Dúvida sobre quais acordes estão certos

    Autor Mensagem
    LGMartinelli
    Veterano
    # jun/12


    Olá pessoal,
    Há um tempinho já eu estou aprendendo teclado sozinho com o auxílio de uma revista (Teclado Toque Hoje Mesmo Sem Professor - Volume I) que possuí uma tabela de acordes. Mas a formação dos acordes, em alguns casos, é diferente dos que eu vejo na internet, como por exemplo: o acorde Fá maior que eu vejo na internet é Fá-Lá-Dó (ou em números: 4-6-8), enquanto na revista é Dó-Fá-Si (ou em números: 1-4-6).
    Agora não sei qual é a formação correta dos acordes, se são os da revista ou os da internet. Me desculpe se já existir um tópico semalhante a este. Agradeço desde já pela ajuda.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LGMartinelli

    Tratam-se de inversões de acordes. A posição normal de uma triade é através da tônica + terça + quinta.

    Tomemos por exemplo o acorde de Dó Maior, formado pelas notas Dó - Mi - Sol.

    Ele pode ser invertido de duas formas:

    Mi - Sol - Dó (em cifra, isso pode ser chamado de C/E, ou Dó com baixo em Mi)
    Sol - Dó - Mi (ou C/G, Dó com baixo em Sol)

    Geralmente (mas nem sempre) nas revistas, os acordes já vem na posição original da harmonia da música.

    Percebo que você está tocando apenas por "memória", gravando a posição dos dedos. Recomendo que estude pelo menos (e nesta sequência): escalas, intervalos e o básico de harmonia: formação de acordes.

    Lembre-se: aprenda o processo, não o produto. Isto quer dizer: aprenda como formar os acordes, não como pressionar as "teclas certas".

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    o acorde Fá maior que eu vejo na internet é Fá-Lá-Dó (ou em números: 4-6-8), enquanto na revista é Dó-Fá-Si (ou em números: 1-4-6).

    se for em numeros 1-4-6: é do fa la (já que sí e a 7ª nota)
    o acorde continua sendo o mesmo independente das notas que elas aparecem
    pode ter
    fa la do
    la do fa