Roland VR 760 + Roland SH 201 - Vamos falar sobre esses 2 juntos!

Autor Mensagem
Hammond B3
Veterano
# jun/07 · Editado por: Hammond B3


Então galera, é o seguinte:

Todo tecladista, preza pela qualidade dos timbres não é?

E nem sempre precisamos daquelas porcarias de timbres de Sax, flautas, violinos, e outras frescuras presentes nos teclados, mesmo que sejam os mais fracos CasioTones da vida.

O que queremos na verdade é bem simples: Piano, Orgão e Synth!

Pensando nisso, tava tentando definir um setup ideal pra quem busca perfeição nessa combinação.

Roland VR 760! mais pq ele?

Pq não colocar o Nord Electro na lista ,que é um simulador dedicado, teclas maravilhosas e no mesmo preço?

Bom, todo mundo sabe que o VR além dos controles bem na mão, fácil, é expansível com até 2 SRX.

Tem timbres bons de piano (meia boca), Rhodes bons pra caralho, ótimos effeitos, tudo na mão, facil de alterar e fazer o que quiser em tempo real, de quebra, é um puta simulador de Hammond, os efeitos, tudo, sem comentarios.

Colocando uma SRX 12 nele, vc adiciona mais uns 50 timbres de piano eletrico, tudo sampleado (fodas pra caralho!)e se sentir falta dos acusticos, uma SRX 11 nele resolve o problema, com 50 pianos sampleados nota a nota com 4 curcas de velocidade.
Com as 128 vozes de polifona que ele tem...

Resumindo, vc pode ter cerca de 115 timbres de pianos acusticos e eletricos, dos mais variados, e um simulador de Hammond, com polifonia total pra sessão organ, drawbars, 76 teclas waterfall, e mais umas camas, uns brass, até uns synths tb, pra nao deixar na mão mesmo!

Tenho certeza que ele é o único na sua categoria

Só tem um ponto fraco: Pesa 17kg.

Pra completar ele, um Moog e mais nadaaaa!!

Mas como nem todos tem essa grana disponível, a Roland ta com um modelo bacana de sintetizador dedicado, o SH 201.

Bom, pra isso que eu abri o tópico, pois sobre o SH 201 eu não sei nada!
Vamos comentar pois isso pode ser putil pra muita gente

Qual o melhor synth DEDICADO, pra completar o VR760 a baixo custo? pois só o VR custa 7 pau!

Abraços

Joker
Veterano
# jun/07
· votar


Bom, pra isso que eu abri o tópico, pois sobre o SH 201 eu não sei nada!

VA Entry Level. Uns amam, outros odeiam. Eu não cheguei a testar nem acho que sou mais indicado pra isso, mas amigos meus, donos de VAs e entendidos no assunto se dividiram nas opiniões.

Claro que todo set up tem pros e contras, mas creio q um Electro 73 + Micron bate nesse set aí sem dó. O Micron cabe no espaço vermelho q sobra a direita do electro, ou seja uma estante dá pros dois. Pesam uns 12kg os dois juntos.

Desvantagem sobre os Rolands: perde-se a parte rompler da parada. Mas ganha-se (na minha opinião) em todo o resto. Menos nos pianos acústicos.

Scoth_Pr
Veterano
# jun/07
· votar


VR-760: +/- R$7.000,00 SH201: Não tenho idéia....

Com essa grana dá pra comprar um TX-5 que deve ser melhor que o VR, um Alesis Micron como o Joker disse e ainda sobra grana pra um synt com bons pianos e E.P's, ou um módulo massa....

Joker
Veterano
# jun/07
· votar


O VR só vale a pena se a intenção é usa-lo como unico teclado... Qdo testei achei ele abaixo das expectativas... Rhodes e alguns synths me agradaram... o resto achei medio, inclusive orgaos... mas mesmo assim boa opção pra tudo em um... Se bem que apesar de disfarçado de rompler comum, o PC2 seria o grande concorrente do VR. Acho q ambos tem suas vantagens...

Hammond B3
Veterano
# jun/07 · Editado por: Hammond B3
· votar


o PC2 só peca na falta das drawbars, só tem 4, e pra quem quer orgão...

Hammond B3
Veterano
# jun/07 · Editado por: Hammond B3
· votar


Eu não iria no Electro 73 por causa das drawbars digitais.
Onde a Clavia tava com a cabeça quando inventou aquilo?

Sei lá, meu lance é tb psicológico: Quanto mais semelhança com o B3, mais tesão dá na hora de tocar!

Hammond B3
Veterano
# jun/07
· votar


Scoth_Pr

é...
só seria foda carregar tudo isso, mais é uma alternativa

Joker
Veterano
# jun/07
· votar


Hammond B3

Nao se pode ter td né. Mas na boa, o Electro destrói o VR 760 em todos os timbres que eles tem em comum. Menos piano acustico e isso ainda é relativo.

Aliás, to com uma fixação fora do comum pelo electro nos ultimos tempos, pena q eh caro. Nao pra entrar no lugar do TX (isso nunca hahaha), mas pra ser uma outra opção de orgao (guitarrista nao tem Les Paul e Strato?? então/...) e principalmente pelos EPs. Mas mesmo o rack ta na faixa dos 4 paus aqui no BR...

Hammond B3
Veterano
# jun/07
· votar


Joker

Velho, embora esse meu "preconceito" com as drawbars dele, eu nunca testei um e vc ta me deixando curioso rsrsr

Mauro Lacerda
Veterano
# jun/07
· votar


Bem, acho que o Nord Electro 73 é básico enquanto teclado de primeira linha. Fui em uma loja aqui em Sampa, o vendedor é meu amigo, e tinha um lá. Olhei, o bichinho é pequeno, vermelhinho, parece um brinquedinho. Na hora que liguei e toquei, meu queixo caiu no chão. É simplismente fabuloso o som que sai dele, nunca toquei em nada melhor na minha vida.

Para completar (ele supre hammond, pianos acústicos e elétricos) um Andrômeda A6, da Alesis, que não é um VA (virtual analogico), mas é analógico mesmo. Esse é o cara! Se não, um Virus, da Access, que ´´e um VA fabuloso.

Dois teclados e tudo que eu quero nas minhas mãos. Claro, melhor um RD 700, dois XK3 e um Minimoog e um Prophet 5, mas aí já é assunto para aquele tópico de Setup ideal.

E, prometo, nesse tópico não vou falar dos controladores + notebooks (ups, falei)...hahahahaha



Abraços.

AUTOBOT
Veterano
# jun/07
· votar


Joker
Hammond B3

NE2, VR 760... Fala sério!

Falta drawbars no pc2? CME 7 (com 8 ou 9 sliders, se eu não me engano) mais PC2R e teus problemas tão resolvidos no quesito órgão e pianos a um custo atraente, misifios. Eu mesmo quase fiz essa compra quando tocava em banda. O módulo é muito legal e ia ficar bonitaço com o CME lá.

E o PC2 também tem uns sints legais. Então tá tudo em casa.

Joker
Reza, misifio, reza com vontade que essa febre vermelha baixa... Mas só baixa, porque no seu caso, nunca mais vai passa. É, pensando bem tu tá perdido mesmo!

Hammond B3
Veterano
# jun/07
· votar


AUTOBOT

Pera ae, o PC2R reconhece as 9 drawbars do CME, falando na linguagem de orgão, ele vai da todos os harmonicos certinho? pq o PC 2 vem com 4 draw só, e talvesz o KB3 esteja configurado pra responder a essas 4, ou no PC2R é diferente?

R Santiago
Veterano
# jun/07 · Editado por: R Santiago
· votar


Sei lá, meu lance é tb psicológico: Quanto mais semelhança com o B3, mais tesão dá na hora de tocar!

É por isso que eu não abro mão do meu OB3². O visual vale muito (madeira, teclas amareladas, drawbars). Sim, abriria mão p trocar num CX3 ou num XK3 mas$$$$$....

Em relação ao set-up

Acho que um Nord Electro + CS2X ou CS1X seria o ideal. Esse setup sairia por uns R$ 8.500,00 no máximo (Pegando um NE por 6.500,00 no choro e o CS2X por 2.000 ou o CS1X entre 1.500,00 e 1.800,00).

Hammond B3
Veterano
# jun/07
· votar


O Micron não é muito limitado não? faltam uns controles
Alguem já tocou? como ele é?

AUTOBOT
Veterano
# jun/07
· votar


Hammond B3
Cara, o CME comandaria toda a extensão do KB3. Isso porque, no PC2 tu tem acesso a todas as drawbars. Tem 4 sliders mais um botãzinho que acessa (através desses mesmo sliders) as outras drawbars, como se fosse um virar de páginas. Então o CME te daria o controlde de todas as drawbars sem a necessidade de apertar o tal botão, sacou?

AUTOBOT
Veterano
# jun/07
· votar


Hammond B3
Te digo que noite dessas fui a um show no qual o tecladista usava um PC1. QUE TIMBRES, MEU DEUS!!

Cara, pra quem não quer complicar com sints (como eu) acho que esses Kurzweil são uma excelente pedida.

Hammond B3
Veterano
# jun/07
· votar


Em timbres de Hammond, quais desses 2 levam a vantagem? PC2 ou VR760?

Joker
Veterano
# jun/07
· votar


Cara, o CME comandaria toda a extensão do KB3. Isso porque, no PC2 tu tem acesso a todas as drawbars. Tem 4 sliders mais um botãzinho que acessa (através desses mesmo sliders) as outras drawbars, como se fosse um virar de páginas.

Ta, mas isso não é automatico, é?? Tem q configurar etc e etc?? (Deu ate calafrio, uia)

Concordo com o R Santiago do lance da madeira, do realismo e do visual e etc eh o q sinto com o TX. Mas na boa, duvido q aqui alguem seja tao purista a ponto de nao se acostumar com os drawbuttons do electro ou os 4 sliders/btão de toggle do PC2. Coim isso td se acostuma negada.

Mas q os dois joguinhos de drawbars do TX sao do caralho, isso sao.

Joker
Veterano
# jun/07
· votar


Hammond B3
Em timbres de Hammond, quais desses 2 levam a vantagem? PC2 ou VR760?

VR é mais especializado, controles mais dedicados e na mão (O Pc2 sao botoes meio q multi uso, q servem pra utras coisas, mas no modo KB3 viram chorus/vib, leslie fast/slow e etc improvisados. Pecado: nao ter overdrive controlavel em tempo real. Qto a snoridade, subjetivo, mas acho q o VR ainda eh melhor, mas nao muito. CX3 ainda é o rei.

Hammond B3
Veterano
# jun/07
· votar


Joker

Ele é foda mesmo, toquei em um a semana passda. pqp...
o melhor rotary que eu ja vi, juro por Deus

Vc já tocou no Micron?

Joker
Veterano
# jun/07
· votar


Nao mas ja ouvi ao vivo tanto em loja qto em palco. Pelo q sei é exatamente um ION micro, com menos controle e menos knobs pra edição e modificação em tempo real. Vale pra quem precisa de bons timbres analogicos, mas nao como prioridade (por causa da falta de controle, nao pela qualidade do timbre q eh foda) e nao dispoe de espaço nem muita grana. Tem bancos e bancos de timbres baseads em timbre classicos (Tom Sawyer, Jump, Lucky Man, etc). Pra banda tributo ou cover eh ideal. Se analogicos sao mais importantes, vai de ION ou Nord lead.

R Santiago
Veterano
# jun/07
· votar


Joker

É... Um timbre irado compensa qualquer visual. Eu tb sou fã do Nord. Já até pensei em trocar o PC-88mx em um mas é muito caro ainda...

Joker
Veterano
# jun/07
· votar


R Santiago

Aham, apesar de q eu tenho certeza q se eu comprar um electro fico com ele pra sempre, 6 paus num teclado eh foda... vender é um saco, fora q eh muita grana pra quem nao tem musica como principal fonte de renda... mas um dia toco um foda-se e resolvo me dar esse presentinho hauha testando antes logico.

Ricardo_Adorador
Veterano
# jun/07
· votar


Hammond B3

Pelo que sei vc acabou de comprar um notebook, certo? Ta esperando oke pra instalar o B4 nele? Sai dessa mano, querer mexer no setup mais uma vez, pega um bom controlador e o notebook e de Adeus aos seus problemas com timbres fracos

Hammond B3
Veterano
# jun/07
· votar


Ricardo_Adorador

Ahahaa
Já instalei, e ta tudo belezinha!

Inclusive, minha banda foi pro estudio faz 2 semanas e gravei todos os hammonds com ele! não tem pra ele não, só que to com um medo só: Ainda nao usei ele no palco e não sei como ele vai responder.

E outra, Em dias complicados onde vc toca sob a forte luz do sol, ou até mesmo com tempo chuvoso, levar o notebook pro palco é muuuuuuuuuuuito arriscado!

Lembro que no primeiro show qe fiz com o Juno G, chuveu forte e entrou agua no palco, molhando ele por cima com apenas 1 dia de uso!

Imagina perder meu note de bobeira? é muito frágil!

Joker
Veterano
# jun/07
· votar


de Adeus aos seus problemas com timbres fracos

E dê oi para a) ficar trocando de timbre pelo mouse ou b) perder dias programando as mudanças e interface, pra rezar pro bagulho não dar pau nem travar no meio dum solo (nem venham dizer q isso nao acontece) e pra ser alvo de comentários como "po, não é a toa q o tecladista la nao pega ninguem mesmo... no meio de um show cheio de mulher e o cara no chat do UOL".

:)

Na boa, ces acham mesmo q vale a pena esse trampo todo de lap top, conexoes e etc pra ter os tais "timbres perfeitos"? Ninguem na plateia vai se dar conta se vc ta usando B4 ou LoungeLizard ao inves de timbres de hardware. E nenhum tecladista corre risco de ficar desestimulado com timbre ruim. Hardware hj ja tem timbres mais do q satisfatorios pra ter q ficar apelando pra VST. VST é estudio, em palco dá licença q é lugar de teclado. Conheço bastante gente migrando pra vst ao vivo, mas conheço o triplo voltando pro hardware depois de quebrar a cara. E não to falando de neguinho leigo oba oba nao, tudo macaco véio tanto em informatica qto em musica.

assinado: Joker, o resistente.

Voltando ao assunto pelamordedeus. Ta bom ja de lap top e o caralho a quatro nesse forum.

Scoth_Pr
Veterano
# jun/07
· votar


Eu acho que faria o seguinte Setup:

- Tokai Tx-5
- CME UF7
- PC2r

Ótimos pianos, ótimos órgãos, ótimos E.P's, bons synths e o resto a gente se acostuma... Não sei se o PC2r vem com a placa orquestral, mas se vier, melhor ainda!

E o dia que não quiser levar o TX, o KB3 quebra um galhão!

Hammond B3
Veterano
# jun/07 · Editado por: Hammond B3
· votar


VST é estudio, em palco dá licença q é lugar de teclado (2)

Tem razão, em estudio vc pode usar pilhas de VSTs, agora no palco, o que manda é a versatilidade, mesmo que tenha que pagar um pouquiiiiinho a mais por isso, nada tira o prazer de subir no palco com um Nord Electro, VR760, VK8, TX5, CX3, XK3...

Ricardo_Adorador
Veterano
# jun/07
· votar


Joker

Bom, então compre um Korg Oasys, um Motif XS8, um Fantom X8, um PC3 e um XK3 e você também terá os timbres perfeitos...hehehe

Sei la, dependendo onde o cara toca notebook fica meio complicado mesmo, mas compensa muito mais do que gastar uma porrada de grana com equipamento e depois trocar ele como se troca de roupa.....

R Santiago
Veterano
# jun/07
· votar


Joker

Certamente um teclado desse é p vida toda. Se eu não tocasse em banda POP também eu trocaria meu PC e o X5D num NORD.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Roland VR 760 + Roland SH 201 - Vamos falar sobre esses 2 juntos!