado é do meu sogro, ele me emprestou e não pretendo devolver ele estragado :x
Obrigado!!
|
macaco veio Veterano |
# jun/21
· votar
Vai queimar se o plug tiver as conexões ao contrario, geralmente tem desenhado se o positivo + do plug é no centro ou na parte metalica exterior do plug. 10V ou 12V (ou ate um pouquinho mais) não afeta não, e a corrente de 500mA tambem não afeta se for de 700mA, 1000mA (= 1A), Se for de 400mA tambem não afeta (só talvez não acenda o painel), mas se as conexões do plug forem ao contrário corre risco de queimar.
|
TrebleH Veterano |
# jun/21
· votar
Exatamente o que o Macaco veio disse.
Essas informações sobre polaridade são, em primeiro lugar, o principal
É algo tipo ( + )--(o--( - ) Esse símbolo significa que a parte externa do seu conector tem polaridade + e a parte interna, polaridade -. Se vc ligar uma fonte com essa configuração: ( - )--(o--( + ), vai queimar o equipamento.
Sobre as tensões, claro que não é bom ligar uma fonte incompatível, em termos de tensão e corrente, mas, se não for muito diferente, não vai afetar em nada, uma vez que seu teclado vai consumir o que foi projetado para consumir e as tensões serão corrigidas com os reguladores internos dele.
Resumindo.. não importa se é 10 ou 12v, vai funcionar. Por outro lado, não dá pra ligar 50v em 10v. Olhe primeiramente a polaridade. E a corrente, se a tensão correta estiver sendo fornecida, o instrumento é que vai consumir. É bom não colocar uma fonte que forneça menos corrente que o teclado exige.
|
fernando tecladista Veterano |
# jun/21
· votar
Se eu comprar um fonte nas especificações de 12v - 500mA, existe algum risco de queimar o teclado ou semelhante?
a voltagem não pode passar, não pode passar desse 12V a amperagem 500mA pode passar, sem problema se comprar de 600, 800.... eu evito passar muito, as vezes o teclado apresenta ronco
e como comentaram acima, atenção na voltagem tire fotos da etiqueta que recomenta OPERATING POWER AC 110V-220V, 50-60Hz DC 12V ~ 500mA
talvez acima do local do plug tenha a polaridade com algum símbolo parecido com: + © - faça uma foto dele também
geralmente plug de fonte desse teclados é um plug P4 na dúvida eu levaria a fonte queimada ou o plug dessa fonte para mostrar na eletrônica
|
Hudson- Membro Novato |
# jun/21
· votar
Fonte de teclado é corrente continua então não pode inverter polaridades positivo + e negativo - .
Voltagem é bom respeitar, normalmente existe tolerância. se for 10v é bom usar 10v! Se usar uma de 12v,18v,24v pode correr risco de queimar! se usar uma fonte de 5v,9v pode acontecer de não ligar.
A corrente 100ma, 300ma, 500ma é a carga máxima que essa forte pode suprir! Se o aparelho consome 100ma você pode usar outras maiores sem problema ex: 1A , 2A, 3A etc... desde que a voltagem de saída respeite as especificações
|