Dicas 9: Transformando seu PC em um sintetizador polifônico, mesmo que ele seja um pouco lento

    Autor Mensagem
    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/06


    Depois de várias experiências com VSTs e VSTis aqui em casa, eu consegui achar um jeito de executá-los de maneira rápida, leve e sem sobrecarga da CPU. Quer saber como? Aí vão os passos:
    _____________________________________________________________

    1) Antes de mais nada, baixe o SynthEdit, um programa editor de sintetizadores virtuais que também funciona como executor dos mesmos. Depois do download, instale-o e execute-o (Iniciar - Programas - SynthEdit);

    2) Na primeira vez que você executar o SynthEdit, abrirá uma janela "demo", com um sintetizador virtual desenvolvido pelo fabricante do programa. Feche-a e vamos abrir uma nova janela (File - New);

    3) Na nova janela em branco, adicione um MIDI IN (Insert - MIDI - MIDI IN) e um SOUND OUT (Insert - Input/Output - Sound Out). Posicione-os da maneira desejada;

    4) Aqui está o passo mais crucial: insira o VST desejado (Insert - VST Plugins - [synth à sua escolha]), depois conecte o "MIDI Data" do MIDI IN no "MIDI In" do VST (basta clicar e arrastar o mouse de um conector amarelo para o outro), depois os "Signal Out" do VST para as entradas "1" e "2" do SOUND OUT (idem);

    5) Clique no botão "Play" da barra de ferramentas (o pequeno triângulo vermelho), toque no seu teclado e... Ouça o VST, sem cliques, sem ruídos, e com baixa latência :-)
    _____________________________________________________________

    Para aumentar ainda mais a leveza e a rapidez:


    1) Na janela principal, clique em Edit - Preferences...;

    2) Na aba "Audio & MIDI", ajuste o "Sample Rate" para 33k (32.000Hz) e o "Play Ahead" para 45ms (ou menos, se sua placa de som possui driver ASIO), depois clique em "OK".
    _____________________________________________________________

    Se algo não funcionou...

    1) Na janela principal, clique em Edit - Preferences...;

    2) Certifique-se de que os dispositivos selecionados em "Audio OUT", o "MIDI IN" e "MIDI OUT" coincidem com os da sua placa de som (ou, no caso de MIDI via USB, do respectivo driver). Se não estiverem certos, ajuste-os devidamente, depois clique em "OK".
    _____________________________________________________________

    Se você não consegue carregar seus VSTs...

    1) Na janela principal, clique em Edit - Preferences...;

    2) Na aba "File Locations", ajuste o diretório do "VST Plugins" para aquele onde você costuma salvar seus sintetizadores virtuais, depois clique em "OK".
    _____________________________________________________________

    Se surgir alguma dúvida, fique à vontade para perguntar...

    Mario Umetsu
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Se surgir alguma dúvida, fique à vontade para perguntar...
    Hummmmm

    tecladistapvh
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    vlw velhinho, vai ajudar muito aqui.

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    tecladistapvh
    vlw velhinho, vai ajudar muito aqui.
    Obrigado :-)

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    É... Agora eu achei um jeito ainda mais fácil de fazer isto, com o programa Cantabile 1.0. Esse não precisa de nenhuma conexão... É só carregar e deu!

    The Illusionist
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Estou baixando esse Cantabile parece ser muito leve !
    Acho que vou resolver os meus problemas xD
    Estava usando o Absynth mas não gostei muito não !
    :D
    Acho que agora esse Cantabile pelo que vi vai resolver os meus problemas xD

    Leclaudino
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: Leclaudino
    · votar


    mano_a_mano

    Insert - VST Plugins - [synth à sua escolha]

    desculpe a ignorancia, mas estou começando agora a trabalhar com PC x Teclado, estou lendo bastante sobre isso, até já baixei alguns programas, mais ainda tenho uma dúvida:

    Quais são os melhores VST's e onde posso encontra--los?

    Obs.: tem com vc colocar o link para o segundo programa (Cantabile)?

    Leclaudino

    harofloww
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Leclaudino

    o link para o programa é esse dai... http://www.toptensoftware.com/downloads/Cantabile10Setup.exe

    menor do que eu pensava... hehe ;D

    mano_a_mano

    daria para eu usar como vst o EWQL Silver Edition? akele que um cara fez uma orquestrinha massa... ou esse ewql não é vst? :P

    flw
    harofloww

    Leclaudino
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    harofloww[b][/b]


    Obrigado pelo link, vc sabe onde pego uns VST legais? Para usar com esse programa.

    Leclaudino

    harofloww
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: harofloww
    · votar


    pior que não sei não vei.. =( num consigu te ajuda nisso... quando eu achar um eu te aviso... tem esse tal de ewql.. mas nem sei se eh vst.. :P

    me add no msn ae: haroflow@gmail.com

    flw
    harofloww

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Leclaudino
    Quais são os melhores VST's e onde posso encontra--los?
    Não posso te dizer o que é melhor ou não, pois o gosto é muito pessoal. Tem um que está se tornando o meu favorito, que é o SuperWave P8.

    harofloww
    daria para eu usar como vst o EWQL Silver Edition?
    É um da Edirol?

    harofloww
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    mano_a_mano

    nem sei cara... =( sei que são uns dvds ae... no Gravação e Home Studio - Orquestração digital, fizeram uma lah... ficou bem legal.. e o cara usou o cubase, um teclado, e esse tal de ewql ai... pra colocar o som mais massa... sei lah hehe

    flw
    harofloww

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    harofloww
    Eu sei que existe um produto da Edirol que é um "simulador de orquestra": ele funciona nos formatos standalone, VST e DX e contém inúmeros timbres de violinos, violas, cellos, contrabaixos, trumpetes, tímpanos, etc. É muito interessante...

    keys_all
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Cara, para poder por uns sons de Piano no PC, pra controle no teclado, eu só preciso fazer isso que voce falou?

    mano_a_mano
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    keys_all
    Eu falei no outro tópico sobre o Akoustik Piano, mas esse é um programa extremamente pesado, ocupa um DVD-R cheio... E também exige um bocado do PC/Mac.

    keys_all
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    mano_a_mano

    Bom para pega tudo isso na internet eu pego sem problema, só que antes eu queria testar um piano mais simples, intende?
    Quanto ao PC, eu tenho oque precisa 1Gb memoria, 200Gb HD Sata2, A8N, tudo OFF.. só minha Sound que não é muito boa... mas ja estou providenciando uma.

    Só preciso começar a por " a mao na massa"

    mano_a_mano
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    keys_all
    Bom, se o seu PC atende aos requisitos necessários então, vá em frente...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas 9: Transformando seu PC em um sintetizador polifônico, mesmo que ele seja um pouco lento