VSTI [sonorização no youtube e em casa]

    Autor Mensagem
    paullo.edson
    Membro Novato
    # out/16


    pessoal, uso a placa de áudio "focusrite scarlett 2i2" + cabos/conectores santo ângulo

    já usei muitos VSTIs (alguns aproveitei, outros, não). enfim, sempre reparei que, no youtube, a sonorização deles eh espetacular, formidável!!! em resumo, no youtube, eles tem um som, simplesmente, apaixonante !!!

    por exemplo, o pearl concert grand! no youtube, ele eh o "cara" em matéria som!!! mas quando fui testar... foi uma decepção, pessoal.

    o que está de errado comigo afinal?! por acaso, eh o meu material que não eh tão bom?!

    Adler3x3
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem teria que ouvir, mostre alguns exemplos.

    É que além de tocar bem, tem que saber sequenciar os Vstis, e cuidar do arranjo da música como um todo.
    E entra em cena duas artes, a da mixagem e da masterização.

    Não conheço este Pearl que você citou, mas no geral as promoções de instrumentos virtuais contam com uma boa técnica de gravação e usam "n' efeitos para dar aquela coloração.

    Desta forma não dá para confiar no que se ouve no you tube, todos parecem soar maravilhosamente, mas depois que usamos dentro duma DAW caímos na realidade.

    Eu tenho dois produtos da Impact o SHREDAGE2 Guitarra e Baixo, e até hoje por mais que tenha me esforçado não consegui tirar um som legal, é muito difícil de controlar e para ficar como soa no you tube tem que se desdobrar.
    Não consegui gravar uma única música, e sou detalhista não desisto tão fácil, e joguei fora uma centena de dólares, nem sempre a gente acerta nas compras.

    Não voltaria a comprar produtos da Impact SoundWorks, não gosto dos scripts deles para o Kontakt, exige efeitos em demasia.

    Sei lá a interface é confusa e parece ter várias opções e variações mas para mim não funcionou como o esperado, os sons crus ((dry - gravação original)) dos instrumentos são muito ruins e aí não tem efeito que dê jeito, por mais opções que pareçam ter.

    Mesma coisa no Sampler Tank 3, não tem uma guitarra que preste, tem dezenas, mas..., mesmo com os bons efeitos a lá amplitube não roda, tem até alguns violões bons, mas no geral soam meio que estridentes demais, mas no geral pelo tamanho da Biblioteca o ST3 até que no conjunto e preço vale a pena, mas se você ouve um vídeo na internet ou arquivo de áudio escuta outra coisa, depois no seu computador não vai conseguir fazer soar bem.
    E o editor de midi que você transporta para a track midi não funciona direito, dá erro nos templates e muitas notas ficam perdidas, conforme você vai fazendo a progressão de acordes, e os exemplos na biblioteca são muito pobres, o software em geral esta cheio de bugs, são centenas, parece que o software foi concluído as pressas pois o ST2 ficou por muitos anos estagnado.
    Acho que o ST3 ainda vive das glórias do passado do ST2 e a nova versão no geral é uma decepção.

    Até agora não comprei a nova versão do Miroslav Philharmonik por causa disto, que usa o Sampler Tank 3, na internet soa bem, mas vai soar bem no meu computador?

    Sei lá, acho que só usando os efeitos num certo extremo é que se consegue algo, mas este não é o meu estilo de fazer, acho que quando o sampler exige efeitos em demasia, não é uma boa opção.

    Eu gosto de começar com o som puro (dry - gravação do instrumento sem nenhum efeito), e vou agregando os efeitos na track com moderação, mas se o som puro do software é ruim, não tem o que fazer.

    E os sons dry dos instrumentos que tenho da Impact são ridículos, parece que a nova guitarra não é um novo som e sim uma replicação de uma única gravação, e a estória de diferentes pontos de microfone não convence, parece o uso de software e não dos microfones.
    Se eu pegar uma guitarra de verdade e fazer gravações nota a nota vai ficar melhor, e criou um soundfont com o som mais decente.

    Experimente desligar todos os efeitos deste piano e tente ouvir o som puro do instrumento.


    Esqueça este pearl, acho que o pessoal da Impact, se perdeu, o foco deles esta mais nos efeitos do que no som do instrumento em si.

    Escutei alguns demos deste piano no you tube e não gostei, não soa bem nem na internet, neste caso o erro não esta em você.

    paullo.edson
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: paullo.edson
    · votar


    Adler3x3,

    mencionei o pearl concert grand (38 GB) pq, há tempos, cheguei a usá-lo. pois bem, no youtube, há videos dessa gigantesca biblioteca feita por calouros. e o áudio eh perfeito (opinião minha, eh claro)!!! a propósito, encontrei dois videos com uma belíssima sonoridade que, por sinal, não foram feitos pela empresa desenvolvedora.

    por outro lado, eu não tive esse problema com o 8Dio Steel String Guitar and Strummer, e-Instruments Session Keys Grand Y, Evolution Rosewood Grand, Galaxy Steinway e com o XLN Audio Addictive Keys. enfim, todos esses aí mantiveram, aqui em casa, o mesmo som que ouço nas propagandas do youtube rsrs

    sinceramente, queria muito comprar (alias, todos os meus VSTIs são piratas) os seguintes.:
    FM TiNES (Gospel Musicians),
    C7 Grand (Acousticsamples),
    Ivory II Italian Grand,
    Ivory II American Concert D,
    CFX Concert Grand (Garritan)

    mas esse pacotão aí... pode beirar os R$ 3000 ou mais!!! sem contar que... seria frustrante comprá-los e ouvir um som decepcionante, por sinal, sem o mesmo brilho da sonoridade tocada no youtube...

    -----------------------------------------------------

    por acaso, alguem mais ?!

    Adler3x3
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Tem um Yamaha C7 do Linux Sample, que tem versão em windows, que tem um som razoável e é gratuito, dever ter 500 megabytes, mas não soa ruim.

    Já o piano do Sampler Tank 3 soa bem, e parece que na versão gratuita tem este.

    Agora Impact SoundWorks nunca mais.

    paullo.edson
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: paullo.edson
    · votar


    sabe... eu tive um problema, recentemente, com conectores stereo. durante muito tempo, eu os plugava na saída L/mono do meu korg sp 280. o resultado era que a scarlett 2i2, juntamente com o adobe audition não conseguiam gravar com a mesma fidelidade, o áudio que eu ouvia, enquanto tocava. assim sendo, após trocar os plugs stereo para MONO, o problema, nas gravações, foi resolvido!

    em verdade, o áudio de todos os meus VSTIs saem nas caixas de som do meu piano. no meu caso, uma ponta eh plugada na porta de fones de ouvido da scarlett 2i2; e a outra ponta, na "line in" do meu piano!

    porém, o cabo de áudio que faz essa conexão possui ambas as pontas stereo. por acaso, se eles fossem substituídos por conectores MONO, resolveria o problema?!

    Adler3x3
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Olha este tema de mono ou estéreo é polêmico.

    Aqui não existei uma regra geral definitiva.

    Eu gosto muito de instrumentos em estéreo, mas...

    Tem casos que é melhor gravar em mono mesmo, e depois na mixagem fazer o pan, e o que importa é que a música final vai ficar em estéreo.
    E as gravações mono, além de ocuparem menor espaço parece que respondem melhor a aplicação de efeitos.

    Já uma gravação em estéreo depende muito da qualidade do sampler ou do timbre de um teclado, nem todos os timbres ficam bons em estéreo, mais em alguns isto é essencial, pois o designer que criou o instrumento fez muito bem feito, e o estéreo é importante, se tirar um lado o timbre deixa de existir.

    E hoje tem músicas que escuto na internet que são mono ou pseudo estéreas, mono em demasia, e aí fica xoxo.

    Estéreo por exemplo é muito importante para pads.

    Já outros timbres funcionam melhor em mono mesmo, e nos softwares dá para criar um falso estéreo, mas o mais importante é o espaço que ocupa na imagem sonora.

    Não que vá trocar o ouvido pelos olhos, a imagem aqui tem sentido simbólico, a imagem seria o espaço acústico do ambiente onde foi gravado ou simulado.

    Uma sala ou qualquer outro ambiente, hall, teatro etc.., tem um certo espaço, onde devemos ter cuidado de distribuir os instrumentos.
    Aquela velha lei da física se aplica aqui, dois instrumentos não podem ocupar o mesmo espaço.

    Gosto muito de músicas que tenham capricho no estéreo, talvez por que tenha vivenciado na vida o momento de transição dos aparelhos de som mono para o estéreo, isto lá nos meados dos anos cinquenta, e depois que você ouviu um disco estéreo num bom aparelho, nunca mais queria ouvir um som mono, mas a gravação de instrumentos mono é uma realidade e é natural.

    E quanto ao cabo, não que seja estéreo em si, é que um cabo estéreo na verdade é formado por dois cabos monos, os cabos em essência são monos, um para cada canal, direito ou esquerdo, e nos teclados tem esta opção.

    Até dá para gravar na saída no fone de ouvido, mas prefiro usar as saídas L/R.

    Mas se for usar dois cabos, tem que ter um equilíbrio, usar o par sempre da mesma marca, pois diferentes cabos vão produzir distorções.

    E nesta parte de cabos não podemos economizar, bons cabos custam caro, estes cabos de marcas não consagradas e muito baratos, não encaixam direito e podem até estragar as conexões dos teclados.
    Tem que ter cuidado com os cabos, as vezes cai no chão e pisamos em cima, ou se enrola na rodas da cadeira, e aí vem os danos, e um dos cabos fica com problemas, e o som não sai como deveria.

    Não vale a pena ter um teclado de alta tecnologia e custo, e usar cabos ruins.

    Agora quanto esta ligação da sua placa de áudio (interface), eu sempre ouvi ou na caixa de som (monitores) ou no fone de ouvido, e sempre para mim foi automático, se ligo o fone desligo o som das caixas, se ligo os sons das caixas desligo o fone, ou reduzo os volumes, nunca deixo os dois ligados ao mesmo tempo, exceto se tem um outro músico junto comigo e não tenho mais saídas para fones, aí sim deixo os dois sistemas funcionando, agora ligar cada sistema num canal diferente, não me parece uma boa prática.

    E também ficar usando as caixas de som do teclado como monitores, não é uma boa opção, estas caixas foram projetadas para os timbres do teclado, e no máximo para um terceiro instrumento em in, ou um arranjo, mas com cuidado no nível de volume na entrada.
    Tem começar sempre com o volume em zero e ir aumentando até atingir o nível ideal desejado.

    Tem alguns instrumentos virtuais que tem o som muito alto (principalmente na música eletrônica), e numa seleção de bancos pode ocorrer de pegar algum extremamente alto que vai danificar o sistema de som do teclado.

    Já numa DAW ou num software pode acontecer de sair um som muito alto do computador para as caixas do teclado, e esta prática vai fazer com que as caixas de som de seu teclado tenham a vida útil reduzida, e os alto falantes não vão durar muito.

    E tem que cuidar do teclado, a cada vez que for ligar, certifiques-e que o nível de volume esta em zero, e quando for desligar fazer o mesmo, isto serve para evitar os estalos que prejudicam os alto falantes, o mesmo procedimento é válido para qualquer sistema ligado na saída da interface de áudio, tem que esperar uns 10 segundos para todos os sistemas se estabilizarem.


    E agora estamos entrando na era dos 3D.

    paullo.edson
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    enfim, farei a troca dos conectores stereo por mono. em verdade, não tenho nada a perder e... não deixa de ser um teste!

    caso o problema persista... o nosso fórum existe pra isso, não eh?! rsrs

    obs.: aguardo mais comentários neste tópico!!!

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Porque não é só o bendito VSTi, é a coisa toda...

    paullo.edson
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Ismah, não entendi!

    Adler3x3
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    E tem outro ponto.
    Você pode gravar em estéreo.
    Mas depois na track da DAW transformar a gravação de estéreo para mono e fazer o uso de algum plugin para melhorar o processo.

    Mas repito estas tuas conexões não me parecem certas, tá difícil de entender, e difícil de tentar explicar.
    Mas a saída L/R serve para gravar em mono e normalmente se usa somente a "L", recomendado nos manuais dos teclados.
    Se vai gravar mono, pluga no L, e na outra deixa vazio.
    Agora ligar a saída da Scarletti uma ponta em "In'" do áudio do teclado e outra no fone de ouvido é que não entendo.

    Compre um bom par de monitores ou use outro sistema de áudio, tem algumas caixas de som com bom custo/benefício, ou simplesmente o fone de ouvido em alguns casos.

    Vamos aguardar mais comentários, certamente o próprio Ismah pode esclarecer a questão com mais paciência e detalhes.

    E reveja as suas conexões, tem um outro tópico aqui no fórum seu, que também não entendi.

    paullo.edson
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: paullo.edson
    · votar


    veja bem,

    quando comecei a usar VSTI, uma coisa me preocupava.: o uso dos monitores, pois não queria comprá-los.

    então, faz muito tempo, uma pessoa daqui do fórum, não lembro mais quem era, me deu uma possível "solução".: ela leu as especificações do meu piano e disse que eu poderia "eliminar" os monitores, usando a entrada "line in" do piano. e, assim, eu consigo ouvir os sons do kontakt nas caixas de som do meu piano!

    e, desde aquela época, eu venho fazendo isso.: uma ponta do cabo de áudio eu ligo na porta dos fones de ouvido da scarlett 2i2, e, a outra ponta, eu ligo na "line in" do meu korg.

    ---------------------------------------------------

    não sei se vc conhece o sample "nord stage 2", feito pelo guilherme silva (https://www.youtube.com/watch?v=DraLWyYZoqE). confesso que fiquei apaixonado por esse VSTI, ao ouvir no youtube. porém, quando usei-o... foi frustrante, acredite! cara, ainda hoje me pergunto o pq deste sample, aqui em casa, não ter o mesmo som que no youtube!

    oh vida ingrata essa hehehehe

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Mas esta solução é um mero quebra galho, para quem não tem nenhum outro sistema de saída de áudio, uma solução temporária.

    Não deixa de ter a sua utilidade, mas para todo o processo de gravação não se aplica.

    E principalmente para ouvir, fica ruim, ouvir um canal no fone de ouvido e outro canal nos alto falantes do teclado.

    E quanto vai ouvir na DAW como é que faz?

    Agora entendi um pouco melhor, eu já fiz isto, mas sempre conectei as duas saídas de áudio da interface para a entrada do teclado, e quando queria ouvir no fone de ouvido, simplesmente conectava o fone na interface, e conforme o caso escutava em um só dos sistemas de áudio, e não nos dois simultaneamente, pelo que entendi o que pode estar acontecendo.

    E neste caso este processo inviabiliza qualquer boa tentativa de se fazer uma mixagem.

    Mas ao fazer observei que com o passar do tempo ia estragar o sistema de alto falantes do teclado, porque simplesmente não foram feitos para isto.

    Gravar e querer obter qualidade usando este modelo de conexões não vai ficar bom nunca, esta é a minha opinião, salvo outro entendimento, ou outro detalhe que não estou compreendendo, e esta escapando da minha visão.

    Quanto a este Nord não conheço, como expliquei no post anterior a diferença esta na aplicação de efeitos em cada track, e principalmente na mixagem e masterização que são outras etapas de todo o processo.
    Os Teclados da Nord são lindos e tem bons timbres, já a emulação ou simulação nem tanto.

    E o processo de gravação é um ponto crucial, um dos mais importantes, se não for o mais importante.
    Os bons teclados, os tops, na verdade não tem sistema de som próprio, tem saídas para outros sistemas de áudio.
    Uma coisa é o timbre para ser escutado no sistema de áudio do teclado, outra coisa é ligado a um outro sistema.

    E se o instrumento foi criado para ser estéreo por que assim foi planejado pelo designer do som, mas por outro lado as vezes pode ser melhor gravar em mono, mas tem que testar tudo depende do desempenho junto com os outros instrumentos e do arranjo em si, as vezes um vazamento de um canal para outro atrapalha o espaço musical, e os instrumentos ficam embolados.

    E existem timbres que são monos.

    Ismah
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    paullo.edson

    O vídeo é pós processado, a qualidade de sample usada é geralmente muito alta (demanda alto nível de processamento)...

    Coisas assim...

    Adler3x3

    Na real mono em teclados é L+R, seria adequado chamar de MID, já que o que é mono de fato, isto é comum a L+R fica 6dB mais alto, que o que é stereo (SIDE)...

    O uso do L apenas não é de todo verdade, isso só se aplica quando for L/mono, mas alguns poucos casos é L/mono e R/mono.

    Ismah
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    paullo.edson

    O vídeo é pós processado, a qualidade de sample usada é geralmente muito alta (demanda alto nível de processamento)...

    Coisas assim...

    Adler3x3

    Na real mono em teclados é L+R, seria adequado chamar de MID, já que o que é mono de fato, isto é comum a L+R fica 6dB mais alto, que o que é stereo (SIDE)...

    O uso do L apenas não é de todo verdade, isso só se aplica quando for L/mono, mas alguns poucos casos é L/mono e R/mono.

    Wertys
    Membro Novato
    # nov/16 · Editado por: Wertys
    · votar


    Uso VSTi há mais de dez anos, e só agora consigo afirmar que VSTis são bons o suficiente para serem usados.

    Obviamente há a questão da técnica. Eu posso pegar o melhor sample de orquestra que mesmo assim não vai sair nada que preste. Ao contrário de caras que já vi orquestrar coisas maravilhosas com um simples sintetizador Roland Jv e outro D-50!!!

    Não faço muitas sequencias/gravações, apenas uso ao vivo. E neste conceito de uso In Live posso dizer que já tive muitas frustrações, inclusive com o Pearl Concert Grand.

    O maior problema que tenho encontrado é:
    - Com relação aos meus próprios gostos. Gosto de samples de Steinway&Sons e, portanto, tudo que seja diferente disso passa a não me agradar muito.
    - P.A. ou sonorização em geral. Já vi até PSR-520 soar melhor que muito teclado top por aí num PA de luxo. Já me frustei muito por ouvir belos sons no Fone de ouvido (não tenho monitor de estudio) e na hora do Vamos Ver o som estar totalmente diferente do que tinha ouvido nos fones.

    Meu piano preferido e amado desde seu lançamento ainda é o bom e velho Galaxy Vintage D, aparentemente foi o que melhor se comportou com as discrepâncias entre as qualidades de PA.

    Synth-Men
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Wertys

    O que você está falando já aconteceu comigo. Por exemplo, quando eu liguei a primeira vez um teclado não profissional em um PA totalmente profissional, vi o quanto aquele teclado era ruim para tal finalidade.

    E quando liguei um teclado profissional em um PA não profissional, vi o quanto o som daquele PA era ruim.

    Aprendi a ponderar.

    Com VSTI e VST é o mesmo. As vezes queremos utilizar um VSTI de qualidade em fones de ouvido, ou no sistema de som do computador. É claro que não vai sair um bom som.

    Não vai sair, pois estes VSTI são produzidos para ressoar toda a sua capacidade em sistemas de som profissionais, no mínimo um monitor de áudio.

    Nunca me iludi com VSTIs como Alicia Keys e outros que prometem um mundo. No meu computador e sistema de som o que soa muito bem é o True Piano. É o que dá.

    Engraçado é que já confundiram ele com todo que é tipo de VSTI 10x superior.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a VSTI [sonorização no youtube e em casa]