Equalização em V dá certo?

    Autor Mensagem
    viktor 999
    Veterano
    # out/11


    pessoal
    http://coletivopegada.org/2011/06/21/audio-de-pegada-o-v-da-equalizaca o-nao-e-o-v-da-vitoria-nem-do-varicel/

    esse BLOG diz que pra a banda toda e terrivel somente atrapalha só o BUMBO o baixo e os patos aparecem, mas pra teclado[que tem aqualizador interno isso funciona ???faz ele destacar - no meio da BANDA????
    qual equalização e boa pra isso???

    rocknroll1234
    Veterano
    # out/11 · Editado por: rocknroll1234
    · votar


    acho que a equalização em V só funciona bem em volumes baixos...


    se você tiver duvida,coloque o equalizador na posição 'flat' e vá aumentando o que você sentir falta,e diminui o que você achar muito(como se fosse simples).

    em caso de duvida,apenas coloque na posição 'flat'(todas as frequencias com o ganho de 0 db)

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Acredito que a resposta deva variar de acordo com cada equipamento, caracteristica do PA, dos alto falantes do conjunto, aqui em casa eu sinto muita falta de médio, o formato do equalizador ficou parecendo um w invertido

    As pontas quase que zerei, para tentar diminuir o excesso de grave, e subi na região de médios, finalizando com um toque de agudos hehe, ficou bacana, mas repito é por esta caracteristica do meu equipamento que ficou assim

    Não acredito em formatos prontos, se não os presets de radio de carro funcionaria, mas fica muito artificial, o negócio é ir como o colega falou coloque o equalizador na posição 'flat' e vá aumentando o que você sentir falta,e diminui o que você achar muito

    mauropsouza
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Realmente Viktor 999, depende de cada equipamento, mas eu acho que o que destaca qualquer instrumento é o médio e médio grave, cada instrumento tem sua frequencia própria o jeito é voce achar a frequencia que faça ele aparecer no meio do PA, os Roland ja tem um bom agudo eu acrecentaria mais médio grave, a depender do Pa..eu tenho uma caixa Kc-550 Roland ele é bem grave eu uso ela tirando 2 pontod do grave e botando dois pontos do agudo, o médio em flat...voce não pode tirar médio deteclado guitrra etc, só um pouquinho, para dar qualidade pegue um programa de audio eva testando ate ver o que fica legal, veja os presets prontos como são feitos e muito variável....abçs

    Shadad
    Veterano
    # out/11
    · votar


    viktor 999

    A equalização de um timbre vai depender do espectro de frequencias onde ele atua.

    Cada instrumento possui espectros, harmonicos diferentes. Isso é o que dá a característica do timbre.

    Não existe fórmula mágica para equalizar um timbre. Porque o timbre da caixa da bateria X tem harmonicos (timbre) diferentes do da caixa bateria Y.

    Isso sem falar na quantidade de instrumentos na mix, na qualidade da mesa de som, dos periféricos e do P.A./monitores. Tudo isso vai influenciar na timbragem final.

    Oras, se para um caixa de bateria não há como haver previsão exata do resultado, para um teclado ou para um EQ usado como insert final da banda muito menos, devido a quantidade de timbres que utilizamos neles.

    Cada timbre ou conjunto de timbres possui uma característica própria e consequentemente deverá ter uma equalizção póropria.

    No caso do teclado o melhor a se fazer é usar o ouvido, equalizar cada timbre rastreando as frequencias, tocando sozinho e junto com a banda.

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    viktor 999

    o próprio site dá exemplos e é o que o pessoal comentou aqui

    deixe o EQ em flat e vai achando o timbre que te agrada

    se o formato em V ou "sorriso" como comentam fosse algo milagroso nem precisava dos potenciometros para regular, só um botão de on/off

    pensando no EQ interno do teclado
    tenho timbre que está flat, timbre que reforcei agudo, timbre que reforcei grave.... depende do meu gosto e do que eu preciso dele

    também mudo o tipo de EQ de acordo com o trampo
    quando toco sozinho deixo o piano com mais grave pra reforçar os baixos, quando toco em banda, já deixo o grave flat pra não embolar com o baixista, como também toco mais no meio do teclado, um EQ em V eu estaria tocando no meio do buraco dessas frequencias do V

    do-bandolim
    Veterano
    # out/11
    · votar


    viktor 999

    Equalizador não faz milagre se o ambiente é ruim. Se você fizer uma equalização muito radical corre o risco de detonar seus falantes ou twiters. As vezes é melhor retirar do que acrescentar frequências. A maioria de nós vai no ouvidômetro mesmo, mas não é um periférico tão simples como parece. Para se fazer uma equalização precisa, é como o Shadad mencionou, tem que entender um pouco de spectro sonoro e frequências de determinados instrumentos, caso contrário é melhor nem usar.

    Rick Pac
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Ao avistar equalizador em V ou em ondas , cuidado ! som ruim à vista!

    jrpianissimo
    Veterano
    # out/11
    · votar


    viktor 999, você ta usando o que atualmente para tocar, tipo, seu juno G ta com alguma expansão? Vc editou os timbres, usa outro teclado? toca com banda é? vlw

    viktor 999
    Veterano
    # out/11
    · votar


    jrpianissimo
    então cara no meu JUNO G tem uma srx 07 , já notei que os timbres da placa são melhores no P.A , nos pianjos usei esse equalização em V ficou muito bom , já nos metais ficou meia boca .....estou pra comprar um piano digital , vou comprar um korg sp170 ou juntar mais um pouco e comprar um ROLAND RD 300 SX ou Yamaha cp33 , toco em banda de ROCK,,,

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    viktor 999
    nos pianos usei esse equalização em V ficou muito bom

    pode ficar, não é um crime, tudo depende do p.a. ou de seu ampli em casa, se você tem um p.a. com excesso de médios você acaba tendo que baixar os médios do seu equipo

    o bom é ter algo bom pra ouvir em casa pra não dar furada por ai
    tem timbre que fica lindo em casa e fora no palco ele some porque sua referencia em casa é falha
    é bom testar no ampli e testar com fone pra ver se soa próximo

    Artref
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Cara, o sujeito do texto não disse que equalização em V é boa, ele disse basicamente que está cansado de chegar em lugares e verem as pessoas colocarem isso sem o menor critério. Na verdade ele está criticando essa atitude.

    Equalização melhor que existe pra teclado: FLAT. hahaha

    Na dúvida, faz o seguinte: coloca o seu teclado num belo par de monitores de referência, que cubra toda a faixa de frequências (talvez precise de sub aqui) e que tenha uma resposta mais próxima possível de uma RETA no gráfico de frequências. Aí você grava esse som na sua cabeça, encrusta no seu cérebro, ouve até acostumar, sei lá. E depois, em todo lugar que você for, você começa com o teclado em flat, e se não estiver do jeito que sai no referência, você TIRA o que estiver sobrando. Simples ;)

    Nosso instrumento é o mais simples do mundo pra equalizar, não tem o que inventar, é FLAT. Você equaliza só no caso do som não responder de acordo, como por exemplo se tiver muito médio, ou se não tiver grave, enfim.

    jrpianissimo
    Veterano
    # out/11
    · votar


    viktor 999

    é pq eu ia te sugerir que vc utilizasse, na verdade vc ja deve até ter feito isso, o 128voiceopiano da srx-96 que na verdade é o piano do xp-80. É uma "solução" para nós que temos roland. Eu tenho utilizado ele com banda e todo mundo tem elogiado a presença dele no palco...eu não fiz nenhuma edição. Tenho certeza de q vc não vai se decepcionar, experimenta! Pelo menos comigo ele nunca faltou presença dos médios...
    abç

    jrpianissimo
    Veterano
    # out/11 · Editado por: jrpianissimo
    · votar


    pode ser uma solução barata e prática né...

    viktor 999
    Veterano
    # out/11
    · votar


    jrpianissimo
    com certeza estou talvez daqui a uns 6 meses trocar meu JUNO G por uma FANTOM X6 ai iria por nele SRX07 [que já tenho] , SRX96 , SRX06 , e SRX98 .o teclado vai fica super poderoso.....

    jrpianissimo
    Veterano
    # out/11
    · votar


    viktor 999

    sabe q pra mim o 128voicepiano ate lembra os pianos da korg qdo uso com banda. ouvi falar q a SRX-07 tem otimos rhodes é verdade msm? se for vender ela me avisa ai mano! rsrs

    viktor 999
    Veterano
    # out/11
    · votar


    jrpianissimo

    o pessoal aqui antes de min comprar sempre só falavam dos organs dela , comprei apenas com o pensamento em organs , quando comprei foi uma felicidade só . os EO's ' Rhodes ' , pianos AC mesmos eram muitos bons bem acima dos do JUNO G , em questão de peso...
    então cara em quanto a vender tudo depende tava pensado em Um Korg M50-73 se caso eu compre daqui a uns 6 meses , eu entro em contato com vc...

    jrpianissimo
    Veterano
    # out/11
    · votar


    blz fico no aguardo rsrs. qq coisa meu email alvinojunior_@hotmail.com eu tbm quase migrava pra korg, mas não me acostumo com o piano...

    viktor 999
    Veterano
    # out/11
    · votar


    jrpianissimo

    intão isso e uma ipotese , mas realmente acho que pra substituir o JUNO G pra min só um TOP mesmo , talvez M3 , fantom G , MOTIF , ou quem sabe em um futuro um kronos ou jupiter..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equalização em V dá certo?