Moog Minitaur ou DSI Tetra?

Autor Mensagem
silvG8
Veterano
# mar/13


Galera, como não estou mais me aguentando de ansiedade, venho aqui pra compartilhar minha angústia com vocês. Estou há algum tempo guardando uma grana pra pegar o Moog Minitaur. Atualmente tenho essa grana na mão pra comprar, mas pela demora que a loja com a qual estou negociando, tive um tempo extra pra pensar se realmente é isso que quero...

Assim sendo, sempre que venho me perguntar isso fica a dúvida: será que pego outro Moog, sabendo que este é diferente do que tenho, ou vou partir pra um analógico polifônico da Dave Smith Instruments??

Tenho pesquisado um pouco e encontrei os seguintes valores:
Moog Minitaur - R$1920 em 6x
DSI Tetra - R$2799 à vista / R$264 x 12

Vale a pena aguardar um pouco mais pelo DSI??
Se puderem descrever o que pensam, fico muito agradecido.

Hoje estou no hotel de bobeira e acabei tendo tempo pra dar as caras por aqui... :)

Voltando da viagem poderei ver as opiniões do pessoal.

Valeu!

waltercruz
Veterano
# mar/13
· votar


eu esperaria pelo tetra.

Casper
Veterano
# mar/13
· votar


Caro silvG8:

No seu caso eu pegaria o DSI, porque o senhor já
possui um Moog. Eu pensaria em ter possibilidades diferentes
de timbre, porque o Minitaur não tem a mesma flexibilidade do LP.

O DSI oferece uma possibilidade de modulações que poucos
sintetizadores, mesmo custando mais caro, oferecem.
E polifonia analógica, que só começa a aparecer em equipamentos
que custam o dobro do Tetra.

Maestron
Veterano
# mar/13
· votar


Aqui eu sou aluno de vocês, mas aluno também tem a sua sabedoria.

Velho, quando ouvi o Tetra (youtube) pela primeira vez fiquei embasbacado... Achei o som lindo, diferente até do Mopho que também gostei muito. Mesmo não gostando de módulos, passei um tempo procurando ele pra comprar...

Quase dois anos atrás (2011) eu ia fazer uma viagem para a Argentina e pretendia trazer um synth de lá e por questão de espaço, dinheiro e comodidade na viajem com a minha noiva, tinha que ser algo pequeno, um módulo... Passei um tempão pesquisando entre o Tetra e o módulo do Moog LP, o Slim, mas vi um video que derreteu meu coração pelo Tetra... Até que o vulcão Chileno impediu nossa viagem a Argentina... Azar o meu... Fiquei sem analógico.

Mas um set que tenha um Moog LP e um Tetra trabalhando juntos é simplesmente fenomenal, quero ter um dia, vou te invejar muito você se optar pelo Tetra...

O video que me convenceu pelo tetra foi esse:

https://www.youtube.com/watch?v=jJLhJQ8jz_8

silvG8
Veterano
# mar/13
· votar


waltercruz
Essa é a grande dúvida...

Casper
Então Casper...gostaria de adicionar um outro detalhe a este post meu. No final do ano estarei me formando médico, e a minha primeira compra tecladística será um Prophet 08, o que já está definido há uns 9 meses. Será que compensa pegar o Tetra agora e depois do Prophet ficar meio que "mais do mesmo"?

Não poderei testar o Minitaur pessoalmente, mas me parece que o bichinho realmente tem um grave especial, mesmo se comparado ao LP. O que tem a dizer disso?

Maestron
Claro que "aluno" tem seu conhecimento. Seu post me ajuda com certeza! O vídeo compartilhado é excelente e mostra um pouco do porque o Tetra é especial... assim sendo, compartilho o mesmo que coloquei acima... e se o Prophet não for uma realidade distante, será que ainda faz sentido pegar o Tetra?

Eu ainda não vi muita coisa sobre edição de timbres através do painel no Tetra, se puder compartilhar alguma coisa nesse aspecto, ficarei muito grato.

Obrigado a todos pelas respostas!

Casper
Veterano
# mar/13
· votar


Caro silvG8:

A diferença entre o Tetra e o Prophet, sonora, é que
o Tetra tem os sub-osciladores que o Prophet não tem.

O Prophet tem o dobro de polifonia. E o Prophet é muito,
muito, muito, muito melhor de programar que o Tetra.
A interface do Tetra é idêntica a do Mopho, só que tem 4x
os menus, no modo multitimbral, e um modo combo, que
a edição dos 4 canais é idêntica, e é usado para polifonia.
Eu acostumei com o Mopho, mas é bem chato mesmo
de programar.

Se eu (Véio Casper), fosse comprar um Prophet, não
pegaria o Tetra, porque certamente ficará abandonado.
Brinquei com o Prophet 8 em duas oportunidades, e
foi o teclado polifônico que mais me impressionou,
de todos em que toquei em minha vida.
E pode apostar que já encostei esses dedos velhos em
muita coisa (no bom sentido).

Se puder, pegue o Prophet '08 PE, com potenciômetro
de verdade é muito mais "táctil" que encoder.

Com relação ao Minitaur, eu nunca testei ao lado do LP,
mas é bem parecido, na região dos graves. Em alguns fóruns
eu lí que o acoplamento entre os osciladores e o filtro
é feito de forma diferente do LP, otimizando os graves.

Alguns usuários que fizeram o teste A/B dizem que a onda quadrada
e a dente-de-serra, comparadas, sem filtro, soam mais "abertas" no
Minitaur, com mais componentes de altas frequências.

Mas em termos de versatilidade, não tem nem o que pensar,
o LP ganha de longe. Minitaur é um synth mais específico mesmo.

Resumindo:

Vá tomar uma ducha gelada e espere o Prophet!

silvG8
Veterano
# mar/13
· votar


Casper
É isso que eu estava pensando sobre o Tetra...

Aí véio Casper, pensei em uma segunda escolha (resumindo, estou com ansia de comprar alguma coisa nova!)... se eu tivesse que avaliar minha escolha entre um Minitaur e um Sub Phatty.

Segue o meu pensamento... pelo que andei pesquisando, os osciladores do Sub são derivados do Minitaur, e possuem também o Note Sync. Além disso, terei 2 osc + sub osc + noise e o filtro com drive mais agressivo... a sonoridade é próxima ao que já tenho, mas ao mesmo tempo é um instrumento completamente diferente. Compensa será???

Minha namorada sabe podar essas minhas viagens de uma maneira bem coerente... vou bater um papo com ela depois...

Me dê uma luz!

rpavflu
Veterano
# mar/13
· votar


Por que não um ms-20 mini? E já que o assunto e synths analógicos, por que a moog me lança o subphatty só com 2 oitavas?

silvG8
Veterano
# mar/13
· votar


rpavflu
Pode parecer viagem minha e tudo mais, mas achei o Ms-20 muito pouco prático para transporte, e isso pra mim é uma característica importante.

As 25 teclas do Sub Phatty pouco me incomodam. É bem tranquilo para tocar linhas de baixos (minha intenção com o Sub Phatty, que possui note sync assim como o Minitaur) e alguns soft leads... não sou mais fritador e ultimamente gosto mais de musicalidade nos meus solos. Isso aprendi com o Little Phatty.

Eu acabei me decidindo por um Sub Phatty. Ele é diferente o suficiente pra justificar a minha compra e vai me fornecer um arsenal novo para unir ao Little Phatty e ao GT.

Agora só tenho que importunar a minha mãe a me emprestar R$700 que me faltam. Pretendo comprar logo!!

Casper
Veterano
# mar/13 · Editado por: Casper
· votar


Caro silvG8:

Sábia escolha. O drive parece ser um grande diferencial,
aguardo seu review.

PS: A GAS atacou e fiz a pré-compra do Waldorf Rocket.
Meu setup está cada vez mais bizarro. Daqui a pouco vou
ficar assim:



Leo Vaz
Veterano
# mar/13
· votar


silvG8,
Casper,

Tenho muita curiosidade sobre esse assunto de analógicos, coisa em que me julgo muito leigo. Tenho um colega de trabalho que me convidou para fazer uma "onda eletrônica", ele toca guitarra, usa um Looper que ajudaria-o a fazer as performances ao vivo. Eu, entraria com a parte de synth.

Entretanto, não é a minha praia, não detenho conhecimento. Sou acostumado a tocar piano, órgão, string, pad, essas coisas. A criatividade na música eletrônica, pelo que vejo é extrema, pois, além do solo em si, das tríades, tem que rodar potenciometro pra cá, empurrar outro pra lá, é pitch bend e modulation comendo solto.

Bem, vejo os vídeos por ai, como recentemente o do Novation Ultra qualquer coisa, e pergunto-lhes o seguinte:É como nos workstations? tem 16 canais multitimbrais e um sequenciador, um arpejador? Ou são poucas notas de polifonia e tudo é gravado externamente, num software, loops, etc..?

Outra coisa, o que eles fazer melhor que os emuladores que se ve por ai, como o iMs-20 da Korg, ou ainda, o que têm de melhor do que os synhts embutidos em workstations que emulam o analógico, como a série K da kurzweil (VAST)? São os botões dedicados para atuar nos filtros, ou é a timbragem mesmo que é mais "analógica"? Desculpe o tanto de perguntas, mas eu sei diferenciar um piano de um Triton para um do NORD. Mas meu ouvido não é treinado para analógicos...

Obrigado pela ajuda...

silvG8
Veterano
# mar/13
· votar


Casper
Obrigado amigo Casper, acredito ser esta minha escolha final mesmo. Parabéns também pelo Waldorf, parece ser um módulo muito interessante. Que viagem o vídeo! Hehehehehhehe! Tem muita gente doida.

Leo Vaz
Vamos tentar aqui diminuir um pouco dessa sua dúvida. Os sintetizadores analógicos são instrumentos singulares dentro do universo dos instrumentos de tecla. Diferente de um "teclado" comum, os analógicos são criados para uma função bem específica e possuem uma sonoridade muito própria.

Respondendo às suas perguntas, o que posso afirmar é que não são nada parecidos com um workstation. Os sintetizadores que estamos falando aqui são na grande maioria monofônicos, ou seja, possuem apenas 1 voz de polifonia. Pra gravar uma tríade com um sintetizador desses, vai precisar de alguma coisa externa, que pode ser digital ou não. Um segundo detalhe é que assim como uma guitarra, um sintetizador analógico não possui em sua maioria um processador de efeitos interno. Eu por exemplo utilizo pedais de guitarra.

Por essa pouca riqueza de especificações fiquei com o pé muito atrás em comprar um, mas a partir do momento que comecei a pesquisar e ouvir essas máquinas, fui completamente conquistado... a grande diferença dos analógicos está no som!

Casper
Veterano
# mar/13
· votar


Caro Leo Vaz:

Sobre o projeto, vá em frente! Pode ser muito divertido
e um grande aprendizado, entrar em um projeto
ode o tipo de abordagem é diferente do que o senhor
está acostumado.,

Sinto informá-lo que sintetizador analógico geralmente
não tem nenhuma comodidade. Nenhum sequênciador
como nas workstations. O sequênciadores de analógicos
são bem simples, disparando sequências de 8 ou 16 passos,
para uso como se fosse arpejador. Este sim aparece com
frequência. Geralmente esse tipo de synth não tem nenhum
efeito embutido, o que para alguns é algo frustrante.
Geralmente é monofônico, mas agora existem opções
polifônicas que custam menos que um carro. E as
ligações são todas físicas, então prepare-se para um
universo de cabos que vão deixar o PC normal parecendo
que não tem quase nenhuma ligação.

O lado bom é o timbre. E a facilidade em se chegar
rapidamente nele. E o controle em tempo real, que é
algo absolutamente viciante.

Alguns simuladores são melhores que os outros, se for
o caso de não usar os analógicos "reais".
Duas marcas, na minha opinião, se destacam das demais:
Access (com os Virus) e Nord (com o Lead 2X).

Mas tem muitos outros fabricantes que fazem bem o serviço.
Novation, Studiologic, Roland, Korg... a lista é grande.
E tem VST. De graça. Experimente começar usando seu
teclado atual como controlador para VST. Eu recomendo
o pacote da Elektrostudio, é gratuíto e tem alguns clássicos
para aprender síntese analógica:

http://www.elektrostudio.ovh.org/

e tem simulador de Moog também. Pegue todos.
Aposto que vai se divertir sem gastar um centavo.

Leo Vaz
Veterano
# mar/13
· votar


silvG8
Casper

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Percebo que é um mundo novo, diferente daquilo que meu ouvido está acostumado a ouvir ao toque. Pode ser realmente fascinante e se tornar um grande hobby viciante. Seguirei os sábios conselhos, começando pelos VST para tomar gosto pela coisa.

Um grande abraço!

Leo.

silvG8
Veterano
# mar/13
· votar


Leo Vaz
Dá uma olhada nos vídeos do meu canal no YouTube!
http://www.youtube.com/synthway

silvG8
Veterano
# mar/13
· votar


Casper
Só pra avisar: agora é definitivo. Já está tudo certo... grana, produto, etc. Falta apenas chegar no Brasil pra poder pagar. :)

O review chega logo que o produto estiver comigo. Penso que devido à facilidade que já tenho com o Moog Little Phatty, avaliar as diferenças que existem no Sub Phatty não será complicado.

Engraçado que durante as minhas pesquisas, descobri de cara uma coisa que eles erraram na parte de modulação: retiraram o segundo oscilador como origem para modulação. Dava pra conseguir uns sons incríveis com isso! Mais uma evidência de que são instrumentos diferentes.

Casper
Veterano
# abr/13
· votar


Caro silvG8:

Acabei de perder 10% da audição testando o Rocket... (brincadeirinha).
Posso fazer um review para o seu blog?

silvG8
Veterano
# abr/13
· votar


Casper
Claro!! Estou aqui no aguardo!! :)

O Mopho X4 não vai rolar... :(

Casper
Veterano
# abr/13
· votar


Caro silvG8:

Compre uns Korg Volca para espantar a tristeza...

silvG8
Veterano
# mai/13
· votar


Casper
Acabei de receber uma notícia triste. Depois de vários meses esperando para comprar o Moog Sub Phatty soube que não conseguirei compra-lo, pelo menos não agora, como planejava....... e o pior é que não é porque falta p dinheiro... é porque não consigo uma loja que me venda o instrumento.

E agora, o que faço para conter a ansiedade? Cmplicado né???

Casper
Veterano
# mai/13
· votar


Caro silvG8:

Nem na NoiseBug tem:

http://www.noisebug.net/site/effects/index.cfm?ID=515

Mas mande um e-mail para:

Chuck Oken, Jr.
Noisebug
www.noisebug.net

o e-mail dele é:

chuck.oken@rhinorecords.cc

Ele é o cara que eu compro sempre, vai saber dizer
com precisão quando terá o produto.

silvG8
Veterano
# mai/13
· votar


Casper
É realmente uma pena... vou ter que esperar mesmo ou comprar via Gleidson da Hollandexport Export. Acho que vou esperar mesmo, pelo menos por enquanto essa é a minha idéia.

Obrigado pelo contato da loja, mas eu tenho uma preferência por comprar por aqui e parcelar sem juros. De qualquer forma, acho que entrarei em contato como vendedor para procurar saber o porquê da demora e dificuldade pra comprar esse bichinho!

silvG8
Veterano
# jun/13 · Editado por: silvG8
· votar


Dando uma passada aqui apenas pra compartilhar minha alegria e minha negociação positiva com a Holland Export.

Chegou meu Moog Sub Phatty!!! As impressões iniciais foram excelentes! Fiquei muito contente com o instrumento como um todo, muito mesmo!! É diferente do Little Phatty, não sendo necessariamente melhor ou pior…

Pretendo fazer um review assim que possível, mas pelo menos por enquanto vou fazer apenas algo singelo…

Meu aniversário esse ano foi simplesmente fenomenal… foi no dia 15 de junho. Na semana anterior ganhei um iPhone (algo que não esperava de forma alguma)… hoje ganhei o Sub Phatty (na verdade comprei mês passado e chegou hoje!) e um jogo para PS3 simplesmente fenomenal da minha namorada(Last of Us). Não tinha como ser melhor o dia! :)

Quanto à negociação com a importadora, gostei bastante de como as coisas desenrolaram com eles. Tive oportunidade de comprar um Mopho X4 por apenas 200 reais de diferença, mas deixei passar porque realmente quero comprar um Prophet 08 no futuro.

Preço do Sub Phatty: R$3300 + 380 impostos
Quanto aos impostos, fui avisado que seria de R$350, mas infelizmente com a gigantesca alta do dólar, acabei tendo que pagar R$30 a mais.

No geral o atendimento foi 10! Não deixaram de responder 1 email, sendo sempre muito atenciosos e cordiais comigo. Fiquei realmente muito satisfeito e tenho certeza que voltarei a comprar com eles. O tempo que levou para o instrumento chegar foi de 3 semanas e meia, com tudo correndo muito tranquilamente… a única coisa que me deixou triste foi o correio, que demora a vida inteira e mais três dias para atualizar o rastreamento do pedido.

Mais adiante eu coloco alguma coisa aqui!

MUITO FELIZ!

Foto: http://www.flickr.com/photos/96914567@N02/9101801449/

waltercruz
Veterano
# jun/13
· votar


silvG8
Parabéns! :D

Casper
Veterano
# jun/13
· votar


Caro silvG8:

Só alegria! :)))

silvG8
Veterano
# jun/13
· votar


waltercruz
Casper
Eu não consigo nem conter a felicidade! É só alegria o tempo todo!!
:)))))

Assim que puder tecer comentários o farei... por enquanto está na hora de brincar!

Maestron
Veterano
# jun/13
· votar


silvG8

Tem gente que vai passar a noite em claro... rsssss... Não existe alegria maior do que brincar com teclado no dia que chegou... Teve muito sangue frio pra deixar o Mopho passar, hein?

Casper
Veterano
# jun/13
· votar


Caro silvG8:

Algo que o senhor irá apreciar:



silvG8
Veterano
# jun/13
· votar


Maestron
Acabei não tocando ontem! Tava muito cansado, com sono e preferi acordar cedo hoje e tocar. Infelizmente tenho alguns compromissos e não tocarei durante a tarde também, só tendo acesso ao bicho de noite. :)

Fiquei com o coração meio apertado de ter deixado o Mopho passar..... situava com receio em relação a qualidade de construção e também por ter certeza de que vou comprar o Prophet 08 no ano que vem, assim que a grana começar a chegar no bolso depois de formado.

No geral, posso adiantar que estou gostando bastante!!! Depois coloco as minhas impressões inicias aqui no forum.

Casper
Esse documentário é show de bola!!! Obrigado por compartilhar! Ainda não tinha começado a ver.

Valeu!

Casper
Veterano
# jun/13 · Editado por: Casper
· votar


Caro silvG8:

O documentário mesmo é esse:



Preste atenção na frase em 14m:43s. Ele realmente
tinha uma percepção da coisa.

O que eu coloquei antes são de cenas deletadas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Moog Minitaur ou DSI Tetra?