Dúvida sobre o Korg 01/W FD (troca de timbres)

    Autor Mensagem
    TmKr1440
    Membro Novato
    # dez/13


    Oi pessoal, aqui estou eu de novo com minha multidão de perguntas noobs sobre o mundo tecladístico, espero não estar infringindo alguma regra

    Minha dúvida hoje é a seguinte:
    Há algum jeito de eu trocar os timbres rápidamente no Korg 01/W?
    Tipo, já tentei usar meu pedal de sustain como footswitch, porém pra trocar timbre só tem as opçoes "Program up" e "program down". Isso ñ é muito util, pois iria ter que organizar todos os programas e combis do meu jeito, com o risco de perder algum.
    Outra coisa que eu tentei também é entrar no modo de sequenciador e colocar em cada "Track" um instrumento, mas ele só toca o instrumento do primeiro track , mesmo mudando de track.

    Alguém tem um 01/w e pode me ajudar com isso?

    Espero poder ajudar algum dia também haha, só fico fazendo perguntas no fórum! Vlw pela atenção!

    tiko_y
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Olá.

    Acredito q assim como o M1 por exemplo, o 01W deva ter a opção 10's hold... onde após fazer esse procedimento, os botoes numéricos se tornam botoes de acesso rápido, com um patch em cada um

    abçs

    TmKr1440
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    tiko_y
    Pois é, tem essa opção, mas aí vem aquela questão.. nesse caso eu iria ter que reorganizar todos os timbres, com o risco de perder algum, pois sou novo nisso kkk.
    Ou será que esse 10's hold é configurável? Tipo, asignar cada numero a um programa ou combi.

    Obrigado pela resposta, abs!

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    as opções são essas mesmas que você já decobriu, pedal up /down e 10's hold
    o lance de cada song do sequenciador ter um timbre até funciona mas é muito lerdo o processo

    o que eu faço e ter somente um timbre no modo sequenciador, eu deixo o gospel organ lá, um timbre no prog e outro no combi, nessa você já tem 3 timbres na agulha pra tocar, durante as músicas então vou usando outros de combi ou prog

    ------------------------
    mas o lance é mesmo você programar um canto do teclado com o 10's hold e ter por exemplo do 00 ao 09 seus timbres mais usados, faça isso no combi

    zuar o teclado vai se você ficar mudando muito os timbres do prog, por exemplo o prog 07 é um strings, então se você apagar e no lugar salvar um orgão, tudo que tinha esse strngs no combi passa a ter orgão

    o 10's hold não é configuravel só faz mesmo essa função de " hold"

    o 01/w é um dos teclados que mais acho pratico pra troca de timbres, tem teclado de hoje que nem seletor de 0-9 tem mais e fica tendo que rodar dial ou + e - ou telinhas e cursores e pags

    ele é direto, A77, B01 se é o mesmo grupo A ou B nem precisa apertar de novo..
    o lance é mais você decorar os timbres, ou anotar, se você usa um set list anota na folha, usa C pra combi e P pra program

    musica xxxxx xxxxx C - A76 / C-B34
    musica yy yyyyy yyy C-A01 / P-B07 / P-A99

    TmKr1440
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    o que eu faço e ter somente um timbre no modo sequenciador, eu deixo o gospel organ lá, um timbre no prog e outro no combi, nessa você já tem 3 timbres na agulha pra tocar, durante as músicas então vou usando outros de combi ou prog

    Obrigado pela dica! haha
    Acho que finalmente vou ter que bagunçar mesmo o teclado kkkk
    vou ver se no banco A ou B, na parte dos 90's faço um espaço pra mim. Vou ter que ver se não há nada de muito importante.

    Muito Obrigado, abs!

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    TmKr1440
    vou ver se no banco A ou B, na parte dos 90's faço um espaço pra mim. Vou ter que ver se não há nada de muito importante.

    já fiz algo parecido com essa ideia, e tentando preservar a logica do teclado, por exemplo todo X1 (11, 21, 31...) é um piano então no 91 deixei um piano
    digamos que eu achei o strings 97 muito bom, mas nem usaria mas não quero apagar, então salvei o strings 97 no 87 que era um strngs que eu não gostava
    e no lugar desse 97 coloquei um strings que eu preciso pra usar no 10's hold

    geralmente nos bancos finais é onde começam a ter coisas estranhas onde os projetista começam viajar na maionese

    outra coisa é ter que rolar um "desapega"
    tem muito timbre lindo mas que no dia a dia você não usa, aqueles efeitos 00, 10, 20.....90... tem coisa que é linda pra fazer uma abertura de show, mas tem muita coisa que soa parecido com outros
    timbres de baixos, também são lindos mas eu nunca usei nenhum ao vivo, só pra sequenciar, então dependendo da até pra pensar em limpar alguns e salvar outras coisas por lá
    tem uns splits do combi que dúvido que alguém usaria um split de acordeon/clarinet a não ser que toque em festa alemã

    então dá pra dar uma boa limpada sem chorar depois
    **só comentando que nos exemplos que dei com numeros, que nem faço ideia do que digitei, por exemplonão faço a minima ideia do que tem salvo no B34 de fabrica

    falando em "timbres de fábrica", você sabe que lá no global você tem a tela de PRELOAD onde você pode recuperar os timbres originais, e pode somente recuperar um deles (load 1 program, / load 1 combi) então se apagou um por engano é só entrar lá e carregar novamente, ou até carregar em outro numero

    TmKr1440
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    falando em "timbres de fábrica", você sabe que lá no global você tem a tela de PRELOAD onde você pode recuperar os timbres originais, e pode somente recuperar um deles (load 1 program, / load 1 combi) então se apagou um por engano é só entrar lá e carregar novamente, ou até carregar em outro numero

    Isso de recuperar os progs/combis de fábrica ñ sabia! Essa função de recuperar só um combi é muito útil, se algum dia eu fizer doidera no teclado hahaha.

    fernando tecladista não tem algum outro jeito de eu contactar você? Já que tem um 01w, e eu tenho dúvidas kkkk prometo não irritar muito!

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    e eu tenho dúvidas kkkk prometo não irritar muito!
    posta aqui mesmo, ai fica um bom tutorial pra mais alguém que tenha dúvida

    vou comentar outra coisa que alguns usuarios do 01/w demoraram pra descobrir, caso você já saiba pelo menos isso fica registrado aqui

    como funciona o cursor não tem muito segredo, no botão up e down você sobe e desce de linha e nos botões de A -H seleciona a coluna que você quer editar
    e o value você aumenta ou diminui os valores de um a um

    porem quando você entra na edição o seletor numérico passa a funcionar como seletor de Pagina
    ex entre na edição de do program e aperte o botão 2 aperte o 8 e ele vai direto para a tela 8 que é a dos efeitos

    então o ser fica sobrendo com o value + e - pra colocar o valor que ele quer
    a dica é segure o botão de A - H onde está o cursor e digite no seletor numérico enquanto mantem uns do A-H

    exemplo mais pratico
    você quer ir para a song 9
    então entra no sequenciador e fica apertando "+" até chegar na song 9
    pra ir direto, pressione o botão "A" e aperte 9 junto solte e estará na song 9, quer pular pra 4 aperte A+4 e solte e caiu direto na song 4
    o botão 10s hold nesse caso funciona como o seletor de banco A/B nas edições dos combis

    ---------------------------------------------
    veja também esses dois tópicos pra te ajudar:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/115523/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/116254/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre o Korg 01/W FD (troca de timbres)