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Tihh Gonçalves Membro Novato |
# fev/15
Olá moçada. Hoje estou estudando "acordes". Já tirei algumas dúvidas em outros tópicos e outras já encontrei a resposta pesquisando aqui no fórum, mas vai mais uma indagação aí: Um C é assim: C E G E um C9 é assim: C E G A# D (me corrijam se estiver errado)
Minha pergunta, nos 2 casos, é em relação aos dedos certos em cada nota. Sei que posso trabalhar a inversão, mas gostaria que os amigos me dessem exemplos de como fariam.
Desde já agradeço a atenção e a ajuda!
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Daniel_tecladista15 Membro Novato |
# fev/15 · Editado por: Daniel_tecladista15
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Tihh Gonçalves Aê, cara!! Você pegou o espiríto da coisa!!! heheheh
O C9 é formado por estas notas mesmo, mas só uma observação meramente conceitual.
Na verdade, ele é formado por C E G Bb D e não A#. Observe que A# é a 6 aumentada e não a 7 menor. Mas, claro que estas notas são enarmônicas. Beleza?
Quanto ao dedilhado deste acorde, depende do que você está tocando e como está tocando.
Digamos, que você está tocando em um teclado arranjador e controlando o ritmo com a mão esquerda, nesse caso você poderia usar as sequências abaixo (me parecem as mais confortáveis). Para controlar o ritmo tanto faz a ordem ou inversão que será usada.
C D E G Bb (posição fundamental) 5 4 3 2 1
ou
G Bb C D E (2a. inversão) 5 4 3 2 1
Ou nem fazer o acorde completo. Sei de teclados arranjadores que quando você coloca a 9a., ele automaticamente coloca a 7.
Se você está harmonizando, pode fazer acordes abertos utilizando diferentes voicings. É complicado explicar por aqui, mas digamos que você pode "dividir" o acorde entre a mão esquerda e a direita.
Por exemplo, na esquerda fazer fundamental e quinta e na direita terça, nona e sétima, por exemplo.
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Edson Caetano Veterano
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# fev/15
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Se tiver tocando com banda um acorde com tantas notas assim pode bater com o baixo, às vezes é interessante deixar a tônica para ele e trabalhar com as tensões
Ou segurar como o amigo indicou duas notas na esquerda com um Pad e completar as demais com o piano ou lead na outra mão, fica interessante
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Ismah Veterano |
# fev/15
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Mas... quando toco C D E G Bb
Não toco C2(7)???
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Daniel_tecladista15 Membro Novato |
# fev/15
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Ismah
Nunca vi essa cifragem C2(7) (o que não quer dizer que não exista), mas logo de cara, um acorde C2 é o mesmo que Csus2. Então, se existir esta cifragem, isso será um acorde suspenso com 7, ou seja, C D G Bb.
Entretanto, a notação correta (pelo menos a mais comum que eu vejo) para C D G Bb é o acorde Csus9 (que também pode ser cifrado por C9sus2 ou C7sus2). Observe que quando colocamos o 9, não precisamos colocar o 7, pois está implícito. Mas quando colocamos 2, precisamos indicar que também tem a 7.
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Edson Caetano Veterano
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# fev/15
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Ismah O fato da terça estar presente ali já tirou o status de C2... Se não tocasse guitarra hoje em dia também ia ficar perdido com as nomenclaturas que batem são feitas para cada instrumento
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Ismah Veterano |
# fev/15
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Daniel_tecladista15 Csus2
Sim, é uma nomeclatura diferente para o sus2. Fazendo um gancho... sus significa suspension?
Edson Caetano
Eu toco guitarra e teclado '-'
A dúvida surgiu do teclado, já que lá C E G (C) não é o mesmo que G C E (C/G) kkk
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Daniel_tecladista15 Membro Novato |
# fev/15
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Ismah Csus2 Sim, é uma nomeclatura diferente para o sus2. ????????
Fazendo um gancho... sus significa suspension? Em português significa suspenso (acorde suspenso). Em inglês suspended (suspended chord).
A dúvida surgiu do teclado, já que lá C E G (C) não é o mesmo que G C E (C/G) ?????????
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Tihh Gonçalves Membro Novato |
# fev/15
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Boa moçada!
Me ajudando sempre!
:)
Sei que tudo é questão de experimentar e sentir, mas no caso de eu ausentar uma 7a, por exemplo, é um crime?
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Lelo Mig Membro
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# fev/15 · Editado por: Lelo Mig
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Edson Caetano
Interessante você dizer isso... por coincidência perguntei a um amigo meu, pianista, e ele diz que muitas vezes, neste tipo de acorde, se tiver de usar só a mão esquerda, ele dá a tônica (no caso C), segura no pedal de sustain do piano e, rapidamente, monta o resto:
G Bb D E 5 3 2 1
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Tihh Gonçalves Membro Novato |
# fev/15
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Interessante Lelo Mig. Comparado a outros colegas que já "toquei junto", tenho os dedos pequenos... e tenho que compensar na "agilidade", digamos assim.
hahahaha...
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Lelo Mig Membro
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# fev/15
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Tihh Gonçalves
Eu uso teclado para compor, mas não sou tecladista (longe disso)... aliás, se eu descrever aqui como monto um acordes desse, seria fuzilado pelos tecladistas do fórum...kkk.
Já começa, que acordes mais complexos, só consigo fazer com a mão direita.
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soruji Veterano |
# fev/15
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Sei que tudo é questão de experimentar e sentir, mas no caso de eu ausentar uma 7a, por exemplo, é um crime?
Não é um crime, mas trata-se de uma das notas mais importantes do acorde. As notas mais importantes de um acorde são as 3ª e 7ª, de modo que se você ausenta-las correrá o risco de descaracterizar o acorde. =)
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soruji Veterano |
# fev/15
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Já começa, que acordes mais complexos, só consigo fazer com a mão direita.
Pra acompanhar outros músicos e cantores está perfeito, pois deixaria as tônicas para o baixistas ou na mão esquerda mesmo. Agora se você for improvisar e se "auto-acompanhar", aí sua mão esquerda faria os acordes e a direita o improviso/solo.
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Tihh Gonçalves Membro Novato |
# fev/15
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Obrigado pela resposta, amigo soruji.
Exatamente como você respondeu ao Lelo Mig.. eu sou acostumado a tocar com banda, então meu "baixo" é mais seco, só com a nota tônica e no máximo pegando uma 5a.
Mas numa introdução solo de piano, por exemplo, as vezes faz falta. :)
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Tihh Gonçalves Membro Novato |
# fev/15
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soruji As notas mais importantes de um acorde são as 3ª e 7ª, de modo que se você ausenta-las correrá o risco de descaracterizar o acorde
Poxa, nem imaginava isso (pra ver meu inicio iniciante). Diante da sua afirmação, poderia então, ausentar (quando necessário) um acorde que não seja 3a e 7a?
Talvez até mesmo a tônica na mão direita, não sei. Quando comecei a encostar num teclado, há muito anos atrás, o cara que me ensinava me ensinou uns truques... tipo no lugar do Dm7 fazer F/D, kkk... hoje entendo o que ele queria "facilitar pra mim", mas vejo que mal acostumou minha mente.
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soruji Veterano |
# fev/15
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Diante da sua afirmação, poderia então, ausentar (quando necessário) um acorde que não seja 3a e 7a?
O normal e mais usual, por assim dizer, é ausentarmos a tônica de um acorde. Isso para favorecer o baixista (que sempre tocará a tônica), ou para deixar sua harmonia mais complexa (caso você esteja tocando piano solo).
Há situações também que você acaba substituindo um grau por outro mais próximo, o que de certa forma vai descaracterizar o acorde um pouco e dar outra característica e sonoridade distinta. Por exemplo, um acorde Sus (suspenso), utiliza a 4ª, no lugar da 3ª. Isso pode acontecer com a 5ª também, substituída pela 6ª.
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Tihh Gonçalves Membro Novato |
# fev/15
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Interessante soruji.
Obrigado!
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