Como utilizar o transpose do teclado?

    Autor Mensagem
    Bagrito
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Bagrito


    Olá a todos, estou com uma duvida, não sei como utilizar o transpose do teclado, por exemplo se eu estiver tocando em Mi e baixar um tom no transpose (-1) equivale a Ré?

    waltercruz
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    sim. repare que os transposes geralmente são em semitons, ou seja, para baixar 1 tom, precisa colocar o transpose em -2 :)

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Sim.
    Basta usar a escala.
    Para aumentar ou reduzir uma oitava use 12.

    Bagrito
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    dexa ver se entedi, o transpose, a cada vez que eu abaixo ou subo um ele abaixa ou sobe 1/2 meio tom?

    Bagrito
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    se for assim eu to fazendo tudo errado eu to aumentado ou diminuido e colocando como um tom inteiro, neste caso ficaria por exemplo: RÉ -2 no transpose da DÓ e RÉ -1 no tranpose vai dar Dm ou D#?

    kiki
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    Bagrito
    exato

    Rick Pac
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Bagrito
    Aprenda a usar o transpose mental senão pode ficar em enrascada quando encarar um piano acústico ou um Piano Rhodes.
    É um excelente treino e traz, além de conhecimento , mais rapidez de raciocínio e apuramento da técnica,

    Maestron
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Bagrito


    É bom aprender também a usar o ouvido, saber a diferença entre um tom inteiro e um semi-tom é essencial para a atividade de qualquer músico em qualquer área.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    no tranpose vai dar Dm ou D#?

    é bom você ler um pouco mais de teoria sobre tons

    "M" é ou nada é tom maior
    "m" minusculo é tom menor

    não se muda o modo (maior ou menor) somente o tom, a música que nasceu menor não se torna maior e vice versa

    ========================================

    quanto ao uso do transpose

    é simples

    veja o tom que você está e para onde pediram para você ir, vá contando as teclas brancas e pretas até chegar no novo tom

    ex:
    você está tocando em "Sol M" pediram pra mudar pra "Mi M"

    então conte:
    Fa#, Fa natural e Mi, seu transpose vai ficar em -3

    outro exemplo:
    você está em DO pediram pra tocar em Sol
    conte as teclas para baixo e você verá que dá - 5
    ou conte subindo vai dar +7, porem soando uma oitava acima do que -5

    Bagrito
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    fernando tecladista

    Muito obrigado pela dica da teoria, porem tenho um duvida, quando eu for contar as notas entre um tom e outro eu tenho que contar as notas "bemol" e "sustenido"?

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    eu for contar as notas entre um tom e outro eu tenho que contar as notas "bemol" e "sustenido"?

    na hora do transpose você conta todas, "bemol" e "sustenido só que só uma vez, cada
    ex:
    você está em lá e vai descer para mi:
    está em lá,
    sol#( ou lab) é -1
    sol é -2
    solb (ou fa#) é -3
    fa é -4
    mi é -5

    se você for cuntinuar contando vai ver que chega na mesma nota uma oitava abaixo em -12 que são todas pretas e brancas em dó e dó ou re e re...

    R Santiago
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Bagrito

    Sustenido sobe meio tom. Bemol abaixa meio tom. Então vc se orienta dessa forma para fazer o transpose. Lembro que as alterações de E para F e B para C são de 1 tom.

    david92
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    R Santiago

    De E para F e de B para C são 1/2 tom

    Bagrito
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    quando baixo o tom no tranpose ate o som das teclas fica alterado, o meu teclado é um ctk 810 casio, isso ta certo? ou só deveria mudar o som do acompanhamento?

    bravo57
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: bravo57
    · votar


    Bagrito
    se for assim eu to fazendo tudo errado eu to aumentado ou diminuido e colocando como um tom inteiro, neste caso ficaria por exemplo: RÉ -2 no transpose da DÓ e RÉ -1 no tranpose vai dar Dm ou D#?

    Isso está errado! Bagrito, se vc estiver em Ré e baixar (-2) realmente vai ficar Dó, agora, se vc baixar (-1), vai virar Ré b (bemol). Daria Ré# se vc aumentasse (+1).

    R Santiago
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    david92

    Correto correto é meio tom :))

    Bagrito
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Rick Pac
    Aprenda a usar o transpose mental senão pode ficar em enrascada quando encarar um piano acústico ou um Piano Rhodes.
    É um excelente treino e traz, além de conhecimento , mais rapidez de raciocínio e apuramento da técnica,

    Blz, mas com q eu faço isso? Eu to aprendendo sozinho a tocar, num tenho professor nem nd, só tenho um livrinho de iniciante, na verdade eu não sei como alterar o tom por exemplo de F pra E sem o tranpose. Qual o metodo pra fazer isso sem o transpose?

    bravo57
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: bravo57
    · votar


    Bagrito
    Olha, o que eu vou dizer é bem simples, mas pense bem.

    Se uma musica é tocada da seguinte forma...

    C G Am F

    de repente, no refrão ocorre uma modulação (para 1 tom a mais). Ficaria assim...

    D A Bm G.

    É só um exemplo.

    Bagrito
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    bravo57

    Gostei, do exemplo, mas existe tipo uma tabela com essas alterações, por exemplo estamos tocando em Fá e queremos ir para Sol, temos que pegar a escala de Fá e Transformar para Sol, Existe essa tabela?

    bravo57
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Bagrito
    Cara não sei de nenhuma tabela não, mas sim, se vc estiver tocando em FÁ, e depois o tom pular para SOL , certamente a escala pulará para escala de SOL.

    Bagrito
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    OK! valew bravo57
    Aqui já dá pra encerrar esse tópico...

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Black Horse Guitar
    · votar


    Uma pequena dúvida quanto a esse transpose, uma banda de metal por exemplo que toca com as guitarras meio tom abaixo, por Exemplo Stratovarius, o teclado usa esse transpose pra também abaixar meio tom na afinação, pra igualar a afinação da guitarra? E com isso as teclas brancas serão todas "acidentadas" e as teclas pretas serão todas sem acidentes? Falei besteira?


    Abraços

    J.Dionatan
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    E com isso as teclas brancas serão todas "acidentadas" e as teclas pretas serão todas sem acidentes? Falei besteira?
    Nem todas as brancas, as teclas DO por exemplo soariam na nota SI, portanto sem acidentes. O correto é dizer que se baixará meio tom em cada nota. Mas de forma geral seu raciocínio está correto. A tecla preta Sol SUSTENIDO soára na nota Sol, tradicionalmente branca.

    Aliás eu tava pensando um teclado com 6 brancas e 6 pretas, cada qual mantendo a afinação padrão. Ou seja Do branca, Do# preta, Ré Branca, Ré# preta, Mi Branca, Fá preta, Fá # branca, Sol preta, Sol# branca, Lá branca, Lá # preta, Sí Branca e Sí # preta.

    A vantagem: Seria como na guita, se estudaria uma escala de início nas brancas, e uma na preta e se tocaria em todas as tonalidades só alterando a região do teclado. O que acham da viagem???

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    J.Dionatan

    Valeu

    É tem esse caso do Dó que soárá na tecla Si, tá certo. Mas será que tem algum problema manter sempre nesse "transpose" pra tocar todas as músicas e não ter problema na hora de trocar o efeito sem travar tudo?

    Quanto a viagem, até que é uma idéia a se pensar...

    Abraços

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    J.Dionatan
    aliás eu tava pensando um teclado com 6 brancas e 6 preta
    eu acho que já criaram algo nessa linha da marca Suzuki (acho eu)
    4 brancas e 3 pretas porém dando as 7 notas naturais

    Black Horse Guitar
    Mas será que tem algum problema manter sempre nesse "transpose" pra tocar todas as músicas e não ter problema na hora de trocar o efeito sem travar tudo
    geralmente transpose fica no modo global ou setup, que quer dizer que você pode tocando o show inteiro sem precisar se preocupar com o transpose voltar ao normal

    outra coisa é que também pode se mexer na afinação, tem teclado que o -50 é meio tom abaixo, outros marcam em Hz

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Black Horse Guitar
    · votar


    fernando tecladista

    Opa, valeu, Tava esquentando a cabeça aqui, porque tocamos meio tom abaixo nas guitarras e baixo e estou compondo as partes do teclado, orquestrações e gerou essa dúvida. Não sou tecladista na prática mas conheço bem os sons, as composições eruditas e vou me aventurar pra passar pro teclado, na falta de um tecladista vou eu mesmo tentar passar para o teclado. Conheci hoje essa função transpose e como já compus todas as linhas dos instrumentos meio tom abaixo, na hora de passar pro teclado gerou essa dúvida porque sem "mexer" na afinação usaria muito as teclas pretas e dificultaria na hora de tocar rápido além do fato que parece ser mais natural tocar mais teclas brancas do que pretas

    Valeu

    Bagrito
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    o transpose é uma ferramenta muito boa para esses momentos, se todos os outros componentes da banda estão meio tom de abaixo ou acima, nós do teclado sofremos, com o transpose não tudo fica bem mais simples e pratico!

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Bagrito

    É, o transpose é o Polishop dos tecladistas, resolve seus problemas hehehehehehe

    Abraços

    Bagrito
    Veterano
    # set/12
    · votar


    só mais uma informação importante, no caso do teclado ser tocado junto com um violão com capotraste, é muito importante o uso do transpose, pois, por exemplo, se o capotraste estiver na primeira casa, devemos aumentar o transpose para 1, ou seja, 1/2 tom e assim por diante, a cada traste de violão aumentamos 1/2 tom.
    obs.: se estiver errado, me corrijam rsrsrs...

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Bagrito
    obs.: se estiver errado, me corrijam rsrsrs...

    depende
    o que pode acontecer:
    a música está em Fá e você toca ela em Fá
    o violão acha mais pratico aprender em Mí para ter mais acordes sem pestana
    então ele coloca o capotraste para o violão soar em Fá
    nesse caso você não mexe no transpose

    ------------------

    mas em um caso de vocês dois terem uma cifra em um tom e os dois precisarem mudar e resolverem apelar para transpose e capotraste o pensamento é esse mesmo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como utilizar o transpose do teclado?