Autor |
Mensagem |
fernando tecladista Veterano |
# jul/17
· votar
Ismah Não entendi sua réplica ao meu comentário.
acontece muito em igreja onde tem uns par de tecladista que usa o mesmo canal da mesa, então já tem lá entiquetado "teclado" o ultimo a usar com um PSR deixou lá +8 no grave, -3 no médio, + 7 no agudo... ai chega o próximo tecladista pega essa regulagem e liga seu casio e começa a timbrar por esses parametros como o grave já tava no talo ele vai lá e baixa o geral porque tava alto ai nota que "não tem agudo" ( e o agudo vai parar no +15) e ele acha que não tá vindo agudo... quando as vezes a questão não é colocar mais frequencias e sim cortar outras frequencias
o bom é deixar o canal todo em flat e por ai sim começar a timbrar
|
Ismah Veterano |
# jul/17
· votar
Synth-Men
Isso tem cara de problema de fase! Algum cabo montado invertido, DI montado errado... Nada anormal de acontecer...
fernando tecladista
Ainda não sei se entendi :/ Basicamente disse que flat é tudo no meio, mas isso raramente funciona porque o PA não é flat, logo tem buracos no espectro sonoro, e tudo que soar ali, vai desaparecer ou soar muito baixo...
|
fernando tecladista Veterano |
# jul/17
· votar
Ainda não sei se entendi :/ Só destaquei que é importante deixar o canal na posição flat, mesmo que o p.a. não seja flat, e nunca começar a timbrar com os potenciômetros tudo zuado
|
betoborca Membro Novato |
# jul/17
· votar
Um técnico de som me indicou um Pedal Boss Ge-7 Equalizer Equalizador P/ Guitarra. Custa em média 150,00. Não custa nada tentar.
|
# jul/17
· votar
Vou usar um Pedal Boss Ge-7 (equalizador) de guitarra indicado por um técnico de som para ver se melhora os timbres
|
acabaramosnicks Membro Novato |
# jul/17
· votar
betoborca Eu tenho um pedal desse, funciona muito bem na minha guitarra rsrsrs desde que entrou no meu set, nunca mais saiu, e isso já faz uns 5 anos ou mais, e comprei ele usado (bem usado e judiado). O pedal é bom e durável, se vai ficar bacana no teclado é outra história. Se vc usar e ficar bom, recomendo um upgrade futuro: Boss EQ20 (link pra página do produto no site da Boss).
|
Ismah Veterano |
# jul/17
· votar
betoborca
Eu optaria pelo Boss GEB7 ou GE7B, se acha com as duas nomenclaturas. Pois o GE7 tem enfoque na região de atuação da guitarra, pecando no grave que também sai do teclado.
|
# jul/17
· votar
Galera resolvi meu problema, um amigo levou no ensaio um equalizador que ele comprou nos EUA, (tube MP Studio valvulado), coloquei a mesa em Flat e meu teclado ficou com o som perfeito. Já vi no mercado livre, o equalizador custa em torno de 500,00. Para quem estiver com problema igual ao eu esta ai a solução.
|
Ismah Veterano |
# jul/17
· votar
Só não sei se precisa de um equalizador valvulado. Talvez um SS gráfico de 31 bandas fizesse o serviço também.
Poderia postar uma foto do dito? Não achei.
|
# jul/17
· votar
Deve ser isso aqui.
Na verdade é um preamp, mas já equaliza o sinal com presets para instrumentos. EQ de 31 bandas? Rapaz, a solução dele é do tamanho da sua mão bem aberta, vc quer empurrar um aparelho de rack pra ele? kkkkkkk Praticidade é a palavra! O dispositivo parece ser bom. Aposto que muita gente vai meter o pau pq é EQ preset mesmo sem nunca ter usado o equipo.
|
Ismah Veterano |
# jul/17
· votar
Com 500 pila já se compra um Eq usado que atende bem em todas as situações. O ruim do preset, é que sempre se chegará a um resultado, em cima do meio termo: tá bom, mas falta o... do outro nesse aqui...
E não é questão de ouvir se o equipamento é bom ou não, é questão de praticidade, pois cada caso é um caso...
Mas vamos esperar o dito pra ver o que rola.
|
# jul/17
· votar
Ismah Pra chegar em um nível de detalhamento minucioso assim: " tá bom, mas falta o... do outro nesse aqui...", a responsabilidade deixa de ser do músico que tá mandando o som pro PA e passa a ser do "rapaz do som". Esse sim, deve ter um eq de 31 bandas. Não faz sentido vc recomendar isso pro tecladista! A menos que o cara seja profissional (acho que não é o caso), e mesmo se for profissional, é responsabilidade do rapaz do som.
|
Ismah Veterano |
# jul/17 · Editado por: Ismah
· votar
Vai nessa... Se não é minha responsabilidade, eu não faço... Quem sai perdendo é o músico. Se partir dessa ideia até o que ele já tem é desnecessário.
Não é anormal um tecladista com rack, dependendo o que ele faça na banda, e o teclado que ele tenha. Se tu tem um Korg Trinity ou um Juno da vida, dá para ser feliz facilmente. Mas se tu tem um teclado muito básico, o papo é outro...
Não sei tua visão da causa, mas eu sou tecladista de raíz, e levava meu CTK800 de casa, que meu rack complementava, as vezes levava meu CCE Ek55 só para dar um " plim ". Não porque o XP80 da igreja não me atenderia, mas porque eu tocava todo santo dia no meu, e 4 vezes por mês no XP80...
|
# jul/17
· votar
Ismah ACho que entendi. Levando pro meu mundo (guitarra), seria a mesma lógica de eu fazer questão de levar aquela "merda" daquele trambolho de head 100w + caixa nos ensaios/apresentações ao invés de usar o amp que a casa oferece. Aproveitando o tópico, surgiu a curiosidade. Que elementos/componentes poderiam constar no rack de um tecladista, e o porque de cada um deles? Pulando o EQ que é óbvio.
|
Ismah Veterano |
# jul/17
· votar
Os mesmos que numa pedaleira de guitarra, salvo a distorção que não é muito usual, as vezes vira um overdrive leve... Basicamente, um Yamaha SPX900, um eq de 32 bandas, e um exciter, um pedal de by pass caso desse pau em alguma coisa. Usei umas duas vezes um oscilador, mas ele desligava sozinho, e devolvi na loja...
Eu vendi o SPX pra completar o preço de alguma coisa, mas não consigo lembrar o que era... Acho que foi na época que queimou meu primeiro desktop.
O CTK fica devendo em quase todos os timbres. Usei bastante pianos (elétricos e acústicos) e órgão (draw bar) pra segurar a harmonia. As vezes alguma coisa de violino, ou um naipe de violinos, usei bastante vocalizações de coros. Strings e synths nunca foram muito do meu gosto, mas usava mais para passagens orquestrais, e quando caí pra dentro da eletrônica que fui usando alguma coisa, mas já usava VSTi's.
Rotary, tremolo (não lembro se tem phaser) e chorus pro órgão, alguma coisa de flanger e delay (echo na verdade), e muito pouco de reverb porque a igreja era viva demais. Alguma coisa de shifter para fazer dobras, e vibrato pra dar realismo em coros principalmente...
Eu não lembro se cheguei a usar MIDI com ele, controlava pelos 3 foots que ele tem atrás, bypass, tap, e não tenho certeza, mas acho que era um recall, meio que um preset coringa.
|
# jul/17
· votar
Ismah E eu, que achava que certos guitarristas usavam pedaleiras desnecessariamente grandes e complexas! Quanta ingenuidade rsrs Só de ver a variedade de efeitos do SPX900, que não conhecia, já fiquei perdido! kkkkk
|
Ismah Veterano |
# jul/17
· votar
E nem falamos de síntese sonora ainda...
|
# ago/17
· votar
NÃO CONSIGO POSTAR FOTO POR AQUI, MAS DIGITE NO MERCADO LIVRE (TUBE MP STUDIO VALVULADO ART) QUE VC ACHARÁ ELE ISMAH. É UM EQUALIZADOR TODO PRETO.
|
# ago/17
· votar
ESSE É O LINK DO MERCADO LIVRE - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-866906348-art-tube-mp-studio-pr e-amplificador-valvulado-importado-eua-_JM
|
Ismah Veterano |
# ago/17
· votar
Estou inclinado a achar que teu problema era falta de um direct box (DI). Este aparato é um pré-amp, que basicamente faz não é equalizar, e sim adequar a saída do teclado a nível de linha... Se não o comprou, tente arranjar um DI e ver o que acontece, pode sair BEM mais barato.
|
mquintino Membro Novato |
# ago/17
· votar
Boa noite!
Aproveitando o tópico, duas questões bem primárias:
1) Sobre ligar o teclado na mesa com dois cabos P10 mono em 2 canais: Se eu regular na mesa o Hi, Mid, Low eu tenho que regular os dos dois canais? ou somente o do L?
2) Eu tenho 2 teclados, um PSR E333 com somente uma saída Phone/Output e um XPS-10 que já tem as saídas L/R. Usar o Direct Box ajudaria em alguma coisa ligando eles na mesa? Não entendo nada sobre Direct e gostaria de saber mais...
|
Ismah Veterano |
# ago/17
· votar
Dos dois, ou se não vai equalizar um lado só...
O direct ajuda, mas depende de muita coisa, principalmente a distância que esse sinal vai viajar.
|
# ago/17
· votar
Ismash, realmente ele é uma pré amp, mas será mesmo que um DI resolveria meu problema, pois com certeza é mais barato.
|
# ago/17
· votar
betoborca Pela descrição dos sintomas, o sinal está chegando fraco na mesa, por isso fica ruim. O preamp deixa o sinal forte. O DI vai ajustar a impedância, assim o sinal com a mesma força vai chegar do jeito certo na mesa. Como o Ismah disse, se vc usar 50 metros de cabo, não tem DI que resolva, mas é testar e ver no que dá, se o sinal que teu teclado for naturalmente fraco (não amplificado) como é o caso, vc precisa de um preamp. Tem algumas mesas e sistemas de som que já tem preamp naturalmente, daí dispensa o uso de um externo, outros (como parece ser o teu caso), não tem preamp, então mesmo se o DI resolver, é bom ter um preamp. Mas dá uma pesquisada, acho que dá pra encontrar um mais barato que faça o serviço! Se vc tiver disposição pra buscar e depois trazer de volta pra jundiaí, te empresto meu DI, mas a viajem vai ficar tipo o preço do DI kkkkk o meu é um waldman DuoPass ($120), ele é dois DI em um dispositivo.
|
Ismah Veterano |
# ago/17
· votar
Realmente eu não fui claro, me referia a um DI ativo, que nada mais é que um pré-amp... Um passivo talvez resolva também, mas é melhor garantir.
se vc usar 50 metros de cabo, não tem DI que resolva
Pessoal do RiR, Barretos, Planeta Atlântida, Lollapalooza ...
|