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Ningen Veterano |
# nov/15
Talvez essa seja uma daquelas dúvidas que no futuro se tornem ridículas mas vamos lá. rsrs
Será que pra quem está iniciando no mundo dos controladores/teclados é prejudicial transpor semitons para que se use sempre "as brancas"?
Vocês acham que o ideal é que se aprenda tão logo a tocar sem transpor?
Eu gostaria de poder tocar/compor linhas de piano/keys em geral.. E me pergunto se "faz mal" essa conduta...
Eu realmente não tenho ideia se isso pode me prejudicar no futuro caso queira aprender a tocar "normalmente"... Para usar um piano convencional...
Abç
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Lelo Mig Membro
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# nov/15
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Ningen
Tenho teclado, uso como controlador MIDI.
Uso para compor, normalmente, harmonia e linhas melódicas separadamente, uma de cada vez...Não passo nem perto de ser um tecladista. Se faço harmônia na esquerda a direita trava e vice versa.... mas monto uma boa dezena de acordes, faço algumas melodias e, ainda que eu seja um "nó cego", é um instrumento que me facilita muito para compor.
No entanto (E aqui absoluta OPINIÃO PESSOAL), jamais transponho para somente usar "teclas brancas"... mesmo que fosse facilitar, sei lá, acho um "desrespeito" com o instrumento...rs.
De boa, se pretende ser um tecladista, não tenho dúvidas que começar desse jeito não vai dar boa coisa.
Mas, posso estar errado.....que venham os tecladistas de ofício.
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waltercruz Veterano |
# nov/15
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Uso como ferramenta de último recurso. Sei lá, em cima da hora alguém resolve que vai cantar uma música complicada como Ana Luiza, do Tom Jobim, meio tom acima. Tem algumas transposições que são meio chatinhas de fazer em cima da hora.
Teclado não tem a vantagem que tem guitarra: um desenho de escala só e vc faz a escala em todos* os tons. É meio chato isso pq o dedilhado de cada uma é diferente. Mas sei lá, não acho que vale a pena tornar o transpose uma ferramenta de uso cotidiano não.
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pianista alagoano Membro Novato |
# nov/15
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Se for uma coisa de urgência, no "improviso", acho que pode ser necessário e aceitável.
Em se tratando de transpor em uma outra situação acho que devemos nos esforçar e tentar não utilizar.
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JeffersonX Veterano |
# nov/15
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Eu confesso que no início eu utilizei muito isso. Mas com o tempo percebi que foi algo muito ruim para meu aprendizado, pois com o transpose em semitons eu não praticava a técnica correta para tocar os semitons, consequentemente não desenvolvendo bem o posicionamento dos dedos/mãos e dedilhados.
Com isso, quando me deparava com músicas que mesmo que eu utilizasse o transpose eu teria acidentes, eu não conseguia tocar o que eu queria. Somente após eu parar de ter "medo" das teclas pretas, algo comum com tecladistas iniciantes, foi que eu consegui me desenvolver melhor e mais rápido. Inclusive gosto de dizer que são nos acidentes musicais que encontramos as notas mais bonitas.
Atualmente uso o transpose apenas quando estou criando sons com várias camadas e alguma delas deve ser tocada em tonalidade diferente, como quinta, uma oitava acima/abaixo, ou algo assim.
O que recomendo é que desde o início do aprendizado já vá aos poucos pegando algumas musicas com acidentes sem utilizar o transpose para já ir se acostumando e desenvolvendo a técnica correta. Há músicas que realmente possuem acidentes que aumentam bem o grau de dificuldade do dedilhado. Porém eu penso que se você está,sentindo muita dificuldade para,tocar, é que você não domina a técnica ainda e deve praticar e se desenvolver até que consiga tocar de forma natural. Não enfrentar a dificuldade é adiar a sua vitória (profundo essa, não é hahaha).
Recomendo que faça desde o início de seu aprendizado alguns exercícios, como escala cromática e outros que encontramos no YouTube. Isso irá ajudar muito!
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JeffersonX Veterano |
# nov/15
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Vou deixar aqui 3 links de exercícios que me ajudaram bastante e que recomendo. Não tente executar inicialmente na velocidade normal. Comece beeeeem devagar e, à medida que for dominando a técnica e se sentir seguro, aumente gradativamente a velocidade até que consiga tocar naturalmente. Sempre a cada "puxada" de nível, sentirá um pouco de dificuldade. É normal. Se mesmo praticando não conseguir executar ao aumentar o nível, reduza a velocidade e treine mais um pouco.
Comece também com uma das mãos e treine até se sentir seguro e entender a lógica do exercício. Depois faça o mesmo com a outra mão. E no final, junte as duas mãos para fazer o exercício completo. Pode confiar em mim... Esses 3 exercícios farão uma diferença enorme para você ;-)
Vamos lá!
Escala cromática. Execute apenas a primeira parte desse vídeo. Inicie bem devagar e aumente aos poucos a velocidade. http://youtu.be/f0V_S5ExqBs
Brahms. Excelente para você treinar o posicionamento dos dedos e mãos. Novamente, o conselho: comece beeeeem devagar. http://youtu.be/bBzNZx1bRKw
Brahms expandido. Irá te ajudar muito na prática dos semitons, pois faz uma pequena variação do primeiro exercício. http://youtu.be/25X-lxNwctM
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JeffersonX Veterano |
# nov/15
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Vou deixar aqui 3 links de exercícios que me ajudaram bastante e que recomendo. Não tente executar inicialmente na velocidade normal. Comece beeeeem devagar e, à medida que for dominando a técnica e se sentir seguro, aumente gradativamente a velocidade até que consiga tocar naturalmente. Sempre a cada "puxada" de nível, sentirá um pouco de dificuldade. É normal. Se mesmo praticando não conseguir executar ao aumentar o nível, reduza a velocidade e treine mais um pouco.
Comece também com uma das mãos e treine até se sentir seguro e entender a lógica do exercício. Depois faça o mesmo com a outra mão. E no final, junte as duas mãos para fazer o exercício completo. Pode confiar em mim... Esses 3 exercícios farão uma diferença enorme para você ;-)
Vamos lá!
Escala cromática. Execute apenas a primeira parte desse vídeo. Inicie bem devagar e aumente aos poucos a velocidade. http://youtu.be/f0V_S5ExqBs
Brahms. Excelente para você treinar o posicionamento dos dedos e mãos. Novamente, o conselho: comece beeeeem devagar. http://youtu.be/bBzNZx1bRKw
Brahms expandido. Irá te ajudar muito na prática dos semitons, pois faz uma pequena variação do primeiro exercício. http://youtu.be/25X-lxNwctM
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Ningen Veterano |
# nov/15 · Editado por: Ningen
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Lelo Mig waltercruz pianista alagoano JeffersonX
Olha aí...Rolou um consenso até incluindo um não-tecladista. rsrs
É que pra mim, que devo ter umas 40 horas de teclado, no máximo, as brancas fluem tão lindamente e incrivelmente bem rs... (Minha preguiça é quase patológica rsrs - Sem falar naquela velha mania de iniciante de querer tudo pra ontem)
Contudo, tenho que parar com isso... Às vezes tento tocar alguma coisa que gravei e não sei nem onde me posicionar.. Qual a "configuração" do teclado... Fica uma coisa meio absurda realmente rsrs.
(Lembrando que até uso acidentes, mas acho fácil visualizar as terças, quintas, oitavas e etc... Mesmo fazer os acordes, como quando reposiciono a mão sem mexer no formato dela)
Tô chegando à conclusão que os prejuízos de se acostumar a tocar assim são maiores que os benefícios... :/
Obrigado fellas!
JeffersonX
Valeu cara! Vou dar uma praticada sim! :)
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ricardopaulob Veterano |
# nov/15
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Ningen Não faça transposição automática assim. Vc vai ficar viciado nisso e terá dificuldades a tocar certo.
Sei que o tópico não é sobre isso, mas vai te ajudar a atingir seus objetivos.
Existem dois métodos que recomendo muito: 1) Fortalecimento dos dedos e agilidade: Pianista Virtuoso de Hanon 2) Independência e "feeling": 25 Estudos Fáceis e Progressivos de Burgmuller
Faça esses exercícios todo dia. 20 min. por dia de cada método e vc verá sua evolução diária.
SEMPRE treine com metrônomo.
Abraços,
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Ningen Veterano |
# nov/15
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ricardopaulob
Agradecido! Vou dar uma olhada nesses métodos também! :)
SEMPRE treine com metrônomo.
Ontem mesmo estava chegando a essa conclusão em relação ao canto+violão... Tô ficando cada vez mais perdido em questão de tempo com esses dois.. (Prestando atenção demais nas nuances vocais, afinação e etc... O timing anda se perdendo totalmente) Sem falar que gosto de brincar com VSTi's... Onde tocar/cantar com o metrônomo é fundamental...
Abraço
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Adler3x3 Veterano |
# nov/15 · Editado por: Adler3x3
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Ningem Os teclados eletrônicos tem muitos recursos. Conforme o caso até dá para fazer isto que você esta fazendo, além de outras de formas que a tecnologia permite de se driblar e melhorar a perfomance, como tocar e gravar com bpms mais lentas e depois de gravado acertar o tempo certo. Mas não pode virar uma regra. O ideal é aprender pelo certo, e só usar estes recursos quando realmente for desejado conforme as circunstâncias que são limitadas as suas habilidades pessoais.
Já com relação ao metrônomo não digo que seja fundamental, fundamental é tocar no tempo certo. Até bem pouco tempo atrás o acesso a um bom metrônomo era limitado, e os músicos se viravam sem este acessório. E como acessório eu não consigo usar, o metrônomo me deixa irritado e não consigo tocar nada direito, já com outras pessoas funciona bem, e algumas ficam extremamente dependentes. E como acessório deve ser tratado. O ideal é ter o ritmo das batidas dentro da mente como sempre fizeram os bons músicos, se ficar tudo muito certinho fica robotizado, e o metrônomo não deixa de ser um robô, que automatiza o processo. Pode observar os arquivos de onda e medir as bpm das gravações de boas bandas, você vai perceber que existem variações, uma música de 120bpm não fica sempre igual, tem compasso com 120, 119, 118,50, 119,30 bpms e por aí vai. Agora imagine ficar tocando e algum músico aqui e ali variando um pouco, e aquele som robótico irritante batendo e atrapalhando a banda, para mim fica horrível para tocar. A mesma coisa eu sinto quando toco num teclado arranjador automático, fica aquele som característico automático, e não consigo também me enquadrar. Bom que nos teclados mais modernos dá para humanizar o processo e um compasso não fica igual ao outro, e dá para programar os estilos, assim como num bom sequenciador midi, o processo de humanização é fundamental, mas a batida robótica esta na contra mão, em vez de ajudar, desumaniza. Eu não consigo, a primeira coisa que faço quando instalo ou reinstalo um software é desligar o metrônomo. O uso do metrônomo não é uma regra absoluta. E uma boa música feita com uma DAW e Vsts os compassos tem que ter variações de bpm, entre outros recursos faz parte do processo de humanização, muito embora no geral siga um valor que é o do estilo, mas não quer dizer que sempre tem que ficar com o mesmo valor todo tempo.
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Synth-Men Veterano |
# nov/15
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Olha meu caro!
Transposer é uma mão na roda e é útil nas horas de cansaço e rapidez.
Já aconteceu comigo de uma pessoa está cantando, parar e outra continuar a mesma musica em outro tom, achei o tom certo, mas parti para o transposer.
Mesmo que um individuo utilize o transposer e ele não souber a posição dos graus na música que está sendo tocada, a ferramenta em questão não ira ajuda-lo e sim atrapalha-lo mais.
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Estudante eterno Membro Novato |
# nov/15
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Ningen
Vou apenas reforçar o que já foi dito. Use apenas em ULTIMO CASO. 100% de chance do uso habitual desta ferramenta atrasar seu desenvolvimento. Mais pra frente, com um pouco mais de conhecimento, verá que a posição das escalas e acordes são muito intuitivas no piano/teclado, pois as notas estão sempre no mesmo lugar.
Abraços
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Ningen Veterano |
# nov/15
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Adler3x3
Obrigado cara! Sempre muito instrutivos teus comentários...
Synth-Men Estudante eterno
Valeu jovens!
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Jube Veterano |
# nov/15
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Para último caso é valido. Mas para manter apenas o uso das teclas brancas, acho totalmente inválido e muito prejudicial para o aprendizado.
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freitas_silva Veterano |
# nov/15
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Rapaz, é isso mesmo que os amigos disseram. Se tem o recurso lá, é pra ser usado, mas deve-se avaliar cada caso. "Viciar no transpose" pode ser algo bem prejudicial como os amigos disseram acima.
No meu caso, tive o primeiro contato com um piano em 2005, mas eu não conseguia executar todo tipo de coisa nele, pois eu sempre toquei teclado e usava bastante o transpose. Num instrumento acústico com o piano, você não tem esse recurso e a transposição deve ser feita "manualmente".
Depois desse baque, transpose nunca mais! Passei a não usá-lo mesmo, de forma nenhuma, justamente porque iria me forçar a transpor mentalmente e claro, eu só tinha a ganhar com isso.
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fernando tecladista Veterano |
# nov/15
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freitas_silva Num instrumento acústico com o piano, você não tem esse recurso e a transposição deve ser feita "manualmente".
nem somente no acústico, as vezes a pessoa fala que nunca vai tocar em um mesmo então não vê problema em usar direto e reto mas até nos digitais como um P95 da yamaha, pega um que não é teu e não acha o transpose no painel, as vezes nem o dono sabe
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Ningen Veterano |
# nov/15
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Jube freitas_silva fernando tecladista
Legal :)
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PianoGlauco Veterano |
# nov/15 · Editado por: PianoGlauco
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Se vc quiser ser um DJ, use o transpose de boas...
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Ningen Veterano |
# nov/15
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PianoGlauco
Mas eu já sou um DJ!
(Tenho fones de ouvido, notebook, um media player.. ) xD
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PianoGlauco Veterano |
# nov/15
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Ningen
Hahahaha... O atalho é o caminho mais curto para ter que percorrer o caminho mais longo...
Eu me atrapalho com transposer pq não consigo olhar para uma tecla (ou estar numa forma de mão) para um som e ouvir outro, rsrsr... Então prefiro sempre fazer na raça, até porque cada tom tem um sabor diferente e você pode querer mudar acordes nessa brincadeira...
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