[Duvida de iniciante) - Aprender partitura agora ou futuramente ?

    Autor Mensagem
    Dante_Shift
    Membro Novato
    # 25/jan/20 14:24


    Eu estou aprendendo(tentando) a tocar músicas por meio das cifras, porém notei que esse método tem algumas barreiras/limitações, além de requerer improviso... não tem como tocar músicas instrumentais/clássicas, que eu gosto muito aliás. Será benéfico para meu desenvolvimento partir para a partitura agora ou daqui alguns meses/anos quando tiver melhor domínio sobre o instrumento ? Aproveitando o tópico, para quem sabe: foi muito difícil aprender a ler partitura ?

    Agradeço desde já.

    H1GHSKY
    Membro Novato
    # 25/jan/20 23:52 · Editado por: H1GHSKY
    · votar


    Estou aprendendo teclado sozinho já faz um tempo, comecei por meio de cifra (fiquei nela 1 mês mais ou menos) e depois parti para partitura (acho bom para quem ta aprendendo sozinho justamente pra pegar o meio de posicionar os dedos corretamente e pegar uma noção básica dos dedilhados - aprende bastante em acorde/escala), nessa caso fui atras de metodos e acabei utilizando de uma amiga minha (uso no caso os seguintes livros: meu piano é divertido, a dose do dia, leila fletcher piano course) os volumes inicias e depois partirei para o volume 2 de cada um deles.

    Não acho complicado aprender partitura não, ate porque por meios dos metodos que eu estou usando (já peguei eles impressos) é algo bem progressivo onde não acaba pesando muito. Porém antes de utilizar esses livros é bom aprender a ler partitura (usei o youtube msm pra ter uma noção)

    fernando tecladista
    Veterano
    # 26/jan/20 16:57
    · votar


    Aprender partitura agora ou futuramente ?

    se não aprender de inicio junto, não vai aprender nunca mais

    o bom da partitura é quando você tem leitura fluente, você toca ao mesmo tempo que lê o que está escrito

    se desenvolver o tocar antes de ler, sua leitura não consegue acompanhar seu ouvido

    M.André
    Membro Novato
    # 27/jan/20 08:40
    · votar


    Olha... Partitura é a linguagem universal da música. Quanto antes, melhor. E é bem fácil.

    LeandroP
    Moderador
    # 27/jan/20 09:04
    · votar


    Agora! Já!

    fabiopavan8
    Membro Novato
    # 27/jan/20 21:30
    · votar


    Eu aprendi a tocar teclado sozinho e comecei com a partitura cedo.

    Dante_Shift
    Membro Novato
    # 12/fev/20 13:10
    · votar


    Obrigado a todos. Eu fiquei em duvida pois vi em tópicos antigos alguns membros experientes comentando que sem um professor, o avanço nos estudos seria lento e a pessoa, eventualmente, poderia até desistir. E como estou aprendendo a tocar por conta própria isso me desanimou...

    Mas, enfim, já estou aprendendo, pouco a pouco estou avançando de nivel... não é tão difícil quanto parece se você aprende gradualmente( do simples(música infantil) ao intermediário/comum >>> complexo.)

    Estava procurando algum material(livros) para estudo, esse da Leila Fletcher é bom ?

    Ken Himura
    Veterano
    # 12/fev/20 20:12
    · votar


    Aprender partitura agora ou futuramente ?
    O mais cedo possível.

    Ismah
    Veterano
    # 13/fev/20 01:41
    · votar


    Dante_Shift

    vi em tópicos antigos alguns membros experientes comentando que sem um professor, o avanço nos estudos seria lento e a pessoa, eventualmente, poderia até desistir.

    E é! Vai lá tentar tocar Chopsticks... Vai sair de primeira se pegar uma partitura simplificada. Vai lá tocar a completa, e vai passar bom tempo, e não vai sair do lugar. A música não sai...

    Ambas versões estão aqui...

    https://www.youtube.com/watch?v=QPzjHgMENrc

    Hoje compreendo que minha forma de estudar, complicou bastante as coisas na guitarra. O piano aceita a flutuação de tempo para as peças como expressão e elas fazem parte, mas para a música popular moderna, não cabe isso, para o contexto de banda...
    De repente, percebi que eu não conseguia tocar em banda, pois não conseguia no tempo*. Precisei dar 15 passos para trás, e corrigir esse problema bobo de tempo. E isso me forçou a treinar outras coisas, indiretamente.

    * Pra não dizer nenhuma, peguei alguns magos da música, que conseguiam acompanhar o swing. Entrava o "parabéns pra você", saía algo próximo a uma JAM polirrítmica... Legal? Depende do contexto. Com quem manja do troço e vai junto, tá ótimo. Quando os outros não vão junto, quem tá fora sou eu...

    guitar_joker
    Membro Novato
    # 13/fev/20 11:06
    · votar


    Iniciar os estudos já com a leitura de partitura é fundamental. Se o objetivo é tocar música erudita, não tem como discutir [ficar tirando Bach de ouvido acho que não dá!]
    Mas para quem gosta de música popular, a leitura de cifras também é fundamental, e terá de caminhar conjuntamente com a leitura da partitura.
    No início de todo aprendizado a presença de um professor é necessária, pois é ele quem dará orientações iniciais quanto a posição de sentar, posição das mãos, relaxamento...enfim, várias informações que em métodos é difícil encontrar [ou entender].
    Mas, com bastante dedicação e instruções iniciais, certamente é possível seguir; a caminhada será mais longa, mas é possível.

    harlero rock
    Membro Novato
    # 13/fev/20 12:40
    · votar


    comecei pelo violão erudito, então ja peguei de cara a partitura. mas, tive um up quando estudei com professor o método "o regente sem orquestra" pra parte rítmica.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Duvida de iniciante) - Aprender partitura agora ou futuramente ?