Fluência em acordes

    Autor Mensagem
    Milenawins
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Milenawins


    Boa noite gente!
    Tocando várias músicas já tenho rapidez de fazer alguns acordes, mas apesar de já entender os acordes mais complexos( Tom Jobim por exemplo), ainda não toco só lendo as cifras.....assim, de primeira,claro que treinando a música eu toco....tem alguma dica para ter essa leitura rápida (exercícios, sem ser de escala...rsrs)ou é só tocando, tocando, tocando várias músicas que se vai pegando essa leitura e execução de maneira imediata?

    Mu_Cephei
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Tocando várias músicas já tenho rapidez de fazer alguns acordes, mas apesar de já entender os acordes mais complexos( Tom Jobim por exemplo), ainda não toco só lendo as cifras

    Como assim? tem dúvidas na formação dos acordes na execução "ao vivo"? Se for isso, acho que o melhor é "decorar" as formações de tétrades, etc., e treinar mesmo, porém com velocidade reduzida, até que a música X ou Y fique boa em sua velocidade normal. Assim você obtém uma "agilidade" que vai te acompanhar em determinados casos com os acordes que você já conhece, e os mais complexos se tornam mais simples...

    Milenawins
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Milenawins
    · votar


    Mu_Cephei,
    Na verdade, o que eu queria é tocar a música só lendo as cifras sem precisar treiná-la antes....a minha dúvida ē se existe exercícios práticos para treinar essa fluência , pra ajudar na decoreba mesmo....e sim, para tocar ao vivo.....para gravaçæo eu não teria problemas...

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Ler acordes e tocar é instintivo.
    Só a constante prática leva a isto.
    Muito prática não tem outro jeito não.
    E procurar tocar músicas com uma boa harmonia, isto é com acordes mais sofisticados a medida que vai aprendendo.
    Claro existem peças mais complicadas que requerem ensaio, e muitas vezes naqueles acordes que não estamos tão familiarizados as vezes tem que dar uma parada e rever como o acorde é montado.
    Mas nada que a boa prática não resolva.
    O cérebro humano é muito poderoso, tem várias memórias onde ficam armazenados os acordes, conforme você pratica todos os dias ficam num local que lembra mais rápido. (camadas e camadas de memória).
    Não sei qual é a velocidade do pensamento, mas deve ser bem perto da velocidade da luz. (não sou cientista)
    E este instintivo é um pensamento ultra rápido que nem parece que pensamos, da mesma forma como coçamos a cabeça, deu vontade de coçar e a mão automaticamente já tá lá fazendo no local certo.

    Você vê o acorde no papel e nem pensa e faz a posição naturalmente num instantâneo e os dedos se colocam na posição certa coordenados com a batida da outra mão.
    Ler e tocar é um processo simples assim o nosso cérebro se programa sozinho e faz todas as associações que não tem como explicar.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Mas o essencial não é decorar, é saber o que está fazendo...

    A prática leva a rapidez instantânea, muita prática, mas você precisa saber o que está fazendo, aprenda como funciona os acordes e nunca mais vai pensar nisso

    Comece com a tríades, que é mole, menores e maiores, diferencie o que muda (a terça claro kk), mas o som, a posição, faça as inversões, com esta base vamos pá as tetrades, são muitas e em todas as tonalidades

    É exercício, treine todo dia, vai se pegar arrepiando na execução de bases rapidinho

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    A minha resposta foi para o violão meu instrumento de origem.
    Raciocinei assim e só depois vi que o tópico era para piano e teclado.
    Eu tenho mais facilidade em montar acordes no violão do que no teclado.
    Mas também não sou um executor primoroso.

    E tudo o disseram acima é válido o ponto essencial é a prática.
    No meu entender a montagem dos acordes no violão é mais difícil do que no teclado e todo o processo é um pouco diferente.
    Assim como tocar acordes no teclado de outros instrumentos.
    E o teclado é o rei dos instrumentos, pois nenhum outro instrumento tem tantos timbres e controles.
    O ponto crucial é o estudo do campo harmônico e seus graus e depois incluir na prática as variações e improvisar.
    Neste caso a compreensão da teoria musical ajuda muito.
    E depois o nosso cérebro da conta do recado.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Adler3x3
    Mais fácil do que entender e visualizar a montagem de um acorde no teclado, não existe, o teclado é uma sequência de notas, linear, uma cromática simples

    No violão, e outros de corda, são várias escalas juntas, eu acho muito mais difícil montar entendendo, decorando é fácil, muitas vezes transposição, ou sapés, mas fazer acordes sabendo o que se faz, certamente nas cordas é mais difícil

    Esquisito, hoje sou poliglota dos acordes, monto nas 4, 6 e 7 cordas, com 61, 73 e 88 teclas kkkk, teclado infinitamente mais fácil kkk só 30 anos de bagagem kkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fluência em acordes