Duvidas sobre acordeon de 8 baixos.

    Autor Mensagem
    Sar4swag
    Membro Novato
    # fev/15


    Então pessoal, esse dias eu fui pra uma festa e tinha um cara tocando o que eu julguei ser uma 'sanfoninha', ele explicou lá que era um 8 baixo e contou um pouco da historia e da cultura do instrumento. Eu fiquei encantada. Tipo de verdade, adorei o som, adorei o visual, adorei o fato de ser pequeno e tudo mais. Desde novembro eu to aprendendo a tocar violão, e minha mãe disse que se eu aprendesse a tocar violão direitinho ela me dava um 8 baixo, quando ela falou isso eu só faltei pular de alegria, como ela viu que eu fiquei muito animada em ganhar um 8 baixo ela mudou de ideia e disse que se eu quisesse me dava logo. Só que ai eu fiquei na duvida, tudo que eu sei sobre o instrumento é o nome e que de acordo com o cara que tava tocando na festa ele tava entrando em 'extinção' e um dos motivos disso era que ele era muito complicado de tocar e ai eu fiquei com medo de ela me dar um e eu acabar não saindo do canto, afinal não conheço nada. Então vamos as minhas peruntas e duvidas.
    1 - É realmente complicado? Tem vídeo aulas na internet? (eu não achei) Tem como eu aprender sozinha, assim como faço com o violão?
    2 - Em questão de afinação, como afina?
    3- Eu não queria tocar só forró, tem como eu tocar musicas tipo pop ou até mesmo uma coisa mais clássica? Sim, eu gosto de musica clássica. O cara da festa tocou beatles uma hora lá...
    5- eu vi que uns tem um teclado do lado direito, e outros são bolinhas do lado direito. Qual a diferença?

    Apenas me digam o que eu preciso saber pra pensar bem se eu vou aprender a tocar ou não. Desculpem o texto enorme.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    quanto afinação não é de desafinar como acontece com violão, com o tempo se notar que alguma nota desafinou tem que levar em um luthier que mexe com acordeon

    As que têm bolinhas do lado direito funcionam igual a uma gaita de boca, cada botão soa uma nota quando abre o fole e soa outra nota quando fecha e não é cromática não tem todas as notas # e b

    Tem outra versão pouco vista por aqui com bolinhas preto e branco, esta já é diferente, e uma sistemática parecida com piano

    Aí tem a de teclado com essa é até mais fácil achar material pra aprender sozinho, porque você pode aproveitar material de teclado e piano do YouTube

    Quanto a repertório o acordeon de 8 pode ser limitado pra outros estilos na parte da mão esquerda e você praticamente vai usar só mão direita em coisas pop

    ---------------------------------------------------------------------- ---------------

    Minha humilde opinião
    o acordeon de botões é mais tradicional quando se fala de 8 baixos, mas da forma que você relatou eu começaria com a de teclado pra ver se é isso mesmo que você quer, se gostar de brincadeira você até pode pensar em estudar a de botões, ou até seguir caminho e passar pra de 120,

    Sar4swag
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    O fato de eu não saber tocar teclado/piano vai implicar muito no aprendizado?

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    tem que procurar as aulas pra iniciantes, algumas explicando do zero como essa, serve pra você se encontrar na sanfona
    :
    https://www.youtube.com/watch?v=WLu3WxYEBzw

    ou essa propria de acordeon
    até mostrando a diferença da sanfona de teclado para a de botões, o que comentei acima
    https://www.youtube.com/watch?v=7eB-mI8g_lY

    Ismah
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    Sar4swag

    É indiferente na minha opinião. Como tecladista, não me adaptei facilmente ao acordeon - que está mais próximo ao órgão clássico.

    A 8 baixos te limita, pois acaba ficando presa a um único tom... É bem comum na música francesa e italiana (Veneziana principalmente). Tocar pop? É possível, mas o ritmo quebrado não favorece, fica limitada a deixar uma nota soando, ou adaptar as linhas de baixo ou soar a tônica do acorde.

    Edit: um ícone da botoneira (gaita diatônica com botões), Renato Borghetti é aqui do sul, mas ele toca uma 16 se não me engano.



    Cezar Ferreira
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    O instrumento em questão é chamado de sanfona de 8 baixos no nordeste brasileiro. Nas regiões sul e sudeste, o instrumento é conhecido como gaita-ponto. A gaita-ponto (ou sanfona de 8 baixos) é um instrumento bissonoro, toca duas notas em cada botão, por isso diferencia-se do acordeom a piano, que é unissonoro, tocando apenas uma nota por tecla/botão. Apesar da sua escala limitada (normalmente se pode tocar em dois tons maiores e em um menor, na gaita-ponto), é possível tocar todos os estilos musicais, inclusive Beatles (veja: https://www.youtube.com/watch?v=6RhPi3U9z_g). Aulas gratuitas estão à disposição no youtube, abordando teoria, exercícios e um extenso repertório (veja: https://www.youtube.com/playlist?list=PL4maRA0WIZKewPjukfIc7Fcl2r-svBS Yz).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas sobre acordeon de 8 baixos.