Autor |
Mensagem |
Ualace86 Membro Novato |
# mai/16
Bom dia amigos das teclas Então, adquiri um controlador Hawk 49 teclas, legal, instalei alguns plugins e o Kontakt e os uso dentro do Reaper. O que acontece é que alguns sons ficam lentos, não são todos, mas essa pequena lentidão que acontece do tempo que aperto a tecla para o som ser emitido acaba me trapalhando. Por exemplo, tem um Synth lead do Omnisphere que eu preciso muito para o solo de uma música mas fica lento, outros não ficam. Será alguma configuração do plugin? Ou limitação de hardware? Ou Tenho que instalar o ASIO? Minha máquina é um AMD FX six core com 12gb de ram DDR3 A interface de audio é uma Bheringer UCA 202
|
Richmiranda Veterano |
# mai/16
· votar
mas essa pequena lentidão que acontece do tempo que aperto a tecla para o som ser emitido acaba me trapalhando
Posso ter entendido errado, mas pelo que você falou, isso parece mais com latência, ou seja, o timbre demora alguns milésimos de segundo para soar após pressionadas as teclas. Acontece com frequência quando ligamos o controlador diretamente no PC. O recomendável é você adquirir uma boa placa de áudio e ligar o teclado na placa e a placa no PC.
|
freitas_silva Veterano |
# mai/16
· votar
Como o amigo acima falou, o problema é latência. O hardware me parece bom, na realidade, tem gente usando bem VSTs num hardware muito inferior a esse. Quanto a interface de audio, a do próprio computador já resolve, ou melhor quebra um galho. Seu problema aí é mesmo configuração do drive.
Se está usando Windows 7 ou posterior, procure usar o drive WASAPI, que é da própria Microsoft e nativo do sistema, isso se for usar a própria placa do note. Já se for usar a Behringer, instale o ASIO4ALL para conseguir o mínimo de latência possível.
Só lembrando que o ASIO4ALL é um drive genérico que tem mais de uma década. Funciona com praticamente todos os modelos de placas para windows, mas não tem a mesma eficiência do ASIO nativo de fábrica na própria placa.
Quanto ao WASAPI é um padrão mais recente de drive e tem se saído muito bem nos meus testes. Percebo inclusive um saída de ganho maior em relação ao ASIO. Importante salientar que o WASAPI já vem com o windows, então não é preciso baixar e instala-lo.
|
Ualace86 Membro Novato |
# mai/16
· votar
Richmiranda Sim, latência. Mas behringer uca 202 não deveria dar conta?
freitas_silva Estou usando com Wasapi, vou experimentar a Bheringer com ASIO4ALL então.
Assim que testar retorno o resultado! Obrigado
|
freitas_silva Veterano |
# mai/16 · Editado por: freitas_silva
· votar
Outra coisa amigo, interface não quer dizer nada. Ela precisa estar bem configurada para trabalhar bem. Algo muito importante e que você deve estar de olho é no tamanho do buffer (buffer size).
O buffer é uma espécie de memória temporária utilizada para leitura e escrita de dados. Ele normalmente é utilizado quando o volume de dados recebidos é maior do que pode ser processado, como é o caso do processamento de audio digital.
Quando for trabalhar com performances ao vivo, para ter a menor latência possível, diminua o tamanho do buffer, de preferência, algo entre 128 e 512 samples. Menos do que isso pode ocorrer cortes no som, estalos, etc... Mais do que isso a latência é muito alta e prejudica a performance.
Com meus equipamentos, a taxa de 256 trabalha muito bem, às vezes até 128. Quando preciso mixar/editar várias trilhas de audio, onde a latência não é um problema tão grande, uso 512.
O lance é você experimentar vários esquemas de configuração, para enfim encontrar um padrão que funciona bem no seu sistema! ;)
|
Ualace86 Membro Novato |
# mai/16
· votar
freitas_silva ASIO4ALL resolveu definitivamente meu problema! Ficou excelente! Muito obrigado mesmo \o/
|