fluencia em partituras ?

    Autor Mensagem
    bilico
    Veterano
    # out/08


    ola

    um pianista classico de nivel avançado lê partituras de musicas que nunca tocou de primeira ? ou ele tira pequenas partes e depois junta tudo ???

    se sim ,com quanto tempo de estudo em piano classico o aluno passa a tocar partituras de musicas que nunca tocou de primeira ??? é comum entre pianistas classicos de nivel avançado lêr partituras de musicas que nunca tocou de primeira ?

    obrigado

    Ken Himura
    Veterano
    # out/08
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/191180/

    bilico
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Ken Himura

    um pianista classico de nivel avançado lê partituras de musicas que nunca tocou de primeira ? ou ele tira pequenas partes e depois junta tudo ???

    é comum entre pianistas classicos de nivel avançado lêr partituras de musicas que nunca tocou de primeira ?


    creio que a resposta destas 2 perguntas são sim.

    mas falta esta abaixo :


    com quanto tempo de estudo em piano classico o aluno passa a tocar partituras de musicas que nunca tocou de primeira ???

    como o aluno de piano classico toca as primeiras partituras ???
    ele tira pequenas partes e depois junta tudo ??

    valeu

    CheshireCat
    Veterano
    # out/08
    · votar


    bilico
    com quanto tempo de estudo em piano classico o aluno passa a tocar partituras de musicas que nunca tocou de primeira ???
    Não tem um tempo determinado. Se você treinar, creio que vai conseguir tocar de primeira músicas que estão num nível abaixo do que você está estudando. Também não adianta ficar esperando, tipo "ah, com 4 anos eu vou conseguir tocar de primeira!". Ter fluência na leitura é questão de prática.

    como o aluno de piano classico toca as primeiras partituras ???
    ele tira pequenas partes e depois junta tudo ??

    Eu costumo ler primeiro a mão direita, depois a esquerda, e depois tocar junto. Mas pra falar a verdade não gosto muito de estudar a esquerda(não porque é a esquerda, mas porque normalmente acho "sem graça", já que a melodia tá na direita), então estudo a direita e depois vou estudando a esquerda à medida que vou juntando.

    tiago scott
    Veterano
    # out/08
    · votar


    bilico

    Beleza brodher, comecei a estudar agora piano erudito a 1 ano. Sobre as duas perguntas, um pianista erudito toca sim a primeira vista, mas veja bem algumas peças muito virtuosas tipo Chopin, Mozzart, mesmo os pianistas experientes estudam muitas delas antes de tocar, pois não tem apenas a questão da leitura, têm a dinâmica, andamento, posições etc. Mas se você colocar a partitura na frente deste tipo de pianista, ele vai analisar tirar partes, e executar. Qaunto ao tempo de um aluno estudar para executar a leitura a primeira vista, creio que com uns dois a três anos, o aluno já consegue fazer isso em peças mais fáceis. Eu já tocava piano popular e lia algumas partituras, mas quando comecei o erudito percebi que não é só leitura, têm diversas regras, posições e bla bla bla, que levam tempo estudando.

    bilico
    Veterano
    # out/08
    · votar


    CheshireCat
    tiago scott
    Qaunto ao tempo de um aluno estudar para executar a leitura a primeira vista, creio que com uns dois a três anos

    sou tecladista no nivel intermediario...

    eu sou iniciante e estou lendo as primeiras partituras.como voce disse primeiro mão direita depois mão esquerda esgasgando varias vezes,e junto tudo esgasgando varias vezes tambem

    voce acha necessario depois de tocar a partitura com as duas mãos engasgando , ir tocando esta até tocar a partitura sem engasgar ???????????????

    lembre-se que eu sou tecladista no nivel intermediario e não estou tendo problema para tocar estas primeiras partituras, o meu problema é tocar a partitura sem engasgar durante a musica toda ....


    brigadão

    CheshireCat
    Veterano
    # out/08
    · votar


    bilico
    eu sou iniciante e estou lendo as primeiras partituras.como voce disse primeiro mão direita depois mão esquerda esgasgando varias vezes,e junto tudo esgasgando varias vezes tambem
    Hum... Eu te aconselharia a só juntar as mãos quando você tivesse segurança em tocá-las separadas. No começo é normal engasgar, em alguns casos eu ficava uma semana inteira estudando as mãos separadas, hoje já consigo dar uma passada em cada mão e já juntar, se a música não for muito complexa.

    voce acha necessario depois de tocar a partitura com as duas mãos engasgando , ir tocando esta até tocar a partitura sem engasgar ???????????????
    Sim, senão você vai ficar com a música engasgada pra sempre, né? Vamos supor que você já treinou cada mão e está seguro do que fazer. Aí você junta as mãos e começa a engasgar... Tudo bem, só com a prática você vai conseguir tocar uma música perfeitamente logo de cara. É normal que você toque trechos fáceis num andamento e quando chega numa parte difícil você engasgue e toque mais devagar. Aí você dedica uma atenção maior a esse trecho e vai praticando até conseguir igualar o andamento e não engasgar mais. Continue estudando, e desengasgue as coitadas das músicas. =D

    bilico
    Veterano
    # out/08
    · votar


    CheshireCat

    voce conhece algum método gratuito para iniciantes em leitura de piano na internet ????

    obrigado,voce tem ajudado muito

    bilico
    Veterano
    # out/08
    · votar


    CheshireCat


    esse método piano suzuki que eu ouvi falar aqui no forum é bom para quem esta iniciando ????

    qual metodo iniciante de piano a galera aqui recomenda ???

    tiago scott
    Veterano
    # out/08
    · votar


    bilico

    E aí brodher beleza com os estudos, Cara o que o CheshireCat postou é a mais pura realidade, se você não estudar com afinco pra evitar os engasgos isso pode se tornar uma constante, é melhor você corrigir isto no início por que depois fica mais complicado. Vou te dar meu exemplo, estudei piano popular por 5 anos, quando decidi estudar piano erudito quase fiquei louco, por que tive de me corrigir sobre posição dos dedos, pulsação, andamento e até mesmo leitura. Faz quase um ano que estou estudando erudito e olha que eu já lia partitura, quando comecei a estudar as duas claves G e F para duas mãos eu sofri demais, por causa dos engasgos teve aulas que fiquei super nervoso por quê minha professora toda hora me interrompia e mandava eu voltar, eu dizia: por quê? ela falava você resvalou naquela nota, eu falava: mas é quase impercebivel, ela dizia para vc pra mim é um grito nos timpanos rsrsrsrsrs. Então dou a maior importância em estudar corretamente sem erros, pq quando vc for executar leitura a primeira vista será perfeito como um virtuose. Agora sobre os estudos estou fazendo dois estudos e acho eles muito interessantes Béla Bartók - Mikrokosmos – Vol. I e te aconselho mais ainda este estudo (Czerny - 60 Peças) .

    CheshireCat
    Veterano
    # out/08
    · votar


    bilico
    obrigado,voce tem ajudado muito
    Opa, que bom! =)
    Quanto ao Suzuki, respondi no outro tópico.


    tiago scott
    minha professora toda hora me interrompia e mandava eu voltar, eu dizia: por quê? ela falava você resvalou naquela nota, eu falava: mas é quase impercebivel, ela dizia para vc pra mim é um grito nos timpanos rsrsrsrsrs.
    É verdade, por isso que eu acho importante ter o acompanhamento de um professor. Hoje eu já consigo ter uma noção "xi, toquei essa nota rápido demais!", mas ainda tenho problema de tempo/andamento com alguns ritmos mais "quebrados".
    Tocar com metrônomo também é um horror no começo, mas necessário.

    dAnnNn_
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Galera, sou pianista iniciante, toco a pouco menos de 1 ano, mas tenho no máximo 2h por dia para me dedicar. Queria tirar algumas dúvidas mortais rsrs.. NUNCA tive UMA aula.. Sei que isso é péssimo, mas vou me virando como posso.

    Primeiramente.. Vi vocês comentando que tiram a mão direita, depois a mão esquerda, e depois que estiver bem em ambas, junta elas.
    Eu sempre tirei as duas juntas, e acredito fazer uma coisa errada com a mão esquerda. Ao invés de toca-la no ritmo, eu decoro quando devo tocar tal tecla, de acordo com quando eu vou tocar certa nota com a mão direita.
    Por exemplo.. Imaginem que em um determinado compasso exista uma sequencia grande na melodia. Eu decoro em quais notas da melodia coincidem com o que devo tocar na mão esquerda, e executo.
    Isso é MUITO errado? Se sim, como concertar isso?

    Quando tento tirar a mão esquerda e juntar depois com a mão direita.. parece que meu cérebro tem que se dividir em dois, se a mão direita tem que fazer algo um pouco diferente, minha mão esquerda se perde completamente do ritmo.

    Piano ON GRACE
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Ninguém sai lendo e tocando algo nunca visto. Pensa se lendo algum livro às vezes nos equivocamos com as palavras. Imagina com partituras?

    Então, antes de tocar aquilo o musico dá uma lida antes treina um pouco em casa, toca algumas vezes aquilo, para só depois ter a fluência.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a fluencia em partituras ?