vamos falar de Combo-Organ

Autor Mensagem
fernando tecladista
Veterano
# nov/06


não sou a pessoa mais indicada pra comentar sobre, mas resolvi puxar assunto, queria saber se alguem já tem o prazer de tocar, tem ou teve algum, conhece um pouco mais sobre eles

e quais bandas, além de the doors, dá pra citar

com todo respeito aos Hammonds (que aprecio muito) mas esse tipo de timbre me chama mais atenção ultimamente

coloquei alguns
videos lá topico sobre videos

e tem
este site que encontrei

gustavorino
Veterano
# nov/06
· votar


fernando tecladista

espero que esse topico gere frutos... pois eu conheco muito pouco sobre os Combo-Organ.. inclusive .. acho uma pena nossos teclados terem poucos ou nenhum desses timbres...

som
Veterano
# nov/06
· votar


Um hammond não chegaria a esses timbres? Com configurações, recursos e tal?

Pois (conheço pouco disso) se ouvisse apenas, sem ver o equipamento no vídeo, diria ser um hammond; até hoje nunca tinha ouvido falar de combo-organ.

Qual a principal diferença entre o hammond e este?

fernando tecladista
Veterano
# nov/06
· votar


gustavorino

também vejo falta desses timbres nos teclados de hoje, no meu g-1000 tem alguns com nome de vox organ, pop organ, algo assim.. mas tem que apertar umas 10 vezes o botão de variação pra chegar nele (ou criar um performance) não acho pratico

som
Qual a principal diferença entre o hammond e este
començando pelos controles, este tipo de orgão não tem o famoso jogo de drawbar (alguns até tem, mas não faz parte do contexto)
alguns tem só uns slides mas é pra volume de algum grupo de timbres
estes tem botões liga/desliga que você vai misturando
quanto a parte interna creio que estes devem ser mais com valvula/transistor ou algo assim no lugar dos tonewheels do hammond

AUTOBOT
Veterano
# nov/06 · Editado por: AUTOBOT
· votar


fernando tecladista

Velho, pra mim faltou o alemão Eminent, que o Jarre tanto utilizou nos seus primeiros álbuns. Há demos para escutar nesse site, além de uma breve exposição do equipamento.

Mas, cara, visualmente eles são o que há... Muito bonitos.

kevinmoore
Veterano
# nov/06
· votar


cheese

AUTOBOT
Veterano
# nov/06
· votar


Smash Mouth é uma banda que usa muito esse tipo de órgão.

Walter Girao
Veterano
# nov/06
· votar


nossa cara... som feio da porra heuheuhe.

Totalmente video-game esse negocio. acho que num da nem pra comparar isso com um hammond. Cada um com seus gostos mas eu achei alem de MUITO FEIO parecido com aqueles teclados de brinquedo...

fernando tecladista
Veterano
# nov/06
· votar


pra mim faltou o alemão Eminent, que o Jarre tanto utilizou nos seus primeiros álbuns. Há demos para escutar nesse site

ouvi o segundo exemplo pensava que esse timbre o jarre tinha tirado dos outros trecos que ele usa, não desse orgão

-----------------------
Smash Mouth

vou procurar alguma coisa deles

fernando tecladista
Veterano
# nov/06
· votar


Walter Girao
nossa cara... som feio da porra heuheuhe.

pode até ser
mas é igual com hammond, dá pra fazer coisas lindas ou bizarras

no pink floyd era utilizado um Farfisa

Walter Girao
Veterano
# nov/06
· votar


Me mostra alguma coisa que nao tenha essa "sonoridade de video game" pra eu ver se eu acho legal. Ou ate mesmo alguma coisa que tenha, mas que voce considere como "lindo" e nao "bizarro".

Qual eh a do pink floyd que eles usam? No pulse os caras usam um hammondzao la.

Walter Girao
Veterano
# nov/06
· votar


"Remember the cheesy combo organs of the late 60's and early 70's? Bands like the Doors, Iron Butterfly, the Animals, the Dave Clark 5, with their small electronic organs and their thin, reedy sounds had a major impact on the music scene. These strange instruments, with their chrome legs, plastic parts, and gaudy colors have fallen out of favor with most "serious" musicians. With the exception of some alternative and retro bands, you just don't see them much any more."

O proprio adimirador do combo organ desse site que tu passou descreve o teclado como "cheesy" ou brega. hehehe

Acho que eu sou desse grupo de "musicos serios" que o cara fala ai :(

AUTOBOT
Veterano
# nov/06
· votar


fernando tecladista
ouvi o segundo exemplo pensava que esse timbre o jarre tinha tirado dos outros trecos que ele usa, não desse orgão


Ouça o primeiro, então. Mais coisa de doido ainda... e feito com um Eminent. Muitos e muitos teclados não tem um pad desses.

fernando tecladista
Veterano
# nov/06 · Editado por: fernando tecladista
· votar


primeiro: não entendi seus posts já que você pode ver sobre o comentario "som feio da porra heuheuhe" eu disse "pode até ser" não discordei, só fiz um complemento

Qual eh a do pink floyd que eles usam? No pulse os caras usam um hammondzao la.
no pulse colocaram, esqueceram de colocar um Farfisa, esqueceram até do roger water... mas em outros trabalhos não: farfisa - pink floyd - google e http://www.angelfire.com/home/FloydWaters/richardwright/equip.html

---------------------------------------------------------------
Me mostra alguma coisa que nao tenha essa "sonoridade de video game" pra eu ver se eu acho legal. Ou ate mesmo alguma coisa que tenha, mas que voce considere como "lindo" e nao "bizarro".
como eu disse lá em cima não conheço muita coisa dele o que foi um dos motivos pra criar o tópico, acho a sonoridade interessante, ouvi alguma coisa do the doors e alguns videos no youtube além de ouvir "algo" por ai não sei se the doors seria interessante com um hammond B3 talvez se tornaria igual a trocentas bandas com hammond

não estou desmerencendo hammond nem valorizando este, acho que são caminhos diferentes, ultimamente esta sonoridade me chama atenção só, mais do que antes quando eu só ouvia coisa com hammond, quanto a bizarros é só ouvir jovem guarda que tem exemplo dos dois e tenho vinil aqui aos montes de hammond que comprei nos sebos por ai com cada coisa gravada que arrepia até o cabelo do c* de feio que é

quanto a musicos serios não sei qual a definição pra enquadar musico com serio ou não, eu tenho um "teclado X" então sou serio

agora vou jogar "free cell" ouvindo light my fire ou Break On Through pra ver qual se encaixa melhor

Theo22
Veterano
# jan/07
· votar


ai não sei se the doors seria interessante com um hammond B3 talvez se tornaria igual a trocentas bandas com hammond

Falou td... eu concordo!

Sobre o video, que chamou minha atenção foi o reverb de mola em cima do orgão, ele ainda da puxadas para fazer barulho, queria um desse reverb.

Eu prefiro som de organ hammond é claro, porêm o tecladista do The Doors com aquele orginho simples, foi muito original e criativo nas músicas, ou seja, ganhou destaque com algo simples.

mr keys
Veterano
# jan/07
· votar


eu tenho um xk3 q tá no studio,ele foi mantado naquele esquema de dois manuais,como naum tenho leslie uso um pedal Dunlop UniVibe q veio junto cuando comprei, tÔ pensando em montar uma pedaleira para tocar os baixos, vai ficar massa...

Joker
Veterano
# fev/07
· votar


mr keys

É sério isso cara?? pq sóum XK3 single passa de 10 paus, com o segundo manual então, só se vc for endorser ou teu sobrenome for mansur ou diniz hehehe.

Mas pô, um tecladão desse aí merece uma leslie de verdade ou no minimo uma simulação melhor que esse Univibe, que eh pedal de guitarrista ne. Ta mais pra um chorus power que pra leslie sim, na minha opinião. Investe numa leslie aí, ou num Korg G4, Roland RT20, Dynacord CS22, Line 6 (nao lembro o modelo da leslie sim deles).

Enfim, mas parabens pelo tecladão, POSTA UNS SONS AÍ !!

abrax.

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/07
· votar


Eu não conheço nada de orgãos, nem combo-orgãos... Uma vez experimentei o TX-5, achei bacana mas não soube jogar com os drawbars... Em uma capela que frequento tem um Hammond com dois teclados, porém, nunca tive a ousadia de mexer nele, pois parece mais um móvel do que um instrumento musical.

Não sei muito a diferença entre um Hammond e um Farfisa... Mas gostaria de perguntar... O Orgão utilizado no primeiro Acústico do Roupa Nova é expetacular... Timbre gostoso, gordo sem sobras e sem faltas... Que tipo/modelo de orgão é aquele???

Abraços...

Joker
Veterano
# fev/07
· votar


Esse de um tempinho atras?? Era um XK3 com dois manuais. Provavelmente ligado numa leslie real ou no minimo num pre valvulado. Daí vem o som gordo. Valvulas sao o caminho da felicidade haha

Quanto ao hammond, é fuçando que vc aprende e toma gosto. Na net tem muita coisa sobre isso, e vc tendo um hammond eletromecanico real na sua mão, tem praticamente obrigação de pegar o bicho pelo chifre haha

Ah se fosse eu.. ;)

Scoth_Pr
Veterano
# fev/07
· votar


Joker

Hum... tô te reconhecendo de algum lugar cara, mas acho que não vou lembra não. :)

AUTOBOT
Veterano
# fev/07
· votar


Scoth_Pr
2 :)

mr keys
Veterano
# fev/07
· votar


É sério isso cara?? pq sóum XK3 single passa de 10 paus, com o segundo manual então, só se vc for endorser ou teu sobrenome for mansur ou diniz hehehe.

tudo feito no jetinho brasileiro de prestation e meus netos ainda vão falar

ufa hoje o vovô pagou a ultima prestação...

O Haxixin
Veterano
# mar/10
· votar


Que dahora tenho um vox continental 300H hehehe ala Ray comprei pelo simples fato de gostar de doors e claro toca lo pois era meu sonho te lo...

Walter Girao
é um Farfisa Compact Duo Deluxe... alias ja tive um mas quebrou e ninguem conserta por aqui :(

Vox e Farfisa são um dos melhores transistorisados que ja toquei mas apesar de tudo prefiro o Diatron guerreiro

fernando tecladista
Veterano
# mar/10
· votar


O Haxixin
Que dahora tenho um vox continental 300H


show de bola

Cleber Vaz
Veterano
# mar/10
· votar


fernando tecladista

Ótimo tópico!

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/10
· votar


eu vi por acaso esse tópico ... e acho que alguém pode aproveitar o conteúdo daqui ...

http://www.combo-organ.com

e também alguns vídeos ... (busca simples no youtube)

http://www.youtube.com/results?search_query=combo+orgam&aq=f

JEFF_SAN
Veterano
# mai/10
· votar


Vejam esse Zé Roela tocando Light My Fire em um Vox Continental idêntico ao que o Ray Manzarek usava: PS. que inveja...



Marcos Martini
Veterano
# mai/10
· votar


que inveja...(2)


Pois pelo menos ouvir timbre compessa !!!

Cleber Vaz
Veterano
# mai/10
· votar


Pois pelo menos ouvir timbre compessa !!!

Só o timbre?
O trabalho que ele faz com a mão esquerda já vale o video!

Aqui vai outro ângulo da mão esquerda desse cara


_BLACKMORE_
Veterano
# mai/10
· votar


essa independência das mãos é que estou tentando conseguir .. mas exige muito treino ... é como se a mão tivesse que ser um outro ser ... é muito difícil ...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a vamos falar de Combo-Organ