DSI Prophet 08 - Review

Autor Mensagem
silvG8
Veterano
# nov/13


Eu poderia descrever o instrumento passo a passo, com muitos detalhes, mas escolhi tentar resumir o máximo possível. O motivo é que se trata de um instrumento singular e que ao mesmo tempo que é simples, pode ser bastante complexo.

É interessante ver que em pouco tempo de uso (menos de 1 semana) eu pude compreender o instrumento em toda sua extensão... não sei se é por estar ficando "macaco-velho" com sintetizadores ou se é pela facilidade de uso do instrumento.

Construção
O bicho é impecável. Uma carcaça única de metal com knobs, encoders e botões de qualidade, laterais de madeira, visor suficiente e LEDs para complementar o visual. A sensação dos knobs é muito boa e a resposta é adequada com todos os encoders. LEDs mostram quantas vozes estão sendo tocadas. Pitch e Mod não ocupam o espaço lateral e são posicionados na lateral esquerda do painel (gostaria que fossem iluminados como a versão de comemoração). Teclas muito agradáveis com excelente resposta do aftertouch. O mais impressionante de tudo é o tamanho e peso; o teclado é leve (9,5 kg) e compacto (88 x 30 x 10 cm aproximadamente - pouco menor que um Nord Electro de 61 teclas).

Interface
É interessante observar que é fácil editar qualquer som com rapidez. Quase tudo apresenta controles bem óbvios e é realmente simples de entender o que está acontecendo. Acho que dizer isso é óbvio, mas tenho apenas 1 crítica à interface: a seleção da forma de onda e PW deveriam ser separados, mas são controlados em um único knob com ação contínua, o que dificulta selecionar as primeiras formas de onda (dente-de-serra, triangular e uma mistura das duas) ao invés da pulsada que varia de 0 a 99%.

Osciladores
São basicamente o que se espera de um analógico. Tem vida e peso. Mesmo se tratando de DCOs, o que fornece uma estabilidade incrível, com o instrumento 100% afinado desde o primeiro segundo, é possível adicionar um certo tempero analógico com o OSCILLATOR SLOP, que adiciona variações randômicas no pitch em 5 níveis.

As formas de onda são as citadas acima. Basicamente temos controle sobre a frequência e shape/PW, glide individual de cada oscilador, sync, mix entre osc1/2 e ainda um noise generator (white noise).

O som dos osciladores é característicamente agressivo e é fácil torna-lo bem "brassy" (realmente não consigo achar outra palavra). Tem um peso muito legal nos graves, principalmente a onda quadrada. Logicamente é difícil explicar o som, mas é facilmente audível... é o som do Prophet 08.

Filtro
O filtro do Prophet 08 definitivamente não tem o impacto do Moog, mas definitivamente tem o seu lugar. Se trata de um LPF de 2 ou 4 polos (auto-oscilante) extremamente agressivo e que funciona muito bem com a polifonia (acho que o filtro do Moog funciona melhor em sons monofônicos).

É legal perceber como cada instrumento analógico tem sua peculiaridade. É muito fácil perceber a diferença entre o DSI e Moog. De uma certa forma, o DSI é mais comportado, mas tem um calor que é igualmente contagiante. A ressonância não rouba tanto os graves o que pra mim foi muito bem vindo.

Os tradicionais EG amount e keytrack estão presentes como esperado. Pode-se ainda controlar a intensidade do envelope usando velocity sem gastar espaço na modulação, já que temos um knob dedicado. O audio mod realimenta o filtro com o som de saída, criando uma distorção peculiar, que é espetacular quando se adiciona níveis elevados de ressonância no filtro.

Envelopes
Temos 3 DADSR envelopes, sendo dois dedicados ao filtro e amplificador e um terceiro que funciona livremente, podendo ser destinado a uma enorme lista de parâmetros, o que é feito facilmente através do encoder 'destination'.

Em termos de tempo é fácil conseguir envelopes rápidos e também mais longos. O adicional delay do envelope funciona muito bem para uma infinidade de propostas é achei muito bom o fato de já ser bem evidente (no Sub Phatty por exemplo é um parâmetro 'escondido').

A grande variação de tempo dos envelopes permite criar sons tão variados quanto pads e percussões rápidas. Não chega a ser tão controlável nas velocidades mais rápidas quanto os Moog que tenho, mas ainda assim são rápidos o suficiente.

Amplificador
É difícil adicionar algum dado neste quesito em situações normais. No Prophet 08 eu diria que esta parte possui peculiaridades que tornam o instrumento realmente especial.

Diferente dos outros analógicos que já usei, o P08 transmite audio stereo. Isso a princípio pode parecer bobeira, até você realmente usar. O 'pan spread' controla a saída do de cada uma das oito vozes no campo stereo individualmente... o resultado é simplesmente magnífico. Eu diria que torna uma grande gama de sons muito mais interessantes. Não se trata de um mero 'pan' de cada oscilador ou som e sim de um processo dinâmico.

Outra coisa legal que eu só havia visto em modulares é o 'VCA level', que permite que o som já tenha algum volume inicialmente. Não vou explicar o que se poderia fazer com isso, mas pense em sons contínuos e você começará a ter algumas idéias.

LFO e Modulação
Diferente do Moog, a modulação no Prophet não é restrita aos LFOs e estes não dependem do Mod Wheel para serem ativados (embora seja possível esse tipo de endereçamento).

Os 4 LFOs funcionam continuamente e podem ser direcionados para uma infinidade de parâmetros. Os filtros tem uma variação ampla de frequência, mas senti uma certa falta de frequências ainda mais altas (a ponto de criar FM). Mesmo assim, são poderosos e quando utilizados em conjunto permitem uma dinâmica absurda ao som. Cada LFO controla 1 parâmetro (de uma grande lista possível).

Os 4 moduladores no Prophet servem para direcionar controles como pitch e mod wheel ou até mesmo aftertouch (e vários outros, incluindo LFO, sequencer, etc.) para parâmetros. É possível selecionar a intensidade do efeito desejado. Funciona basicamente como um modulation matrix de um sintetizador digital, o que é realmente especial no mundo analógico.

Poderia perder horas e horas falando sobre as possibilidades, mas de forma resumida, eu diria que não existe quase nada parecido no mundo dos analógicos (e até nos digitais é relativamente incomum). Diria que é uma das partes mais especiais do P08.

Vozes e Layers
Imagino que os interessados saibam que o P08 possui polifonia de 8 vozes. No mundo digital pode parecer pouco, mas aqui é mais que suficiente.

O interessante é que aqui podemos dividir essa polifonia e criar dois sons diferentes, que podem ser sobrepostos ou divididos (split pode ser alterado e é salvo para cada programa) no teclado em som A e B. Cada som "fica com" 4 vozes. Assim sendo, tudo que disse até agora você duplica por 2 e assim começará a entender o poder do Prophet. É exatamente isso...

Além disso existe o modo UNISON. Aqui você pode transformar o instrumento em um sintetizador monofônico, podendo usar apenas 1 voz ou até mesmo todas as vozes em uníssono ou desafinadas (em alguns graus). O peso é monstruoso e os sons obtidos tem uma potência incrível.

Arpejador
Era de se esperar que um sintetizador dessa magnitude teria um arpejador, e ele tem! De certa forma, apesar de básico, existem vários algoritmos que alternam up, down, up/down e random distribuídos em até 3 oitavas. É interessante notar que além de poder unir sons arpejados a outros sem arpejo, você pode utilizar o arpejo em configurações individuais em cada layer, inclusive com tempos diferentes. Isso ajuda a construir muitos sons legais.

Sequencer
O Prophet conta com um sequencer ao estilo analógico com 4 pistas. Este sequencer funciona como um modulador e pode ser destinado a diversos parâmetros. Com ele é possível criar não somente gravações de melodias (ao usar o pitch como destino) como também de movimento no som (usando outros destinos como o pan spread, cutoff, etc.).

Como temos 4 pistas, é possível conseguir muitas vezes criar até mesmo "batidas" prontas com melodia e drums. Alguns presets exploram este lado da coisa. Assim como o arpejador, as sequencias são individuais para cada layer. ;)

Outros parâmetros
Como esperado, existem outras funções acessíveis facilmente pelo painel, como glide mode e extensão do pitch/bend. Fiquei embasbacado de não precisar do manual para absolutamente nada. Como temos as coisas dispostas no painel é simples navegar através dos encoders com o auxílio do visor.

Tanto as funções globais como as referentes a alguns poucos parâmetros (descritos na parte direita do painel) são bem acessíveis e em geral foram muito bem pensadas em termos de menus.

No painel central temos o botão compare que como o nome sugere permite comparar o som editado com o anteriormente salvo. Sobrepor (stack) ou dividir (split) dois sons são tão acessíveis quanto o toque de 1 único botão. Quando usando o programa no modo single (sem stack ou split) podemos ter acesso rápido a dois sons distintos apenas tocando o 'Edit Layer B'. São exemplos de como o P08 é um instrumento fácil de usar com acessibilidade imediata a quase tudo.

Conexões
Saídas em STEREO, podendo inclusive individualizar cada layer, em duas saídas diferentes (main e B output). Não possui entrada externa, o que é realmente uma pena. As conexões MIDI são as esperadas IN/OUT/THRU mas apresenta ainda o POLY CHAIN, que permite adicionar vozes ao instrumento com outros instrumentos da DSI (Mopho, Tetra, P08 módulo, etc.).

Possui fonte externa. Isso de certa forma não me agrada muito, mas existe mais de um benefício: primeiro em reduzir o peso do instrumento; e segundo, se queimar basta trocar a fonte, sem a necessidade de literalmente abrir o teclado.

Considerações finais
Eu honestamente nunca fui tão satisfeito com um instrumento como com o Prophet 08. Fico até com receio de fazer parecer que este review é impulsionado pela emoção do instrumento novo, mas não é. Tudo que afirmei neste "pequeno" review é realmente friamente avaliado como sempre fiz. Acho que ser imparcial é fundamental ao escrever sobre qualquer coisa e aqui não é diferente. O que vi de problema com o instrumento se restringe apenas ao descrito na lista dos contras e nada mais.

Espero que tenham gostado do texto e que isso de alguma forma desperte alguma curiosidade em quem leu... assim terá valido o esforço e dedicação para escrever este review.



PRÓS
- Sonoridade singular e magnífica;
- Controles amplamente acessíveis e facilidade de uso;
- Grande quantidade de parâmetros, possibilitando criar uma infinidade de sons;
- Portabilidade.

CONTRAS
- Ausência de entrada externa de audio;
- Fonte externa de alimentação;
- Ausência de um modo de "favoritos" ou algo do gênero;
- Presets não mostram em grande parte o potencial do instrumento.


Demonstrações serão adicionadas de tempos em tempos aqui:
https://soundcloud.com/silvgt/sets/prophet-08

Synth-Men
Veterano
# nov/13
· votar


- Presets não mostram em grande parte o potencial do instrumento.

Os Prophets passam a ideia de que os usuários podem muito com eles. Criação, diferencial...

Talvez por isso os presets não devem terem vindo tão potentes. Ao invés de criar, as pessoas se baseariam neles.

Por exemplo os Moogs. Pode-se muito com eles, mas quase todos iniciam o Moog com um synth-bass. É quase uma ideia fixa. Creio que com o Prophet não seja assim.

Casper
Veterano
# nov/13 · Editado por: Casper
· votar


Caro silvG8:

Como sempre, um review honesto e direto. Só vou discordar
da sua frase :

...de uma certa forma, o DSI é mais comportado...

Eu acho os DSI muito mais experimentais, no sentido de criação
de sons inusitados e loucos que os Moog. Principalmente
pelo terceiro envelope e as modulações extensas.

silvG8
Veterano
# nov/13
· votar


Synth-Men
Alguns poucos presets mostram a capacidade total do instrumento, mas não foram exatamente feitos para tocar nada. Essa é uma crítica que usei apenas para adicionar ao lado dos contras, que foram poucos.

Eu não costumo usar presets, a não ser que sejam excelentes. É engraçado que os Moog são famosos por alguns sons e as pessoas sempre lembram do synth bass... o timbre que eu realmente amo nele é o do horn/brass lead, que é singular. Nunca consegui nada que fizesse igual!

Casper
Comportado se refere apenas ao filtro! ;)
Com toda certeza é um instrumento muito mais experimental que o Moog e permite resultados muito mais loucos do que qualquer coisa desta empresa (talvez bata de frente apenas com o Voyager XL, que é semi-modular).

Eu fiquei até curioso pra usar um Mopho Keyboard (me amarro no amarelo!). Os sub-osciladores e tudo mais devem tornar o som ainda mais ignorante nos graves.



Obrigado pelo comentário!

Greenwood
Veterano
# nov/13
· votar


silvG8

Fantástico o seu review!!! Deu até vontade de ter um analógico...
Mas vou sentar aqui num cantinho e esperar passar... este ano não compro mais nem um cabo Santo Ângelo Ninja!!!

silvG8
Veterano
# nov/13
· votar


Greenwood
Heheheehehh! Obrigado amigo. Fico feliz que tenha gostado.
Na verdade, ouvindo o som do bicho é difícil não ficar nem um pouco impressionado. :)

Maestron
Veterano
# nov/13
· votar


silvG8

Parabéns pelo review! Apesar de, pra você, ser um resumo, me pareceu bem completo sem ser cansativo! Ainda mais que acabou de chegar nas suas mãos!

E mesmo sendo um review imparcial e frio, deu pra sentir a emoção do instrumento, vou reler!

silvG8
Veterano
# nov/13
· votar


Maestron
Obrigado amigo. Fico feliz que tenha gostado.

Fiquei com medo de que o texto ficasse muito grande, por isso deixei de falar sobre várias coisas, como por exemplo o fato de que, assim como nos Moog, o P08 demora não mais que 3 segundos para estar prontinho para tocar. :)

Assim que puder eu vou gravar o prometido video! É só esperar...

silvG8
Veterano
# nov/13
· votar


Gravei mais sons e adicionei no link. Apenas 3, mas são diferentes do que já havia gravado... mostra algumas outras características do P08. Espero que gostem (as 3 ou 4 pessoas que vão escutar! ;).

Casper
Veterano
# nov/13
· votar


Caro silvG8:

Bem mais que 3 ou 4 escutaram...
Eu gostei, claro...

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/13
· votar


éééé ... finalmente um review a nível de silvG8 ...
ótimo trabalho ... ótimo equipamento!! gostei dos timbres 5 e 8 ... me inspiram a improvisar!!
mais uma vez, parabéns pela aquisição e agora também pelo "resumido" mas completo review!!!

Abraço!

silvG8
Veterano
# nov/13
· votar


_BLACKMORE_
Obrigado Blackmore!
Fico feliz que tenha gostado. Pelo que percebi você gosta de pads... nisso o Prophet 08 arrebenta qualquer teclado que já usei.
:)


Compartilhando duas fotos aqui...
http://farm8.staticflickr.com/7312/11115140854_7cc9f18d40_z.jpg
http://farm4.staticflickr.com/3686/11115285533_033131830a_z.jpg


Fala sério, o bicho é bonito né!? Hehehhe!!

Maestron
Veterano
# nov/13
· votar


Massa as fotos! Valeu!

silvG8
Veterano
# nov/13
· votar


Só pra matar o pessoal com a GAS... primeiro vídeo. Já tem outro engatilhado, só falta mandar... :)

https://www.youtube.com/watch?v=cOJr5zzPvEA

Synth-Men
Veterano
# dez/13
· votar


Cara muito show esse som do vídeo. Extremamente vintage.

Maestron
Veterano
# dez/13
· votar


Muito bom!!! A minha GAS já existe há muito tempo, mas ela sabe que ainda vai continuar assim, apenas GAS...

silvG8
Veterano
# dez/13
· votar


Synth-Men
Maestron
Obrigado por assistir pessoar... tem 2 vídeos no gatilho, essa semana devo estar atualizando e colocando no canal. :)

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/13
· votar


silvG8

bixo ... vou propor um certo desafio.
Eu gosto, de quando possível, sintetizar alguns sons principalmente quando eu preciso tocar a música com alguma de minhas bandas.
Sendo assim, proponho-lhe montar os 2 sons de sintetizador desta música do Black Bonzo do início até os 32segundos ... coisa simples :)

https://www.youtube.com/watch?v=CizL6T3uUkY

É possível?

silvG8
Veterano
# dez/13
· votar


_BLACKMORE_
Sim, é possível... só não acredito que gravarei um video fazendo cover disso, mas o som eu posso gravar sim. :)


Em uns 2 dias eu coloco outro video! Uhul!!

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/13
· votar


vídeo? não ... só o som já é suficiente ... só para ouvir o poder do bixinho em algo que eu conheço :)
2 dias? hehehe cabra bão! :)

silvG8
Veterano
# dez/13
· votar


_BLACKMORE_
Ok, assim que possível eu gravo alguma coisa. Provavelmente será um "cover" mesmo... é mais fácil do que compor alguma coisa...

Os vídeos já estão gravados! ;)

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/13
· votar


Os vídeos já estão gravados! ;)

na expectativa de seus vídeos.

silvG8
Veterano
# dez/13 · Editado por: silvG8
· votar


_BLACKMORE_
https://soundcloud.com/silvgt/prophet-08-blackmore/s-nsRsR
Fiz aqui rapidinho... não diria que ficou igual porque tem um chorus no lead da música (acredito que tenha), mas deu pra chegar bem próximo. Espero que seja suficiente. :)

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/13 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Devido a velocidade que vc fez .. eu acho que ficou muito bom ... até me senti desafiado a fazer algo com um equipo mais simples! hahahahaha
Igualzinho eu acho muito difícil pois acho tem uma guitarra fazendo uma dobra na mesma oitava.
Muito obrigado pelo som, por perder seu precioso tempo com algo bobo! :)

abraço!

silvG8
Veterano
# dez/13
· votar


Mais um... tcha nã nã...

http://www.youtube.com/watch?v=XwATwlLRfQo

Espero que gostem!

Maestron
Veterano
# dez/13
· votar


Estou curtindo muito esses vídeos... dá até pra sentir o gostinho de ter um desses. Gostei do arpejo! Se puder mostrar mais do arpejador.. .rsssss...

silvG8
Veterano
# dez/13
· votar


Maestron
Heheheheh! Obrigado Maestron. Fico feliz que tenha gostado... a medida do possível eu vou enviando novos vídeos. Com o tempo pretendo juntar todos os meus brinquedos em uma brincadeiro só. :)

rpavflu
Veterano
# mar/14
· votar


silvG8

"Ressuscitando" o tópico, já que passei um tempo sem entrar aqui.

Como você avalia a capacidade do Prophet criar sons mais "softs", já que, ouvindo em vídeos, ele sempre me passa uma personalidade mais agressiva, um som mais "áspero", por assim dizer...

Abraço

silvG8
Veterano
# mar/14
· votar


rpavflu
O Prophet 08 realmente tem um som mais agressivo... acho que no geral é o terreno dele. Ainda assim, depois de um tempinho com ele comecei a aprender como chegar a sons mais suaves. De uma forma geral não é muito fácil, mas com um pouquinho de "treino" dá pra conseguir alguns resultados bem legais.

Nesse tópico coloquei um som mais suave do P08 em um improviso. É um vídeo do YT e tem algumas considerações em texto.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/313616/

waltercruz
Veterano
# jun/17
· votar


Up

(Só pq eu to pesquisando algumas coisas sobre o P08)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a DSI Prophet 08 - Review