Guerra de teclados

Autor Mensagem
Tecladista amador
Membro Novato
# jan/14


Amigos do Fórum Cifra Club,

Cordiais saudações

Resolvi criar este tópico, porque creio que pode ser muito útil para falar sobre alguns teclados que tivemos a oportunidade de conhecer. E, claro, sobre a "guerra" (no bom sentido) entre os fabricantes.

YAMAHA:

É impossível esquecer: um teclado que fez muito sucesso (e que reinou quase que absoluto durante um bom tempo em termos de preferência do público tecladista) foi o DX7. De lá pra cá, não sei se a Yamaha conseguiu lançar no mercado algum substituto à altura (se alguém puder lembrar dos teclados que foram lançados posteriores ao DX7, ficarei agradecido).

A menos que eu esteja errado, o que eu vejo, ultimamente, é que a Yamaha está mais centrada em workstations. No caso, os modelos que, no momento, estão em evidência são os da linha PSR (S950, S750, S650, S910, e S710). Além dos PSR, há também o Tyros 4.

Quanto aos sintetizadores, várias séries foram lançadas: S (70XS, 90XS), MX (49 e 61), MOX (F6 e F8), MOTIF (XF6, XF7, e XF8), e MM (6 e 8).

Não sei se é impressão minha, mas parece que a Yamaha "sumiu" da preferência dos músicos. Nestes últimos tempos (pelo menos é o que eu tenho visto pessoalmente aqui na Bahia, alguém me corrija se eu estiver errado), a Yamaha, em cada 10 bandas, só aparece, no máximo, 2 vezes. O que será que aconteceu? Hoje, só se vê mais Korg e Roland presentes!

Considerando os produtos atuais, será que a Yamaha vai conseguir voltar aos velhos tempos (como os bons momentos da época do DX7)?

ROLAND:

Quando a Yamaha estava no auge com o DX7, Roland e Korg eram simples "coadjuvantes". Até aquele momento, não havia ninguém capaz de desbancar o DX7.

De repente, eis que a Roland surpreende a todos com o D50. Na época, ele chegou a ser tão (ou mais) desejado quanto o DX7 (foi uma "briga" pau–a–pau). Era o sonho de consumo de qualquer tecladista ter um DX7 ou um D50 (ou ambos). Depois do D50, veio o D70, as séries XP (o top de linha era o XP 80) e JV (para muitos, o destaque foi o JV 1000).

A Roland também apostou (e bem) nos teclados arranjadores, principalmente os da série E (com destaques para o E70 e o E09). Os mais recentes são os da linha BK (3, 5, e 9). Creio que seja uma forma de concorrer com os workstations da Yamaha.

Os últimos lançamentos (série Fantom, série JD, Juno Gi, Juno Di, Juno Stage, V Synth GT, VR 09, V Combo VR 700, VP 700, GW 8, Júpiter 50, Júpiter 80) mostram que a Roland está tentando reconquistar a preferência dos tecladistas. Com o atual "arsenal" (se eu esqueci de incluir produto, me corrijam), quais serão as perspectivas da Roland em relação ao público para os próximos anos?

KORG:

Contando apenas com Poly 800, DW 6000, e DW 8000, o "cardápio" da Korg era considerado fraco diante da "briga de cachorro grande" da Yamaha contra a Roland (respectivamente, do DX7 contra o D50). Para entrar numa briga dessas, é evidente que algum concorrente de peso teria que entrar em cena.

Quando muitos pensavam que a Korg já estava "morta" (diante da "briga" entre Yamaha e Roland), eis que ela apresenta o M1 ao público. Foi uma resposta para muitos que não acreditavam que a Korg pudesse oferecer algo de bom aos tecladistas. E da mesma forma que o DX7 e o D50, o M1 também passou a ser muito procurado (também virou sonho de consumo de muito tecladista).

Não foi somente com o M1 que a Korg cativou a todos. Outros teclados que fizeram sucesso: M3, T3, 01 W, 01 W Pró, Trinity, TR, Triton, N364 (vieram depois o X5D e o X50). Ou seja, a Korg resolveu "comprar a briga" entre Yamaha e Roland (e mostrar que ela também tem "cacife" pra enfrentar qualquer desafio).

O atual "repertório" da Korg oferece as linhas Krome (61, 73, e 88), Kronos X (61, 73, e 88), Kross (61 e 88), e o Microstation MW1 (opções de workstations), King Korg, Micro Korg MK1 e XL+, Microsampler MS 1, e MS 20 (opções de sintetizadores), Microarranger Mar 1, PA3X (61 e 76), PA 500 SD, 600, e 900 (opções de arranjadores).

Não sei se seria exagero da minha parte, mas a Korg passou de "coadjuvante" a "estrela principal" na maioria das bandas (pelo menos aqui na Bahia, os teclados da Korg têm sido os mais procurados nestes últimos tempos). Como a Yamaha e a Roland irão reagir diante disso? E vejam que eu só falei dos sintetizadores, arranjadores, e workstations (nem mencionei os pianos, controladores, módulos, e demais itens de cada um)!

Por que eu citei somente Yamaha, Roland, e Korg? Porque são as mais conhecidas do público (e são as que quase sempre estão em evidência). Quanto aos demais (Casio, Kurzweil, Alesis, Ensoniq, M–Audio, Ketron, e outras), não sei se vale a pena dizer algo (embora eu já tenha ouvido dizer que a Casio está querendo entrar nessa "briga"). Não que estas outras marcas sejam totalmente desprezíveis, mas eu, particularmente, não conheci (ou ainda não vi) nada delas que fosse impactante (ou chamasse a atenção, ou que seja top de linha).

Isto é o que eu penso de cada fabricante. Se vocês quiserem se manifestar, estejam à vontade.

Rick Pac
Veterano
# jan/14 · Editado por: Rick Pac
· votar


Hoje a Clavia com os poderosos NORD, virou " a máquina" no atual momento das bandas profissionais, desbancando de maneira definitiva e avassaladora Motif, Kornos e Jupiter. O teclado rubro virou grife de coisa boa. Merecidamente. Assisti recentemente um vídeo de uma banda onde o tecladista usava 2 teclados Nord e com um puta som.
Robustez, solidez sonora e facilidade de customização sem a necessidade de colocar expansões caríssimas tipo placas, memórias, retrato do Jordan Rudess, pedaço de unha do Rick Wakeman, etc, típico dos grandes citados pelo nosso amigo, faz os "Nord" entrarem para a história e um caminho a ser seguido e a concorrência a ser batida..

Maestron
Veterano
# jan/14
· votar


Tecladista amador

Antes de mais nada, parabéns pelo texto. Não concordo com tudo, mas é uma análise bem generelista e pareceu ter sido escrito com bastante cuidado.

O DX7 realmente foi um divisor de águas no mundo dos sintetizadores, mas também havia quem o odiasse, pois o DX7 representou a invasão japonesa que enterrou de vez o charme dos analógicos, um teclado acessível, recheado de recursos com timbres muito bons para a época e colocou a Yamaha no topo por um longo tempo.

Eu já considero a série Motif quase tão importante quanto o DX7, não em inovação, mas pelo menos do ponto de vista do mercado, afinal são mais de dez anos de liderança do mercado, com Roland e Korg correndo por fora...

O trunfo da Roland, na minha opinião, sempre foram os sons sintéticos, pads e leads e talvez strings também. Sempre senti os sons da Roland com mais personalidade que as outras. Mesmo os sons acústicos, dominados pela Yamaha, a Roland conseguia impor uma personalidade no som acústico que não era tão realista quanto o da Yamaha, mas era um som sempre marcante.

Já a Korg, como você disse, estava atrás da Yamaha e Roland nos anos 80 (do ponto de vista mercadológico, não me refiro a qualidade) e para superar as concorrentes tinha que inventar algo novo, inventou portanto a categoria workstation, tendo muito sucesso com o M1... Sempre tentou repetir a dose na inovação, M3 e Kronos representa bem a vontade da Korg de inovar, de criar um novo segmento. Mesmo assim, pessoalmente, o teclado da Korg que mais pareceu superar as rivais foi pra mim o Triton, pois era um três em um, foi uma época que o XP80 já estava começando a ficar velhinho e os Motif ainda engatinhavam.

Não tenho a mesma sensação que você de ver a Korg dominando aqui na Bahia, bem que eu gostaria disso, mas, por exemplo, não vejo nenhum dos teclados da Korg que eu gostaria de testar sendo vendido por aqui... Nunca vi um Kronos na Foxtrot, nem os MS-20, nem os Volca... Sei lá... Acho que Roland e Yamaha, por terem uma distribuição mais ampla, alcança mais os baianos.

Tecladista amador
Membro Novato
# jan/14
· votar


Maestron,

Não que a Korg seja predominante em termos de teclado na maioria das bandas. O que eu quis dizer é que os teclados da Korg, em alguns casos, estão sendo mais procurados que os da Roland e da Yamaha (embora, a meu ver, a Korg esteja, momentaneamente, tendo uma ligeira vantagem sobre a Yamaha). Pra mim, a Korg é a concorrente direta da Roland.

Estive numa das lojas da Foxtrot um dia desses, e vi um Korg X50 que estava sendo vendido. Quando eu vi aquele teclado, eu pensei que era um brinquedo de criança. Mas quando o vendedor colocou no som pra testar para o cliente (ele usou uma caixa da Peavey), eu confesso que fiquei surpreso! Não esperava um som com tanto "peso" vindo daquele "brinquedinho"! Realmente, a Korg surpreendeu muita gente com este teclado!

Aí depois o mesmo cliente testou um Roland Juno DI. Ao ouvir, o que eu gostei deste teclado (acho que essa é a marca registrada da Roland) foram as strings, pads, e synth leads. Só que ele preferiu ficar com o X50 por causa do tamanho (segundo ele, seria ótimo até para usar como controlador).

Então, eu acho que, no momento, a "briga" é Roland x Korg. Não que a Yamaha esteja totalmente descartada, mas acho que ela vai ter que lançar algo impactante para entrar de vez nessa "briga".

P.S: Se você (ou alguém daqui) quiser se manifestar, esteja à vontade

DuduXP
Veterano
# jan/14
· votar


Se fosse a alguns anos atrás, não muito distante eu diria que a pancadaria iria começar em 3...2...
Mas hoje o fórum está mais polido, e os membros mais "politicamente corretos", que saudades daquelas brigas intermináveis de alguns membros daqui, que eu, particularmente adorava acompanhar, rsrsrs.
Mas o texto foi bacana, o tema não é uma verdade estatística, mas é um tema interessante, mas eu não acho que a Roland esteja brigando com a Korg, na minha opinião a Roland está atrás da Yamaha, essa sim disputa mercado com a Korg, pelo menos o mercado de equipamentos top, tanto em Work quanto em arranjadores, apesar de gostar muito dos equipamentos da Roland, e a maioria dos meus equipamentos ter sido Roland, hoje a Roland, em termos de mercado Work e Arranjadores em minha opinião está atrás, e a Yamaha é tão forte no mercado, que mesmo o Kronos sendo um equipamento mais moderno e com mais tecnologia, muitos ainda preferem o Motif, por isso concordo com o amigo Maestron quando citou a importância do Motif, o comparando ao lendário DX7.

Tecladista amador
Membro Novato
# jan/14
· votar


Pelo que o DuduXp colocou aqui, a "classificação" momentânea deste "campeonato" seria:

1º – Korg;
2º – Yamaha;
3º – Roland.

Os demais concorrentes (Casio, Kurzweil, Alesis, Ensoniq, M–Audio, Ketron, e outras) devem estar com inveja por ainda estarem longe deste "topo"!

Greenwood
Veterano
# jan/14
· votar


Tecladista amador

Querido, os teclados foram feitos para semear a paz.
Nós, que os tocamos, tocamos pela paz no mundo.
Feche este tópico e passe a (pre)ocupar-se com assuntos mais nobres. No que tange a teclas, os assuntos beiram o infinito.
E lá no infinito, só reina a paz.

Veja, por exemplo, o Jordan Rudess, que todos endeusam... tem TODAS as marcas, inclusive Roland (!!!)


manasses.ss
Veterano
# jan/14
· votar


É muito complicado agente fazer uma classificação pois cada marca tem forte e seu público, mas o que eu vejo muito em shows e na TV, é Motif seguido por Nords que tem aumentado muito nos ultimos anos, a korg é a marca que mais lança novidade, a Roland que está faltando lançar modelos de forte concorrência com os que estão aí;

DuduXP
Veterano
# jan/14
· votar


Tecladista amador
Eu não classifiquei esses tres como os melhores, eu só me limitei a falar das marcas que foram citadas no inicio do topico, pra mim hoje, se eu tivesse a possibilidade de escolher 2 teclados dentre todos, da marca e modelo que eu quisesse, dentro das minhas necessidades eles seriam em primeiro Kurzweil PC3K6 e Nord Stage II 76 HP, pra mim hoje, essas marcas menos famosas estão mais proximo de atender o que necessito do que os equipamentos das marcas mais famosas, como todos sabem nenhum teclado de nenhuma marca é perfeito, quando eu falei em posicionamento de marca X, Y ou Z, eu estava falando de posicionamento comercial, dentro do que eu observo, e não de qualidade, longe de mim questionar a qualidade de marca a, b ou c, isso é gosto pessoal.

fernando tecladista
Veterano
# jan/14
· votar


foi o DX7. De lá pra cá, não sei se a Yamaha conseguiu lançar no mercado algum substituto à altura
acho eu que o SY77 ou SY99 fram grandes maquinas
tem outras coisas interessantes por ai como o VL-1 não caiu no agrado do publico ter que soprar algo pra ouvir um som de sax, mas foi um lançamento onde esse tipo de tecnologia apareceu embutida em outros equipamentos


quais serão as perspectivas da Roland em relação ao público para os próximos anos?
vender sanfona

Não sei se seria exagero da minha parte, mas a Korg passou de "coadjuvante" a "estrela principal"
é o que comentou, o cardápio era pequeno era igual ao cardápio do mac donalds, tinha praticamente M1 no catalogo e mais nada
apareceu o 01/W então você tinha 3 tamanhos de 01/w e 2 modelos de módulos, então se por algum motivo você não gostasse desse modelo em questão você pulava pra outra marca
algo como hoje é a linha da Nord, não tem muita coisa, nada impede que mais a frente por uma questão de mercado, grana ou novos acionistas ela não abra sua linha para modelos basicos e a gente veja por ai Nord Di, Stage D, electro 80, C1-VR, ou até um Lead E-413

Tecladista amador
Membro Novato
# jan/14
· votar


Respondendo do DuduXP,

Foi isso que eu quis dizer: posicionamento comercial (ou de mercado, como alguns queiram denominar). E olha que esse "placar" é parcial: pode haver alguma virada inesperada (em se tratando de mercado, tudo é possível).

O propósito deste tópico não é, de forma nenhuma, dizer que uma marca é melhor que a outra (as 3 são excelentes). O objetivo é vermos o que cada uma oferece, e, claro, ver qual delas pode cativar o "cliente" (no caso, o tecladista).

Muitos gostam somente de Roland. Outros preferem somente Korg. E há quem defenda a Yamaha (ou seja, cada um tem seu gosto pessoal). Eu, particularmente, não tenho (por enquanto) uma preferência específica. Independente disso, eu creio que essa opção de escolhas é que faz a "guerra" das marcas ser saudável. Espero que o próximo teclado que eu pretendo adquirir (além do meu Casio CTK 481, que, no momento, é o único que eu tenho) possa corresponder às minhas expectativas (e eu creio que este é o mesmo desejo de todos daqui).

Tecladista amador
Membro Novato
# jan/14 · Editado por: Tecladista amador
· votar


E já que estamos falando da "guerra" (no bom sentido) dos teclados, onde, por enquanto, só está sendo abordado o "trio parada dura" (Korg, Yamaha, e Roland), eu já ouvi dizer que há outras marcas que também estão querendo entrar nessa mesma "briga". Vou citar algumas delas (se, por acaso, eu esqueci de mencionar alguém, podem colocar aqui):

CASIO:

Ainda não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente os sintetizadores mais recentes da Casio (XW–G1 e XW–P1), mas já ouvi os sons deles num vídeo demonstrativo e achei interessantes. Será que ambos vão cair nas graças do público? E quanto à linha de pianos Privia, agrada ou não?

Enfim, será que a Casio, com estes "ingredientes", vai entrar pra valer na "briga" com o "trio" inicialmente citado?

KURZWEIL:

Não conheço direito a Kurzweil, mas já soube que alguns modelos com teclas de piano estão cativando o público (no caso, o SP 76 e o SP 88). Pelo menos na área de pianos digitais, parece que ela veio para ficar. Estou certo ou é somente impressão minha?

M–ÁUDIO:

Já ouvi dizer que o forte da M–Áudio são os teclados controladores. Alguém daqui sabe dizer se ela oferece ao público algo mais além disso?

ALESIS:

Da mesma forma que a M–Áudio, a Alesis também se destaca no ramo de controladores. Mas também há alguns teclados que chamam a atenção (QS 6.1, QS 6.2, e outros). Será que ela tem algum item que seja top de linha?

ENSONIQ:

Os únicos teclados eu ouvi falar foram o TS 10 e o TS 12 (pena que eu não pude testar pessoalmente). De todas as marcas, parece ser a que está mais "apagada" no momento (ainda não vi nenhuma banda utilizando algum teclado da Ensoniq). O que houve com a Ensoniq?

Aguardo as opiniões de todos.

Edson Caetano
Veterano
# jan/14
· votar


Excelente tópico, vou ler tudo e prometo dar minha chancela kk se alguém quiser ler ela kkk de novo, tópico marcado neste momento

Edson Caetano
Veterano
# jan/14
· votar


Tecladista amador
Só agilizando... a ENSONIQ foi vendida a mais de uma década para a fabricante da placa de som Sound Blaster... lembra?? famosa nos anos 90??

Então a Ensoniq já era, morreu, mas para os saudosistas, me parece que a Cakewalk tem os direitos sobre os sons, tanto que vende os pacotes de samples, seria uma boa saída

Eu os tenho, e é barato até

Tecladista amador
Membro Novato
# jan/14
· votar


Edson Caetano,

É, eu tinha me esquecido desse pequeno detalhe (o "sumiço" da Ensoniq). Que todos me perdoem por este "lapso".

Mas a placa de som Sound Blaster fez sucesso (não sei se ela ainda existe ou se ainda é fabricada). E eu lembro que quem trabalhava com computação desejava muito ter essa placa.

Tirando a Ensoniq e os teclados do "trio" que eu citei logo no início deste tópico, o que você acha das outras marcas que eu citei aqui (Casio, Kurzweil, M–Áudio, e Alesis)? Na sua opinião, tem algo delas que possa merecer algum destaque?

P.S: Faltou eu citar Ketron, Behringer, Novation, Technics (e outras que eu não lembro)...

manasses.ss
Veterano
# jan/14
· votar


Tecladista amador
Dessa lista de outras marcas, concertar Kurzweil é que possui mais qualidade e figura aí como uma das grandes marcas de teclados do mundo, embora não seja tão popular pelo menos aqui no Brasil, acredito que por causa dos altos preços de seus modelos mesmo os de entrada.

Tecladista amador
Membro Novato
# jan/14 · Editado por: Tecladista amador
· votar


Manasses.ss,

Eu já ouvi de outros tecladistas que a Kurzweil oferece produtos ao mesmo nível dos mais famosos (Korg, Yamaha, e Roland). Ou seja, ela também pode "brigar" de igual para igual com qualquer um (e disputar o mercado).

Em relação aos preços, o que eu penso é o seguinte: geralmente, quando os produtos de um fabricante são revendidos por um representante autorizado em um determinado país, o preço fica mais acessível (talvez seja por isso que os mais famosos têm uma certa facilidade para serem adquiridos). Não seria o caso, ou melhor, não seria oportuno a Kurzweil pensar neste sentido (de ter um representante aqui no Brasil)?

Edson Caetano
Veterano
# jan/14
· votar


Tecladista amador
Roland e Yamaha, são gigantes, GIGANTES mesmo, tem representação nacional própria, toda a grande maioria das empresas não tem cacife para uma distribuição mundial, aí ficamos na mão de um atravessador, o maldito IMPORTADOR kk

é nessa que Quanta, Pride, entre outras, enchem os bolsos, pois vendem diretamente para lojistas, dinheiro certo, e a gente tem que pagar quintuplicado:

1 - o Lucro do Fabricante
2 - o Lucro do Governo
3 - o Lucro do Importador
4 - o Lucro do Revendedor
5 - o lucro da cervejinha que vai tomar para comemorar todo o dinheiro que conseguiu juntar e gastar para a bandalheira acima dar risada das nossas caras

Desculpa o desabafo...

ainda comento melhor seu post

waltercruz
Veterano
# jan/14
· votar


Então, o grande lance de tudo é... é um mercado onde o desenvolvimento de tecnologia é importante... e o desenvolvimento de tecnologia é caro e arriscado.

O VL-1, citado pelo fernando tecladista, salvo engano, foi um dos primeiros synths a user physical modelling. Assim como o DX-7 foi o primeiro synth FM com sucesso comercial - A Yamaha detinha as patentes da tecnologia FM há tempos, apenas não tinham tido até aquele momento poder computacional de fazer uma implementação.

Por exemplo, o Motif. Um excelente teclado, mas o XS e o XF são pequenas atualizações em relação ao ES. Mas se voltar um pouco atrás no tempo, o que tinha de mais bleeding edge em termos de tecnologia era o EX-7, que tinha 3 tipos de síntese, além da PCM, tinha a FDSP e a emulacao de VA, cisas que foram abandonadas na época do Motif. Aliás, as placas de expansão do Motif foram abandonadas tb.

Outro exemplo... Existiu um módulo da Yamaha, o FS1R, que era de certa forma uma evolução do DX-7... FM com 8 operadores, mas cm um atrativo a mais, os formants, que são baseados em estudos de síntese de voz. A Yamaha, me parece ainda ter um grande arsenal estocado de tecnologia que eles ainda não lançaram.

Enfim... Só dando umas opniões mal escritas sobre essa história nossa.

A propósito, vcs sabem que o criador da Native Instruments tá construindo um synth (hardware) baseado em Reaktor?

waltercruz
Veterano
# jan/14
· votar


Um adendo rápido que eu estou de saída... A Kurzweil tb já esteve na ponta do desenvolvimento de tecnologia. Quem não conhecer, dê uma pesquisada na história do K250.

waltercruz
Veterano
# jan/14
· votar


agora o que faltou dizer pra eu fechar o raciocínio: como o custo de desenvolver tecnologia é alto, muitas vezes se dá melhor não quem foi o primeiro a desenvolver uma idéia, mas o segundo.

Maestron
Veterano
# jan/14
· votar


Uau... Faz tempo que um tópico por aqui não me deixa tão feliz... O Edson voltando com seu jeito carismático de debater! O Walter dando uma aula de história da Yamaha, só falta o SilvG8 voltar das férias... hehehe...

Tecladista amador
Membro Novato
# jan/14 · Editado por: Tecladista amador
· votar


O Waltercruz disse algo num dos comentários dele que merece ser destacado:

"...é um mercado onde o desenvolvimento de tecnologia é importante... e o desenvolvimento de tecnologia é caro e arriscado..."

Realmente, Walter, o ramo de teclados é de altíssimo risco. Eu diria que é semelhante ao investimento em ações na bolsa de valores: você pode ganhar ou não. Em outras palavras: é um mercado muito instável (e a probabilidade de lucro nem sempre é 100% garantida).

Talvez seja este o motivo de não haver nenhum fabricante nacional que tenha interesse em investir no ramo de teclados, até porque a qualidade dos importados fatalmente iria "engolir" os nossos produtos. Fazendo uma comparação grosseira: seria como querer que um time qualquer de amadores tentasse derrotar o Barcelona (que, para alguns, é considerado o melhor time do mundo)!

Aí muitos poderiam me censurar: "Você está menosprezando a capacidade competitiva das nossas empresas!" Não é que eu esteja menosprezando, mas é preciso que sejamos realistas: quem vai se arriscar a investir num ramo altamente concorrido (ainda mais se não tiver uma certeza do retorno do seu investimento)? Eu garanto que nenhum empresário jamais faria isso (ainda mais se for um retorno a médio ou longo prazo)!

Talvez seja devido a isso que alguns fabricantes nacionais (como Palmer e Giannini) simplesmente "sumiram" do ramo de teclados. E mesmo alguns "genéricos" (Fênix, CSR, Medeli, e outros) sabem que os seus produtos são oferecidos somente para iniciantes (com certeza, eles também não entrariam numa "briga de cachorro grande" para quebrar a cara).

Enfim, é assim que eu vejo o momento da "guerra" de teclados: uns ganham, outros perdem; uns aparecem, outros desaparecem. Resta saber qual será a melhor opção para o "consumidor" (o tecladista) ao final de tudo isso!

Edson Caetano
Veterano
# jan/14
· votar


Tecladista amador
Cara você sabia que Medeli, fênix , Groovin, CSR, entre outras marcas obscuras, vem da mesma fábrica chinesa né... Eles não fazem pesquisa, não desenvolvem produtos. Pagam para alguém fazer engenharia reversa e clonar aparelhos

CSR é uma gigante, que vende seus produtos para qualquer um estampar sua marca, amanhã poderia haver uma marca Edinho Keys, basta um dinheirinho e um contato na china

A questão de tecnologia vai além, existem patentes, não basta querer lançar um produto, é preciso desenvolver ele, e isso é para poucos mesmo...

Sabe a resposta da pergunta: qual a melhor opção para o consumidor??
Certamente aquele que couber dentro do seu bolso $$$, até hoje não tenho uma Ferrari, mas tenho certeza que meu Fiesta é muito bom

Temos que aprender a usar o que temos em mãos, e não ficar olhando no quintal do vizinho, onde a grama sempre é mais verde kkk, esta sua guerra não tem fim, cada um tem seu gosto e nunca existiria algo unânime ( Graças a Deus)

kokada
Veterano
# jan/14 · Editado por: kokada
· votar


Tecladista amador
Não sei se é impressão minha, mas parece que a Yamaha "sumiu" da preferência dos músicos.
Hoje, só se vê mais Korg e Roland presentes!

Não acho que a Yamaha sumiu da preferência, senão não vendiam tantos Motifs... o fato de só ver Korg e Roland, não sei qual a fonte disso, mas pelo menos nos programas de TV como Altas Horas e Faustão, as bandas usam Roland, mas tem até o nome da Playtech nos equipamentos. Provavelmente eles pagam para os músicos usarem e fazer propaganda da marca, não sei o nome disso.

Acho que a Yamaha está tão procurada quanto as outras marcas, não que tenha sumido, mas que a atenção dos músicos agora tem mais opções como Korg, Roland, além da Kurzweil, Nord e até a Casio...

Miguel Paládio
Veterano
# jan/14
· votar


Yamaha, Roland ou Korg?

Sony, Microsoft, Nintendo?

Apple, Samsung ou Nokia?

Gente, SEMPRE vai ter guerra entre grandes empresas. Gostei do tópico, mas essa briga vai muuuito longe (com direitos a fanboys de todas as marcas, inclusive).

Só sei que quem ganha somos nós. :) É muito bom poder escolher qual equipamentos mais atendem nossas necessidades e vestir a camisa de uma das 3 grandes (ou até mesmo, mesclar duas marcas diferentes, ou até todas elas rs).

Não creio que exista uma empresa 'melhor' que a outra. Existe sim, empresas com propostas diferentes e mais competitivas.

Yamaha por exemplo tá aí parada no MotifXF e seus mid-levels derivados (MOX, MOXFs).

A Roland acaba de lançar mais um mid-level (Fa), mas nada que bata de frente com o carro-chefe da Korg, o Kronos, o que não quer dizer que elas não vão lançar algo a altura. É assim que funciona, principalmente no ramo da tecnologia. O jogo muda constantemente.

Lauro Michel
Membro Novato
# jan/14
· votar


Esqueceram da KETRON?
Não me surpreendo se numa avaliação mais criteriosa atualmente ela possa ficar até em primeiro lugar.

dom de Deus
Veterano
# jan/14
· votar


muito bom esse debate aqui, eu que comecei no final de 2013 nas teclas é bom saber dessa coisas!

Ismah
Veterano
# jan/14
· votar


Muito bom... realmente admiravel o topico... mas todos se equeceram dos Peavey que eu vejo muito em algumas bandas de hard rock dos idos de 1978 a 1989... me parece que eles sao synths do que seria hoje os roland...

----------
Aqui no sul imperam os roland, principalmente a linha dos guitarkeys,como A-Synth, AX7... e por mais incrivel que pareca nunca vi um AX1... algumas vezes eles sao usados como controladores...

ai em mesa, temos variados, alguns yamahas com PSR`s e MM6... mas raros casos realmente...

Edson Caetano
Veterano
# jan/14
· votar


Ismah
Desenterrou do fundo do baú, mas a Peavey hoje, ainda uma gigante do setor, não fábrica mais teclados... Uma pena, menos uma marca bacana trabalhando pela gente

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guerra de teclados