Aocrdes vs Dedos certos

Autor Mensagem
    Tihh Gonçalves
    Membro Novato
    # fev/15

Olá moçada.
    Hoje estou estudando "acordes". Já tirei algumas dúvidas em outros tópicos e outras já encontrei a resposta pesquisando aqui no fórum, mas vai mais uma indagação aí:
    Um C é assim:
    C E G

E um C9 é assim:
    C E G A# D (me corrijam se estiver errado)

Minha pergunta, nos 2 casos, é em relação aos dedos certos em cada nota.
    Sei que posso trabalhar a inversão, mas gostaria que os amigos me dessem exemplos de como fariam.

Desde já agradeço a atenção e a ajuda!

Daniel_tecladista15
    Membro Novato
    # fev/15 · Editado por: Daniel_tecladista15
    · votar

Tihh Gonçalves
    Aê, cara!! Você pegou o espiríto da coisa!!! heheheh

O C9 é formado por estas notas mesmo, mas só uma observação meramente conceitual.

Na verdade, ele é formado por C E G Bb D e não A#. Observe que A# é a 6 aumentada e não a 7 menor. Mas, claro que estas notas são enarmônicas. Beleza?

Quanto ao dedilhado deste acorde, depende do que você está tocando e como está tocando.

Digamos, que você está tocando em um teclado arranjador e controlando o ritmo com a mão esquerda, nesse caso você poderia usar as sequências abaixo (me parecem as mais confortáveis). Para controlar o ritmo tanto faz a ordem ou inversão que será usada.

C D E G Bb (posição fundamental)
    5 4 3 2 1

ou

G Bb C D E (2a. inversão)
    5 4 3 2 1

Ou nem fazer o acorde completo. Sei de teclados arranjadores que quando você coloca a 9a., ele automaticamente coloca a 7.

Se você está harmonizando, pode fazer acordes abertos utilizando diferentes voicings. É complicado explicar por aqui, mas digamos que você pode "dividir" o acorde entre a mão esquerda e a direita.

Por exemplo, na esquerda fazer fundamental e quinta e na direita terça, nona e sétima, por exemplo.

Edson Caetano
    Veterano
    # fev/15
    · votar