DSI Prophet 08 - Review

Autor Mensagem
waltercruz
Veterano
# jun/17
· votar


SilvG8, eu sei que não é exatamente o tópico pra isso, mas você pode me tirar uma dúvida?

Tem um timbre to James Blake que ele usa em bastante músicas, e é bem característicos. To vendo de como recriar aqui mas ainda não consegui 100%.

Alguma dica pra mim? O que eu vi é que parece que é o efeito do stereo spread em ação. Ouço algo meio parecido com um LFO tb. Aparece logo no início dessa música.



silvG8
Veterano
# jun/17
· votar


waltercruz
O que me parece é ser um som bem simples em termos de envelopes e configurações mais básicas. Osciladores saw, envelope quase que engessado com sustain cheio, attack e release no zero. Tem ainda um vibrato bem discreto e de velocidade mediana.

Realmente o que está rolando é justamente o pan spread. Não sei como emular isso em software, mas vou explicar como é.

O parâmetro "pan spread" apenas joga no campo stereo cada nota tocada. No P08 temos 8 vozes, e elas são alternadas entre E é D em sequência. Então se você toca um acorde de 4 vozes de polifonia, as vozes 1 e 3 estão mais à direita no campo estéreo, e as vozes 2 e 4 mais à direita. Fica legal no P08 justamente por ser uma coisa fixa, e a medida que vai tocando acordes com diferentes números de notas, você cria variações muito naturais e difíceis de serem exatamente reproduzidas.

No som em questão, ele usa praticamente só isso mesmo. Pelo que ouvi, diria que usa apenas 1 oscilador, não ouvi beating algum.

Se não me engano, o Diva faz esse tipo de edição.

waltercruz
Veterano
# jun/17
· votar


Massa!

Eu dei uma lida aqui no manual do P-08 mais cedo justamente por causa disso.

Eu acabei montando no Reaktor. Ainda não tá perfeito, mas tá quase, hehe :)

Não tenho o Diva :( Mas talvez venha a o ter mês que vem!

waltercruz
Veterano
# jun/17
· votar


Eu sempre acho curioso como alguns sons acabam se vinculando a algo bem específico de um synth em particular, como por exemplo sweep de Tom Sawyer.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a DSI Prophet 08 - Review