Dúvida sobre quais acordes estão certos

    Autor Mensagem
    LGMartinelli
    Veterano
    # jun/12


    Olá pessoal,
    Há um tempinho já eu estou aprendendo teclado sozinho com o auxílio de uma revista (Teclado Toque Hoje Mesmo Sem Professor - Volume I) que possuí uma tabela de acordes. Mas a formação dos acordes, em alguns casos, é diferente dos que eu vejo na internet, como por exemplo: o acorde Fá maior que eu vejo na internet é Fá-Lá-Dó (ou em números: 4-6-8), enquanto na revista é Dó-Fá-Si (ou em números: 1-4-6).
    Agora não sei qual é a formação correta dos acordes, se são os da revista ou os da internet. Me desculpe se já existir um tópico semalhante a este. Agradeço desde já pela ajuda.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LGMartinelli

    Tratam-se de inversões de acordes. A posição normal de uma triade é através da tônica + terça + quinta.

    Tomemos por exemplo o acorde de Dó Maior, formado pelas notas Dó - Mi - Sol.

    Ele pode ser invertido de duas formas:

    Mi - Sol - Dó (em cifra, isso pode ser chamado de C/E, ou Dó com baixo em Mi)
    Sol - Dó - Mi (ou C/G, Dó com baixo em Sol)

    Geralmente (mas nem sempre) nas revistas, os acordes já vem na posição original da harmonia da música.

    Percebo que você está tocando apenas por "memória", gravando a posição dos dedos. Recomendo que estude pelo menos (e nesta sequência): escalas, intervalos e o básico de harmonia: formação de acordes.

    Lembre-se: aprenda o processo, não o produto. Isto quer dizer: aprenda como formar os acordes, não como pressionar as "teclas certas".

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    o acorde Fá maior que eu vejo na internet é Fá-Lá-Dó (ou em números: 4-6-8), enquanto na revista é Dó-Fá-Si (ou em números: 1-4-6).

    se for em numeros 1-4-6: é do fa la (já que sí e a 7ª nota)
    o acorde continua sendo o mesmo independente das notas que elas aparecem
    pode ter
    fa la do
    la do fa
    do fa la

    e ter o acorde aberto
    fa do la
    la fa do
    do la fa

    além de outras trocentas formas quando se toca com as duas mãos
    por exemplo um fá no grave na esquerda e la e do ou do e la na direita

    WillAkumA
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    opa vou aproveitar o topico para tirar uma duvida, sobre os acordes abertos, eu meio que " comecei a aprender o produto" dos acordes abertos mas nao achei uma boa explicaçao de como forma-los ento aguem poderia explicar ou me mandar um link explicando como montar os acordes abertos?

    desde ja grato

    WIll

    LGMartinelli
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Ah... Agora eu entendi. Valeu pessoal pela ajuda.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12 · Editado por: LeandroP
    · votar


    WillAkumA

    Acordes fechados (ou tríades fechadas) não permitem muitas variações na disposição das notas. Eles devem ser T, 3a, 5a ou nas inversões 3a, 5a, T e 5a, T, 3a, e nunca ultrapassam uma oitava. Qualquer outra disposição dos graus é um acorde aberto (ou tríade aberta). Um exemplo é T, 5a, 8a, 3a.

    WillAkumA
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LeandroP

    ah sim neste caso a 3a seria a 7a de uma fechado certo? so mais uma duvida, se eu fosse aumentar ( ncomo colacando a 9a no fechado) qual seria o proximo no aberto?

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    WillAkumA

    Os acordes básicos são formados por 3as sobrepostas.

    Como você pode ver, da tônica pra próxima nota é uma 3a, e desta nota sobrepondo mais uma 3a temos uma 5a. Meio "maluco" mas, a 5a é a 3a da 3a, sacou?!

    Bem, o próximo passo, se quisermos adicionar mais uma tensão a este acorde usando o mesmo método, temos a 3a sobreposta da 5a que é a 7a. Usando a mesma afirmação "maluca", a 7a é a 3a da 5a, entendeu?!

    Então numa escala com intervalos genéricos (graus), temos:

    T, 2a, 3a, 4a, 5a, 6a, 7a

    Se formos mais adiante, utilizando intervalos compostos (intervalos que ultrapassam a oitava), temos a 9a, a 11a e a 13a.

    como colacando a 9a no fechado

    O acorde deixaria de ser fechado e passaria a ser aberto, porque fechado não pode ultrapassar a oitava.

    Você pode substituir um grau do acorde ou adicionar. Por exemplo, a 9a pode substituir a 3a, a 6a pode substituir a 5a. Você pode dispor os graus como na posição fechada (em terças): T, 3a, 5a, 7a e adicionar uma 9a por exemplo, ou uma 11a ou 13a, mas deixará de ser fechada.

    WillAkumA
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LeandroP

    ahh sim agora entendi cara, vlwzao

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre quais acordes estão certos