[Acordeon] Baixos do Acordeon

    Autor Mensagem
    XandeMenegussi
    Veterano
    # jan/11


    Olá a todos, estou aprendendo acordeon (mais conhecido no sul como gaita) mas estou com muita dificuldade em aprender sobre os baixos (botoezinhos pretos).

    Alguém pode ajudar ?

    Passei semanas e madrugadas procurando na internet sobre o assunto e o que chega mais perto é isso:
    http://www.mvhp.com.br/acordeon3.htm

    Porém, esta uito complicado entender.

    Obrigado

    Felipe Felix
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Procure um professor perto de sua casa. Aqui não temos muitos "sanfoneiros", então a resposta vai demorar um pouco ainda.

    XandeMenegussi
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Felipe Felix

    Obrigado por sua resposta cara, eu to ligado que não tem muitos sanfoneiros por aqui, mas não custava tentar não é mesmo ? xD

    O problema é que é difícil achar professor também.

    mas, vamos deixar aberto mais um pouco o tópico :D

    kiki
    Moderador
    # jan/11
    · votar


    XandeMenegussi
    o que voce precisa entender?

    tem alguns sites com explicações e dicas, eu lembro que já achei, fula no google

    mas basicamente é assim:

    cada linha é um acorde, e vai pulando em quintas (C G D A E ....)
    e cada coluna é uma coisa diferente

    primeiro o bordão, depois o acorde maior, menor, com sétima, algo assim, não lembro direito.

    kiki
    Moderador
    # jan/11
    · votar


    Mini-Curso Básico de Acordeon
    Guia de introdução para o estudo do Acordeon
    http://www.mvhp.com.br/acordeon1.htm

    eu tinha usado bastante esse site um tempo atras

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    XandeMenegussi

    embora o site é meio simplorio com as ilustrações a ideia basica é aquela mesma

    começa a treinar ritmos simples: valsa e marcha (polka)

    como comentou lá:
    é circulo de quintas então se você tem um botão com o acorde de C o vizinho é G e o vizinho abaixo é F

    os ritmos:
    valsa:
    B A A | B A A | B A A ....

    B= baixo (segunda fila) A = acorde (terceira fila se for maior, quarta de for menor)

    marcha:

    B A B A | B A B A |.....

    XandeMenegussi
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Obrigado a todos.
    O que eu quero esclarecer é o seguinte,
    cada acorde, assim como no violão, não possui seu próprio baixo ?
    Como no violão onde o baixe de Ré é a quarta corda ?
    Não existe uma posição de baixos para cada acorde ?

    Ismah
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    opa deixei passar essa aki rsrs

    então é assim irmão vc pode na gaita inverter os acordes mas logo vai faltar dedo e vc vai se atrapalhar mto e além do mais cansa pakas...

    se vc ler partitura vc pode pegar musicas com partituras pra piano e manda bronca na cordeona, principalmente as músicas eruditas, pra pegar ideias e depois fazer seu arranjo, se quiser eu tenho alguma coisa pra acordeon e umas mais pra piano se for o caso tbm posso por o arranjo pra vc mas nunca fiz arranjo pra tal instrumento apesar de gostar mto... recomendo vc começar com querencia amada q é uma música fácil bonita e bem conhecida... depois pra coomplicar um pouco pode ser o tordilho negro... são sugestões mas vale a pena conferir... e ambas são do teixerinha... já se vc não gostar de gaúcha eu recomendaria umas sertanejas boate azul é uma boa e telefone mudo...

    msn pra contato é ismah 1104@hot (não sou mto ativo e geralmente entro invisivel)

    XandeMenegussi
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Ismash

    Muito obrigado cara, estou interessado sim ! Todo acervo/conteúdo que possa me ajudar nesta longa empreitada que você possuir, será de grande valia.

    E só para constar, sou beeem gaúcho xD

    Te adicionei no msn e estou esperando voce me aceitar.

    Por enquanto estou treinando os dedos na escala natural maior.
    Estou treinando aquele macete para não faltar dedo:
    1,2,3,1,2,3,4,5

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    cada acorde, assim como no violão, não possui seu próprio baixo ?
    Não existe uma posição de baixos para cada acorde ?

    sim é a 2ª fila de botões
    a 1ª é a terça maior do acorde

    as outras filas

    da 3ª fila M
    da 4ª fila m
    da 5ª fila 7
    quando tem 6ª fila é o dim

    XandeMenegussi
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Obrigado Fernando,

    O raciciocínio que me parece lógico, porém soa estranho é o seguinte:

    Ao montar o acorde de Fá Maior no teclado (por exemplo), eu terei que apertar o botão do baixo correspondente à nota Fá ? (que encontra-se abaixo do Dó)

    E ir alternando o ritmo com outras notas do campo harmônico de Fá Maior ?

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Ao montar o acorde de Fá Maior no teclado (por exemplo), eu terei que apertar o botão do baixo correspondente à nota Fá ? (que encontra-se abaixo do Dó)

    se você quer um acorde com uma nota grave de baixo, sim

    você pode apertar o botão da 3ª fila que também já é um acorde de fá pronto em um só botão

    ---------------------------------------------

    eu não entendi muito o que você quer fazer, mas eu vi que seus outro tópicos são de violão e parece que você está tentando "com cabeça de violonista" no acordeon

    pra dar um exemplo:
    um ritmo de valsa que você faz assim no violão



    o baixo no violão (polegar) é o 4º dedo "anelar" na segunda fila
    o acorde com 3 dedos no violão é o 3º dedo (dedo médio) na terceira fila

    o que você usa duas mãos pra ritmo no violão, você pode usar só a esquerda no acordeon

    a direita fica pra solo
    esse video tá bem facil de entender o ritmo que comentei


    se não vai solar você usa a direita para alguns "floreios" ou marcar também o ritmo 0:53)




    um ritmo de marcha simples como esse:



    você usa o mesmo conceito:
    a batida pra baixo no violão é o baixo da segunda fila no acordeon
    a batida pra cima no violão e o acorde na terceira fila


    só que nesse exemplo o baixo alterna com entre 1ª a 5ª (tudo na segunda fila) e o acorde na 3ª fila

    ----------------------

    lembrando que numero dos dedos em instrumentos de teclas é diferente de instrumento de corda
    1-polegar
    2- indicador
    3-médio
    4-anelar
    5-minimo

    Marcus Cerutti
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    fernando tecladista - bela explicação!! Nunca tinha lido nem estudado nada de acordeón. Bacana.

    Tentando ajudar um pouco, tem uma figura no Wikipedia sobre Acordeão que me esclareceu bastante e pode ajudar o futuro gaiteiro XandeMenegussi também: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Baixo_stradella_BR.png

    []s!

    XandeMenegussi
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    fernando tecladista
    Antes de tudo, obrigado ! E devo dizer que estou impressionado com o conteúdo do seu post.
    Realmente, estava pensando como violonista !

    Isso esclareceu bastante coisa !

    Pq, para quem vê um acordeon pela primeira vez, todos aqueles botoezinhos pretos não fazem o menor sentido !
    Porém, novamente a gente observa que tudo esta padronizado.

    Fico muito grato com sua presença no meu aprendizado e tenha certeza que isto me ajudou bastante.

    É uma pena que um instrumento tão rico em sons e tão difundido pelo mundo não tenha sua marca na internet.
    Mas, sempre há um modo de aprender. E você foi o caminho.

    Agora, vou me trancar no quarto e praticar, tirar conclusões e aprender.

    Meus sinceros agradecimentos.


    Marcus Cerutti

    Realmente, uma imagens diz mil palavras ! Esta me disse mais que isto, era uma coisa que eu já havia compreendido, mas precisei olhar para a figura para que a "ficha" caísse. Obrigado pela contribuição.


    Sucesso à todos os músicos.

    rob57
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Olá boa noite, eu queria saber como faço o ritmo dos baixos do acordeon por exemplo: guarania é baixo/acorde/baixo/acorde/acorde.
    eu queria fazer outros ritmos como vanera, forro, chamamé, rumba flamenca e poca paraguaia. Alguem pode me ajudar?

    rob57
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Olá boa noite, eu queria saber como faço o ritmo dos baixos do acordeon por exemplo: guarania é baixo/acorde/baixo/acorde/acorde.
    eu queria fazer outros ritmos como vanera, forro, chamamé, rumba flamenca e poca paraguaia. Alguem pode me ajudar?

    Ismah
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    rob57

    barbaridade, vaneira básica é B AB A, chamamé é o mesmo da guarânia só que staccato (seco)

    djct_teclas
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Cara... o melhor professor de acordeon do Brasil, desenvolve um projeto gratuito no YouTube... Procura as vídeos aulas do: Jovenil Santos
    Aproveita que esse cara éum monstro no acordeon!

    Abraço

    ViniciusHetfield
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Toco acordeon a 8 meses, estou aprendendo por este método:
    http://www.maykonlopes.com.br/wp-content/uploads/2013/07/metodo-de-aco rdeon-mario-mascarenhas1.pdf

    Tem também esse site que ensina umas músicas sem partitura:
    http://www.bernardoluiz.com/BL/videos_acordeon.html

    E comprei meu acordeon neste site:
    http://sanfoneirosdobrasil.com.br/

    Espero ter ajudado.

    Taura Teatino
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Uma dúvida
    Em algumas (ou todas) músicas, os tempos são quebrados, não dando certo UM toque no baixo para UMA nota no teclado. Quando isso ocorre, tem alguma dica para acertar o tempo ?
    O ritmo do baixo no xote (simples. iniciante = dó, Dó, sol, Dó) permanece sempre constante e eu vou encaixando a melodia ou a velocidade e a duração das notas no baixo também muda ?
    Vendo a partitura do Xote laranjeira simplificado, por exemplo, vi que em alguns momento eu tenho baixo sozinho, em outros, um baixo para duas notas do teclado, outra hora um baixo na mesma linha de 3 colcheias)...como saber a duração ? Manter um ritmo constante ajuda o principiante ?

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    a velocidade e a duração das notas no baixo também muda ?

    Geralmente a duração nas obras populares é fixa. Nas eruditas, onde o acordeon se torna um órgão portátil, pode ser variável.

    Fique atento que alguns ritmos são determinados pelo fole...!

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Em algumas (ou todas) músicas, os tempos são quebrados, não dando certo UM toque no baixo para UMA nota no teclado. Quando isso ocorre, tem alguma dica para acertar o tempo ?
    não entendi

    O ritmo do baixo no xote (simples. iniciante = dó, Dó, sol, Dó) permanece sempre constante e eu vou encaixando a melodia ou a velocidade e a duração das notas no baixo também muda ?
    se eu entendi a marcação do ritmo é constante, a não ser que a propria música tenha alguma parada ou coisa do tipo
    é a mão esquerda que vai dar o ritmo da música, por exemplo em uma valsa você faz aquele "tum ta ta" direto e constante (tirando algumas paradas da propria música)
    a mão direita é que vai se acertando no ritmo

    Vendo a partitura do Xote laranjeira simplificado, por exemplo, vi que em alguns momento eu tenho baixo sozinho, em outros, um baixo para duas notas do teclado, outra hora um baixo na mesma linha de 3 colcheias)...como saber a duração ? Manter um ritmo constante ajuda o principiante ?
    sem ver a cara da partitura fica dificil entender direito o que você quer saber
    mas talvez vendo alguem tocando no youtube ajude
    https://www.youtube.com/watch?v=MBNn-1Pi-ao

    se você tem a partitura e pra saber a duração é só saber o que é semibreve, minima, seminima e colcheia...

    Taura Teatino
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    se você tem a partitura e pra saber a duração é só saber o que é semibreve, minima, seminima e colcheia..

    No baixo, elas são todas semínimas.
    No teclado eu tenho 3 colcheias ligadas, digamos, SOL, LA, SI...porém, o DÓ do baixo está na mesma linha do LÁ....a dúvida é: eu toco o DÓ do baixo durante a execução das 3 notas (SOL, LA, SI) ou somente durante a execução do LA ?
    Ou teria que começar o baixo entre o SOL e LÄ e terminar entre o LA e o SI, para dar ? Que confusão kkk

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    A notação da baixaria é assim confusa mesmo, mas sempre você vai obedecer a fórmula de compasso.

    O tempo de permanência é sempre o da figura que representa o valor de 1 tempo. É exceção caso a música solicite, que pode ser marcada de diversas formas, por exemplo uma fermata, ou nem ser marcada...

    magraodagaita
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Assista meus vídeos no youtube canal: edituratto acordeon para iniciantes. Vai te ajudar

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Acordeon] Baixos do Acordeon