silvG8 Veterano |
# nov/14 · Editado por: silvG8
Comentei em um outro tópico que havia adquirido este pequeno controlador, contrariando todo o bom senso de pianista que havia em mim. A razão para tal heresia é baseada no fato de que meus atuais instrumentos são divididos em sintetizadores completos com teclas, módulos relativamente portáteis e meu iPad velho de guerra. Assim sendo, precisava de algo que me desse portabilidade em uma opção prática, que fosse simples de carregar pra cima e pra baixo. Resolvi então aderir às temíveis mini-teclas... no caso, o Keystation Mini 32.
Devo confessar que fiquei assustado em quão rápido me adaptei a elas. Toquei hoje por cerca de 1h30min e estou bem habituado a elas. A seguir, coloco a minha opinião inicial (e provavelmente final) do pequeno controlador da M-Audio em forma de um pequeno review.
É importante lembrar que estou com a versão atualizada do controlador (MK2).
Construção: Externamente o controlador é todo em plástico. Mesmo assim, não parece algo vagabundo e diria que tem uma durabilidade boa, embora seja possível contorce-lo parcialmente. Os botões são emborrachados, o knob é relativamente bom e no geral gostei do que recebi. A iluminação destes botões é muito boa, de cores variadas e com um feedback bem legal para cada botão. Nas oitavas por exemplo, cada vez que é pressionado o botão é iluminado com uma cor diferente.
As teclas foram realmente inesperadas. Imaginei que por ter um teclado compacto e com ação curta fosse apenas aprender a viver com elas, mas a verdade é que adorei e me adaptei muito rápido, como dito anteriormente. Para termos de comparação, achei melhor que as disponíveis no Microkeys 25 da Korg. Acho que mudei minha cabeça para instrumentos compactos e para as mini-teclas...
Conectando: Como é de se esperar de algo pequeno, a única conexão presente é a USB, usada para conectar o mini controlador a computadores e ao iPad. Vale notar que a M-Audio fornece apenas um cabo curto com o instrumento (cerca de 35 cm eu diria), o que pode ser um problema para muitos... não me deu dor de cabeça.
O uso do controlador é muitos simples e não existe nenhum tipo de mágica para deixar tudo pronto. No meu caso, conectei ao iPad e instantâneamente percebi que as luzes se acenderam... pronto para usar. Não precisa de nenhum tipo de driver nem nada, é plug-and-play!
Uso: Como disse anterrmente, é plug-and-play. Mesmo assim, não significa que não existe nenhum tipo de configuração com o mini-controlador...
No Keystation Mini, cada um dos (poucos) controles, pode ser configurado de acordo com a vontade do usuário. É possível assinalar MIDI CC especifico para cada um dos controles, o que é feito de maneira muito simples através do botão EDIT e uma pequena combinação de teclas formando números. Não é nada difícil e sequer precisei de um manual para opera-lo. No total, são 4 controles: pitch bend UP, pitch bend DOWN, modulation e o knob.
Outra coisa interessante sobre o funcionamento do Keystation Mini é a não existência de pitch e mod wheels, sendo feitas através de um botão. Era uma das criticas que tinha até de fato usar. Esses controles possuem valores editáveis de curva de velocidade até atingirem o valor de plateau... isso significa que você pode controlar a velocidade com a qual o pitch, por exemplo, demora a chegar no seu valor máximo, controlando a "inclinação da curva". Tudo isso pode ser feito através do painel sem muitas dificuldades, mas exige recorrer ao manual.
Existem ainda diferentes curvas de resposta do velocity a toque. A original é a ideal, na minha concepção de pianista, mas existe a possibilidade de altera-la a fim de tornar o teclado "mais ou menos resistente a pedreiragem do usuário".
Quanto a conexao com o iPad, não tem mistério. O controlador exige apenas uma pequena quantidade de energia, não sendo necessário nenhum outro acessório a não ser o CCK para iPad. Com computadores e notebooks não existe nenhum tipo de problema com alimentação.
Brindes: Não cheguei a usar nenhum dos dois, mas fiquei feliz em ver algo tão barato tendo softwares adicionais para atiçar a curiosidade do músico. Junto ao pequeno controlador de 80-90 dólares, temos uma copia original do Ableton Live Lite e Ignite.
O Ableton não precisa de muitas introduções. Se trata de um DAW que enxerga as coisas de uma forma menos horizontal e é famoso por ter excelentes efeitos internos e trabalhar com frases dispostas na vertical, o que permite brincar no formato Jam sem dificuldades. Além disso, pode ser usado como um DAW tradicional.
O Ignite é uma espécie de DAW diferente. Conta com gravação de frases, confecção de idéias musicais com sons internos e tudo mais, associado a recursos MIDI como chord memory. Nunca vi o software rodando nem nada, mas é interessante poder usar sons pre-fabricados no caso de alguém não ter contato algum com o mundo da composição digital.
Considerações finais: Estou honestamente satisfeito com a minha compra. Fazia tempo que não pegava nada no impulso e tudo era muito planejado, então receber algo que mal conhecia e gostar foi muito legal.
Como dito no review, fiquei impressionado com a qualidade do controlador, principalmente no que se refere a teclas. Não consigo imaginar mini-teclas melhores que essa. Uma outra coisa legal é que o Keystation Mini 32 tem meia oitava a mais do que a maioria dos controladores da mesma categoria, e faz muita diferença na tocabilidade.
Ganhar uma copia original do Ableton Lite foi um bônus completamente inesperado e muito positivo. Não consegui notar nenhum problema de integração com o iPad, que era exatamente o que esperava. Tudo é muito estável e não tive nenhuma experiência negativa com bugs ou algo similar.
Pontos positivos: - Excelentes teclas, com boa resposta ao velocity - Extremamente portátil, cabendo em uma mochila pequena - Boa construção no geral
Pontos negativos: - Ausência de alimentação externa por fonte * - Sem conexões MIDI tradicionais ou adaptadores * - Não vem acompanhado de bag **
* Não descrevi no review porque queria fazer essa observação no final. Embora seja excelente para ser usado diretamente via USB, os dois primeiros pontos são um problema quando a intenção é usar o Keystation para controlar sintetizadores com conexões tradicionais. A minha segunda critica é direcionada a falta de uma adaptação para usar as conexões tradicionais, pois tenho certeza que uma conexao MIDI tradicional não caberia na estrutura do controlador.
** Pode parecer idiota, mas carregar o controlador vai me exigir procurar algo para embrulha-lo. Seria muito melhor a empresa cobrar um pouquinho a mais e incluir um bag com o controlador. Espero que seja útil para quem queria saber mais sobre este pequeno brilhante controlador. Eu particularmente adorei!
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