Amplificador / cubo / PA flat pra teclado?

    Autor Mensagem
    BillderTag
    Veterano
    # out/17


    Olá gente. Estou enfrentando uma dificuldade e espero que vocês possam me ajudar. Tenho em casa 2 monitores yamaha HS5. Faço parte de um grupo recem formado focado em músicas dos anos 70, 80 e 90 ( flashback) e sendo perfeccionista como sou tento criar os timbres para cada música os mais fiéis possíveis. Por enquanto estou fazendo isso em um Juno DI e nos Hs 5 e tenho obtido ótimos resultados de timbragem. O problema começa quando vou tocar em algum barzinho ou evento menor. Mesas e PA's de outras pessoas, outras marcas, outras configurações... os sons dos timbres que passei horas editando ficam uma verdadeira porcaria. Sou novo nesse cenário de música ao vivo e conversando com alguns conhecidos e vendo na Internet encontrei boas dicas, entre elas alguns modelos que talvez poderiam me ajudar : roland CM, roland KC, Peavey Kb, entre outros. Contudo venho até vós pedir luz à minha mente. Atualmente qual/quais caixa/amp/cubo/etc vocês poderiam me indicar para que eu possa levar para às apresentações e ter desempenho semelhante ao que eu tenho em casa com os HS5 flats em relação aos timbres?

    Desde já muitíssimo obrigado.

    freitas_silva
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Resposta curta, grossa e sincera: nenhuma!

    De tudo que eu já testei, o que mais me agradou, embora não seja fiel, foi um bom par de caixas ativas (uso umas RCFs que tenho aqui). Com elas tenho um som de qualidade e em estereo.

    mauropsouza
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Recomendo os Peavey em termos de fidelidade sonora. Os Roland Kc também são otimos. ja tive dos dois.

    mauropsouza
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Se tiver um synth med level ou top level também vai ajudar bastante. Isso é um item que conta também na qualidade e fidelidade sonora. outra opção é usar vsts no pc, mac ou ipad..... Sugestões de synths não muito caros usados: Mox6, Korg Krome, Kurzweil kme 61, ou mesmo um Motif Es6. Outra opção é usar uma mesa e equalizar nela...

    jorget
    Membro Novato
    # out/17 · Editado por: jorget
    · votar


    Caixa de som amplificada pra levar pra apresentação? Teria coragem de pagar caro? Eu passaria muito longe de gastos caros, mais ainda pra ver as caixas sofrerem de tudo: cair bebidas nelas, gente tropeçando nela, cair no transporte, queimar com falta de luz ou oscilações, etc e muitas outras "desgraças" que voce verá. Não se paga nem a apresentação ou o cache nesses riscos. Era isso que se deveria ter perguntado antes e nunca qual a melhor, pois coisa "boa", excelente, se deixa pra estúdio, gravações ou pra casa, nunca pra rua, seja qual casa de show ou restaurante for, nenhum deles ou público (nesses míseros cachês) merecem equipamento caro. Nunca (mas nunca mesmo) terá o retorno desse investimento.

    Agora, já que, ou se já se adequou à realidade e resolveu usar um equipamento barato e não tão ruim assim, no tal famoso "pau pra toda obra", eu costumo usar, levar pra rua, uma única caixa amplificada da marca Ciclotron, boa sim, barata, abaixo dos R$ 500, usada ate na metade do preço, boa pra qualquer tipo de instrumento, com entrada pra microfonia e 3 controles (input) pra tudo, ainda com woofer de 12 ou 15 polegadas e tweeters. Ou seja, "excelente" ate demais pra levar pra rua. Obs: nao exagere no preço e qualidade, ate te recomendaria levar uma usada pra iniciar/testar. Com o tempo se ver que duram e não há muitos perigos, ai pode ir investindo em melhores (mas pra quê? se ninguém aumentará teu cachê por isso!).

    mauropsouza
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Essas Ciclotrons por incrível que pareça são boas. Eu recomendo a maior. aquelas menores não aguentam pau de som. Na minha igreja tem um Pa de agudos e sub woffer , um par de cadas da Ciclotron há alguns anos e respondem muito bem. Agora pra usar como retorno de teclado aquela maior multiuso é boa ja usei muito também. As menores não recomendo.

    Synth-Men
    Veterano
    # out/17
    · votar


    BillderTag

    Meu camarada! O pessoal já te deu dicas boas de caixas.

    Mas um dos principais fatores que determina se o seu som vai sair bom ou não pós caixas é o ambiente. Por isso que existe o técnico de som, só que muitas vezes ele não estará presente, sei disto. E geralmente e infelizmente só conseguimos ver isto na hora. não tem muito jeito.

    Pode comprar a caixa mais flat que for (não estou dizendo que não deverás comprar equipamento de qualidade), que o ambiente pode ou irá influenciar na qualidade final.

    Os fatores relevantes são:

    - Qualidade do instrumento
    - As mãos do músico
    - Os equipamentos de emissão
    - Ambiente

    Ciente destas coisas, você otimiza a capacidade máxima e o limite de tudo.

    Abraços!

    André Luiz Keys
    Veterano
    # out/17
    · votar


    A Roland renovou a série KC de amplificadores na última semana:
    https://www.roland.com/br/search/?q=kc-

    KC-220
    KC-200
    KC-400
    KC-600
    KC-990

    Todos modelos ganharam uns Watts a mais e a parte de potência foi remodelada.

    Devem chegar em breve ao Brasil.

    Abs!

    André Luiz

    Ismah
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Synth-Men

    Não sei até que ponto uma caixa flat é interessante... Claro que já entramos praticamente na questão de arranjo, mas se o amp do keyboard, for tocar pro públio, não vira ser flat...
    Sub-grave costuma sobrar num keyboard... É legal de ouvir isolado um synth oscilando, bem cheio, com graves retumbantes... Mas no contexto de banda é outro papo BEM DIFERENTE...

    Mesmo o piano, que é básico, muitas das vezes as partes de mão esquerda sobram... Não tem muito pra onde correr, o teclado quase sempre está concorrendo em espaço no domínio da frequência, com voz e guitarra - raras exceções a isso. Se for duas guitarras lascou... A maioria das bandas não sabe arranjar pra que tudo se encaixe...

    Synth-Men
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Também não vejo muita utilidade em som flat fora do estúdio não. Se tocar em um bar comprido, só o pessoal da frente vai ter som descente. Se tocar em um largo, só o pessoal do meio frontal. Isto, considerando que não utilizará o sistema de som local e que esteja posicionado ao meio do palco, com concorrência das caixas dos outros instrumentos. .

    Para tocar publicamente ou usar como retorno, qualquer uma serve. Até as multiuso (que eu resisto tanto. Kkkk).

    Mas como trata-se de trabalho, eu iria nestas KCs, Behringer, Laney e Peavy.
    Segunda linha, Meteoro, Staner, Oneal, Ciclotron. Nesta ordem.

    Mas agora bateu uma dúvida aqui. Se o som dos locais é que são ruins, como fica o som do resto da banda nestes locais?

    Não dá para torrar está grana, sem antes pensar nisto.

    Ismah
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Tem que ser cada um por si ali... Se o canário não se escuta pra cantar, é ele que tem que correr atrás, não o guitarrista...

    BillderTag
    Veterano
    # out/17 · Editado por: BillderTag
    · votar


    Guitarra e baixo levam suas próprias caixas.. o problema ta sendo comigo mesmo rs

    Wertys
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Resposta curta, grossa e sincera: nenhuma!

    De tudo que eu já testei, o que mais me agradou, embora não seja fiel, foi um bom par de caixas ativas (uso umas RCFs que tenho aqui). Com elas tenho um som de qualidade e em estereo.


    Essa é a resposta!!! Parabéns freitas_silva.

    As caixas de PA, principalmente as de grandes marcas, foram feitas para dar ao público (Public Adress) a soma de tudo o que o mixer elaborou: Baixos (frequências baixas prolongadas), Bumbos (frequências baixíssimas e de alto nível), Pratos e HiHats (frequências extremamente agudas), Guitarras distorcidas (Médios graves sustentados), Teclados (teclado emite de tudo e de todo jeito).

    Então, nada mais obvio de se usar do que um produto que foi criado justamente pra isso.

    Ops, mas tem as caixas de teclados Rolands, Peaveys e até Behringers foram feitas pra teclados!!!
    Neste caso (dos cubos de teclados), no dia em que eu ouvir uma melhor que as RCFs, TORAU, NEXO, Yamaha e outras, eu mudo de opinião.

    adrianomatossouza
    Membro Novato
    # set/21
    · votar


    Conhecem o cubo de teclado Borne btk100 e o Oneal Ock600x ? Qual dos dois seria melhor ?

    sereanes
    Membro Novato
    # set/21
    · votar


    adrianomatossouza

    Qual dos dois seria melhor ? Nenhum dos dois. Não gosto de cubo para teclado. E, a R$1890,00 cada um de 100W RMS, você acha caixas ativas bem mais potentes, melhores e mais baratas.

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amplificador / cubo / PA flat pra teclado?