Novo top Yamaha: Montage Synth

Autor Mensagem
JeffersonX
Veterano
# jan/16
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Richmiranda
Apesar de não saber nada de francês rsrs já deu pra ter uma noção do Montage. Aparenta ser finalmente uma resposta ao KORG Kronos. Creio que a partir de hoje teremos várias demos sendo postadas.

Gostei muito da tela touch. Finalmente Yamaha respondeu a KORG. Também curti a questão dos knobs que aparentam não ter uma posição fixa. Os leds parecem indicar qual é a posição inicial dos knobs ao trocar o timbre.

A única coisa que quero muito ver e ouvir é se a Yamaha incluiu synth leads mais agressivos. Para o estilo que toco, é algo essencial. Já os outros timbres, como pianos, strings, synths, etc, tenho certeza que a Yamaha deve ter mantido ou até mesmo elevado o padrão de qualidade.

Aguardemos novos capítulos rsrs

Valeu pelo vídeo!

Mauro Candido
Veterano
# jan/16 · Editado por: Mauro Candido
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Mais um vídeo:



pety_ocampos
Membro Novato
# jan/16
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[url=https://youtu.be/bgv5scoXcv8][/url]

pety_ocampos
Membro Novato
# jan/16
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Aqui ha a apresentação dele:


https://youtu.be/bgv5scoXcv8

Richmiranda
Veterano
# jan/16
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Vamos lá para as principais diferenças entre a linha Montage e a linha Motif XF:

1º Motor sonoro
Montage: possui motor AWM2 (8 elementos)+FM-X 8 (operadores) motion control.
Motif XF: possui motor AWM2 (8 elementos) expanded articulation.

2º Polifonia
Montage: possui 256 (128 da AWM2 + 128 da FM-X) lembrando q é estéreo.
Motif XF: possui 128.

3º Waveforms
Montage: possui 5.67GB de Waveforms.
Motif XF: possui 741MB.

4º Sequenciador
Montage: possui um sequencer básico de 16 pistas e arpegiador com até 8 partes no modo performance. Não possui pattern.
Motif XF: possui um sequencer básico de 16 pistas e arpegiador com até 4 partes no modo performance. Possui 64 pattern com 16 sessões cada.

5º Sampler
Montage: parece ser apenas Sampler Player com memória flash de 1.75 GB. No site da Yamaha não menciona possibilidade de expansão.
Motif XF: grava e lê sampler. Possu memória RAM de 128 MB de fábrica, podendo ser expandido até 2 GB de memória flash.

6º Display
Montage: 7 polegadas colorido com touch screem.
Motif XF: 5.7 polegadas colorido, mas sem touch screem.

7º Saídas de Áudio
Montage: possui 4 saídas de áudio balanceadas.
Motif XF: possui 4 saídas de áudio desbalanceadas.

8º Conexão USB
Montage: transmite informações de áudio e midi quando conectado a uma DAW.
Motif XF: transmite apenas informações midi.

9º SSS Seamless Sound Switching
Montage: permite trocas de timbres no modo performance sem "cortar" o timbre. Muito útil para shows ao vivo.
Motif XF: não possui. Possibilidade de troca de timbres sem "corte" apenas no modo song.

Será se vale a pena o upgrade? Quem tem um Motif XF e se desfaz para adquirir o Montage, saberá que vai sair perdendo em alguns pontos, mas ganhando em outros. Nos foruns gringos, muita gente, por exemplo, critica o fato da Yamaha retirar o modo pattern da linha Montage. Tem muita gente q utiliza está ferramenta. Por outro lado, a Yamaha trouxe de volta a consagrada síntese FM e com polifonia de 128 notas, o que dá pra fazer muitos estragos na hora de editar timbres mais complexos.

JV-90
Veterano
# jan/16
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Pessoal... no site da Yamaha no Brasil já tem o Montage...
Olha o comparativo que fiz entre o Montage6, MOXF6 e Motif XF6.
Comparativo entre Montage6, MOXF6 e Motif XF6.

mich29
Veterano
# jan/16
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Olá! No video o Especialista de produtos Yamaha Black Angelos fala que o MONTAGE não é exatamente uma Workstation mas sim um sintetizador pelo fato de que o seu sequencer não ser completo.
- Ele também disse que a memoria flash de 1.75 GB que vem de fabrica só pode ser usada para os sons que a YAMAHA disponibilizará no site.
- Já no video do Bert Smorenburg Especialista de produtos Yamaha, Bert fala que você pode sim colocar seus proprios SAMPLES.
- Fica aí a duvida: Aceita samples ou não?
- Caso não vai ser um produto fechado ao mundo exterior como o KURZWEIL FORTE.
- Mas são 5.67 GB de SAMPLES!!!
- A Yamaha vai dispor um converte pra converte todos os sons DX e TX compativeis com o MONTAGE, diz Black Angelos.
- Mas não acho que é pario para brigar com o KORG KRONOS PLATINUM 2016.

mich29
Veterano
# jan/16
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O YAMAHA MONTAGE tem uma estrutura de samples com 10 camadas por sample diferente das 8 camadas do MOTIF XS-MOX-MOTIF XF-MOXF.
- Motor sonoro AWM2 128 polifonia são 10 segs cada sample antes do loop
- Motor sonoro FM-X 128 polifonia
-Curiosidade:
Yamaha MOTIF XF6 $2499,99
Yamaha MOTIF XF7 $3199,99
Yamaha MOTIF XF8 $3599,99

Yamaha Montage 6 $2999,99
Yamaha Montage 7 $3499.99
Yamaha Montage 8 $3999,99
KORG KRONOS PLATINUM $3699,99

Artref
Veterano
# jan/16
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Até agora não me empolguei. Um puta teclado caro e não será um Workstation completo, sem falar que nos vídeos estão mostrando um bando de perfumaria e barulho que pra mim por exemplo só serve pra encarecer o teclado. Resta esperar pra testar ao vivo e termos mais informações.

Richmiranda
Veterano
# jan/16
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O que tenho visto e revisto nos vídeos disponibilizados na internet é um bando de gente testando o teclado e, como o colega falou, testando os mesmos timbres e fazendo barulhos com aquele controle que se parece mais com chupeta de criança. Estava empolgado antes do lançamento, mas vejo que não vale a pena fazer um upgrade de um Motif XF por um Montage só pelo fato de ter dois motores sonoros e memória de forma de onda maior por um preço até mais caro que o Kronos (este sim é mais completo), além claro do touch screem. O Motif XF possui Sampler e sequencer completo.

lucas privia
Membro Novato
# jan/16
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Richmiranda
, como o colega falou, testando os mesmos timbres e fazendo barulhos com aquele controle que se parece mais com chupeta de criança
kkkkkkkk

NEMESYS
Veterano
# jan/16
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...Então
KRONOS neles da Yamaha...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

JeffersonX
Veterano
# jan/16
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Ainda acho muito cedo para já julgar o Montage. Inclusive estou achando as demos de apresentação muito fracas. Não estão tão empolgantes quanto de outros fabricantes. Mas mesmo assim o Montage aparenta ser uma máquina excelente e eu confio na Yamaha. Pela especificação, o Kronos aparenta ser superior, com tela maior, mais motores sonoros, etc. Mas isso não indica que o Montage seja um fiasco.

Sobre o super knob, acho a ideia muito boa, pois você pode configurar para alterar vários parâmetros de uma só vez. Isso contribui muito com a dinâmica. Muito interessante inclusive poder alterar entre os motores de forma tão suave e sem cortes de som.

Pra mim Montage foi um grande salto com relação ao Motif. Vamos aguardar mais demos e artistas testarem na prática para vermos o poder de fogo deste teclado.

mich29
Veterano
# jan/16
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Olá! Na Namm 2016 Black Angelos disse que a YAMAHA vê que os tecladistas ultimamente estão mais interessados em sintetizadores do que workstations então a YAMAHA resolveu tomar esse rumo dos sintetizadores.
_ [ Eu mich29] _Talvez indiretamente é o modo da YAMAHA dizer que não vai mais investir em Workstation pela sua pesquisa o mercado esta mais interessado em sintetizadores ja que muitos usa DAW para sequenciamento.

gegorges1
Membro Novato
# jan/16
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Chupeta de criança foi hilário!!! boa.... kkkkkk

DuduXP
Veterano
# jan/16
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mich29
De certa forma eu concordo, apesar do Montage não ser "o sintetizador" que os tecladistas estão mais interessados, mas é por aí, a Roland já seguiu esse caminho.

Esses dias o Ernane Borges(tecladista de BH) levantou uma questão num grupo de uma rede social (Facebook) sobre o Kronos que ele acabara de comprar, que parece que a maioria não entendeu que foi o seguinte:
Porque gastar tanto dinheiro num equipamento e no fim continuar usando o seu notebook com os velhos samples e VSTs?
Deixo essa pergunta aqui, muitos falam do Kronos, mas nem sequer o viram pessoalmente (não estou me referindo a ninguém, estou generalizando), nem todo mundo precisa de um Kronos, eu não o tenho e sendo bem sincero, não preciso de um e muitos se encontram na mesma situação.
Temos que parar um pouco com as modinhas (estou generalizando novamente) e ver o que realmente é necessário para nós como músicos.
São maquinas extremamente poderosas, Kronos, Nord Stage, Jupiter 80, Motif, como também parece que o Montage será, mas vamos esperar primeiro para ver sem preconceitos. Rsrs.
Grande abraço a todos.

Richmiranda
Veterano
# jan/16
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Pela especificação, o Kronos aparenta ser superior, com tela maior, mais motores sonoros, etc. Mas isso não indica que o Montage seja um fiasco.


Até concordo com isso, mas penso que a Yamaha regrediu um pouco sim. Veja só: nos sites gringos, como a sweetwater.com, o Yamaha Montage 8 tá sendo vendido por US$ 3.999,00 e o Montage 6 por US$ 2.999,00. Se compararmos com o Korg Kronos, que é um teclado muito mais completo, o modelo de 88 teclas tá custando US$ 3.699,00 e o de 61 teclas US$ 2.999,00. De fato, o Montage não será um fiasco, mas também não será um bom custo beneficio, considerando que seu antecessor, o Motif XF, ficará um pouco mais barato. Eu particularmente não compraria o Montage, ainda considerando seu absurdo preço no mercado brasileiro.

DuduXP
Veterano
# jan/16
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Richmiranda
Mas o problema sempre é o mesmo, o preço! Imagina o preço que não vai chegar aqui no Brasil? Se já está caro nos EUA. Já viram o preço do Kurzweil Forte? $3.995,00. Ou o Kurzweil PC3A8 que custa $3499,00. Com o dólar acima de 4 reais e subindo.

Thallyz
Veterano
# jan/16
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Minha opinião: o que acontece no Brasil é que a maioria de nós meros mortais não temos condições de ter um equipamento top de linha.

Porque se os preços dos teclados Top fossem mais em conta muitos dos que usam vsti's ou sequenciadores em pc's ou notebooks os deixariam de lado e ficariam com os workstations.

Quando tinha o Kronos precisei de fazer uma backtrack de percussão para a música "me convém diminuir" e, por estar ali em cima da hora só precisei de alguns minutos para fazê-lá.

Depois de salvar minha combi foi só solta-lá e ensaiamos.

mich29
Veterano
# jan/16
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Olá! É estranho o especialistaYAMAHA falou que o MOTIF XF tem 128 Polifonia mas são 2 polifonia por sample pra ser estério, então na verdade o MOTIF XF tem 64 de Polifonia Estério e o MONTAGE tem verdadeiros 128 de -- Polifonia em Estério.
- Será que a polifonia dos outros teclados YAMAHA são em mono 128 Pol. e em Estério 64 Pol.?
- Será a mesma situação com as outras marcas essa questão de polifonia mono-esterio?

Synth-Men
Veterano
# jan/16
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A Yamaha mostrou nada e falou menos ainda deste equipamento.

Prefiro aguardar, pois pelo que entendi, fiz comparações equivocadas dele com o Motif. Parece que o Montage está trazendo um conceito diferente do Motif, no quesito síntese.

Além disto, são 8 operadores FM como algo a mais. Tem noção do que são 8 operadores? 4 faz miséria, 6 é coisa de encouraçado intergalático.

Pior que quase ninguém (do Brasil) vai futucar nisto. Mesmo sendo 9.999.999,99 vezes mais fácil de mexer que no próprio DX7, DX9, DX11, DX21, DX29, DX100 e outros desta linha de síntese.

Putzs! Somente o DX1 e o DX5 tiveram a proeza de ter mais de 6 operadores. (Custavam milhares de dólares). E eram apenas sintetizadores e nada mais.

Pagar e levar o que não vai usar, não é legal para mim. Por isto que estes tecladinhos midi-level/enter-level igual ao Juno D/G/Gi, Kross/Krome/M50, vendem/venderam muito. Por que neles só vem o que realmente todos irão utilizar ou a maioria utilizam. E ainda assim sobra coisa.

Prefiro esperar. No futuro, pode sair uma versão, com menos parafernália e com preço mais em conta, sem perder a essência.

waltercruz
Veterano
# jan/16
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Pela brochura que li ontem, é uma evolução do sistema de síntese do FS1R, mas pelos rumores, sem a parte dos formants e dos unvoiced operators

waltercruz
Veterano
# jan/16
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E o FS1R tinha 8 operadores. Formants e o diabo a 4. E uma interface horrível de edição.

waltercruz
Veterano
# jan/16
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https://yamahasynth.com/index.php?option=com_easydiscuss&view=post&id= 5099&Itemid=851


"The FM-X tone generator equipping the MONTAGE is an evolved version of the FM tone generator in Yamaha’s FS1R. We've enhanced the tone generator LSI control to allow for fluid changes in sound via Motion Control. In order to ensure smooth response, the MONTAGE has been given 128-note polyphone and features fine-tuned processing algorithms. A hardware-based LFO is used, to achieve greater stability in LFO modulation. The combination of the FM-X tone generator with AWM2 tone generation, effects, and Motion Control allows the MONTAGE to bring a wholly-new sound to life—one that we sincerely hope you will enjoy."

DuduXP
Veterano
# jan/16
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Synth-Men, waltercruz
Ninguém está nem aí para o poder de síntese dos equipamentos mas, "se tiver um sample de acordeon, de metaleira ou aquele pianão" aí todo mundo quer. Rsrs. Só acho...

waltercruz
Veterano
# jan/16
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Mais ou menos.

A Korg está investindo em analógicos tem alguns anos. Começou com o experimento do monotron e está evoluindo bastante. O minilogue parece ser um synth bem bacana. Aliás, o Kronos é bem poderoso nesse sentido.

A Roland está um pouco atrás, mas deu uma corrida atrás com o lançamento desses mini-trecos que emulam uns Roland clássicos.

Só tava faltando a Yamaha voltar a sério pra brincadeira de síntese.

Mas concordo, a maioria de nós somos apenas preseteiros mesmo.

DuduXP
Veterano
# jan/16
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Mas em minha colocação eu me referia a nós, principalmente no Brasil, as empresas estão investindo e na minha opinião, muito bem, mas nós consumidores estamos mais preocupados em quantos giga de sampler o teclado X tem de que com as possibilidades de criações inéditas e únicas ele pode me proporcionar.

Synth-Men
Veterano
# jan/16
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waltercruz
DuduXP


O módulo FS1R é de dar medo! Menus gigantescos. Éra o que tinha de mais moderno em sintese FM até hoje. Ele foi fabricado exclusivamente para criar novos sons.

Tem excelente compatibilidade com os synths FM da Yamaha. Por exemplo quem tem um FS1R, criou um timbre bacana, ou veio um timbre bacana nele, possivelmente terá possibilidades de utiliza-lo no Montage.

Infelizmente vendeu o minimo e foi parado de fabricar menos de 2 anos depois de sua criação.

Hoje tem editores para ele. Deve ter por ai, mas nunca vi aqui na terrinha.

waltercruz
Veterano
# fev/16
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Synth-Men
Eu tinha um, vendi uns 2 meses atrás.

silvG8
Veterano
# fev/16
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Synth-Men
DuduXP
waltercruz
Eu acabei perdendo parte da discussão do tópico, mas mesmo assim, tenho algumas opiniões sobre esse instrumento e como as coisas caminham no mundo atual dos sintetizadores.

Sobre o Montage em si, eu particularmente não gostei muito. Hoje, parece que as pessoas focam a atenção apenas em especificações e o som acaba virando algo secundário. O Montage pode ter trocentos gigabytes de amostras, mas acho que mudou muito pouco do som que já conheço no Motif XF/XS. Não parece ter nada de muito sobrenatural ou inovador vindo nessa geração nova.

A parte de sintetizadores do Montage é uma vergonha. Usar o mesmo método de síntese presente na geração Motif, onde amostras servem como osciladores, é algo que já existe desde os primeiros ROMplers e não existe nada de inédito nesta fórmula. Não entendo o motivo de não implementarem algo baseado em algoritmos de verdade e com um som realmente singular - vi nada mais, nada menos que um ROMpler associado a um sintetizador FM. Pelo menos no Kronos, que considero o padrão atual aceitável para um workstation, você tem diversas formas de criar seu som, e são de fato diferentes (no que se ouve).

Engraçado eles focarem tanto no "Super Knob". Isso existe em alguns outros instrumentos. A Nord por exemplo traz isso nos Lead já há algum tempo. Um mais contemporâneo e concorrente, o Jupiter-80, traz esse recurso também. É o tipo de coisa que só empolga quem nunca procurou nada sobre sintetizadores (no caso, o Montage).

Fiquei completamente decepcionado com o lançamento. Não que eu esperasse algo muito diferente, mas esperava uma evolução pra melhor, que associasse ferramentas que o usuário pode precisar para compor. Na minha concepção, um Kronos um pouco mais intuitivo, mesmo que sem sequencer interno, com uma boa integração via VST, é o caminho certo. Por mais que não seja o tipo de instrumento que eu preciso, é inegável que nesta categoria - synth digital e workstation - continua imbatível. O único porém do Kronos é a qualidade de construção - muito marromeno pro valor cobrado por ele.

O mercado tem empurrado os novos instrumentos cada vez mais pra fora do "lugar comum" visto há algum tempo atrás. Fico feliz de isso estar acontecendo, mas fico triste de empresas como a Yamaha e Roland abandonarem tecnologias excelentes usadas em projetos anteriores, como o V-Synth. Quem parece fugir dessa realidade é a Korg, que na minha opinião continua mandando muito bem nos seus novos produtos - obviamente, se considerarmos apenas as 3 grandes empresas (KRY).

Eu não consigo ver como esse instrumento (Montage), vai encarar os concorrentes, em toda honestidade.

Valeu!

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