Aprender Teclado em controlador MIDI - Duvidas

    Autor Mensagem
    igrdinho
    Membro
    # abr/20 · Editado por: igrdinho


    Bom, basicamente a duvida é essa q ta no titulo kkk.
    Quero aprender, mas estou pensando em comprar um controlador MIDI pq vou tocar em frente ao pc mesmo, n quero/ vou tocar para ngm ou com ngm e os midi são um pouco mais compactos q teclados. O que acham?

    Pode ser um de 49 teclas ou preciso de 61?
    1 oitava faz diferença pra quem quer tocar por prazer apenas?

    Estou procurando MIDIs usados, e por serem modelos +- antigos como o waldman carbon 49 e o KEY BLACK KBC61 terei problema com latencia?. Não queria gastar grana com interface (pq minha ideia n é home studio, é apenas me divertir), e meu pc é gamer, roda qqé jogo atual, posso dispensar a interface?

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Pode ser um de 49 teclas ou preciso de 61?
    1 oitava faz diferença pra quem quer tocar por prazer apenas?


    Pra começar os estudos eu recomendo no mínimo 61. Teclados com menos que isso são pra aplicações muito específicas. 61 é o mínimo pra se tocar ao mesmo tempo em uma região grave e aguda sem ter que pedir arrego pro OCTAVE UP/DOWN.

    Estou procurando MIDIs usados, e por serem modelos +- antigos como o waldman carbon 49 e o KEY BLACK KBC61 terei problema com latencia?. Não queria gastar grana com interface (pq minha ideia n é home studio, é apenas me divertir), e meu pc é gamer, roda qqé jogo atual, posso dispensar a interface?

    A latência não é definida pelo controlador mas sim pela interface de audio. A princípio, você pode dispensar a interface externa caso utilize o driver Asio4All. Tem vários tópicos sobre o assunto por aqui.

    TrebleH
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Bom dia, blz?

    Cara, sinceramente, eu não sei se eu indicaria a alguém iniciar com Controller.

    As vantagens são muitas, mas você pode ter muita limitação quanto a ideias de arranjos, conhecimentos de teclado em si, talvez alguma dificuldade com a DAW etc. Se você já conhece bem isso, beleza. Do contrário, para aprender, eu indicaria um arranjador velho.

    Um Casiozinho ou Yamaha, iria ajudar muito a aprender algumas músicas clássicas (o que ajuda a evoluir muito em técnica), ter alguns ritmos e arranjos prontos, dá pra brincar com umas músicas básicas. Se tiver um gravador, nem que seja de uma pista, fica mais legal ainda. Além disso, usando um cabo Midi-USB, você pode usar esse teclado junto com um PC, o que ajudaria mais a brincar com os VSTs. Enfim, é o que eu acho

    M.André
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    TrebleH
    Assino embaixo!!

    Sem falar que esses teclados de 49 teclas praticamente inviabilizam o aprendizado de mão simultâneas.

    igrdinho
    Membro
    # abr/20
    · votar


    A princípio, você pode dispensar a interface externa caso utilize o driver Asio4All.
    Ahh, suave isso entao. Tenho até instalado ja por causa do amplitube.

    As vantagens são muitas, mas você pode ter muita limitação quanto a ideias de arranjos, conhecimentos de teclado em si, talvez alguma dificuldade com a DAW etc.
    Como assim limitação? Na realidade eu pensava o contrario até, por ser MIDI alem do estudo "basico" musical, eu ainda poderia treinar agilidade com o synthesia, e ainda dar uma brincada no FLstudio. Meu orçamento máximo seria de 550 - 600 reais, e a grande maioria de teclados que estou vendo não tem midi incluso, ou estão beeeeem usados.

    Siruiz
    Membro Novato
    # abr/20 · Editado por: Siruiz
    · votar


    Pelo menos 64 teclas sensitivas.
    Por que a preferência por um controlador? O preço dos casios iniciais de tecla sensitiva é em torno de 650 novo. A vantagem de um controlador seria ter faders por exemplo, afora isso não vejo. Afora pedal continuado, se tiver entrada é bom.
    Não precisa de interface, mas de um bom (excelente, super) vst.

    O que mais importa são as teclas, se as do controlador forem boas e numerosas (49 não) o que você perde é a vantagem de ligar e já tocar, mas pra um som legal precisa de vst de todo modo. Além de um fone de qualidade - sem um fone bom você não consegue aproveitar a beleza dos vsts.

    Ismah
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    igrdinho
    Como assim limitação?

    Uma mão cobre uma oitava. Então, para haver um mínimo de flexibilidade, é preciso de pelo menos 5 oitavas. Uma a esquerda, uma sob a mão esquerda, uma ao centro, uma sob a mão direita e uma a direita...

    Menos que isso, é para quando se opera com uma mão apenas, onde a outra controla efeitos. É algo mais específico, pense numa cigar box... Dá pra tocar qualquer coisa, mas é limitada em vários sentidos.

    Na realidade eu pensava o contrario até, por ser MIDI alem do estudo "basico" musical, eu ainda poderia treinar agilidade com o synthesia, e ainda dar uma brincada no FLstudio.

    Isso é outra história, pra quem toca e quer produzir... Se tu já tem conhecimento musical, só precisa praticar as articulações do novo instrumento.
    Não é impossível, mas depende o lado que tu vai, mas piano é absurdamente diferente. As teclas mudam muito, a resposta também. Se for pro lado mais tradicional, de instrumentos mecânicos e eletromecânicos, é péssimo usar teclas leves. Síntese já não é tão relevante.

    Mas por vivência, até ligar tudo, a vontade de tocar passou...

    Siruiz
    Não precisa de interface, mas de um bom (excelente, super) vst.

    Não só precisa de interface, como precisa de uma boa máquina. Pra funcionar lindo, uma máquina dedicada de uns 3 mil, e uns VSTi's que variam o preço...

    pra um som legal precisa de vst de todo modo

    Definitivamente não!
    Se usou teclas desde sempre, e a maioria é muito limitada... Isso que torna a maioria deles muito diferentes, dos demais instrumentos.

    igrdinho
    Membro
    # abr/20
    · votar


    Bom, basicamente tenho a opção de comprar ou um CTK 3200 ou um Samson Carbon 61. Ambos usados, e na mesma faixa de preço (R$530,00). O Samson q é um controlador MIDI esta com um pouco mais de uso, leve amarelado nas teclas mas funcionamento 100%, ja o Cassio 3200 esta bem novo, e possui conexão USB.

    Melhor ficar com o teclado CTK 3200 entao? Vou conseguir fazer as mesmas coisas com ele (pensando no lado MIDI) que eu faria com o Samson?

    Ismah
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Provavelmente não, pois o controlador inteiro (teclas, faders, botões, etc) costumam disparar comandos MIDI, e não são todos os teclados que fazem isso... Baixe o manual, e leia-o, por via das dúvidas.

    A questão mor, é que talvez comprando o controlador, sua máquina abra o bico. Aí tu tens um elefante branco, e o sonho se realizando, pode virar o pesadelo realizado...

    Siruiz
    Membro Novato
    # abr/20 · Editado por: Siruiz
    · votar


    Máquina cara para vsts de Piano não é necessário, talvez para alguns dos melhores como o VSL synchron ou o garritan cfx. Mas muitos vsts de piano muito bons funcionam bem em computadores simples/medianos. Agora para orquestra, mixagem de vários canais o computador pesa. Só pra praticar piano com som bonito um note simples dá conta. Agora que vi que vc tem pc gamer, então vai poder até se divertir com orquestra. Ctk 3200 tem tecla sensitiva? Se tiver pode ser, mas verifique isso.

    Se ficar texto abaixo disto é a propaganda que não deixa eu ler...


    Pelo menos 64 teclas sensitivas.
    Por que a preferência por um controlador? O preço dos casios inicia

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aprender Teclado em controlador MIDI - Duvidas